domingo, 30 de julho de 2017

The King of Fighters XIV: Biografias de Sylvie, Kukri e Mian


O primeiro dos dois times protagonistas terá alguns de seus segredos revelados aqui! A antiga membro da Nests, o poderoso manipulador de areia em missão especial e a espetacular chinesa teatral que é cercada de rumores por seu envolvimento com os discípulos de Orochi e suas biografias chegam ao Super Game Point!!

Acredito que a extravagância de seus designs devem ter dado muito trabalho à equipe de produção e por conta disso, ambos possuem uma excelente participação em sua primeira aparição no KOF. 

________________________________________


SYLVIE PAULA PAULA


Uma das últimas remanescentes da NESTS, a bela jovem Sylvie foi considerada inútil pela sociedade secreta até o dia em que ela demonstrou a extensão de seus poderes eletromagnéticos. Depois do colapso da NESTS, ela foi selecionada pelo organizador do torneio de KOF durante um evento do submundo da luta.

Estilo de luta: Forças eletromagnéticas
Data de nascimento: 24 de junho
Nacionalidade: Francesa
Altura: 161 cm
Peso: Segredo
Tipo sanguíneo: AB
Passatempos: Colecionar impressões digitais de homens de boa aparência; tocar piano
Comida favorita: Doces, carne,"miyako kombu"* (derivado de algas mergulhadas em vinagre)
Esporte favorito: Barra fixa**
Gosta: Seus amigos (os olhos da roupa e o que bicho que mora na cabeça dela)
Detesta: Coisas que não sejam fofas, barba crescendo

Dubladora: Mio

* - A marca predominante deste tipo de petisco japonês, saiba mais aqui (em inglês).
** - Um dos oito aparelhos da ginástica artística.


KUKRI 


Lutador misterioso que esconde seu rosto através de um capuz e age nas sombras a serviço de uma sociedade secreta, Kukri pode sepultar qualquer um que desafie suas técnicas à base de areia.

Estilo de luta: Punho das areias quentes assassinas
Data de nascimento: Desconhecida
Local de nascimento: Norte da África (informação por Antonov)
Altura: Presumidamente 180 cm
Peso: Desconhecido
Tipo sanguíneo: Desconhecido
Passatempos: Talvez seja criticar exageradamente outras pessoas (informação por Sylvie)
Restaurante favorito: Ouvi que era uma loja de pastilla* (informação por Yakov)
Esporte favorito: Não seria nas praias? (informação por Mian)
Gosta: Vassouras, chuveiros
Detesta: Prefiro dizer se ele gosta de algo (informação por Antonov)

Dublador: Hiroki Takahashi**

* - Uma deliciosa massa crocante que pode ser doce ou salgada, mas comumente recheada com carne e vendidas nas ruas dos Marrocos e países vizinhos. Aprenda a fazer aqui.
** - Um dos dubladores mais famosos da atualidade, especialmente no mundo dos animes. Quanto a jogos de luta, Takahashi tem feito a voz de Ryu em todos os jogos desde Street Fighter IV (2008).


MIAN 


Mian é uma lutadora que batalha utilizando-se de movimentos da tradicional arte de dança chinesa "Ópera de Sichuan*". Ela aprimora-se em torneios do submundo junto com Sylvie. Apesar de suas exímias técnicas de dança, Mian é uma pessoa extremamente tímida e não retira sua máscara com frequência.

Estilo de luta: Sichuan Bushinryu**
Data de nascimento: 8 de dezembro
Nacionalidade: Chinesa
Altura: 163 cm
Peso: 53 kg
Tipo sanguíneo: O
Passatempos: Treino para revelar seu sorriso natural
Comida favorita: Siniperca chuatsi*** inteiramente frito com molho agridoce
Esporte favorito: Boliche
Gosta: Sua família, espectadores, óculos de lentes planas, seu celular (para checas taxas de câmbio)
Detesta: O olhar de outros para ela

Dubladora: Ayuka

* - Sichuan é uma região da China que apesar do baixo destaque turístico, possui uma cidade muito moderna e cheia de elementos culturais que merecem ser conhecidos. Faça o favor de conhecer mais lendo aqui.
** - Bushinryu é um termo que acompanha o nome do estilo fictício "Bushinryu-ninjutsu" criado para o universo de Street Fighter. Guy, Maki e Zeku são usuários desta arte que pode ser traduzida como Estilo Marcial Divino. O termo foi bem empregado para Mian em KOF XIV.
*** - Siniperca chuatsi é chamado em inglês de "peixe mandarim" - mas que se diferencia da espécie conhecida por aqui pelo mesmo nome - só pode ser encontrado em rios e lagos da China. Fonte.
___________________________

Todas as informações sobre os lutadores foram traduzidas diretamente do site oficial. Aproveite ainda para conferir o final dos três no seu game de estreia e descubrir a real missão de Kukri:



No meu Top 50 de favoritos do KOF, Kukri ficou na quadragésima quarta posição, já Sylvie ficou na quadragésima posição e Mian ainda não me conquistou, embora eu goste das ideias de concepção dela.

Conheça aqui as biografias e prólogos de outros personagens de The King of Fighters XIV.

Fui!!

PS: Obrigado, Kukri, por trazer de volta o esplêndido Ash Crimson de volta à nossa realidade.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

The King of Fighters XIV: Prólogos do Time Official Invitation

The King of Fighters já possuiu três trios de protagonistas antes da atual edição: o time de Kyo, o time de K' (bem aqui o trio vira dupla, trio ou quarteto dependendo do ano) e o time de Ash - embora possa-se considerar que Elisabeth acabou tomando a função heroica para ela e dois companheiros no lugar de seu amigo em KOF XIII. 


Em todas essas formações, cada membro divergia imensamente um do outro, sempre trazendo um equilíbrio de jogabilidade, estilo e design. O objetivo era sempre agradar o público jovem ingressante na série e então... agora temos dois times com essa função em KOF XIV. O primeiro deles é o extravagante time do Convite Oficial. Eles recebem esse nome pois foram contratados pelo anfitrião Antonov. Conheça a prévia de história para Sylvie, Kukri e Mian!

Boa leitura!

Street Fighter V: Aliste-se na Shadaloo C.R.I.!


Depois de um lançamento excelente de novos conteúdos na última terça com Abigail, cenário de Metro City e Suzaku Castle, a Capc... BZZZTT!!! (ERRO DE COMUNICAÇÃO, RESTAURANDO EM 3...2...1...)
Oba, cards novos... Como assim, "cadete novinho"?!
INTERROMPEMOS A TRANSMISSÃO PARA UM ANÚNCIO INTERNACIONAL DA NOSSA QUERIDA SHADALOO: A MAIOR ORGANIZAÇÃO DE DOMINAÇÃO MUNDIAL DA HISTÓRIA!


Nossa organização secreta Shadaloo está agora à procura de novos recrutas para a nossa Shadaloo C.R.I. que corajosamente nos leva para a próxima geração! Inscrever-se é fácil e, uma vez que tenha entrado, você terá acesso à informações importantes para incrementar seu estilo de luta! Confie a C.R.I. a função de colocar suas técnicas de batalha no caminho rápido para a vitória!

"Aguardamos ansiosamente o seu alistamento!"

domingo, 23 de julho de 2017

Ultra Street Fighter II: Jogue como Shin Akuma - Easter Egg incluso!

O Nintendo Switch recebeu a versão mais atualizada e, até então, exclusiva de Street Fighter II no último 26 de maio. O elenco possuía apenas os 17 lutadores de 1994 e tinha recebido Evil Ryu e Violent Ken como novidades, mas a Capcom escondeu um segredinho de seus jogadores.


Shin Akuma, a versão completa do mestre secreto de Super Turbo, já estava no jogo como um chefão secreto. Os jogadores tinham que chegar na 12ª luta sem perder continues e bater o recorde máximo - ou chegar lá em menos de 25 minutos ao invés do high score. Quando li a notícia de que ele foi revelado na Comic-Con de San Diego deste final de semana, logo pensei em DLC pago, mas foi surpreendido - pra melhor. 

Confira o procedimento bem incomum para escolher esse mito da série:

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Injustice 2: O nascimento de uma estrela (e um bizarro)


Conforme prometido, a NetherRealm completa o Fighters Pack 1 com a chegada da titã Starfire em uma forma extremamente convidativa de si. A princesa dos Tamaranianos promete ser desafiadora nesta versão de Injustice 2.



Ainda que seu gameplay dê uma vaga lembrança dos vôos da Mulher-Gavião, Koriand’r deve ser uma das melhores adições ao já excelente elenco do jogo. Prometida para agosto, ela foi anunciada no painel da DC na feira Comic-Con de San Diego. Junto com Capuz Vermelho e Sub-Zero, Estelar compõe o primeiro trio dos nove personagens prometidos para Injustice 2.

Meu tipo de golpe favorito: lento e dominador de tela (sim, Reptile, lembrei de você).
Além dessa novidade, houve um vazamento de informação sobre Arraia Negra (Black Manta no original) na Xbox Marketplace, mas com aquela silhueta apresentada ficava impossível duvidar da presença do vilão do Aquaman.

Venha, moço estranho, nós gostamos (de bater) em você.
Cada lutador extra custa R$ 18,50. O Pacote de Lutadores 1 custa doloridos 61 reais e está disponível nas lojas virtuais do Xbox e da PSN. A versão Deluxe já inclui estes lutadores, além da skin Poderosa para Supergirl, enquanto a versão Ultimate garante os 9 DLC e mais três skins do jogo no absurdo valor de 379 reais. Tudo muito caro, espere a promoção.

A maldade do Superman do jogo faz o Bizarro ficar no chinelo perto dele.
EDIT: Tinha deixado passar também que o personagem Bizarro reaparece na série Injustice mais uma vez como skin do Superman. O vilão apareceu no trailer tomando um belo combo da Estelar e com certeza será um dos primeiros de muitos trajes que vestirão o elenco, tal como no primeiro Injustice. Agradecimento especial ao Douglas Souza por essa dica.

Fui!

Street Fighter V: Abigail, Metro City e as Olimpiadas vem aí!


Na próxima terça (25), teremos uma grande atualização de SFV: a inclusão de Abigail como novo personagem revelado nas finais da EVO 2017, três cenários "novos" e três roupas da coleção Nostalgia para Ibuki (versão SF3), Alex (SF3) e Juri (SSF4). Embora o novo personagem tenha sido muito criticado pelo seu tamanho e design, aposto que em seis meses o povo esquece sua extravagância e seu contraste com a sua versão original de Final Fight (1989).



O nome feminino do gigante da Mad Gear é uma referência ao álbum de mesmo nome da banda King Diamond, lançado em 1987 - o mesmo ano do primeiro Street Fighter. O visual do monstro ainda remete ao estilo adotado pela banda dinamarquesa. Depois do Sodom, dá pra ver que a galera do design conceitual da Capcom realmente curtia o metal ocidental e suas excentricidades:



Abigail será um belo rival para Zangief e Birdie. E quantos aos cenários?

SGP Especial: A História da EVO (Parte 4 - 2012 a 2015)

A EVO 2017 chegou e passou como um furacão neste último final de semana e deixou uma linda ressaca vinda direto das transmissões de Las Vegas! A cada dia que passava, o silêncio vinha tomando conta, a respiração ficava mais cadenciada e a mente ia relaxando... isso era a economia da mente desse fã de fighting games que vos escreve para criar o foco que funciona como combustível para assistir e compreender as complexas partidas que acontecem por lá. E acabou...

Para os fãs de fighting games, este palco é um sonho.
Parece que o YouTube, a Twitch e os sites de Brackets, aquelas tabelas dos torneios atualizadas quase que instantaneamente, como o Smash.gg e o Challonge, sempre fizeram parte dos nossos cotidianos. Entretanto, a internet banda larga acabava de se popularizar no Brasil (com 2MB em preço realmente acessível) e toda a velocidade para acompanhar os resultados e as transmissões online ao vivo finalmente adentraram a maioria de nossas casas no início desta década.

Dá até gosto de ver as brackets sendo preenchidas aos poucos durante as streamings.
Hoje é a retrospectiva dos anos de 2012 a 2015, último ano que Street Fighter 4 foi a maior atenção do evento. Separe um bom tempo do seu dia para esta leitura recheada de vídeos e momentos épicos do melhor torneio do mundo.

Não viu as outras partes? Parte 1 (1996-2001) / Parte 2 (2002-2008), Parte 3 (2009-2011)

sábado, 15 de julho de 2017

EVO 2017: The King of Fighters XIV - Resultados Finais


O mais recente jogo da SNK já teve seus resultados finais da EVO 2017 no primeiro dos três dias de competição. KOF XIV foi o único jogo prestigiado na sexta-feira (14) com as Grand Finals, contando com muitos jogadores de diferentes nacionalidades, especialmente os que nasceram em Taiwan, China, México e Japão; ainda assim tinha gente da Coréia do Sul, Colômbia, Chile, Peru, Marrocos e até Emirados Árabes! América Latina e Oriente em peso!!

Meitenkun protagonizou muitos mindgames contra os top tiers Kula, Benimaru e Robert.
Este foi o jogo dos torneios principais que teve menos inscritos (374 jogadores), mas que deu aos seus melhores participantes um vigoroso pote de quase 18 mil dólares. Vale lembrar que a própria SNK adicionou 14 mil doletas -número sugestivo?- para prestigiar e incentivar os jogadores que se dedicaram ao jogo de Kyo Kusanagi e Iori Yagami entre 2016 e 2017. 

Olhe a possível divisão dos valores*

1º lugar - $10,644
2º lugar - $3,548
3º lugar - $1,774
4º lugar - $709.60
Quintos lugares - $354.80
Sétimos lugares - $177.40

Vamos conferir as melhores colocações?

terça-feira, 11 de julho de 2017

SGP Especial: A História da EVO (Parte 3 - 2009 a 2011)


Esta é a terceira parte do especial de aquecimento para a EVO 2017, que já dispensa apresentações aos leitores do Super Game Point. Para nós aqui no Brasil, este foi o período que as partidas da EVO começaram a tomar nossa atenção no calendário de julho de 2009 a 2011, tempo abordado na matéria de hoje.

A versão console de SF4 trouxe mais seis lutadores de peso para o elenco do jogo.
É evidente que Street Fighter IV com sua acessibilidade, qualidade e profundidade ao chegar nos já consolidados PlayStation 3 e Xbox 360 em 2009 (com uma posterior versão para PC Windows) reergueu a popularidade do nosso gênero favorito com o público consumidor de videogames e iniciou a construção de uma comunidade ainda maior de fãs dos fighting games. Mas ele apenas é o carro-chefe desta história.

Leia as outras partes: Parte 1 (1996-2001) / Parte 2 (2002-2008)

Vamos conhecer o entorno destes anos inesquecíveis?

SGP Especial: A História da EVO (Parte 2 - 2002 a 2008)


Esta é a segunda parte do especial de aquecimento para o maior evento de jogos de luta: a Evolution Championship Series 2017. Depois do estabelecimento das competições anuais criadas pelos irmãos Tom e Tony Cannon, tivemos o surgimento da EVO em 2002 com a proposta literal de evolução dos antigos B3, B4 e B5 Championships. Leia sobre o início de sua história clicando aqui

Vamos relembrar e viver?

domingo, 9 de julho de 2017

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)



Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio aberto, onde qualquer jogador de qualquer parte do mundo pode se inscrever e disputar o enorme prêmio em dinheiro e a glória na exigente comunidade dos fighting games. Só que nem sempre foi assim.

Esse ângulo perdurou muito nas filmagens de torneios dos anos 90 e 2000...
Preparado para o Round 1? Sejam bem-vindos ao início da história da EVO!

SPOILER ALERT: Muitos vídeos com as malditas câmeras laterais e scanlines subindo na tela!

sexta-feira, 7 de julho de 2017

The King of Fighters XIV: Biografias de Iori, Mature e Vice

Mesmo que ainda não exista ninguém à altura do rancoroso Iori Yagami para prestar-lhe parceria em KOF, Mature e Vice preenchem bem o papel de parceiras do ruivo. Hoje é dia de conhecer as preferências e os detalhes biográficos dos três mais antigos rivais do time do Japão. 

O que une ambos? Violência excessivamente bela e sangue de Orochi. Mas tome cuidado com a leitura de hoje: há tantos detalhes sobre Vice que é possível até mesmo escrever um livro ou um documentário sobre a história dela. E uma bela curiosidade sobre Mature: a garota é viciada em máquinas industriais!

__________________________________

IORI YAGAMI


Ele é o último descendente do clã Yagami, uma família antiga ligada aos Três Sagrados Tesouros*. Iori combate os inimigos que cruzam seu caminho através de suas garras afiadas e chamas púrpuras. Graças ao pacto de sangue afirmado com Orochi, às vezes ele entra em um estado de loucura chamado "Revolta de Sangue". Os clãs Kusanagi e Yagami vêm se enfrentando por mais de 660 anos.

Estilo de luta: Artes marciais ancestrais do estilo Yagami + instinto puro
Data de nascimento: 25 de março
Nacionalidade: Japonês
Altura: 182 cm
Peso: 76 kg
Tipo sanguíneo: O
Passatempos: Tocar em bandas**
Comida favorita: Carne
Esporte predileto: qualquer um
Gosta: Nada em especial
Detesta: Violência

Dublador: Takanori Hoshino (novo)

* - Uma lenda japonesa envolvendo a Espada de Kusanagi, a joia de Yasakani e o espelho Yata. Respectivamente relacionados a Kyo, Iori e Chizuru, o trio sagrado que venceu Orochi em KOF '97.

** - Iori é baixista, o que foi mostrado em várias artes promocionais de outros KOF. O time de Yashiro em KOF '97 entra no torneio como a banda CYS (Chris, Yashiro e Shermie), rivalizando com o sucesso musical de Iori. Nada mais que uma desculpa para praticar o mal em nome de Orochi.


MATURE



Ela já foi uma dos 8 membros da irmandade "Hakkeshu", que estiveram tramando pela ressurreição da divindade "Orochi". Mature luta com movimentos fluídos e muito rápidos, além de dilacerar seus inimigos com afiadas bordas de suas mãos. Em contraste a Vice, ela é uma realista de sangue frio.

Estilo de luta: Poder de Orochi (especialmente Ataques Velozes)
Data de nascimento: 8 de abril
Nacionalidade: Desconhecida
Altura: 177 cm
Peso: 58 kg
Tipo sanguíneo: O
Passatempos: Desperdiçar o tempo com máquinas, changeover*
Comida favorita: Frango
Esporte predileto: Snowboarding
Gosta:  Suas próprias pernas
Detesta: Pombos, a família Kagura

* - Pode ser traduzido como Troca rápida de ferramentas. É um processo industrial que aprimora o uso de prensas nas linhas de montagens do ramo... Mas que gosto, hein, Mature!!

Dubladora: Keiko Tsutsui (nova)


VICE



Ela também já foi uma dos oito membros do clã de Orochi, o qual escondia-se nas sombras a fim de reviver a divindade epônima*. Apesar de sua frágil estatura, a violentíssima e cruel Vice possui força super-humana e distingue-se pelos golpes de grappling**, body slams*** e investidas com o ombro. Ela mostra interesse em Iori, cujo sangue de Orochi corre nas veias dele.

Estilo de luta: Poder de Orochi (principalmente Ataques de Força)
Data de nascimento: 28 de novembro
Nacionalidade: Desconhecida
Altura: 178 cm
Peso: 59 kg
Tipo sanguíneo: A
Passatempos: Leitura de quadrinhos norte-americanos
Comida favorita: Ameixa japonesa****
Esporte predileto: Praticar em supinos*****
Gosta:  Livros autografados por Dan Brereton******
Detesta: Saisyu Kusanagi*******

Dubladora: Mayumi Sako (nova)

* - Que dá nome a um grupo, lugar, coisa, etc. Nesse caso, o próprio clã do deus.

** - Nome aplicado na arte da luta livre para significar "luta agarrada" ou ainda para representar o conjunto de técnicas desse estilo. Fonte.

*** - Pode ser traduzido como "arremesso de corpo", porém é mais conhecido pelo nome em inglês em meio aos termos do mundo wrestling. Melhor que isso, só assistindo.

**** - É uma das frutas mais antigas consumidas pela humanidade. E tem muita coisa interessante sobre ela: clique aqui para saber mais.

***** - É o famoso levantamento de pesos para fortalecer o peitoral. Leia mais sobre ele aqui.

****** - Escritor e ilustrador quadrinista norte-americano, responsável por trabalhos como "Nocturnals", "Batman: Thrillkiller", "Superman e Batman: Os melhores do mundo" e ainda Liga da Justiça: Os sete sinistros.

******* - O pai de Kyo Kusanagi sequestrado por Rugal em 1995. Para que ele se tornasse um escravo do vilão, sofreu lavagem cerebral por diversas vezes, processo realizado por Vice a mando de seu antigo chefe, Rugal. Uma vez que Saisyu ofereceu grande resistência, Vice criou uma antipatia excessiva por ele. Em KOF '98, há uma introdução especial entre os dois, na qual Vice diz: "Anta mitetto haradatte kurun da yo!" ("Só de olhar pra você, eu fico louca!"). Quanta intimidade e amor.
________________________________

Entenda o desfecho da relação entre os três lutadores de hoje no KOF XIV:



Essas informações foram retiradas do site oficial (clique AQUI). No meu Top 50 de lutadores favoritos de KOF: Iori ficou em nono lugar, Mature está fora da lista (mas presente nas menções honrosas) e Vice ficou em vigésimo quarto lugar.

Conheça aqui as biografias e prólogos de outros personagens de The King of Fighters XIV.

Até mais!!

quinta-feira, 6 de julho de 2017

The King of Fighters XIV: Prólogo do Time Yagami

Nem mesmo a SNK consegue achar pessoas "melhores" para a companhia de Iori Yagami do que as antigas secretárias de Rugal Bernstein e sacerdotes de Orochi, a loira Mature e a morena Vice.

O trio mais gótico de KOF sempre troca de trajes ao mesmo tempo: '96, XIII e XIV.
Ninguém combina melhor em estilo assassino, palavras ferozes e golpes cheios de classe do que as duas, mas com tanta morte em seus currículos é até difícil de engolir esta união por mais uma vez. Estou começando a achar que Iori é realmente assombrado pelo fantasma delas e lutou sozinho em KOF XIII e KOF XIV... 

Boa leitura!
____________________________________


Silêncio absoluto. A lua cheia tinha uma tonalidade nítida avermelhada, banhando os nomes nas lápides em uma cor de sangue fresco. Havia um cigarro aceso pousado sobre uma pequena tumba de uma área calma de um cemitério público. Um homem de cabelos carmesim permanecia parado diante das cinzas daquele cigarro, perdido em pensamentos.

"Hmph... Não era pra ser incenso*?"

Ele murmurou para si mesmo, antes de voltar seus olhos para os olmeiros** ali perto. Assim que se afastou, um bando*** de corvos descansando nas árvores saíram voando em uníssono. Como se estivessem observando-o nas sombras das árvores sob à luz da Lua. Por quanto tempo eles estiveram lá?

"Já faz um tempo, Iori Yagami. Você teve pesadelos agradáveis?"
  
Disse a voz de uma mulher em tons estranhamente sedutores. Ele poderia definitivamente sentir suas presenças, mas nenhuma forma estava visível.

"Quais negócios trazem coisas semi-mortas como vocês de volta do inferno?"

"Oh, essa atitude não combina com você. Sentiu a minha falta, então vim te ver. Não está feliz?"

Falou outra voz feminina, diferente daquela de momentos atrás.

"Ridículo... caiam fora."

Chamas púrpuras envolviam a mão direita de Iori enquanto ele falava e o ar ao seu redor começava a ondular. Ele moveu seu braço em um gesto cortante, como se estivesse acertando um inseto e as chamas partiram em direção as vozes. Assim que chegaram à fonte das presenças, suas chamas repentinamente espalharam-se e então desapareceram. 

"Tehehe... Que boas-vindas grosseiras. O motivo real de estarmos aqui... Bem, é algo que você já tem uma certa noção."

Diante do lugar onde as chamas púrpuras sumiram estavam duas belas mulheres. Mature e Vice. Duas ex-companheiras de time de Iori e também duas pessoas que ele mesmo matou.

Vice atirou um envelope para ele. Um envelope familiar que ele nem ao menos precisou conferir o conteúdo... Um convite para o KOF.

"Hehehe... Este KOF é apenas o começo do pesadelo. Os mortos estão reunidos atraídos pelo aroma da vida. E posso ouvir suas vozes perfeitamente, Yagami! ... Você poderia ter despertado de seu pesadelo se tivesse apenas abandonado seus poderes**** e então, escolhido viver como um humano de antes!" 

Soaram as palavras de Vice, perturbando a quietude da noite.

"Apesar que seu desejo poderá ser concedido em um futuro não tão distante. Isso é... se você não morrer antes deles, Yagami."

Iori bufou com evidente desinteresse para as palavras proféticas de Mature.

"Hhph... Não tem como eu morrer antes de derrotá-lo."

"Muito bem, isso será divertido... Estaremos observando seus poderes restaurados. Não nos desaponte."

"Oh, sério... Se estiverem interessadas, posso mostrar aqui e agora. Porém o custo será as almas de vocês."

Os olhos de Iori endureceram e uma sinistra energia começou a preencher o ar ao seu redor.

"Tehehe... Deixa pra lá. Ainda é muito cedo para que eu volte para o inferno."

"Hahaha... Adeus, Yagami... Nos veremos novamente nos portões de entrada dos seus pesadelos!"

Dizendo isso, as duas mulheres desapareceram novamente nas trevas. Iori virou-se e começou a caminhar, deixando que a luz da Lua banhasse suas costas. A luz de uma cintilante lua vermelha que parecia estar sedenta por sangue.

".... Não há modo de despertar destes pesadelos ao não ser matá-los com minhas próprias mãos."

Tudo o que ele buscava era lutar contra o homem conhecido como "Kyo Kusanagi". Aquela era a única forma de provar a si mesmo que ele ainda estava vivo.

_______________________________

* - Incensos são acesos próximos de tumbas junto a uma foto e pertences queridos dos mortos, como tradição de povos orientais, especialmente os coreanos e os chineses.

** - Olmeiros são enormes árvores nativas da Europa. São também chamadas de ulmeiros, olmos ou lamigueiros e atingem até 30 metros de altura em extensão máxima. Em inglês é chamado de "Elm tree". Daqui vem a referência do nome de um dos professores da série Pokémon...

*** - A expressão original é "murder of crows". A palavra "murder" significa assassino, mas curiosamente é utilizada como substantivo coletivo para corvos. Combina bem com a temática do time.

**** - Durante a saga de Ash (KOF 2003 até XIII), Iori perdeu seus poderes para o francês que nomeia esta saga, além de sua maldição por meio da ligação com o sangue de Orochi, fardo carregado por gerações da família. No final da KOF 13, ele pôde escolher entre continuar livre da maldição ou recuperar suas chamas roxas e o laço de sangue maldito oferecido por Mature e Vice. Obviamente, este moço rancoroso decidiu pelo eterno sofrimento. 

Este é o fim do segundo dos dezesseis prólogos de KOF. 

Conheça aqui as biografias e prólogos de outros personagens de The King of Fighters XIV.

Amanhã é o dia da biografia dos três lutadores desse time.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Street Fighter V: Guia de Personagens #019 - Sagat

O caolho e cicatrizado gigante tailandês sempre foi uma máquina de matar na série Street Fighter. Poucos lutadores são tão icônicos quanto o dono do "tiger uppercut" (ou taiger robocop para jogadores dos anos 90), graças a seu papel de vilão e rival do despejador de hadoukens em Street Fighter II. 


Sagat sofreu muito em sua vida de ódio: perdeu um olho para o pai de Dan, ganhou aquela enorme cicatriz graças ao shoryuken de Ryu (que deve ter sido uma espécie de Fataliyy no jogo), virou lacaio de Bison e sua Shadaloo e por fim, cessou sua fúria no jogo Street Fighter IV, onde encontrou equilíbrio para todos os sentimentos negativos que vinham cercando este grande mestre.

Indiscutivelmente, Sagat foi um dos mais poderosos na primeira versão de SF4.
Com o lançamento das Season 1 e 2 de SFV, não houve nome mais lido do que Sagat em lista de personagens que as pessoas desejam como futuros lutadores para este episódio da série. E coitados dos que blasfemarem dizendo que "Sagat é só uma versão grandona do Ryu...". Alguém aí arrisca dizer que ele voltará?

Sagat tem que voltar para fazer isso: chutar a cara de Bison!!!
Sendo assim, fecharemos esta seção do Guia de Personagens com todos os inimigos que enfrentamos no SF de 1987 com grande estilo. 

Street Fighter V: Guia de Personagens #018 - Adon

Minha primeira experiência com fliperamas e jogos de luta envolveu um jogo muito especial: Street Fighter Alpha 2. Tudo nele era incrível para mim: um menino de apenas 9 anos que mal alcançava os controles da máquina e se arriscava a enfrentar uma maldita CPU, utilizando apenas "voadora" e "rasteira", praticamente o "feijão com arroz" dos fighting games. E lá conheci dois vilões nesta iniciação aos games de porrada.


Adon foi o primeiro destes empecilhos para o meu progresso como jogador. E como todo trauma gosta de se manifestar na fase adulta, a participação deste tailandês em Super Street Fighter IV me deixava irritado quando jogadores o escolhiam para me enfrentar. Reconheço que não sou bom jogador, mas Adon é muito difícil de ser punido com os meus fracos reflexos!

Frame data: aqui está o segredo do Jaguar Kick!!!
Apesar da história pessoal, Adon figura entre os meus favoritos por seus escandalosos gritos de batalha, golpes originais, temática no animal "jaguar" e penteado estiloso. Nunca deixei de achar que Adon é mais interessante que seu antigo mestre Sagat.

Street Fighter V: Guia de Personagens #017 - Gen

Este é um dos mais poderosos lutadores de Street Fighter. Gen é tão incrível que rivalizou com Akuma em todos os episódios que participou. Estreou no primeiro jogo da série, voltou em SF Alpha 2 e sua sequência e foi dignamente revivido nas versões caseiras de Street Fighter IV em 2008. 



Por possuir dois estilos distintos de combate, golpes de charge e combos não-convencionais, Gen é um dos mais temidos por jogadores novatos, mas amado por aqueles que se aventuraram em explorar sua imensa moveset. Seus estilos são baseados no kung-fu tradicional: um no estilo do louva-a-deus (apertando três socos) e outro no estilo da garça branca (apertando três chutes).


O cenário de fundo remete a linda mistura de arquitetura tradicional chinesa e urbanismo expansionista.
Para deixar o conceito deste personagem entre os mais interessantes, foi dito que sua vontade de morrer em meio as lutas leva-o aos mais perigosos combates. Mas na verdade, Gen irá morrer de velhice, pois ainda não achou ninguém digno de lhe conceder um último desejo. Nem mesmo Akuma.

Street Fighter V: Guia de Personagens #016 - Lee

Digam-me, como alguém que criou o "dive kick" para Street Fighter, que utiliza o estilo de boxe do Punho do Bêbado e que ainda é parente de Yun e Yang, consegue tornar-se um personagem obsoleto na série? Realmente o lutador Lee, apesar de todo o seu conceito genérico, possuía um enorme potencial de exploração para a franquia...

Uma vez que a Capcom abandonou a possibilidade de utilizá-lo na série, somente um tão aguardado remake de Street Fighter de 1987 poderia colocá-lo nos "player select" do jogo. E se a desculpa for apenas a sua condição genérica demais para trazê-lo de volta, basta lembrar que algo mais genérico que o protagonista Ryu dificilmente foi criado para jogos de luta da empresa.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Street Fighter V: Ranking Brasil - Jun/2017

Esta é a terceira vez que apresento o ranking mundial com os melhores brasileiros de Street Fighter V. Embora eu não o tenha feito entre maio e junho depois do último rebalanceamento do jogo, devido a problemas técnicos, consegui os dados adequadamente desta vez, entre a madrugada do dia 30 de junho e o dia primeiro de julho.

Tem Zangief na lista!!!
Assim como nas melhores posições no Top 100 mundial, houve muita mudança entre os nossos conterrâneos. Observe aqui que três players, DidimoKOF (19º), Paulo Web (79º) e Keoma (83º), fazem parte da lista agora mencionada. Para compensar a falta do ranking no mês passado, ao invés de mencionar apenas 20 ou 32, a lista foi expandida para 50 nomes. E que nomes.

Confira se seu nome passou na lista do vestibular dos fighting games:

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Street Fighter V: Guia de Personagens #015 - Eagle

Último perfil de hoje é outro inglês associado ao mundo dos pássaros. Eagle é o lutador que foi ressucitado em Capcom vs. SNK 2 de 2001 após um hiato de 14 anos após seu lançamento em Street Fighter 1, de 1987. 


Com um perfil mais cavalheiresco e orgulhoso (tal como Dudley de Street Fighter III), Eagle foi inspirado no cantor Freddy Mercury, da renomada banda Queen. Assim como Mercury, este usuário de bastões deixa claro que é homossexual em suas frases de vitória nos jogos japoneses que apareceu. Além de sua origem e do crossover, "esta águia" só foi vista nas versões expandidas de Street Fighter Alpha 3 para GameBoyAdvance e PSP nos anos 2000, importado diretamente de CVS2.

Eagle é a prova de que a Capcom acerta quando "ressuscita" seus lutadores clássicos.
Boa leitura!

Street Fighter V: Guia de Personagens #014 - Birdie

O que esperar do perfil de um cara que passou pela corporação vilanesca Shadaloo, a gangue Mad Gear (os vilões de Final Fight) e por fim, aprendiz da família Kanzuki em Street Fighter V? Pulando de galho em galho, temos este passarinho punk dos anos 80 em três fichas! 

Esse rostinho ninguém esquece. Um dos melhores retornos à série em SFV.
Birdie apareceu em Street Fighter de 1987 e apareceu em suas sequências cronológicas, os jogos SF Alpha 1, 2 e 3. Depois de tanto tempo ausente, ele voltou aos gloriosos combates de SFV surpreendendo a todos que aguardavam um elenco mais tradicional para este jogo. Dotado de correntes, um sotaque bem forte, gírias de rua e estilo grosseiro, Birdie incomoda seus oponentes arremessando latinhas, melecas de nariz e o que vier de sua vontade.

Street Fighter V: Guia de Personagens #013 - Mike

Voltamos à gigantesca série Guia de Personagens do site oficial da Capcom para Street Fighter V, que conta com mais de 200 perfis! Hoje é a vez de mais três lutadores originários do primeiro Street Fighter e começamos pelo perfil que menos me agrada: boxeador genérico!

A grande polêmica em torno de Mike é a sua "semelhança" com o pugilista Balrog, um dos vilões de Street Fighter II. Além de lutar sob o mesmo estilo, ambos dividem o mesmo nome original, já que Balrog é chamado de Mike Bison no Japão. Tudo isso era um trocadilho com o maior atleta de boxe da vida real entre os anos 80 e 90, Mike Tyson. 

Não se confunda: Balrog à esquerda e Tyson à direita.
Para evitar problemas de direitos autorais e processo sob a acusação de plágio, a Capcom americana revezou os nomes do boxeador, do espanhol e do ditador de SFII. E depois quando perguntada se Mike e Balrog eram a mesma pessoa, o posicionamento da empresa sobre o assunto era de que eles são completamente diferentes.

Street Fighter V: Guia de Personagens #012 - Joe

Em uma das minhas postagens sobre quais eram os meus lutadores favoritos de KOF, disse o quão acho complicado gostar de boxeadores em jogos de luta. Tudo isso se deve aos designs genéricos e golpes simplistas por demais; e os primeiros lutadores de Street Fighter nasceram sobre esta condição.

Mas nada que um reboot do personagem ou remake do primeiro Street Fighter, ou ainda uma elaboração para o especial Guia de Personagens da própria Capcom, não dê uma mexida nos ânimos deste escritor sobre o lutador de hoje...

Street Fighter V: Guia de Personagens #011 - Geki

Uma apresentação atípica por agora. Novamente temos um lutador do primeiro Street Fighter, mas o formato das revelações mudou, já que houve uma certa... eventualidade na vida do primeiro ninja da série. Conheçamos então, o longínquo e misterioso Geki!



domingo, 2 de julho de 2017

Street Fighter V: Guia de Personagens #010 - Retsu

Hoje é um dia especial para a série Guia de Personagens: vamos vasculhar a vida particular de uma pessoa muito reclusa que apareceu somente no primeiro Street Fighter. Se um dia acontecer da Capcom lançar um remake desse game, sua presença é obrigatória. 


Estamos falando do monge japonês Retsu, que apesar de esquecido desde 1987, possui uma personalidade bem interessante. E sua relação enigmática com mestres da série torna a profundidade de sua história algo a ser revirado.

The King of Fighters XIV: Biografias de Kyo, Benimaru e Daimon

O time protagonista de praticamente todos os episódios da série The King of Fighters terá seus dados biográficos apresentados aqui hoje. As informações provém do próprio site oficial do jogo e é possível descobrir as preferências e o que cada lutador mais detesta. Observando estes três, vejo que a maior característica pessoal deles é o orgulho. Típico de vencedores, nada demais.
_________________________________

KYO KUSANAGI


Este é o herdeiro legítimo das artes ancestrais do clã Kusanagi. Apesar de seu comportamento aparentemente rude e arrogante, ele possui dons inatos para a luta e pode reduzir qualquer um de seus oponentes as cinzas através de suas técnicas pirotécnicas*. Iori Yagami é seu "inimigo eterno".

Estilo de luta: Artes marciais ancestrais Kusanagi + estilo personalizado do boxe chinês (Kenpô)
Data de nascimento: 12 de dezembro
Local de Nascimento: Japão
Altura: 181 cm
Peso: 75 kg
Tipo sanguíneo: B (RH-)
Hobbies: Escrever poemas
Comida favorita: Peixe grelhado
Esporte favorito: Hóquei no gelo
Gosta: motocicletas, sua namorada Yuki
Detesta: Esforço, determinação

Dublador: Tomoaki Maeno (novo)

(* - pirotecnia é o ato de manipular o fogo, embora Kyo seja um conjurador também, ou seja, consegue criar o fogo a partir de sua vontade.) 


BENIMARU NIKAIDO


Nascido de um pai japonês e uma mãe norte-americana, Benimaru é o jovem filho de uma família de milionários. Este genial lutador especializa-se em técnicas baseadas na eletricidade e shootfighting**. Ele é também o melhor amigo e rival amistoso de Kyo Kusanagi.

Estilo de luta: Shooting (com o seu poder inato da eletricidade) 
Data de nascimento: 6 de junho
Local de nascimento: Japão
Altura: 180 cm
Peso: 68 kg
Tipo sanguíneo: O
Hobbies: Viajar de avião, cozinhar
Comidas favoritas: Sashimi***, macarrão, café
Esportes favoritos: Clay pigeon shooting, High Diving
Gosta: De sim mesmo, brincos (exceto os "de pressão")
Detesta: Nerds, arrependimentos

Dublador: Atsushi Maezuka

(** - é uma mistura de estilos que incorpora golpes do Muay Thai, técnicas de submissão e de luta livre, sendo assim tratada como sinônimo de "artes marciais mistas" no Japão.)
(*** - sashimi, ou peixe cru, é mais conhecido nos restaurantes japoneses como um dos indispensáveis itens de uma refeição, podendo ser servido em pedaços ou pequenas fatias.)

GORO DAIMON


Ex-medalhista de ouro em judô nos Jogos Olímpicos, Goro decidiu um dia aperfeiçoar sua disciplina ao aderir novas técnicas tais como os "formidáveis terremotos". Logo depois juntou-se a Kyo e Benimaru para participar do Torneio de KOF. Goro sempre aparenta estar com uma expressão séria, mas é apenas alguém esforçado.

Estilo de luta: Judô + estilo pessoal de combate
Data de nascimento: 5 de maio
Local de nascimento: Japão
Altura: 204 cm
Peso: 138 kg
Tipo sanguíneo: A
Hobbies: Apreciar a natureza, passear por jardins japoneses
Comidas favoritas: Sobá**** servido em um prato de bambu trançado
Esporte favorito: Judô
Gosta: Sua família, geta (tamancos japoneses)
Detesta: Maquinário de alta precisão*****


Dublador: Takahiro Fujiwara (novo)

(**** - Espécie de lamen que curiosamente é muito consumida na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.)
(***** - Equipamentos comuns em metalúrgicas, necessárias para a fabricação de peças muito detalhadas e que geralmente computadorizadas para garantir esta alta precisão. Um exemplo disso são as prensas e os tornos mecânicos.) 
_______________________________________

Aproveite para conhecer o final deste time em KOF XIV:



Todas essas informações foram encontradas aqui. No meu ranking pessoal sobre os lutadores da série, Daimon é o vigésimo terceiro, Benimaru fica como décimo quarto e Kyo Kusanagi ocupa a sexta posição.

Conheça aqui as biografias e prólogos de outros personagens de The King of Fighters XIV.

Fui!

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: