terça-feira, 11 de julho de 2017

SGP Especial: A História da EVO (Parte 3 - 2009 a 2011)


Esta é a terceira parte do especial de aquecimento para a EVO 2017, que já dispensa apresentações aos leitores do Super Game Point. Para nós aqui no Brasil, este foi o período que as partidas da EVO começaram a tomar nossa atenção no calendário de julho de 2009 a 2011, tempo abordado na matéria de hoje.

A versão console de SF4 trouxe mais seis lutadores de peso para o elenco do jogo.
É evidente que Street Fighter IV com sua acessibilidade, qualidade e profundidade ao chegar nos já consolidados PlayStation 3 e Xbox 360 em 2009 (com uma posterior versão para PC Windows) reergueu a popularidade do nosso gênero favorito com o público consumidor de videogames e iniciou a construção de uma comunidade ainda maior de fãs dos fighting games. Mas ele apenas é o carro-chefe desta história.

Leia as outras partes: Parte 1 (1996-2001) / Parte 2 (2002-2008)

Vamos conhecer o entorno destes anos inesquecíveis?

05) A EVO cai nas graças da comunidade gamer

Entre 2008 e 2009, houve muitas tentativas de empresas produtoras dos fighting games para embarcar no sucesso embalado pelo lançamento de Street Fighter IV para os fliperamas japoneses. Além disso, a dona de Ryu e seus rivais trazia o remake de Super Street Fighter II Turbo em versão HD e um restrito crossover com a Tatsunoko para o Nintendo Wii.

Um crossover que não atingiu o sucesso do público correto: jogadores hardcore de fighting games.
A SNK tentava renascer sua maior franquia com The King of Fighters XII, mas fracassou com o lançamento de um jogo incompleto e muito longe dos bons padrões dos recentes remakes KOF '98 Ultimate Match e KOF 2002 Unlimited Match. Pra piorar, o péssimo Samurai Shodown Sen foi mal produzido e lançado da mesma forma. Duas péssimas recepções deixam a companhia de Kyo e Iori longe do olhar dos produtores e jogadores da Evolution Championship Series.

É muito triste pensar que KOF '98 Ultimate Match não tenha figurado espaço na EVO durante seu lançamento.
Por outro lado, a bem-sucedida Arc System Works tinha Guilty Gear XX Accent Core Plus e BlazBlue Calamity Trigger como seus jogos do momento, enquanto BlazBlue Continuum Shift já tinha produção a caminho. A Namco acabara de lançar SoulCalibur IV e Tekken 6 chegava aos consoles, sendo que o primeiro deles conseguiu chegar a EVO 2009. Por fim, a Midway lançava seu último trunfo antes da venda para a Warner Games com a produção de Mortal Kombat vs. DC Universe, mas ainda faltava muito para que este fosse levado a sério pela comunidade competitiva.

Passei longe desse crossover, mais por falta de oportunidade do que por vontade.
EVO 2009

A versão Accent Core Plus da série GGXX trouxe um rebalanceamento final para esta saga.
Por toda a sua contribuição para a história dos jogos de luta e uma aceitação quase unânime do quarto episódio da franquia SF, a EVO também foi abraçada por uma parcela bem maior dos gamers do que na década passada. A edição de 2009 trouxe SFIV com mais de 1000 participantes, um número superior em quase três vezes o valor total de todos os outros torneios do evento. E mesmo que tenha mantido apenas seis jogos em sua line-up, agora a atenção das empresas, público de jogadores e espectadores era especial.

Chun-Li de Wong e Ken de Umehara = EVO Moment #37
Foi neste meio tempo que ouvi falar pela primeira vez em EVO, depois de ficar impressionado com a partida conhecida como EVO Moment #37, descobrindo assim o nome de Daigo Umehara. Nunca fui jogador de 3rd Strike até então, exceto por umas partidas no Dreamcast (que ainda fiz o favor de editar o som do game); mas ao ficar surpreendido com aquele monte de parries, fui investigar se aquilo havia acontecido em torneio oficial ou algo assim. Cheguei, enfim, ao fantástico mundo da EVO.

Personagens de Star Wars fizeram uma participação especial em SoulCalibur IV.
Para o último ano da década dos anos 2000, tivemos os seguintes jogos apresentados em torneios: SoulCalibur IV, Guilty Gear XX Accent Core Plus, Street Fighter III 3rd Strike (em duplas), Super Street Fighter II Turbo HD Remix, Marvel vs. Capcom 2 e o novíssimo Street Fighter IV. Como ficou os Top 8 desse ano?



O francês Jonathan "Malek" Ledy tornou-se vencedor em SC4 com Ivy ao vencer o norte-americano Phillip Atkinson. O saudita Abdullatif Alhmili "Latif" que viria a se mostrar como excelente jogador de SF vence em GGXX ao superar outro nome presente nas competições atuais, o norte-americano Martin "Marn" Phan. Em SSFIIT, o americano Hung Nguyen (Afro Legends) bate o veterano John Choi. Nas duplas de SFIII3S viu-se a poderosa dupla internacional entre Justin Wong e Issei levar a taça contra os californianos Emphy e Rom. E sabe quem levou MVC2? Wong... ficou em segundo lugar, perdendo para Sanford Kelly, o "Santhrax".



O aguardado Top 8 de Street Fighter IV ficou assim:

Posição
País
Jogador
Personagens
Japão
Daigo Umehara
Ryu
EUA
Justin Wong
Rufus, Balrog, Abel
EUA
Ed Ma
Akuma, Zangief
EUA
Sanford Kelly "Santhrax"
Akuma, Cammy
EUA
Long Tran "ShadyK"
Akuma
Porto Rico 
Eduardo Pérez-Frangie "vVv Scrub"
Balrog, E. Honda
Japão
Takashi Hukushi "Dan"
Ryu
EUA
Ricky Ortiz "HelloKitty"
Rufus

Nem Abel, nem Balrog, nem Rufus: o mestre de SFIV é o Ryu de Daigo:



O fato da primeira grande final de SF4 ter sido entre Daigo Umehara e Justin Wong foi a prova de que estes dois nunca "largaram o osso" quando o assunto é fighting games. O mais curioso sobre a lista acima: o jogador Eduardo Perez que hoje é mais conhecido como "PR Balrog" usava um apelido diferente e ainda registrava-se como jogador advindo de Puerto Rico...

Com coberturas jornalísticas de maior qualidade, como a IGN, as partidas da EVO finalmente possuem aquela qualidade desejada em seus vídeos, especialmente no áudio que agora conta com a captação ideal dos comentaristas e da plateia.

EVO 2010

Ah, que saudades de Tekken 6...
Com o estrondoso sucesso da edição passada, a EVO viu seu número de inscritos bater recorde nas inscrições para SF4 com mais de 1800 jogadores correndo atrás de 20 mil doláres. A Evolution Championship Series 2010 trouxe seis torneios para cinco diferentes jogos: Super Street Fighter II Turbo HD Remix, o segundo Tatsunoko vs. Capcom (Ultimate All-Stars), Tekken 6, Melty Blood Actress Again e o recente update Super Street Fighter IV com seu evento principal e um mini-torneio feminino com quatro convidadas.

A versão Current Code de Melty Blood foi lançada ano passado para a Steam, ainda dá pra aproveitar.
O evento teve cobertura especial do canal G4 que transmitiu as partidas finais de SSFIV. E dois fatores interessantes adentraram as tradições da EVO: o primeiro, que se espalhou em pouco tempo, foi o fato de alguns jogadores passaram a ser reconhecidos como profissionais, como Justin Wong que tornou-se membro da equipe Evil Geniuses, uma das primeiras equipes criadas para os eSports, especialmente focado em StarCraft 2, um dos mais populares jogos online da história. Por isso, alguns jogadores apareceram com siglas antes de seu nicknames, como EG JWong, EG Ricki Ortiz e EG Marn.

A jogadora transgênero Ricki Ortiz amargou muitos vices na EVO... Mas foi uma das primeiras a receber patrocínio e reconhecimento de grandes equipes como a Evil Geniuses.
O segundo: A Community's Choice, ou "Escolha da Comunidade" colocou em votação no site Shoryuken.com os seguintes jogos: Street Fighter III 3rd Strike, Capcom vs. SNK 2, Marvel vs. Capcom 2, SoulCalibur IV, The King of Fgihters XII e Melty Blood Actress Again; este último foi o vencedor. BlazBlue Calamity Trigger retornaria, mas com o lançamento da versão Continuum Shift a organização do evento abandonou o jogo de Ragna em prol de outra escolha da comunidade: MVC2.

Ragna e seu grupo de BlazBlue foram deixados de lado para mais uma edição de MVC2.
O retorno final de MVC2 trouxe a mesma final da última edição: Justin Wong contra Sanford Kelly. E o mais interessante aconteceu: Wong deu o troco em Santhrax, tomando definitivamente o título de rei do jogo das mãos de seu último algoz. Fim do drama de Justin que havia engolido seco dois vice-campeonatos em 2009.



Quantos aos outros games? Tekken 6 foi conquistado pelo sul-coreano "Nin" contra o norte-americano "Rip" e ainda figurou Tokido e Crow em seu Top 8. Para Melty Blood, tivemos a vitória de mais um asiático contra um americano: "Garu" vence "Lord Knight". O lendário (e insistente) SFII em sua versão HD Remix permitiu que o Zangief de Snake Eyez (Darryl Lewis) vencesse o Ryu de "DGV", na última aparição desse jogo como parte do evento principal. Por fim, a equipe EG recebeu mais um título com Marn contra KBeast em TVC.



Quanto ao novo Super SFIV que adicionou mais 10 lutadores ao game, tivemos o destaque da francesa Marie-Laure Norindr, mais conhecida hoje como Kayane, levar o título feminino de 2010 com sua Chun-Li contra o Gouken da norte-americana Sola Adesiji:



Com a vitória de Umehara e o vice de Wong de 2009, muitos esperavam que ambos estivessem entre os 8 melhores, mas somente o japonês chegou neste feito. Duas novas lendas surgiram nesta edição: o taiwanês Bruce Hsiang "GamerBee" e o sul-coreano Seon-Woo Lee, o "Infiltration". Cinco americanos completam o Top 8: o determinado Ricki Ortiz, Mike Hoss e seu Honda, Vangief com o gigante russo de SFII e outros dois menos conhecidos, Golden Cen e Shizza.

Veja a lista final:


Posição País Player Personagens
Japão Daigo Umehara Ryu
EUA EG Ricky Ortiz Rufus, Chun-Li
Coréia do Sul Infiltration Akuma, Juri
EUA Mike Ross E. Honda
Taiwan GamerBee Adon
EUA BLG Vangief Zangief
EUA Golden Cen E. Honda, Dhalsim
EUA Shizza Chun-Li

A grande final do evento com o apresentador Adam Sessler e Seth Killian:



E mais uma vez, Ryu manteve-se no topo de Street Fighter IV... Porém em 2011 as coisas mudariam radicalmente, pois os jogadores estavam sabendo que um novo Mortal Kombat e um novo Marvel vs. Capcom estavam prestes a ser lançados.

EVO 2011

Os hotéis de Las Vegas estavam ficando pequenos para tanta história.
Esta foi a EVO mais assistida via streaming em toda a história com mais de 2 milhões de visualizações únicas. E por coincidência, foi a primeira que acompanhei de perto e vi que a comunidade de fighting games tinha tornado-se gigante, com os chats das transmissões pipocando de gente torcendo e, claro, zoando.

O poderoso Kung Lao esteve presente nas melhores partidas de MK9.
O ano de 2011 foi mais que especial para os fãs de jogos de luta: tivemos o reboot de Mortal Kombat agora pelo renovado NetherRealm Studios, o ressurgimento da lenda com Marvel vs. Capcom 3 e outro terceiro jogo em sua série, BlazBlue Continuum Shift II. Três novidades que estiveram nos torneios da EVO.



Ainda neste evento tivemos trailers dos anúncios de The King of Fighters XIII para os consoles, demonstração de Tekken Tag Tournament 2 e SoulCalibur V, anúncio da versão online de SFIII 3rd Strike, um side tournament do indie Skullgirls e... Ultimate Marvel vs. Capcom 3, uma contraditória atualização para um game que nem ao menos tinha seis meses de vida. Enfim, Capcom sendo Capcom.

A hype das partidas de Marvel vs. Capcom 3 me tornou um fã incondicional da EVO.
Enfim, vamos a definição dos melhores de 2011, o ano no qual descobri o significado da palavra "HYPE". Esta palavra que, no inglês, é interpretada como "empolgação" ou "euforia", cujo sentimento não pode ser traduzido para nenhum idioma, é definitivamente expressada por amantes de jogos de luta ao assistirem grandes partidas, como foi o caso de Super Street Fighter IV Arcade Edtion e Marvel vs. Capcom 3.

Tive a completa noção do que é Hype com este vídeo da figura de Maximillian Dood:

 

O que é mais promissor do que um garoto de 8 anos que obtém um perfect em menos de 10 segundos? Mesmo que MVC3 seja simplificado, ele nunca foi fácil de se jogar...

Um dos jogos mais coloridos que já vi... BBCSII só perde para MVC3 neste quesito.
Qual a line-up desse ano? Uma versão novamente atualizada de SSFIV chamada de Arcade Edition, pois no final de 2010 os fliperamas japoneses receberam a adição dos gêmeos Yun e Yang, Evil Ryu e Oni como novos lutadores do game. Marvel vs. Capcom 3 que era aguardado por mais de 10 anos, o novíssimo Mortal Kombat, BBCSII e Tekken 6 fechavam o torneio realizado do último fim de semana de julho.



O já conhecido Perfect Legend (Carl White) por vencer o torneio de Dead or Alive 4 em 2006 volta à vitória no reformado MK9 contra Giuseppe "REO" Grosso. Em BBCSII vimos Tokido chegar em terceiro, Lord Knight em seu segundo vice na EVO e Alex "Spark" Chen como campeão. Tekken 6 trouxe a glória para Rene Maistry "Kor" contra Shawn Swain "Fab". Como visto no vídeo dos "5 Hype Moments", a final de MVC3 aconteceu entre Viscant e o agora PR Balrog - mas mesmo com o reset* da bracket pelo porto-riquenho com aquele incrível comeback (virada de jogo) de Tron contra Phoenix, Wesker e Haggar, a vitória ainda foi do jogador veterano.



Por fim, o melhor torneio de 2011: Super Street Fighter IV Arcade Edition. Nunca vi partidas tão intensas quanto aquelas até hoje para esta série da Capcom, olha o nível do Top 8: o atual campeão Daigo Umehara que trocou Ryu pelo rápido Yun; Tokido e seu Akuma; o jogador em ascensão Keita Ai "Fuudo" com Fei Long; o sul-coreano PoongKo com Seth; Latif, o saudita jogador de Viper que já havia vencido uma EVO em 2009; Kindevu também com Yun; Wolfkrone e sua Viper; e por fim, FlashMetroid com Zangief e mais uma Viper. Posso dizer que torci para todos, mas ninguém superou PoongKo em atitude:



Depois que a lenda caiu, vimos uma final surpreendente: Latif vs. Fuudo. Os norte-americanos torceram em peso para a vitória do jogador de Viper, mas a vitória foi consolidada pelo japonês. Ainda posso assistir essas partidas até hoje:



Top 8 da EVO 2011 de Super Street Fighter IV Arcade Edition:

Posição País Jogador Personagens
Japão Keita Ai "Fuudo" Fei Long
Arábia Saudita Brokentier Latif C.Viper
Coréia do Sul Totalheads POONGKO Seth
Japão MCZ Daigo Yun
Japão eLive|Pro Kindevu Yun
Japão Tokido MCZ Akuma
EUA Wolfkrone C.Viper
EUA FlashMetroid Zangief, C.Viper

Depois de participantes de todos os estados norte-americanos e jogadores de outros 44 países se digladiarem na EVO, pude ter a certeza de que acompanhar este evento era uma questão de honra para mim nos anos seguintes.

Agora patrocinado pela MadCatz, Daigo teve que ceder o trono depois de trocar Ryu por Yun.

* O torneio da EVO é disputado no formato Double Elimination. Assim, o jogador tem direito a perder uma vez antes que seja eliminado de vez, caindo assim para a chave da Losers. Aquele que perde na Losers vai pra casa e os jogadores da chave Winners continuam se enfrentando até que sobre apenas um em cada chave, na chamada Grand Final. Se o jogador da Winners vence, leva o troféu, mas se o jogador da Losers vence ele apenas reseta a bracket, deixando assim cada jogador com uma derrota. Um sistema bem justo, não é?

Na 4ª parte, veremos como se deu os eventos entre 2012 a 2015, tempo que SFIV ainda era o torneio principal, mas veio acompanhado de um enorme sucesso de seus concorrentes. Fui!

2 comentários:

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: