quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A história da Capcom Pro Tour - Parte 1 (2012 e 2013)

Ao invés de publicar simplesmente os resultados finais da Capcom Cup realizada no último domingo (19), decidi contar um pouco da história sobre o maior circuito oficial de jogos de luta do mundo. A Capcom Pro Tour - ou simplesmente CPT - nasceu como um ranking mundial classificatório para o grande mundial de Street Fighter realizado pela Capcom anualmente desde 2013, a Capcom Cup.

Logotipo oficial do mundial de Street Fighter.

Basicamente, todos os grandes torneios de comunidades do mundo são considerados para criar um sistema de pontos que classifica jogadores de vários países em dois grandes rankings: o Global e o Regional. Esta ideia foi criada como método para valorizar uma série de eventos que prestigiam a série Street Fighter e, claro, baliza de forma democrática o acesso de atletas ao Grand Finale que encerra a temporada de competições.

SFV aposentou muita gente. Mas SF6 vai "desaposentar" com esse valor do título mundial.

Está afim de conhecer em detalhes esta rica história que também inclui jogadores brasileiros? Entender por que celebramos o recente anúncio do prêmio de um milhão de dólares para o próximo campeão mundial de Street Fighter? Seja bem-vindo ao blog do FGC Watcher, este ser tão observador e apaixonado por competições eletrônicas quanto você.


ANTES DA CAPCOM CUP

Não é segredo pra ninguém que Street Fighter II foi o boom, o auge, o clímax e a maior referência de jogos de luta na história, certo? Isso não aconteceu da mesma forma com competições oficiais. O game lançado em 1991 possuia diversos eventos isolados em vários locais do mundo, mas nunca promovido de forma inteiramente oficial pela Capcom como acontece hoje.

O fenômeno dos eSports é algo que explodiu e se consolidou há menos de 20 anos, mas suas raízes em nosso gênero favorito pode ser considerado a partir da história da Evolution Championship Series, a EVO, o maior evento de jogos de luta que nasceu em 1996 com o nome de Battle by the Bay e tomou a forma e nome atual em 2002. Ali tivemos competições oficiais de Super Street Fighter II Turbo, SF Alpha 2 e SF Alpha 3, além do poderoso SFIII 3rd Strike no período que é considerado por muitos como a decadência deste estilo.

Respectivos pilares de suas comunidades, Calipower e The Beast em suas juventudes.

Em 1998, uma série de competições Japão afora deram o título nacional de Street Fighter Alpha 3 para a futura lenda do gênero, Daigo Umehara de 18 anos na época. Ele enfrentou o maior nome do Ocidente, o norte-americano de ascendência peruana Alex Valle de então apenas 20 anos. Este pode ser considerado o primeríssimo título mundial da série em disputa que possua registros oficiais.

Enquanto algumas séries sumiam e outras entravam em hiato na década de 2000, vimos a consolidação dos torneios realizados por comunidades (a que chamamos globalmente de FGC - Fighting Games Community) nos EUA e Japão de forma mais conhecida por todos. E graças às centenas de pessoas que ainda jogavam fighting games de forma competitiva, viajando pelo mundo, treinando profissionalmente e levando tudo a sério, ainda havia palco para o renascimento de SF.

Em 2008, é lançado Street Fighter IV, a primeira versão do game em 2.5D (com gráficos modelados em 3D e jogabilidade lateral clássica 2D) somente nos fliperamas japoneses. E então, no começo do ano seguinte, o game finalmente chega ao Ocidente e nos lares do mundo inteiro com as versões lançadas para Xbox 360 e PlayStation 3 - e futuramente no PC - fazendo com que uma nova leva de jogadores voltasse a olhar para a série e para o gênero.

Registro do site Wired da versão teste de SFIV no Japão em julho de 2008. FONTE.

Os anos seguintes serviram como o segundo clímax dos jogos de luta: com a disponibilização de internet de banda larga em muitos países, tornou-se possível a transmissão ao vivo de eventos realizados mundo afora. Finalmente era possível assistir a EVO e conhecer de verdade e em ação os grandes nomes já consolidados nas histórias destas competições, como os jogadores Daigo Umehara, Tokido, Haitani, Itabashi Zangief, Mago, Fuudo, Alex Valle, Justin Wong, PR Balrog, Ricki Ortiz, Snake Eyez, Combofiend, Mike Ross, Latif, Infiltration, Poongko, Xiaohai, Gamer Bee e tantos outros que me fariam escrever o dia inteiro para acabar este parágrafo.

E depois de tantos anos de protagonismo comunitário destes eventos - algo que não mudou tanto hoje em dia - vimos nascer os eventos oficiais de comemoração dos 25 anos da série Street Fighter. 

Um acréscimento importante aqui: é neste momento que o todo poderoso japonês Tokido (que tinha o apelido de "Murderface" por causa de sua carranca malvada durante as competições) é derrotado no Brasil por uma lenda das competições de SFIV. Antes dessa derrota, Tokido tinha participado do Treta 2012 e tinha levado três dos quatro torneios que disputou.

Conheçam abaixo a vitória histórica de Breno Fighters e sua Cammy diante de um jogador que já vivia de fighting games, durante a Brasil Game Show 2012. Praticamente, aconteceu a clássica analogia da história cristã de Davi e do Golias neste contexto.


Maneiro, né?


O EMBRIÃO DE UM GRANDE CIRCUITO

Em 2012, vimos quatro grandes competições da Capcom com os games Super SFIV, SF x Tekken, SSFII HD Remix e SFIII 3SOnline. Os campeões e vices de torneios disputados ao longo do ano nas cidades de Austin, Nova Iorque, Taipei, Londres, São Paulo, Paris e Los Angeles tinham direito de participar das chamadas Grand Finals deste minicircuito de nome Street Fighter 25th Anniversary que finalmente reunia os melhores do mundo para disputar um título mundial em São Francisco.

O coreano Infiltration era imbatível na época: já tinha levado a EVO 2012 nos torneios de Street 4 e de SF x Tekken e repetiu o feito também neste primeiro mundial oficial da Capcom. Do pote de 50.000 dólares, o campeão ficou com U$$ 25.000 e então US$ 10.000 foi para o vice Tokido, sendo o restante dividido aos outros 14 participantes. 

Logo em seguida, o japonês MOV levou o troféu em Third Strike enquanto o norte-americano Damdai se sagrou vencedor em Super Turbo. Aqui estão registrados na história os três primeiros detentores de títulos mundiais do campeonato que viria a se tornar a Capcom Cup, no ano seguinte.

Confira os resultados completos de 2012 clicando AQUI. A premiação está AQUI


A PRIMEIRA CAPCOM CUP

Em 2013, é anunciada durante a EVO daquele ano a primeiríssima Capcom Cup. Com formato reduzido em relação as competições oficiais do ano passado, a lineup contemplava três jogos: Super Street Fighter IV e Street Fighter X Tekken retornam mais uma vez agora acompanhados do grandioso Ultimate Marvel vs. Capcom 3.

Anúncio da 1º Capcom Cup em painel da EVO 2013. FONTE.

Oito jogadores para cada jogo participaram das grandes finais em dezembro. No caso de SSFIV, os torneios The Fall Classic, o brasileiro Treta Aftermath - que acontece todo ano sob a simples alcunha de TRTChamp-, Shadowloo Showdown, Play Expo, a Tokyo Game Show, a inédita Capcom Cup Asia Finals (com duas vagas) e, claro, a EVO 2013, levaram os melhores do mundo para se enfrentarem no aguardado mundial de Street Fighter 4.

A lista ficou assim para SSFIV: Haitani, Sako, Tokido e Fuudo vindos do Japão, os singapurenhos Xian e Gackt, o norte-americano NYChrisG e o francês Alioune protagonizaram o debutante mundial de Street Fighter IV da história com diferentes nações além de EUA e Japão. Sentiu falta do Infiltration? Ele apareceu ao menos convidado junto com os norte-americanos PR Balrog, Alex Valle e Filipino Champ para disputar partidas de exibição no formato FT2.

O jovem Keoma em disputa com Ryan Hart. Sako, logo à esquerda do brasileiro, assiste às finais. FONTE.

Um segundo adendo brasileiro nesta história: o Treta 2013 teve a presença de dois lendários jogadores internacionais. Um é o japonês Sakonoko que abusou do roster do game e levou o título diante da lenda britânica Ryan Hart. Fechando o Top 4 desta edicão histórica do evento curitibano, figurou dois nomes que fazem parte da continuação deste primeiro capítulo da história de hoje. O gaúcho Keoma Pacheco e o paulista Eric "ChuChu" Moreira respectivamente em terceiro e quarto colocados com seu Abel e sua Chun-Li, iniciando uma épica jornada de sucesso competitivo na série no Brasil e mundo afora.

Os oito jogadores de UMVC3 foram decididos por votação do público - que contraditoriamente excluiu o campeão da EVO daquele ano, o norte-americano Flocker, depois convidado para realizar uma partida de exibição em FT5 com o futuro campeão da Capcom Cup. Os nomes escolhidos: Justin Wong, NYChrisG, Yipes, FilipinoChamp e MarlinPie dos EUA, o chileno KaneBlueRiver, e por fim os japoneses Abegen e Nemo foram os selecionados pela comunidade.

Em SFxT, quatro jogadores foram convidados às finais: o consagrado Infiltration, o renomado multicampeão da EVO Justin Wong, o ícone dos EUA Alex Valle e o jovem NuckleDu. Outros quatro se classificaram em competições online via PSN e XBox Live: Tampa Bison, Ramos, THEZOMBIEDRIVER e Sethlolol fecharam a lista dos únicos jogadores a protagonizarem uma final mundial do crossover com a série da Bandai Namco.

E quem levou em cada torneio? Vimos então mais uma vez a dominação de Infiltration em SFxT e a vitória incrível de NYChrisG diante do respeitado e amado Yipes. As finais de SSFIV colocaram os dois últimos campeões de EVO, Xian e Fuudo respectivamente em segundo e terceiro lugar, pois o grande vencedor daquela noite foi o habilidoso e mortal Evil Ryu do japonês Sako que aplicou um poderoso 3-0 diante do Gen do singapurenho - antes também realizou outro 3-0 diante do Fei-Long de Fuudo. Com isso, Sako levou pra casa um prêmio de seis mil dólares, valor menor que 1/4 da premiação anterior dada pela Capcom ao campeão mundial. Mas as coisas mudariam daqui em diante.

Confira os resultados completos de 2013 clicando AQUI. E sobre a premiação, AQUI.


CONTINUA...

Esta foi a última vez que um mundial da Capcom apresentou diferentes jogos em sua competição oficial. A partir de 2014, somente a série Street Fighter serviu de game competitivo na chamada Capcom Cup, com os games USFIV (2014 e 2015) e SFV (2016 a 2022/2023). É claro que vimos em 2017 uma grande disputa com os dezesseis melhores jogadores de Marvel vs. Capcom: Infinite, mas isso será mencionado em outro momento deste especial.

A partir de 2014, vimos o nascimento da turnê oficial da Capcom. Eu conto esta história semana que vem, completamente focada no espetacular Ultra Street Fighter IV que trouxe tantas alegrias para nós espectadores brasileiros e amantes de um bom mix-up abarrotado de Option Selects invisíveis.

Gostou do que leu? Encaminha pra geral que ama jogos de luta e recomende FGC Watcher em todas as mídias sociais para ficar por dentro de curiosidades e de história sobre este maravilhoso gênero. Comente BrenoFighters campeão se chegou ao final.

Obrigado por ler até aqui. 

2 comentários:

  1. BrenoFighters campeão!

    Parabéns pelo texto e por incluir as brackets dos torneios. É muito maneiro ver a evolução até o momento atual.

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  2. Obrigado, mestre! Tem muito detalhe bom nessas histórias, mas no post decidi só fazer o panorama e deixar os links na mão de quem curte olhas brackets e VODs anteriores. Graças aos Deuses, a história está sendo registrada. Abraço!

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Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

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