Esta é a segunda parte do especial de aquecimento para o maior evento de jogos de luta: a Evolution Championship Series 2017. Depois do estabelecimento das competições anuais criadas pelos irmãos Tom e Tony Cannon, tivemos o surgimento da EVO em 2002 com a proposta literal de evolução dos antigos B3, B4 e B5 Championships. Leia sobre o início de sua história clicando aqui.
02) Transição dos Arcades para os Consoles
EVO 2002
EVO 2002
O início da década passada foi espetacular com a criação dos crossovers Marvel vs. Capcom 2 (2000) e dois jogos de Capcom vs. SNK (CVS e CVS2, respectivamente 2000 e 2001), mas o ano seguinte, justamente o do nascimento da EVO, não apresentou-se nenhum grande game lançado em 2002 que agradasse o gosto do público norte-americano e japonês. A lista é essa: Street Fighter Alpha 3 Upper, The King of Fighters 2002, Rage of the Dragons e Guilty Gear XX como jogos 2D; e Mortal Kombat: Deadly Alliance, SoulCalibur II, Virtua Fighter 4: Evolution e Bloody Roar Primal Fury com a porradaria em 3D.
Se tivessemos uma EVO Brasil, KOF 2002 ainda estaria na nossa line-up até hoje. |
Este jogo tem um capítulo em sua história de competições: Justin Wong |
Ainda que em péssima qualidade, uma partida com o campeão de Capcom vs. SNK de 2002:
A EVO 2002 ficou marcada pela repetição de muitos jogadores de torneios passados em seus Top 8 dos três torneios. Aqui tivemos os melhores players iniciando sua história profissional, deixando bem claro que jogar fighting games é algo que envolve dedicação e, consequentemente, aquelas pessoas "casuais" que esmagam botões e esfregam direcionais jamais teriam chance contra esse público "hardcore". Jogos de luta tornam-se cada vez mais um objeto de adoração apenas para um nicho da parcela gamer.
EVO 2003
De alguma forma, a EVO precisou "evoluir" de verdade. E no ano seguinte, tivemos uma poderosa line-up: os carros-chefe Super Street Fighter II Turbo, Marvel vs. Capcom 2 e Capcom vs. SNK 2 eram auxiliados pela volta do majestoso SFIII 3rd Strike, além da adesão de três games da Namco: SoulCalibur II, Tekken 4 e Tekken Tag Tournament. Por fim, a SEGA foi prestigiada com Virtua Fighter 4 Evolution (combinou!) e ainda tivemos Guilty Gear XX pela antiga Sammy e a Arc System Works completando o hall da porrada em 2003.
Virtua Fighter 4 Evolution foi aceito na EVO 2003 |
Com novas franquias além da Capcom, a EVO 2003 trouxe mais fama ao torneio, sedimentou Daigo como um dos melhores jogadores da história e apresentou uma ótima variação de nacionalidades entre os inscritos. Toda essa atitude trouxe mais atenção ainda para o evento no ano seguinte, mas os organizadores tiveram muita dificuldade este ano por conta de máquinas de arcade estarem se tornando mais raras e caras. Com poucas máquinas em um grande evento como a EVO, toda a organização pode se comprometer por adquirir mais riscos com um possível mau funcionamento delas e ainda haver menos partidas acontecendo ao mesmo tempo pela escassez de máquinas, pois o número de competidores cresce a cada ano. Hora de mudar!
EVO 2004
Muitas mudanças para a EVO 2004: quase todos os torneios (à exceção de 3S) passam a utilizar as versões caseiras dos jogos prestigiados na competição; mais de 700 participantes de 30 diferentes países; o surgimento da "collusion rule" (explicada a seguir); por fim, um vídeo viral de SFIII de uma das partidas da EVO começa a circular na internet em um tempo que não tínhamos o YouTube ou qualquer plataforma popular de vídeos online. E somente uma coisa foi mantida: os nove jogos da edição passada.
Se você está nesse blog e não conhece ou ouviu falar do EVO Moment #37, você tem a obrigação de ver este vídeo. E mesmo os que já conhecem, como não sentir aquele arrepio quando se ouve o furor crescente dos gritos da plateia que assiste a primeira partida da Losers Final de 3S entre Wong e Umehara? O legado que este vídeo trouxe aos jogos de luta é sem igual. Muitos dizem que a comunidade foi "salva" por este singelo momento. São tantos fatores complexos resumidos em um único vídeo que a cada ano que passa, ele fica melhor, tal como os vinhos de boa qualidade.
EVO "Mement" #37, pra que te quero? |
"A colusão de qualquer tipo com seus concorrentes é considerada trapaça. Se o Diretor do Torneio determinar que qualquer concorrente está em colusão para manipular os resultados ou intencionalmente em sua execução, os jogadores acusados podem ser imediatamente desqualificados. Essa determinação deve ser feita a critério exclusivo do Diretor do Torneio. Qualquer pessoa desqualificada dessa maneira perde todos os direitos sobre quaisquer títulos ou prêmios que possa ter obtido de outra forma para esse torneio." (Tradução minha).
Um dos criadores da EVO, Tom Cannon, postou no fórum Shoryuken, criado em 2000 - sim, o grande site de hoje com mesmo nome - que "infelizmente, este ano nós vimos alguns incidentes nos quais jogadores participaram com desempenho inferior do que o esperado, em maioria nas partidas finais de um torneio. Este comportamento é inaceitável e deve acabar." E isto refere-se exatamente a final de SoulCalibur II entre os jogadores Robert Combs (RTD) e Marquette Yarbrough (Mick), onde o baixo desempenho de ambos demonstrou que havia um possível conchavo entre eles. E quanto aos outros torneios?
Ainda que Daigo e Wong tenham protagonizado a partida mais famosa de SFIII3S em 2004, ambos ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar, abaixo do bicampeão Kenji Obata. MVC2 viu Justin Wong obter seu quarto título consecutivo para provar que nunca houve lenda maior neste jogo, desta vez contra KingDavid (David Lee), além do seu Top 8 exclusivo para jogadores dos EUA. Em SSFIITurbo, Daigo recebeu seu segundo título desta vez contra o renomado John Choi. O mais curioso deste torneio: Wong chegou em quarto lugar, Alex Valle em quinto e o futuro gerente de jogos da Capcom norte-americana Seth Killian em oitavo lugar - o mesmo ainda aparece como comentarista nas partidas de Super Street Fighter IV nos anos de 2009 a 2012. Fechando os jogos da Capcom, tivemos a vitória de Yosuke Ito, mais conhecido como "Kindevu" em CVS2 contra Ricki Ortiz em mais um vice-campeonato.
O protagonista de uma verdadeira treta nesta história. |
Finalizando o pódio da EVO 2004: Daigo em primeiro e Kindevu em segundo no GGXX; uma curiosa vitória de Hiromiki Kumada, mais famoso pelo apelido de "Itabashi Zangief" ou ainda "Itazan" no VF4 Evolution. Destaque de Ryan Hart nos torneios de Tekken, com o título em Tekken Tag Tournament e dois quarto lugares em VF4 e Tekken 4. Neste último jogo, apenas um revezamento de posições do ano passado com a mesma final: Anthony "Jackie" Tran, campeão deste ano, contra Joshua "Jinkid" Molinaro, campeão do ano anterior.
03) A Resistência dos Fighting Games e Mudança para Vegas
EVO 2005
Todas as seis edições anteriores (B3, B4, B5, EVO 2k2, EVO 2k3 e EVO 2k4) aconteceram em diferentes cidades no estado da Califórnia, oeste dos EUA. A partir de 2005, a turística e amplamente explorada pela indústria cinematográfica cidade de Las Vegas em Nevada torna-se a casa da EVO.
Uma relação de amor verdadeiro: Vegas e EVO. |
Nem os jogadores da EVO prestigiaram Capcom Fighting Jam - mesmo que a danada da Capcom tenha colocado seu nome americano como Capcom Fighting Evolution... |
Yipes e Justin Wong: tempos das "vacas magras"... |
Tekken 5 em seu auge: ano de 2005. |
Finais de GG XX #Reload em mais de duas horas de vídeo:
Em Tekken Tag Tournament, tivemos mais um vice-campeonato da lenda Ryan Hart pelas mãos de outro sul-coreano com o apelido de Qudans. Já em Tekken 5, Christopher "Crow" Villareal surge como um dos melhores jogadores da franquia da família Mishima. Para GGXX # Reload, tivemos Ryota "RF" Fukumoto vencendo Kindevu na grande final. Em Capcom vs. SNK 2 viu-se a primeira vitória do perito BAS contra Kenryo "Mago" Hayashi, dois japoneses. Um jogador chamado Gian foi o vencedor de Super Street Fighter II Turbo contra o sempre presente Nuki, com direito a um terceiro lugar de Tokido, o "murderface". O fim da dominação de Justin Wong em Marvel vs. Capcom 2 aconteceu com a vitória de Duc Do diante de Michael "Yipes" Mendoza. E fechamos o pódio com Street Fighter III 3rd Strike com o vencedor Nuki e o vice de Wong, ambos com Chun-Li.
EVO 2006
Mudança de hotel, mas não de cidade. Neste ano, a EVO contou com a primeira manifestação oficial de apoio da Capcom ao maior evento de fighting games do mundo. Além disso, uma inusitada presença de um jogo da Nintendo e mais além disso: um jogo de corrida. A popularidade do portátil DS por conta da sua fácil locomoção e funções de multiplayer wireless, trouxeram Mario Kart DS para as competições dos irmãos Cannon. Excelente jogo apesar da contradição em si*.
Alex Valle e Daigo Umehara em mais uma de suas dezenas de partidas na EVO:
Guilty Gear XX Slash trouxe uma novidade para o evento: um torneio de times. Vitória para o time BAS composto pelo mesmo, Mint e Ruu contra o time Daigo com o próprio Umehara, Kindevu e RF. Só deu Japão. CVS2 de 2001 mantinha-se vivo e forte, trazendo uma nova vitória para Kindevu (campeão em 2004) e outro vice para Ricki Ortiz... MVC2 deu espaço para mais um título de Justin Wong, agora contra Alex "Chunksta" de Souza, ambos americanos. SFIII3S trazia dois novos finalistas, o vencedor Yoshihiko "Nitto" Togawa e o segundo colocado Issei Suzuki, dois japoneses e jogadores de Yun.
As cinco edições do lendário SFII reunidas na Hyper Edition. |
EVO 2007
O terceiro ano desta dura fase de resistência foi chamado oficialmente de EVO World 2007 e contou com diversos torneios durante o ano por diferentes lugares nos Estados Unidos. Então, lista-se aqui o evento que ocorreu no mês de agosto no Green Valley Ranch, ainda em Las Vegas. Direto aos resultados.
Virtua Fighter 5 estreou com vitória de Itazan contra Nuki, dois tradicionais jogadores de SF, com Tokido e Ino ainda figurando no Top 8 deste jogo. Tekken 5 recebeu a atualização Dark Ressurection e viu o Jack-5 de Josh "Arario" Park levar o caneco, em um Top 8 apenas de norte-americanos. Outra novidade que contou apenas com jogadores dos EUA em suas oito melhores colocações foi outro game da Nintendo, desta vez um "quase" fighting game: o consagrado Super Smash Bros. Melee de GameCube. Guilty Gear XX evoluiu mais uma vez, agora para a versão Accent Core, e novamente teve sua competição em formato de times. Os dois finalistas do ano passado ocuparam os sétimos lugares desta vez, deixando o título para a dupla japonesa Yossan e Gibson.
O majestoso hotel que hospedou a EVO 2007. |
Uma partida de Super Smash Bros. Brawl entre Ken Hoang (1º) e Mango (3º):
Os jogos "dourados" da Capcom ficaram assim: Nuki em primeiro com Tokido em segundo no SFIII3S; novo título de BAS (já campeão em 2005) contra novo vice de Ricki Ortiz ("never give up!") em CVS2; o retorno de SSFIIT com troféu para Tokido e vice de John "Choiboy"; por fim, a surpreendente vitória de Yipes (vice em 2005) contra o pentacampeão Justin Wong na bagunça de MVC2.
Um dos melhores comebacks da história protagonizado pelo Cyclops de Wong:
Está acabando...
04) O Prenúncio da Ressurreição dos Jogos de Luta
EVO 2008
Depois dessa imagem, entendi porque o primeiro BlazBlue possui o subtítulo Calamity... |
Uma prova da grande decaída dos jogos de luta foi a redução da line-up, que contou apenas com seis jogos contra os oito do ano passado: Capcom vs. SNK 2 (de 2001), Marvel vs. Capcom 2 (de 2000), Street Fighter III 3rd Strike (de 1999), Super Street Fighter II Turbo (de 1994), Tekken 5 DR (de 2006) e o controverso Super Smash Bros. Brawl (2008) como a única novidade do ano, aproveitando a popularidade de seu console (Nintendo Wii) e o apelo ao público casual. Todavia, muitos jogadores e espectadores criticaram o formato de regras do torneio de SSB, por permitir o uso de itens nas partidas.
Agora quanto às provas da resistência dessa comunidade, podemos perceber que um jogo lançado há 14 anos deste evento ainda permanecia como carro-chefe das competições. E quatro dos seis games eram da mesma empresa, a Capcom. Aproveitando que os jogadores mais aficionados deste estilo de vida colocam a nostalgia e a fidelidade à prova todo ano, o anúncio de SFIV mexeu de forma visceral com os jogadores que se mantiveram nas competições da EVO, assim como este game mudaria ainda o futuro deste assunto.
Proprietários de PSP puderam desfrutar deste linda atualização de Tekken 5. |
Até Pikachu já foi pra EVO! |
Ryan Hart provando-se como lenda de jogos de luta 3D apresentados na EVO:
Achou estranho que tantas finais tenham se repetido e que os mesmos players figurassem os pódios de 2002 a 2008? Pois é, estes são os personagens da resistência que os jogos de luta tiveram que implantar para manterem-se vivos na indústria dos games, em um tempo onde não havia streamings, câmeras de qualidade, placas de captura em HD, consoles e arcades com títulos mais escassos e informações propagadas deste assunto limitadas aos fóruns como o Shoryuken.
Daigo Umehara (JAP) e Justin Wong (EUA) foram os maiores vencedores das edições da EVO. |
A SEGA produziu um lindo jogo com Virtua Fighter 5 R. |
*EDIT: Mario Kart 7 fez parte da EVO 2006 porque esta competição foi patrocinada pela Toyota, a gigante japonesa fabricante de automóveis. Como obrigação contratual, o evento deveria abrigar um jogo de corrida entre as competições principais. Esta informação foi dada por Robson Vieira, um dos mais informados fãs do gênero em seu Facebook.
Fui!
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