terça-feira, 11 de julho de 2017

SGP Especial: A História da EVO (Parte 2 - 2002 a 2008)


Esta é a segunda parte do especial de aquecimento para o maior evento de jogos de luta: a Evolution Championship Series 2017. Depois do estabelecimento das competições anuais criadas pelos irmãos Tom e Tony Cannon, tivemos o surgimento da EVO em 2002 com a proposta literal de evolução dos antigos B3, B4 e B5 Championships. Leia sobre o início de sua história clicando aqui

Vamos relembrar e viver?

02) Transição dos Arcades para os Consoles

EVO 2002


O início da década passada foi espetacular com a criação dos crossovers Marvel vs. Capcom 2 (2000) e dois jogos de Capcom vs. SNK (CVS e CVS2, respectivamente 2000 e 2001), mas o ano seguinte, justamente o do nascimento da EVO, não apresentou-se nenhum grande game lançado em 2002 que agradasse o gosto do público norte-americano e japonês. A lista é essa: Street Fighter Alpha 3 Upper, The King of Fighters 2002, Rage of the Dragons e Guilty Gear XX como jogos 2D; e Mortal Kombat: Deadly Alliance, SoulCalibur II, Virtua Fighter 4: Evolution e Bloody Roar Primal Fury com a porradaria em 3D.

Se tivessemos uma EVO Brasil, KOF 2002 ainda estaria na nossa line-up até hoje.
Por que estes jogos não figuraram a line-up da EVO? Duas respostas: baixa popularidade e sistemas. SFA3 Upper foi um upgrade lançado para GameBoy Advance; KOF 2002 não teve apelo nos EUA e Japão, mesmo que ainda tenha se tornado um grande sucesso na América Latina e China; ROTD era um game "lado B" até mesmo para os fãs dos arcades Neo Geo; GGXX ainda estava saindo do "mundo underground japonês"; MKDA foi lançado apenas para os consoles da época (PlayStation 2, Xbox e GameCube); SCII tinha sido recém-lançado e ainda não havia cativado fãs suficientes; VF4E mesmo com o subtítulo adequado, era uma série que nunca tinha obtido grande sucesso quanto Tekken e.... Bloody Roar era apenas um fighting game casual de consoles.

Este jogo tem um capítulo em sua história de competições: Justin Wong
Três torneios se mantiveram de 2001: Super Street Fighter II Turbo - que na época era o grande favorito de americanos e japoneses - Marvel vs. Capcom 2 e Capcom vs. SNK 2, substituindo sua versão anterior. E este último tornou-se um dos mais prestigiados por toda a década, como veremos a seguir. O campeão de SFII foi novamente Jason "Afro" Cole com seu Dhalsim contra o Sagat e a Chun-Li de Shinya Ohnuki, ou apenas "Nuki". Em Capcom vs. SNK 2, o nascimento de uma das lendas modernas: vitória de Hajime Taniguchi "Tokido" contra Nuki em mais um vice-campeonato. Por fim, MVC2 trouxe Justin Wong em seu segundo título contra Rowtron. Mas basta dizer que houve uma invasão nipônica: o Top 8 de CVS2 foi praticamente dos japoneses com INO, Bas e Liquid Metal em 3 dos 5 lugares do Japão no pódio.

Ainda que em péssima qualidade, uma partida com o campeão de Capcom vs. SNK de 2002:


A EVO 2002 ficou marcada pela repetição de muitos jogadores de torneios passados em seus Top 8 dos três torneios. Aqui tivemos os melhores players iniciando sua história profissional, deixando bem claro que jogar fighting games é algo que envolve dedicação e, consequentemente, aquelas pessoas "casuais" que esmagam botões e esfregam direcionais jamais teriam chance contra esse público "hardcore". Jogos de luta tornam-se cada vez mais um objeto de adoração apenas para um nicho da parcela gamer.

EVO 2003



De alguma forma, a EVO precisou "evoluir" de verdade. E no ano seguinte, tivemos uma poderosa line-up: os carros-chefe Super Street Fighter II Turbo, Marvel vs. Capcom 2 e Capcom vs. SNK 2 eram auxiliados pela volta do majestoso SFIII 3rd Strike, além da adesão de três games da Namco: SoulCalibur II, Tekken 4 e Tekken Tag Tournament. Por fim, a SEGA foi prestigiada com Virtua Fighter 4 Evolution (combinou!) e ainda tivemos Guilty Gear XX pela antiga Sammy e a Arc System Works completando o hall da porrada em 2003.

Virtua Fighter 4 Evolution foi aceito na EVO 2003 por causa de seu subtítulo.
Os destaques deste ano: o tricampeonato de JWong em MVC2 contra Ricki Ortiz. A maior lenda do gênero, Daigo Umehara, obtinha a glória com participação em 4 finais da EVO 2003, dois títulos e dois vices: suas primeiras vitórias aconteceram em SFII e GGXX, respectivamente contra Nuki e Soh Miura; Kenji "KO" Obata vence Daigo em SFIII3S; e Umehara ainda ganha mais um vice após perder para Tetsuya "Ino" em CVS2. Tekken 4 teve domínio norte-americano, enquanto em TTT via-se a comunidade sul-coreana destacar-se com duas presenças no Top 8 mais o vice-campeonato do britânico Ryan Hart. O francês Daniel Vu levou SCII e o japonês Eiji "Chibita" Komatsu em VF4 Evolution. Esse último curiosamente não teve nenhum participante dos EUA em seu Top 8.



Com novas franquias além da Capcom, a EVO 2003 trouxe mais fama ao torneio, sedimentou Daigo como um dos melhores jogadores da história e apresentou uma ótima variação de nacionalidades entre os inscritos. Toda essa atitude trouxe mais atenção ainda para o evento no ano seguinte, mas os organizadores tiveram muita dificuldade este ano por conta de máquinas de arcade estarem se tornando mais raras e caras. Com poucas máquinas em um grande evento como a EVO, toda a organização pode se comprometer por adquirir mais riscos com um possível mau funcionamento delas e ainda haver menos partidas acontecendo ao mesmo tempo pela escassez de máquinas, pois o número de competidores cresce a cada ano. Hora de mudar!

EVO 2004



Muitas mudanças para a EVO 2004: quase todos os torneios (à exceção de 3S) passam a utilizar as versões caseiras dos jogos prestigiados na competição; mais de 700 participantes de 30 diferentes países; o surgimento da "collusion rule" (explicada a seguir); por fim, um vídeo viral de SFIII de uma das partidas da EVO começa a circular na internet em um tempo que não tínhamos o YouTube ou qualquer plataforma popular de vídeos online. E somente uma coisa foi mantida: os nove jogos da edição passada.



Se você está nesse blog e não conhece ou ouviu falar do EVO Moment #37, você tem a obrigação de ver este vídeo. E mesmo os que já conhecem, como não sentir aquele arrepio quando se ouve o furor crescente dos gritos da plateia que assiste a primeira partida da Losers Final de 3S entre Wong e Umehara? O legado que este vídeo trouxe aos jogos de luta é sem igual. Muitos dizem que a comunidade foi "salva" por este singelo momento. São tantos fatores complexos resumidos em um único vídeo que a cada ano que passa, ele fica melhor, tal como os vinhos de boa qualidade.

EVO "Mement" #37, pra que te quero?
Segundo o relato de um dos jogadores mais veteranos da comunidade, Jay "Viscant" Snyder, essa prática de combinar resultados para a divisão de prêmios e glórias entre amigos era comum nos primeiros torneios de jogos de luta (leia mais em inglês aqui). Mas a direção dos eventos nunca aprovou isso e criou a tal da "collusion rule", que é mencionada assim no site oficial de regras para a EVO:

"A colusão de qualquer tipo com seus concorrentes é considerada trapaça. Se o Diretor do Torneio determinar que qualquer concorrente está em colusão para manipular os resultados ou intencionalmente em sua execução, os jogadores acusados podem ser imediatamente desqualificados. Essa determinação deve ser feita a critério exclusivo do Diretor do Torneio. Qualquer pessoa desqualificada dessa maneira perde todos os direitos sobre quaisquer títulos ou prêmios que possa ter obtido de outra forma para esse torneio." (Tradução minha).

Um dos criadores da EVO, Tom Cannon, postou no fórum Shoryuken, criado em 2000 - sim, o grande site de hoje com mesmo nome - que "infelizmente, este ano nós vimos alguns incidentes nos quais jogadores participaram com desempenho inferior do que o esperado, em maioria nas partidas finais de um torneio. Este comportamento é inaceitável e deve acabar." E isto refere-se exatamente a final de SoulCalibur II entre os jogadores Robert Combs (RTD) e Marquette Yarbrough (Mick), onde o baixo desempenho de ambos demonstrou que havia um possível conchavo entre eles. E quanto aos outros torneios?

O protagonista de uma verdadeira treta nesta história.
Ainda que Daigo e Wong tenham protagonizado a partida mais famosa de SFIII3S em 2004, ambos ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar, abaixo do bicampeão Kenji Obata. MVC2 viu Justin Wong obter seu quarto título consecutivo para provar que nunca houve lenda maior neste jogo, desta vez contra KingDavid (David Lee), além do seu Top 8 exclusivo para jogadores dos EUA. Em SSFIITurbo, Daigo recebeu seu segundo título desta vez contra o renomado John Choi. O mais curioso deste torneio: Wong chegou em quarto lugar, Alex Valle em quinto e o futuro gerente de jogos da Capcom norte-americana Seth Killian em oitavo lugar - o mesmo ainda aparece como comentarista nas partidas de Super Street Fighter IV nos anos de 2009 a 2012. Fechando os jogos da Capcom, tivemos a vitória de Yosuke Ito, mais conhecido como "Kindevu" em CVS2 contra Ricki Ortiz em mais um vice-campeonato.


Finalizando o pódio da EVO 2004: Daigo em primeiro e Kindevu em segundo no GGXX; uma curiosa vitória de Hiromiki Kumada, mais famoso pelo apelido de "Itabashi Zangief" ou ainda "Itazan" no VF4 Evolution. Destaque de Ryan Hart nos torneios de Tekken, com o título em Tekken Tag Tournament e dois quarto lugares em VF4 e Tekken 4. Neste último jogo, apenas um revezamento de posições do ano passado com a mesma final: Anthony "Jackie" Tran, campeão deste ano, contra Joshua "Jinkid" Molinaro, campeão do ano anterior.

03) A Resistência dos Fighting Games e Mudança para Vegas

EVO 2005


Uma relação de amor verdadeiro: Vegas e EVO.
Todas as seis edições anteriores (B3, B4, B5, EVO 2k2, EVO 2k3 e EVO 2k4) aconteceram em diferentes cidades no estado da Califórnia, oeste dos EUA. A partir de 2005, a turística e amplamente explorada pela indústria cinematográfica cidade de Las Vegas em Nevada torna-se a casa da EVO. 

Nem os jogadores da EVO prestigiaram Capcom Fighting Jam - mesmo que a danada da Capcom tenha colocado seu nome americano como Capcom Fighting Evolution...
Porém, o glamour que este local retrata era contraditório ao momento da cena FGC: os jogos de luta eram cada vez menos rentáveis; a Capcom tinha apenas o fracassado Capcom Fighting Evolution como jogo inédito e insistia no relançamento de suas franquias em coletâneas (por sinal, ótimas) de SF Alpha, SFII e Darkstalkers para PS2; a popularidade de MK e KOF nunca foi o forte no público mais presente na EVO; e outras franquias como Tekken, SoulCalibur, Guilty Gear e Virtua Fighter ainda não eram a preferência da comunidade. Como progredir? Resistência!

Yipes e Justin Wong: tempos das "vacas magras"...
Toda boa história precisa de um momento de sofrimento que irá colocar à prova toda a dedicação e a paixão de seus envolvidos. E quanto a estes dois valores, foi neste momento de escassez que a comunidade dos jogos de luta se fortaleceu ainda mais. Embora os jogos de luta tenham se tornado praticamente uma cultura de nicho, muito específica mesmo, algumas medidas foram espontaneamente tomadas. Compartilhar vídeos, "feedar" os fóruns do gênero e criar websites (tal como fiz em minha jornada pessoal naqueles tempos) foram as atitudes que os apaixonados pela porrada virtual tiveram que tomar para manter a chama acesa. 

Tekken 5 em seu auge: ano de 2005.
Sendo assim, por quatro anos, vimos incríveis lançamentos como Tekken 5, Guilty Gear XX #Reload, Dead or Alive 4, Virtua Fighter 5 e seus upgrades adentrarem a lista de torneios promovidos na EVO nos quatro anos posteriores. Resultados desse ano?

Finais de GG XX #Reload em mais de duas horas de vídeo:



Em Tekken Tag Tournament, tivemos mais um vice-campeonato da lenda Ryan Hart pelas mãos de outro sul-coreano com o apelido de Qudans. Já em Tekken 5, Christopher "Crow" Villareal surge como um dos melhores jogadores da franquia da família Mishima. Para GGXX # Reload, tivemos Ryota "RF" Fukumoto vencendo Kindevu na grande final. Em Capcom vs. SNK 2 viu-se a primeira vitória do perito BAS contra Kenryo "Mago" Hayashi, dois japoneses. Um jogador chamado Gian foi o vencedor de Super Street Fighter II Turbo contra o sempre presente Nuki, com direito a um terceiro lugar de Tokido, o "murderface". O fim da dominação de Justin Wong em Marvel vs. Capcom 2 aconteceu com a vitória de Duc Do diante de Michael "Yipes" Mendoza. E fechamos o pódio com Street Fighter III 3rd Strike com o vencedor Nuki e o vice de Wong, ambos com Chun-Li.

EVO 2006

Mudança de hotel, mas não de cidade. Neste ano, a EVO contou com a primeira manifestação oficial de apoio da Capcom ao maior evento de fighting games do mundo. Além disso, uma inusitada presença de um jogo da Nintendo e mais além disso: um jogo de corrida. A popularidade do portátil DS por conta da sua fácil locomoção e funções de multiplayer wireless, trouxeram Mario Kart DS para as competições dos irmãos Cannon. Excelente jogo apesar da contradição em si*.

Alex Valle e Daigo Umehara em mais uma de suas dezenas de partidas na EVO:


Guilty Gear XX Slash trouxe uma novidade para o evento: um torneio de times. Vitória para o time BAS composto pelo mesmo, Mint e Ruu contra o time Daigo com o próprio Umehara, Kindevu e RF. Só deu Japão. CVS2 de 2001 mantinha-se vivo e forte, trazendo uma nova vitória para Kindevu (campeão em 2004) e outro vice para Ricki Ortiz... MVC2 deu espaço para mais um título de Justin Wong, agora contra Alex "Chunksta" de Souza, ambos americanos. SFIII3S trazia dois novos finalistas, o vencedor Yoshihiko "Nitto" Togawa e o segundo colocado Issei Suzuki, dois japoneses e jogadores de Yun. 

As cinco edições do lendário SFII reunidas na Hyper Edition.
Hyper Street Fighter II foi o substituto para o mesmo jogo de 1994. A diferença era a possibilidade de escolha das versões dos lutadores (WorldWarrior, Champion Edition, Turbo, Super e Super Turbo) e aqui, presenciamos a vitória de Alex Wolfe contra o veterano "xrolento" (ou Jason Nelson). Tekken 5 viu o bicampeonato de Crow. Uma das novidades do evento, Dead or Alive 4 da Tecmo colocou Carl White, muito mais conhecido como "Perfect Legend" no topo de seu pódio, seguido de Emmanuel "Master" Rodriguez. O Top 8 de Mario Kart DS foi inteiramente preenchido por estadunidenses, assim como os últimos dois jogos antes desse. E estranhamente, SoulCalibur III que já havia sido lançado em 2005 ganhou uma versão Arcade em abril de 2006 e não figurou entre os escolhidos para a EVO 2006... Próximo.

EVO 2007

O terceiro ano desta dura fase de resistência foi chamado oficialmente de EVO World 2007 e contou com diversos torneios durante o ano por diferentes lugares nos Estados Unidos. Então, lista-se aqui o evento que ocorreu no mês de agosto no Green Valley Ranch, ainda em Las Vegas. Direto aos resultados.

O majestoso hotel que hospedou a EVO 2007.
Virtua Fighter 5 estreou com vitória de Itazan contra Nuki, dois tradicionais jogadores de SF, com Tokido e Ino ainda figurando no Top 8 deste jogo. Tekken 5 recebeu a atualização Dark Ressurection e viu o Jack-5 de Josh "Arario" Park levar o caneco, em um Top 8 apenas de norte-americanos. Outra novidade que contou apenas com jogadores dos EUA em suas oito melhores colocações foi outro game da Nintendo, desta vez um "quase" fighting game: o consagrado Super Smash Bros. Melee de GameCube. Guilty Gear XX evoluiu mais uma vez, agora para a versão Accent Core, e novamente teve sua competição em formato de times. Os dois finalistas do ano passado ocuparam os sétimos lugares desta vez, deixando o título para a dupla japonesa Yossan e Gibson. 

Uma partida de Super Smash Bros. Brawl entre Ken Hoang (1º) e Mango (3º):



Os jogos "dourados" da Capcom ficaram assim: Nuki em primeiro com Tokido em segundo no SFIII3S; novo título de BAS (já campeão em 2005) contra novo vice de Ricki Ortiz ("never give up!") em CVS2; o retorno de SSFIIT com troféu para Tokido e vice de John "Choiboy"; por fim, a surpreendente vitória de Yipes (vice em 2005) contra o pentacampeão Justin Wong na bagunça de MVC2.

Um dos melhores comebacks da história protagonizado pelo Cyclops de Wong:


Está acabando...

04) O Prenúncio da Ressurreição dos Jogos de Luta

EVO 2008

Depois dessa imagem, entendi porque o primeiro BlazBlue possui o subtítulo Calamity...
O último ano da amarga fase para fighting games. O mesmo ano em que vimos a EVO tornar-se o palco principal para os anúncios de novos jogos do gênero como Street Fighter IV (que veio a ser lançado para os arcades japoneses no mesmo ano); BlazBlue, a mais nova franquia da Arc System Works (de GG); Tatsunoko vs. Capcom (exclusivo para Wii) e ainda o remake de SFII com desenhos dos estúdios Udon, Super Street Fighter II Turbo HD Remix... que nome!!!



Uma prova da grande decaída dos jogos de luta foi a redução da line-up, que contou apenas com seis jogos contra os oito do ano passado: Capcom vs. SNK 2 (de 2001), Marvel vs. Capcom 2 (de 2000), Street Fighter III 3rd Strike (de 1999), Super Street Fighter II Turbo (de 1994), Tekken 5 DR (de 2006) e o controverso Super Smash Bros. Brawl (2008) como a única novidade do ano, aproveitando a popularidade de seu console (Nintendo Wii) e o apelo ao público casual. Todavia, muitos jogadores e espectadores criticaram o formato de regras do torneio de SSB, por permitir o uso de itens nas partidas.

Proprietários de PSP puderam desfrutar deste linda atualização de Tekken 5.
Agora quanto às provas da resistência dessa comunidade, podemos perceber que um jogo lançado há 14 anos deste evento ainda permanecia como carro-chefe das competições. E quatro dos seis games eram da mesma empresa, a Capcom. Aproveitando que os jogadores mais aficionados deste estilo de vida colocam a nostalgia e a fidelidade à prova todo ano, o anúncio de SFIV mexeu de forma visceral com os jogadores que se mantiveram nas competições da EVO, assim como este game mudaria ainda o futuro deste assunto.

Até Pikachu já foi pra EVO!
Hora dos resultados: SSB Brawl viu o experiente Ken Hoang, sob o apelido de SephirothKen e campeão da EVO 2007, perder o título para um então desconhecido chamado Asim "CPU" Mehta. Tekken 5 DR permitiu que o especialista em recordes, o britânico Ryan Hart, atingisse mais um campeonato da EVO. John Choi retorna ao palco da vitória duas vezes: ao passar por BAS em CVS2 e ao repetir o feito contra Nuki, no torneio de SSFIIT. O mesmo Nuki saiu-se vencedor no campeonato de SFIII3S contra Justin Wong, em uma repetição da final de 2005 do mesmo game. E para combinar a questão de "vice também é campeão", Justin Wong retoma a coroa de MVC2 contra Chunksta, em mais uma repetição da Grand Final de 2006...

Ryan Hart provando-se como lenda de jogos de luta 3D apresentados na EVO:


Achou estranho que tantas finais tenham se repetido e que os mesmos players figurassem os pódios de 2002 a 2008? Pois é, estes são os personagens da resistência que os jogos de luta tiveram que implantar para manterem-se vivos na indústria dos games, em um tempo onde não havia streamings, câmeras de qualidade, placas de captura em HD, consoles e arcades com títulos mais escassos e informações propagadas deste assunto limitadas aos fóruns como o Shoryuken

Daigo Umehara (JAP) e Justin Wong (EUA) foram os maiores vencedores das edições da EVO.
Imaginem a expectativa daqueles que participaram desta história de hoje ao ver os anúncios de lançamento durante a EVO 2008? E não havia apenas aqueles quatro mencionados no primeiro parágrafo de 2008: Mortal Kombat vs. DC Universe, SoulCalibur IV, Guilty Gear XX ^core Plus, Virtua Fighter 5 R e Tekken 6 Bloodline Rebelion figuravam como lançamentos de 2008.

A SEGA produziu um lindo jogo com Virtua Fighter 5 R.
Na parte 3, veremos o legado que Street Fighter IV e seus concorrentes trouxeram para o mais amado e apaixonante gênero dos videogames. 

*EDIT: Mario Kart 7 fez parte da EVO 2006 porque esta competição foi patrocinada pela Toyota, a gigante japonesa fabricante de automóveis. Como obrigação contratual, o evento deveria abrigar um jogo de corrida entre as competições principais. Esta informação foi dada por Robson Vieira, um dos mais informados fãs do gênero em seu Facebook.

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: