Continuando nossa série que conta e reconta o nascimento e desenvolvimento do maior circuito de jogos de luta do mundo, a Capcom Pro Tour, finalmente nos deparamos com o início da turnê de eventos tidos como oficiais pela produtora da série Street Fighter.
Na primeira parte, vocês viram como surgiu o cenário competitivo com o torneio de 25 anos da série em 2012 e a criação da primeira Capcom Cup em 2013, o evento que se tornaria o grande mundial de jogadores de Ryu, Ken, Chun-Li e tantos outros bonecos queridos desde o longínquo ano de 1991.
![]() |
Partida entre Smug e SnakeEyez, dois patriarcas da competição de SF mundial. |
E aproveito pra dizer que hoje é dia de ler sobre a grande trajetória de um dos players mais queridos e vitoriosos no Brasil até o mundial de 2014. E tentaremos responder sobre "como um jogo de 2008 ainda se mantinha como o carro-chefe do gênero".
CAPCOM PRO TOUR 2014
Depois da bem-sucedida final entre Sakonoko e Xian no ano de 2013, vimos que a série chegaria em sua versão definitiva em junho de 2014 com o update Ultra Street Fighter IV que adicionou cinco novos lutadores ao elenco, totalizando 44, e que trouxe a inclusão de novas técnicas competitivas como o Red Focus Attack, Ultra Combo Double e Delayed Wake-Up.
![]() |
O japonês Sakonoko é o campeão a ser batido na temporada de 2014. |
Ainda esperando estes novos ares, jogadores do mundo inteiro viram 58 torneios da comunidade se tornarem parte da CPT. Embora a maioria das vagas para o mundial tenha sido dada diretamente aos vencedores de majors, esta turnê foi formada por um sistema classificatório de pontos de quatro regiões: América do Norte, Europa, Ásia e "Outras Regiões" que culminaria no segundo mundial de SFIV agora com 16 jogadores - o dobro da primeira edição.
Em 15 de fevereiro daquele ano iniciou-se a chamada Capcom Pro Tour, uma parceira entra Capcom e Twitch anunciada posteriormente em março. E o torneio decidido para ser o pontapé inicial foi o lendário REVOX que acontecia na cidade de São Paulo, na saudosa lan-house X-Revolution com organização da GetReady. Sim, um brasileiro foi o 1º vencedor oficial de uma CPT!
Vamos relembrar como tudo isso rolou aqui no Brasil?
A primeira etapa brasileira: REVOX 3.0
Um total de 86 jogadores disputaram em dois dias de torneio o primeiro evento CPT que premiou seus jogadores com a seguinte quantidade de pontos: 128 pro primeiro, 64 pro segundo, 32 pro terceiro, 16 pro quarto, 8 para os quintos, 4 para os sétimos, 2 para os nonos e 1 para os décimos terceiros lugares. Sendo assim, o Top 16 de cada Ranking Event da CPT em 2014 entravam pro placar de líderes globais em Street Fighter IV.
![]() |
Os dois maiores nomes do competitivo brasileiro na CPT 2014: Breno Fighters e ChuChu. |
Lembram do nome que venceu Tokido na BGS 2012? O mineiro SOA|Breno Fighters jogou de Evil Ryu para superar a Sakura do paulista CnB|ChuChu na final que pode ser vista abaixo. O irmão do campeão, o lendário SOA|Bruno Fighters ficou em terceiro lugar jogando com Akuma. Em 4º, SOA|House (Rose, Gen), empatados em 5º temos SOA|Brolynho (Evil Ryu, Ibuki) e SOA|Caju (Hakan), fechando os sétimos lugares com AI|Xitão (Adon) e CnB|lSaka (Akuma, Dhalsim).
Resultados completos do Revox 3.0, clique AQUI.
E uma playlist do evento, clique AQUI.
A segunda etapa brasileira: FNF Championship Series
A série de torneios chamada Friday Night Farofa era um encontro semanal também realizado na já mencionada X-Revolution, mas seu maior encontro se deu entre os dias 18 a 21 de abril. O FNF Championship Series trouxe um formato único de competições naquele ano: as partidas das pools seguiam no tradicional double-elimination (sistema que cada jogador tem direito a repescagem e é eliminado em sua 2ª derrota) em FT2 (melhor de 3). O Top 8 tornava-se então um single elimination ("perdeu, tá fora") com partidas FT7 (prossegue no torneio o primeiro jogador a vencer sete partidas).
![]() |
ChuChu (ao centro) é o 1º brasileiro a participar do mundial de SF. |
Nem mesmo esta mudança serviu para impedir mais uma vitória de BrenoFighters por 7 a 3: o jogador da SOA (Sons of Asgard) utilizou Ryu e Evil Ryu contra SOA|House, seu parceiro de time que usava Rose e o Gen. AI|Xitão (Adon) venceu num disputado 7 a 6 contra CnB|ChuChu (Sakura, Viper e Chun-Li) pelo 3º lugar. Os jogadores Camisa, FNF|Alê, SOA|Lekustela e Nameless completaram este Top 8.
Com isso, Breno dominava o ranking com 256 pontos e via ChuChu e House empatados em 2º lugar com 80 pontos cada somando os resultados offline. Mas os torneios online também davam muitos pontos e com isso a disputa entre ChuChu e Breno estaria acirrada, já que o paulista já obtinha os melhores resultados do país. Tudo seria decidido de fato na BGS 2014, mais uma vez em São Paulo.
Resultados completos do FNF Championship Series, clique AQUI.
A terceira e última etapa brasileira: Brasil Game Show 2014
Os jogadores brasileiros esperaram até outubro para disputar sua derradeira etapa valendo pontos globais da CPT e a situação tinha mudado drasticamente desde abril: diversos torneios online já colocavam ChuChu entre os melhores dezesseis do mundo passando dos 400 pontos, a nova versão do game, Ultra Street Fighter IV, tinha mudado completamente o meta e um grande nome nem dos EUA, nem do Japão era o dominante no cenário.
Com isso, a BGS abrigava a chance de Eric Moreira finalmente garantir suas lutadores na Capcom Cup e se tornar o primeiro participante brasileiro no mundial de Street Fighter. E adivinha o que aconteceu? Bem, quem acompanha o competitivo sabe que foi desta forma que o nome ChuChu alcançou padrão internacional e assim nosso nobre competidor se tornou "capa do Hi-Fight".
Usando Sakura e Chun-Li, o jogador da CNB eSports levou o torneio diante de mais um jogador SOA, o Lekustela que vinha de Cody e Adon, cravando a passagem no evento em São Francisco, EUA, em 13 de dezembro. SFT|Dark surgia no competitivo oficial com um forte 3º lugar com seu Abel, Luvinha chegava de Ryu no 4º lugar, deixando CamisaKOF98UMFE (Hawk, Sagat, Ryu) e SOA|Caju (Hakan) em quintos lugares, enquanto WWA|Alan (Blanka) e GuillerBR (Guile) fechavam o Top 8.
Confira os resultados completos da BGS 2014 clicando AQUI.
Assista os vídeos da BGS nesta Playlist AQUI.
Clique AQUI para ler a entrevista com ChuChu antes da Capcom Cup, via Eventhubs.
![]() |
Este é um resumo dos melhores jogadores do Brasil em 2014 nas competições oficiais. |
E ao redor do mundo, vocês sabem quais eram os grandes nomes daquele ano em Street Fighter?
OS VENCEDORES NA CPT 2014*
Lembram do sistema de pontos? Ele vale para os torneios de categoria 3 (ranking) e 4 (online), enquanto os categoria 1 (EVO) e 2 (Premier) davam vaga direta para a Capcom Cup. Desta forma, veremos que mesmo jogadores com duas vitórias não chegaram ao mundial por terem menos pontos do que jogadores com apenas uma vitória, como aconteceu com Breno Fighters e ChuChu.
![]() |
O francês Luffy venceu a EVO de 2014 e veio como favorito pro mundial. |
Sete vitórias:
- Luffy (França)
Três vitórias cada:
- Xian (Singapura)
- Justin Wong (EUA)
- Infiltration (Coreia do Sul)
- Daigo Umehara (Japão)
- Snake Eyez (EUA)
- Ricki Ortiz (EUA)
Duas vitórias cada:
- Valmaster (França)
- SMUG (EUA)
- Ryan Hart (Reino Unido)
- Breno Fighters (Brasil)
- Gabo (Costa Rica);
Uma vitória cada:
- Tokido (Japão)
- NuckleDu (EUA)
- Problem X (Reino Unido)
- Bonchan (Japão)
- Momochi (Japão)
- Mago (Japão),
- GamerBee (Taiwan)
- Nemo (Japão),
- Fuudo (Japão)
- FilipinoChamp (EUA)
- PR Balrog (Porto Rico),
- K-Brad (EUA)
- ChuChu (Brasil)
- HumanBomb (Hong Kong)
- Bebedero (Costa Rica)
- Nano (Costa Rica)
- NYChrisG (EUA)
- Sanford Kelly (EUA)
- Nishikin (Japão)
- Bladyszy (Polônia)
- Huanlin (China)
- Pepeday (Japão)
- Sol (Austrália)
- Veloc1raptor (EUA)
* Os nomes em negrito são de jogadores que se classificaram pro mundial.
Neste tempo, os torneios online eram separados por região e por consoles (PS3 e X360). Os melhores players disputavam em um ranking que davam pontos regionais. Foi assim que NuckleDu dominou o competitivo online.
E finalmente...
O MUNDIAL DE 2014: a 2ª CAPCOM CUP
No dia 13 de dezembro de 2014, os 16 melhores jogadores de Ultra Street Fighter IV do mundo mostraram porque este game, iniciado em 2008 no Japão, foram capazes de nos mostrar como um game pode evoluir por fora e por dentro: não são apenas as mecânicas e novos personagens que compõem o competitivo de um game, mas também o que jogadores podem descobrir e fazer a respeito daquele sistema construído por uma empresa.
![]() |
Chun-Li em uma série de golpes inéditos no trailer de revelação de SFV em 2014. |
O evento aconteceu em São Francisco, nos EUA, e, além de servir como local de revelação de Street Fighter V, abrigou as finais do grande circuito de 2014. Diferente da edição anterior com apenas oito jogadores, agora o número dobrou para 16. Somente o singapurense Xian e o japonês Fuudo retornam, o que garantiu a estreia de mais 14 jogadores na competição.
O norte-americano PR Balrog, o brasileiro ChuChu e o japonês Nishikin fariam - até o momento desta postagem - suas únicas participações na Capcom Cup. Foram cinco jogadores dos EUA, quatro japoneses, dois franceses, um coreano, um singapurenho, um britânico e um brasileiro que compuseram a diversidade de nações da competição - algo a ser mantido em futuras edições.
A narração das partidas foi feita pela lendária dupla James Chen e UltraDavid, ícones dos eventos de Street Fighter IV. O torneio todo foi rodado em Double Elimination: todos começam na Winners Bracket e podem perder uma vez, onde vão para a Losers Bracket, a área de repescagem. As duas chaves com 8 jogadores se afunilam até a grande final, como já estávamos acostumados a assistir.
O brasileiro ChuChu enfrentou o coreano Infiltration, campeão da EVO em 2012 em SFIV, e teve que encarar sua amada Chun-Li. Para evitar a mirror match (partida com lutadores iguais), o jogador da CnB jogou com sua igualmente amada Sakura. Após uma dura derrota por 2-0, o paulista foi incapaz de superar o neutro de seu oponente - mas ainda assim, arrancou um round nesta luta. Era hora de seguir pela losers.
Na chave da Winners, vimos Luffy, Ryan Hart, Infiltration e Xian prosseguirem pro Round 2 e então para o Top 8. Já na Losers, vimos a eliminação de Nishikin, Snake Eyez, Justin Wong, Ricky Ortiz, Bonchan, Nuckle Du, Daigo e também de ChuChu que enfrentou o japonês Bonchan, vice-campeão da EVO 2014, com sua Crimson Viper. Infelizmente, o Sagat de Bonchan foi melhor na partida e venceu o brasileiro por 2 a 0. Era o fim da nossa torcida na primeira participação do Brasil em uma Capcom Cup.
O TOP 8 da CAPCOM CUP 2014
Vimos Luffy (Rose) vencer Ryan Hart (Ryu/Evil Ryu) e também Xian (Gen) vencer Infiltration (Akuma) logo de cara pela Winners. Eles se enfrentaram na Winners Final deste evento com um poderoso 2 a 1 do jogador de Gen.
![]() |
Top 8 da Capcom Cup 2014. Fonte: Liquipedia |
Pela Losers, as lutas se afunilaram até sobrar apenas Momochi (Ken) que eliminou Valmaster (Chun-Li), Ryan Hart, Infiltration e finalmente Luffy. O jogador japonês colocou Ken em destaque no mundo competitivo de forma definitiva ao vencer o Gen e a Poison de Xian por um disputado 3 a 2, fazendo com que a Bracket fosse resetada - basicamente por colocar o Xian na losers pela 1º vez.
Xian abandonou a lutadora Poison e investiu inteiramente em seu consagrado Gen, mas nem assim pode impedir a vitória de Yusuke Momochi que pelo placar de 3 a 1 tornou-se o campeão mundial de 2014 e também o primeiro campeão da era Capcom Pro Tour.
Classificação Final da Capcom Cup 2014
Gostaram da história? Espalhem para que geral de hoje conheça as raízes do competitivo mundial de Street Fighter. Já faz mais de 10 anos deste acontecimento, acreditam?
Se leu até aqui, escreva no comentário o que você fazia na vida em 2014: não vale mencionar o infame "sete a um".
Nenhum comentário:
Postar um comentário