terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

CCIX:Resumo da tour e Estatísticas sobre o mundial de SFV


Finalmente, com a conclusão do Last Chance Qualifier dos dois últimos dias (12 e 13), teremos hoje o início do mundial definitivo de Street Fighter V. Depois de 177 eventos ao redor do mundo inteiro - apenas dois destes offline - fechou-se um seleto grupo de 47 jogadores do game em busca de um prêmio de 300 mil dólares: cerca de R$ 1.549.000,00!!

O chinês Zhen foi o último campeão a ingressar na Capcom Cup, ao vencer o LCQ.

A matéria completa de como acompanhar os seis dias do evento está disponível no portal pule não desde a semana passada, então o foco de hoje é analisar uma série de dados que venho compilando desde maio do ano passado, na chamada Capcom Pro Tour 2022, circuito que ficou dividido em dois grandes formatos online. 

Eis 19 dos 47 finalistas - os campeões do Online Premier na CPT 2022.

Os eventos Online Premier que deram vaga direta para jogadores de 19 regiões e depois os circuitos World Warrior que abarcaram torneios de 26 regiões (incluindo as mesmas do Online Premier e outras novas) numa série de cinco torneios classificatórios para um Top 8 final que, desta forma, dava a vaga direta pro jogador vencedor. 

Aqui estão mais 26 classificados pro mundial, via World Warrior.

Por fim, a Evolution Championship Series 2022 e o torneio de ontem completavam o acesso para o esperado e definitivo torneio do game de luta da Capcom.

Dois campeões forjados na pressão de enfrentar todos os seus oponentes num torneio offline!

Como o torneio acontece em Los Angeles, EUA, alguns jogadores classificados não puderam participar das finais por questões de visto e passaporte ou por outros motivos não mencionados. Os jogadores argentinos Dookie (Bison) e Shaka22 (Dhalsim), a canadense Ceroblast (Ken) e o sul-africano NarutoRSA (Sagat) são os que se ausentaram no mundial, sendo assim substituídos pelos vices de suas respectivas finais: o argentino Frozen (Nash), o chileno Younghou (Birdie), o canadense Mortsy (F.A.N.G) e o sul-africano Ren (Ibuki, Ken).


NOVATOS E VETERANOS: Desequilíbrio histórico de estreantes

Retrospecto de participações das Capcom Cup e CPT Season Finale que aconteceram entre 2016 e 2021/2022.

Nunca antes uma Capcom Cup reuniu tantos jogadores estreantes de uma só vez. Dos 47 finalistas, apenas 11 já estiveram neste evento: os campeões respectivamente de 2017 e 2019, MenaRD (Birdie) e iDom (Laura, Poison) e os jogadores AngryBird (Seth), Big Bird (Rashid), Mister Crimson (Dhalsim), Momochi (Cody), NL (Luke), Oil King (Seth), Phenom (Luke), Punk (Luke) e Samurai (Luke) são os jogadores que já sentiram o gostinho da disputa pelo título mundial.

Regiões que foram atendidas no sistema Online Premier da CPT 2022.

Isso se dá por alguns motivos: uma série de regiões - como África do Sul, Alemanha, Canadá, Portugal & Espanha, Itália, México, Oceania e outros - receberam vagas classificatórias diretas ao invés do tradicional sistema de pontos globais e regionais que formavam os finalistas do mundial até 2019. 

São jogadores de 26 diferentes países que compõem este grande evento: África do Sul (2), Alemanha, Argentina, Austrália (2), Bélgica, Brasil (2), Bulgária, Canadá (2), Chile, China (3), Coreia do Sul (2), Emirados Árabes Unidos (2), Espanha, EUA (6), França (2),  Itália, Japão (3), México (2),  Noruega (2), Panamá, Peru, Polônia, Reino Unido (2), República Dominicana (2), Singapura (2) e Taiwan. Os seis continentes, desta forma, possuem ao menos dois representantes no certame.

Mais regiões puderam fazer parte da grande festa final de SFV com o formato World Warrior.

E por conta da pandemia, as temporadas de 2020 a 2022 foram realizadas inteiramente por disputas online. Isso significa que em cada final de temporada, as chamadas Season Finale (2020/2021 e 2021/2022), vimos apenas disputas regionais, como o caso em que o brasileiro Jah_Lexe (Rashid) teve que enfrentar o peruano Pikoro (Bison) para definir o campeão da América do Sul.

E é claro que este período de torneios online permitiu ao menos que uma dezena de excelentes jogadores finalmente pudessem disputar o mundial de SFV, porque nem todos podiam participar de disputas presenciais - por distância e questões financeiras, especialmente no Brasil - como acontecia até 2019. E falando na nossa terra...

OS MELHORES DO BRASIL NA HISTÓRIA DA CAPCOM PRO TOUR de SFV


De um lado, a lenda, do outro lado, o japonês Bonchan. Esta é a participação de ChuChu no mundial de 2014.

Escrevo aqui um breve capítulo especial sobre a participação de jogadores de nosso país nas diversas CPT já realizadas. Neste mundial, temos a participação de RonaldinhoBR (Nash) e Juninho-RAS (Ryu) por serem os melhores na temporada de 2022, mas outros jogadores já participaram antes do mundial de SFV. Lembremos que ChuChu e Keoma também estiveram na festa respectivamente em 2014 e 2015, mas quando o jogo vigente era Ultra Street Fighter IV.

Keoma escreveu seu nome na história de SF como o melhor Abel do mundo, ponto.

Brolynho é o recordista de participações na Capcom Cup: ingressou como melhor da América Latina em 2016 e 2017 com seu lendário Necalli. Didimokof foi o finalista regional em 2017 com seu Dhalsim e fez história naquele ano também - chegando ainda a quase se classificar no torneio de 2018 via LCQ, quando morava nos EUA por ter ficado em quarto lugar. Zenith foi o monstro sagrado de 2019 com sua Menat, vencendo a final regional Latam em Porto Rico e ingressando no mundial daquele ano. O melhor desempenho ainda é de Didimokof, quando alcançou o 13º lugar em sua única participação.
Momento lendário de Didimokof em 2017, quando classifica-se para o Top 16 do mundial.

Jah_lexe e seu Rashid foram os donos de 2020 ao vencer a Season Finale desta temporada e enfim, vimos o Nash e RonaldinhoBR e o E.Honda de Gust se tornar os melhores do Brasil no começo do ano passado no fechamento da temporada 2021-2022. Estes jogadores estariam classificados também para a Capcom Cup, mas o evento esteve suspenso pela questão da COVID-19, infelizmente.

Os melhores jogadores da temporada 2021-2022 no Brasil!

E você sabe quantos jogadores brasileiros diferentes já venceram eventos oficiais de Street Fighter? Inclui na planilha abaixo os que também venceram em USFIV e a lista chegou a 18 nomes! Breno Fighters, Dark, Ericke Komodo, HKDash, Namikaze_ExTM, Niel, Pauloweb, Robinho e Stunner completam o hall de melhores jogadores na série até o momento.


E fica bem claro ali que o grande recordista de vitórias é o carioca Brolynho que abocanhou nove títulos em dez finais que participou entre 2016 a 2018: dois torneios internacionais, três torneios nacionais e quatro etapas online fazem de Thomas Proença o melhor jogador de SFV do Brasil. Seu conterrâneo Dark (G, Alex, Birdie) vem empatado com Keoma (Karin) nessa disputa de títulos, contabilizando quatro para cada um. 

Brolynho teve a oportunidade de enfrentar grandes lendas como Daigo e Punk nos mundiais de SFV. 

BRASILEIROS NA CAPCOM CUP IX

E sobre a história a ser escrita em 2023? O mineiro Juninho-RAS vai disputar o mundial com um poderoso Luke e seu consagrado Ryu no autonomeado "RAS-Style" que toma decisões inesperadas pela maioria do público e arranca sal até dos corações mais doces do planeta. Seu grupo D possuí os seguintes jogadores: o canadense Joe Umerogan que também joga de Luke, o sul-africano Ren que obteve o 2º lugar nas finais de sua região, o lendário jogador de Vega que conhecemos como M.Lizard (ou Tourniquet na tag online) vindo da Coreia do Sul, o singapurenho Bravery jogador de Cammy e a grande sensação do momento: o jovem EndingWalker de 16 anos que vem do Reino Unido e traz o que muitos dizem ser o melhor Ed do planeta. 

O alemão MDZ_Jimmy e o brasileiro Juninho-RAS são jogadores de Ryu que fazem história em SFV.

Acho que as partidas de Juninho contra HorusPaulin, o melhor Ed da América que levou o troféu da EVO Online em 2021, vão deixar nosso conterrâneo mais alerta e melhor preparado para os truques do lutador que usa do Psycho Power. Aliás... "Do you know Juninho-RAS?"


E como visto na grande final do vídeo acima, temos o campeão brasileiro RonaldinhoBR, jogador da DreamMax eSports, iniciando suas partidas no mundial ainda hoje! Seu grupo por si só é tratado como o grupo da morte, pois possui os seguintes jogadores:

- iDom (Laura, Poison) - EUA: o melhor jogador da costa Leste dos Estados Unidos, atual campeão da Capcom Cup e vice-campeão da EVO 2022, com dezesseis finais CPT em seu perfil, sendo vitorioso em nove delas;
- Takamura (Akuma) - Bélgica: destaque da Europa desde 2018 quando implacou um vice-campeonato contra Bonchan no Brussels Challenge Major, participante do RedBull Kumite e dono de quatro títulos online na história da CPT.
- Veggey (Birdie) - Noruega: parceiro de time de Phenom e participante de diversos majors anteriormente, se tornou o melhor jogador da região nórdica e balcã no ano passado.
- Oil King (Seth, Rashid) - Taiwan: realizou 14 finais, saiu campeão em seis delas e desde 2017 é um dos mais habilidosos e temidos jogadores de SFV, tendo mostrado até mesmo uma Falke em 2018.
- SolVNG (Seth, Falke, Luke) - México: jogador que possui um perfil parecido com o de Oil King e que surpreendeu oponentes de sua região ao fazer nomes tradicionais como ElTigre, MJ Gama e Kusanagi ficarem de fora do mundial.

Ronaldinho é jogador da DMX e participará do mundial de SFV representando o Brasil!

Volto depois nesta semana com mais informações sobre tierlist, dados de Top 8 em 2022, números totais de inscritos no circuito e uma lista de jogadores que bateram na trave para ingressar no mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: