sexta-feira, 21 de julho de 2017

SGP Especial: A História da EVO (Parte 4 - 2012 a 2015)

A EVO 2017 chegou e passou como um furacão neste último final de semana e deixou uma linda ressaca vinda direto das transmissões de Las Vegas! A cada dia que passava, o silêncio vinha tomando conta, a respiração ficava mais cadenciada e a mente ia relaxando... isso era a economia da mente desse fã de fighting games que vos escreve para criar o foco que funciona como combustível para assistir e compreender as complexas partidas que acontecem por lá. E acabou...

Para os fãs de fighting games, este palco é um sonho.
Parece que o YouTube, a Twitch e os sites de Brackets, aquelas tabelas dos torneios atualizadas quase que instantaneamente, como o Smash.gg e o Challonge, sempre fizeram parte dos nossos cotidianos. Entretanto, a internet banda larga acabava de se popularizar no Brasil (com 2MB em preço realmente acessível) e toda a velocidade para acompanhar os resultados e as transmissões online ao vivo finalmente adentraram a maioria de nossas casas no início desta década.

Dá até gosto de ver as brackets sendo preenchidas aos poucos durante as streamings.
Hoje é a retrospectiva dos anos de 2012 a 2015, último ano que Street Fighter 4 foi a maior atenção do evento. Separe um bom tempo do seu dia para esta leitura recheada de vídeos e momentos épicos do melhor torneio do mundo.

Não viu as outras partes? Parte 1 (1996-2001) / Parte 2 (2002-2008), Parte 3 (2009-2011)

06) O Retorno de muitas franquias de luta

Nada de "requentamento" ou "rebalanceamento": USFIV foi uma verdadeira evolução de seu próprio jogo.
Quais games estavam em alta neste período de quatro anos? Tivemos mais duas atualizações para Super Street Fighter IV: a versão 2012 Edition funcionando como um rebalanceamento em resposta as competições profissionais do jogo que vinha ganhando mais destaque por conta do crescente aumento de respostas da comunidade gamer aos projetos da Capcom. Além disso, mais cinco "novos" lutadores chegavam à série dois anos depois em Ultra Street Fighter IV, sendo quatro deles reaproveitados do jogo mencionado adiante,além de muitos novos modos de jogo.

O modo Scramble (ou "esculhambação") de SFXT permitiu quatro jogadores simultâneos em suas partidas!
Em 2012 nascia mais um novo crossover da Capcom, agora contra a série de luta mais famosa da Namco: Street Fighter X Tekken foi lançado para consoles, PC e PlayStation Vita seguindo os moldes de SFIV, mas com uma enorme problemática com seus conteúdos DLC. SoulCalibur V, Tekken Tag Tournament 2 e Tekken 7 foram as representações da Namco na Evolution.

Heihachi de cabelos pretos: um motivo sedutor para garantir as vendas de TTT2.
A SNK finalmente viu o sucesso de The King of Fighters XIII ser representado na EVO. Mortal Kombat e a nova série Injustice com personagens dos quadrinhos DC também alcançavam as graças do público e da crítica. Persona 4 Arena foi o grande diferencial destes anos.

Persona é uma série que sempre me perseguiu e ainda não dei meu devido valor a ela...
Com uma nova geração de consoles no mercado (Wii U, PlayStation 4 e Xbox One) tivemos novidades: BlazBlue aparecia com sua versão Chrono Phantasma, Guilty Gear alcançava o alto nível de arte com a série Xrd em 2015 e Killer Instinct ressurgia dos anos 90 em alto estilo exclusivamente para X1.

Ah, Killer Instinct, a história dos fighting games deve muito ao seu legado... COMBO BREAKER!
A Nintendo inicialmente contrária a possibilidade de ver sua série Super Smash Bros sendo transmitida e prestigiada na EVO, voltou atrás depois de perceber que estaria dando um tiro no próprio pé, assim que a comunidade do game manifestou-se contra ela nas redes sociais. SSB Melee de Game Cube e SSB For Wii U tornaram-se dois torneios de enorme popularidade, um benefício tantos para os jogadores quanto para os organizadores da EVO, além da própria casa do Mario.

SSB tornou-se uma forte tradição da EVO nesta década: Melee trouxe de volta as TVs de tubo .
EVO 2012

O palco da EVO 2k12 e seu absurdo Hall temático.
O glorioso hotel Caesars Palace recebeu este evento no primeiro final de semana de julho com seis jogos como torneios principais: Super Street Fighter IV AE 2012 (1520 inscritos), Street Fighter X Tekken (449 inscritos), Ultimate Marvel vs. Capcom 3 (1249 inscritos), Mortal Kombat 9 (293 inscritos), SoulCalibur V (417 inscritos) e The King of Fighters XIII (1061 inscritos).

Um dos Top 8 mais figurativo da história da EVO: SFXT 2012!
SF X Tekken, que ainda não tinha sido completamente aceito na comunidade gamer por sua instabilidade de pós-lançamento, teve um torneio especial de duplas. A dupla sul-coreana formada por Infiltration e Laugh, ambos da equipe MadCatz, levaram o torneio diante dos norte-americanos PR Balrog e Ricki Ortiz. Além disso, nesse Top 8 figuraram as duplas de Tokido/Fuudo, Combofiend/Mike Ross, PoongKo/MOV, Richard Nguyen/SnakeEyes, Kazunoko/Bonchan e dois chilenos: Victor Duarte "Evil_Craa" e Rubén Ponce "Sicario". Só lendas modernas.

SoulCalibur V foi o último da sua franquia. Já está na hora de voltar, maldita Soul Edge.
No também criticado MK9 por parte dos comentadores - graças a extrema divergência em relação ao estilo diferenciado quando comparado aos outros jogos do torneio - Perfect Legend e seu Kung Lao tornaram-se bicampeões do game contra Emmanuel "CD Jr." Brito. SoulCalibur V fez a última aparição de sua série nesta EVO: o campeão foi o japonês "Shining Decopon" contra o cingapuriano Shen Chan.



Para o polêmico mas agraciado UMVC3, um poderoso Top 8: Justin Wong chegava ao sétimo lugar acompanhado de Jay Son; Flocker e Frutsy nos quintos lugares; Combofiend em quarto; o retranqueiro e paciente Chris G em terceiro; Carlos "Infrit" Randay no vice e então, o primeiro título de um dos destaques desta década: Ryan Ramirez, o "FilipinoChamp", que nem chegou perto de utilizar-se da empoderada Phoenix, personagem tão criticada por suas vantagens no jogo.



O meu jogo favorito nesta época era KOF XIII. E fiquei surpreso com o espanto dos comentaristas que deram-se conta apenas na EVO que The King of Fighters é um jogo de alto nível e promulgador de Hype. O Top 8 foi um dos mais diversificados em nacionalidade, assim como em SCV: o taiwanês Yang Yao Ren e o único norte-americano Reynald Tacsuan ocuparam os sétimos lugares. Dois excelentes jogadores mexicanos não podiam deixar de fazer presença aqui: Jose Navarrete "Romance" e Armando "Bala" Velásquez atingiram respectivamente o 5º lugar e o vice-campeonato. Estes dois já haviam feito uma Grand Final no torneio prévio de lançamento que a Atlus (distribuidora ocidental de KOF 13) realizou na EVO 2011. A equipe sul-coreana CafeID foi predominante: MadKOF (campeão), Verna (3º), Guts (4º) e Lacid (5º).



E então, o grande evento da EVO: SSFIVAE2012. Veja como ficou o Top 8:

Posição País Jogador Personagens
Coréia do Sul WW.MCZ Infiltration Akuma, Gouken
Taiwan AVerMedia GamerBee Adon
EUA CVapor PR Balrog Balrog
China eLivePro Qanba Xiaohai Cammy
Japão MCZ Daigo Umehara Ryu
Hong Kong HumanBomb Sakura
EUA BT Dieminion Guile
Coréia do Sul TH Poongko Seth

Infiltration wins: Esta cena se repetiria alguns anos depois...
O mais interessante desta lista? Sete dos oito jogadores são patrocinados, como pode ser visto pela sigla que precede os nomes e apelidos deles. Destaque para a presença de seis asiáticos, o surgimento de Zhuojun "Xiao Hai" Zeng, Kevin "Dieminion" Landon e PR Balrog entre os melhores, também como a justíssima participação de Infiltration e GamerBee na Grand Finals. Os dois se estabeleceriam a partir daqui como presenças garantidas entre os melhores. Dois títulos para o sul-coreano nesta EVO 2k12.

07) Consolidação do Profissionalismo nos Jogos de Luta

Três membros da Team Razer: Fuudo, Xian e RB, monstros da série SF.
A partir deste ano com a entrada de muito mais dinheiro em premiações aos 8 primeiros colocados da EVO, muitas equipes de fighting games se estabeleceram com jogadores novatos e veteranos que agora tinham feito da sua paixão uma verdadeira profissão. Pode-se dizer que a quantidade de torneios oficiais, streamings e o reconhecimento das produtoras de games fizeram com que a comunidade entrasse neste novo estado de show business. Bom pra quem já pertencia ao gênero e complicado para os que tentavam ingressar.

EVO 2013

Las Vegas possui sua própria Paris: este hotel foi a local da EVO 2k13.
Diferentemente das edições anteriores, esta foi a primeira vez que a EVO adotou o formato de open tournament, no qual qualquer participante do mundo realmente poderia se inscrever. Tudo isso era novidade para alguns jogos, já que antes era necessário adquirir pontos classificatórios na chamada Road to Evo para, enfim, participar de fato da competição naquele jogos requeridos.
Open Tournaments: "Saia da plateia, venha para o palco da glória e do poder", disse Mr. Wizard.
Sete porradarias foram garantidas de início para a line-up de 2013. Retornam SSFIVAE 2012 (1602 inscritos), UMVC3 (1294), KOF XIII (434), MK9 (200) e o expandido SF X Tekken em Versão 2013 (531). Então Tekken Tag Tournament 2 (358) e Persona 4 Arena (402) vieram como as novidades desse ano. Com o lançamento de Injustice antes da EVO, o jogo foi incluído de última hora (com 583 participantes).
Somente a paixão de fãs manteria um jogo de 2001 entre os mais poderosos jogos de luta na EVO.
Por fim, seguindo a medida do ano passado, houve a Escolha da Comunidade para a inclusão de mais um jogo, mas esta foi feita por meio de doações-voto: o jogo mais votado foi Super Smash Bros. Melee (692 jogadores) com um valor acima dos 90 mil dólares de um total de $225.744 contando todos os jogos votados. O dinheiro adquirido foi repassado para o Breast Cancer Research Foundation.

Skullgirls 2nd Encore é um dos melhores jogos desta geração: artístico e inovador.
Outros fatos: o torneio "side" (aqueles que não fazem parte do evento principal) de Skullgirls foi um sucesso, já que 78 mil dólares foram arrecadados por meio de doação dos fãs que tentaram a inclusão dele no "main event". Diversos torneios de Super Street Fighter II Turbo aconteceram no sistema BYOC (Traga o seu próprio console), sendo que esta já era prática entre os jogadores da EVO. Com um total de 3.538 inscritos, o evento via seus recordes sendo quebrados a cada ano que passava.

Bring your own console = compartilhe o que você mais ama com desconhecidos.
KOF XIII viu uma redução no número de seus inscritos. Embora o jogo tenha adquirido uma ótima popularidade, seu sistema online impediu que o game tivesse um amadurecimento e perpetuação entre os jogadores que se dedicavam à turma de Kyo e seus "amigos". O norte-americano Reynald venceu Hee San Woo, deixando o terceiro lugar para MadKOF, o campeão da edição passada e o quarto lugar para "Murderface" Tokido. Verna caiu de terceiro para quinto este ano, dividindo a colocação com Xian, que será melhor mencionado logo abaixo. O mexicano Romance e o francês Marvin "Fox" Forestal completam o Top 8.



P4A trouxe mais um vice para LordKnight (jogador de BlazBlue e Melty Blood) diante do japonês Yume, vencedor deste ano. MK9 dava adeus a EVO com o título de Denzell "Crazy DJT 88" Terry e seu poderoso Cyrax contra o mesmo vice de 2011, REO e seu Kabal. Já no bem recebido Injustice, o campeão de MK chegou ao segundo lugar contra o dono do título, Phillip Atkinson "KDZ" (que já havia sido vice em SoulCalibur 4 em 2009). TTT2 permitiu que o sul-coreano Jae-min Bae "Knee" se consagrasse campeão versus o norte-americano Bronson Tran.



SF X Tekken, agora melhor digerido pelos jogadores profissionais, deu mais um título para Seon-Woo "Infiltration" Lee, um vice para Justin Wong, o terceiro lugar para MOV e a volta em grande estilo de Alex Valle, veteraníssimo dos dias de Battle by the Bay, no quarto lugar. UMVC3 foi amargo mais uma vez para Wong que levou o vice contra o campeão Flocker, em uma das melhores partidas de todos os tempos desse crossover. O peruano Zack Fernandez foi mais um sul-americano a conseguir espaço no Top 8 desse jogo (e surgiriam mais).



O amado SSB Melee, tido como o melhor da série por seus fãs, quase viu seu torneio cancelado pela Nintendo, que iria impedir as transmissões ou até mesmo cancelar o evento de seu jogo. Depois da má repercussão desta ideia por parte da comunidade gamer, a empresa de Quioto voltou atrás e deixou que o sucesso rolasse. Final entre os norte-americanos Robert "Wobbies" Wright contra Joseph "Mang0" Marquez, com vitória deste último. Vale lembrar que em 2008, MangO havia chegado à medalha de bronze.



E então, o grande querido pela comunidade. SSFIV Arcade Edition Version 2012 ("tá atrasado, hein?!") teve outro Top 8 mítico:

Posição País Jogador Personagens
Cingapura DM.MCZ|Xian Gen
Japão MCZ|Tokido Akuma
Coréia do Sul Infiltration Akuma, Hakan, Ryu
EUA EG|PR Balrog Balrog, Fei Long
Japão HORI|Sako Ibuki, Evil Ryu
Japão Haitani Makoto
Japão MCZ|Daigo Umehara Ryu
Taiwan AVM|GamerBee Adon



Vocês perceberam que Xian (lê-se Zian) já havia garantido presença no Top 8 de KOF 13 e agora vencia o torneio de maior expressão da Evo com seu Gen diante do temido Akuma de "Murderface" Tokido. Infiltration começava a ser reconhecido aqui pela sua melhor marca: versatilidade com múltiplos personagens. PR Balrog, Sako, Haitani adentravam como grandes nomes internacionais junto com Daigo e GamerBee. Hoje, todos estão ativos na comunidade dos jogos de luta.



Antes das grandes finais do evento, a Capcom anunciou o último aprimoramento de SF4: Ultra Street Fighter IV, Este traria a presença de Poison, Hugo, Rolento e Elena, importados do seu crossover contra a Namco, além do posterior anúncio da novata Decapre, um "semi-clone" de Cammy.

08) A Nova Geração de Consoles Chega a EVO

Agora que Killer Instinct chegava exclusivamente para Xbox One, os fãs de jogos de luta começavam a olhar para a nova geração de videogames.  O Wii U já estava consolidado desde o final de 2012. Tanto o PlayStation 4 como o console da Microsoft começam a adentrar os lares e torneios dos aficionados do gênero e uma nova transição é iniciada nestes anos de 2014 e 2015.



EVO 2014

Mais um colosso pra coleção: Westgate na EVO 2014
Agora que SFIV tinha evoluído para Ultra SFIV e trazido novas expectativas aos que acompanham a Evolution, viu-se algumas novidades interessantes nas partidas entre os profissionais. A chama do espírito dessa franquia mantinha-se mais aceso do que nunca.

Joey Cuellar, o famoso Mr. Wizard, é o grande nome da EVO.
Novas parcerias entre o evento de Mr.Wizard e dos irmãos Cannon: a Nintendo se responsabilizou oficialmente pelo torneio de SSB Melee. A Twitch.tv transmitiu gratuitamente as partidas do evento. A Capcom colocou a competição de USFIV como parte da Capcom Pro Tour pela primeira vez com um incentivo de 10 mil dólares à premiação. E a Microsoft tirou a sua fatia do bolo do sucesso quando a organização do evento determinara que a maioria dos torneios seriam realizados em consoles Xbox, contrariando a prática de adoção dos consoles da Sony com os sistemas PlayStation que habitualmente eram escolhidos para a EVO. Mas isso durou só este ano.

Quantos adaptadores de controle surgiram neste evento...?
Line-up oficial e número de inscritos? USFIV (com 1981), UMVC3 (com 1015), KOF XIII (com 320), TTT2 (258), Injustice (313) e SSB Melee (970) continuaram suas participações. BlazBlue retorna em sua versão Chrono Phantasma (511) e o lindo Killer Instinct (com 339 jogadores) é abraçado pela comunidade e pela organização. Oito jogos de peso para a EVO 2k14.



Um bicampeonato é conquistado por MangO em SSB Melee agora contra Juan "Hungrybox" Debiedma, terceiro colocado da edição anterior. Destaque para o Pikachu do 5º colocado, Jeffrey "Axe" Williamson, que foi aclamado pelo público. KI, com um Top 8 inteiramente norte-americano, viu nomes de peso como Rico Suave (2º) e Justin Wong (3º) chegarem as finais, dando o taça para CDjr, o mesmo vice-campeão de MK9 em 2012. Com predominância dos japoneses em BBCP, Keiji "Galileu" Okamoto vencia o excepcional Ryo "Dogura" Nozaki, um dos melhores jogadores de Guilty Gear da atualidade. Uma das finais mais épicas vistas até então.



Já ouviu falar de Dominique McLean? Provavelmente apenas como Sonic Fox, um dos melhores jogadores atuais das séries Mortal Kombat e Injustice. Ele ficou conhecido por vencer o game dos quadrinhos DC pela primeira vez em 2014 contra um jogador com o apelido Pig of the Hut. O campeão de MK em 2013, Crazy DJT 88, ainda figurou no Top 8 ficando no quinto lugar. Interessante sobre Sonic Fox é que ele ainda levou o "side tournament" de Mortal Kombat 9 neste ano. O magnífico TTT2 deu o primeiro título para o sul-coreano Hyun-Jin Kim "JDCR" contra o japonês Genki "Gen" Kumisaka, ambos jogadores então patrocinados pela Twitch.



E o meu favorito? KOF XIII infelizmente faria sua última aparição no grande palco dos fighting games. Mantendo a tradição, ele trouxe o Top 8 mais diversificado em nacionalidades com dois norte-americanos, dois japoneses, um chinês, um taiwanês, um chileno e um sul-coreano. Felipe "Misterio" Torres foi o representante sul-americano que dividiu o sétimo lugar com o americano Nick "Chris KOF" Woods. Josimar "Yoshi" Gimenez dos EUA e Heesan Woo do Japão ficaram com os quintos lugares, deixando o ex-campeão MadKof da Coréia em quarto lugar. Jiahong "ET" Lin ficou com o terceiro lugar, Tokido amargou mais um vice, agora em KOF, e o troféu de campeão ficou com XiaoHai, chinês que, a partir de então, figuraria entre os Top 8 dos torneios da SNK.



Os queridinhos do público? UMVC3 viu somente norte-americanos em seu Top 8, pra variar. Flocker, campeão do ano passado conquistou o 5º lugar, Filipino Champ campeão de 2012 ficou em 3º e teve uma final pra deixar os fãs da EVO de cabelo em pé. ChrisG, um dos maiores vencedores de campeonatos nos EUA enfrentou a maior lenda norte-americana da EVO, Justin Wong. O que se viu foi o delírio do público ao acompanhar Wong reassumir seu posto como rei dos crossovers e atingir seu nono título do evento, um recorde ainda distante de ser batido.



USFIV trouxe incríveis jogadores em seu Top 8 como de costume:

Posição País Jogador Personagens
França Olivier Hay "MD|Luffy" Rose
Japão Masato Takahashi "Bonchan" Sagat
Japão Keita Ai "RZR|Fuudo" Fei Long
EUA Darryl Lewis "RG|Snake Eyez" Zangief
EUA EG|Ricky Ortiz Rufus, Rolento
Cingapura Ghim Kee Eng "RZR|Gackt" Fei Long
Japão Naoto "HORI|Sako" Ibuki, Elena, Evil Ryu, Gen
Japão Yusuke "EG|Momochi" Ken, Juri

Vídeos das grandes finais:



O sempre furioso Momochi foi derrotado. Snake Eyez jogou como monstro com Zangief, mas caiu. Fuudo trouxe peso como antigo campeão, mas também sucumbiu. E por que não mesmo Bonchan e seu Sagat seriam vencidos? O francês Louffy colocou Rose no topo do mundo com apenas um controle de PS1, reflexos absurdos e muita habilidade de jogo. Quase um ultraje aos usuários de contoles arcades.

Louffy: um fiel escudeiro do PS1 em um evento dominado pela Microsoft.
Um símbólico ataque a empresa de Bill Gates que fez a Sony assumir a hegemonia dos fighting games desde então.
Infelizmente não pude acompanhar a EVO 2014 de perto, mas ao pesquisar e assistir partidas para escrever esta matéria, percebi o quão épica foram as partidas de todos os jogos. O vídeo do Maximillian ainda veio como a confirmação mais bela desta afirmativa:



Houve anúncios de Tekken 7 e Mortal Kombat X, além da expectativa dos nintendistas para um já confirmado episódio de Super Smash Bros para Wii U e o portátil 3DS no fim deste ano de 2014. Guilty Gear Xrd -SIGN- também estava a caminho dos consoles de nova geração, os quais começaram a tomar o espaço do PS3 e X360. Até os sistemas evoluíram neste meio tempo, não é? Último ano de hoje...

EVO 2015

Para muitos, esta edição foi épica. Concordo plenamente.
Confesso que nos anos de 2013 e 2014 não pude acompanhar de perto as transmissões da EVO e quando me deparei com todas as novidades de 2015 apenas pensei "Uau, perdi tudo isso no meio do caminho?" Sim, a diferença era enorme, mas a hype estava mantida. Vamos aos detalhes deste ano.

Um jogo mais que belo: P4AU foi o substituto de KOF XIII no palco principal da EVO 2k15.
O evento manteve se no imensurável Paris de Las Vegas. A linha principal de jogos subiu de 8 para 9, com a triste saída de KOF XIII e BlazBlue, inexplicavelmente retirado mesmo depois de uma final espetacular como a do ano anterior. TTT2 deu espaço para Tekken 7 (465 inscritos), ainda exclusivo nos arcades da Ásia, Guilty Gear Xrd SIGN (970) substitui BB como jogo da Arc System Works, Mortal Kombat X (1167) aparece no lugar de Injustice pela NetherRealm Studios, enquanto Persona Arena 4 (439) volta a EVO em sua versão Ultimax.

SSB4 possui um dos mais épicos elencos dos fighting games.
A Nintendo conquista mais um espaço no evento com Super Smash Bros. for Wii U (1929). Finalmente SSB Melee (1873), Killer Instinct (398), Ultimate Marvel vs. Capcom 3 (822) e Ultra Street Fighter IV (2236), todos amados pelo público norte-americano, retornam a porradaria gloriosa. Todos bateram recorde de inscritos com exceção de UMVC3. A série Smash Bros ocupou quase o dobro de inscritos de Ultra Street Fighter IV.

Em dois anos de lançamento, Tekken 7 evoluiu bastante seu elenco para os consoles.
Uma série de side tournaments aconteceu a parte dos eventos principais na EVO 2015: Dead or Alive Last Round (2015), The King of Fighters XIII (2010), BlazBlue Chrono Phantasma Extend (2015), Street Fighter X Tekken (ver. 2013), Capcom vs. SNK 2 (2001), Under Night In-Birth EXE Late (2013), Guilty Gear XX Accent Core +R (2012), Super Street Fighter II Turbo (1994), Vampire Savior (1997), Project M (uma versão modificada de SSB Brawl), Arcana Heart 3 Love MAX!!!!! (2013), Melty Blood Actress Again (2008), Dengeki Bunko Fighting Climax (2015), Skullgirls 2nd Encore (2015) e Aquapazza Aquaplus Dream Match (2011). Ufa...



Detalhes sobre os torneios acima: Sonic Fox levou Skullgirls e um curioso 3ºlugar em DOA5LR. O japonês Go1 (um dos melhores jogadores de Chun-Li da atualidade) ganhou em Aquapazza, Melty Blood, Under Night e Dengeki Bunko. Haitani foi o vencedor em Darkstalkers 3, Nuki em SSFII Turbo, Bas em CVS2 e Esuta em SFXT. Dogura engoliu mais um vice em BB. E o nosso saudoso KOF 13 teve mais um título de Xiao Hai agora contra o mexicano Khanibalito.



Vamos pro que está valendo? Um dos melhores Top 8 de UMVC3 aconteceu este ano: jogadores de 4 diferentes nações quebraram as tradições da EVO. Nem os norte-americanos Raynel "RayRay" Hidalgo (2º), Vineeth Meka "ApologyMan" (3º) e Abraham "GoldenBoyNeo" Sotelo (7º), nem os mexicanos César "Frutsy" Garcia (4º) e Miguel Osornio (7º), e nem os japoneses Koji "Cross" Shimomura (5º) e Ryota "RF" Fukumoto (7º), puderam parar o chileno Nicolás González "KaneBlueRiver" acompanhado do seu poderoso time de Hulk, Sentinel e Haggar. Simples assim.



Já que o bicampeão Mang0 ficou para trás no quinto lugar, era a vez do sueco Adam "Armada" Lindgren, que já havia ficado em 4º em 2013 e 3º em 2014, ganhar seu primeiro título na EVO ao vencer o renomado HungryBox em SSB Melee. Mais um chileno consagrou-se campeão no game SSB4: foi o vez de Gonzalo "ZeRo" Barrios levar o troféu contra o holandês Ramin "Mr. R." Delshad. ZeRo já havia vencido muitos torneios da franquia entre 2014 e 2015 com sua Sheik e seu Diddy Kong. Entre os melhores de P4AU, Chou "Superboy" Yamashita ganha de seu conterrâneo Taichi "Tahichi" Ishikawa, num jogo que somente japoneses ficaram entre os oito melhores.



Tekken 7 estreou na EVO com a vitória de Nakayama "Nobi" Daichi diante de Akihiro "Ao" Abe, ambos japoneses. Killer Instinct viu a vitória de Rico Suave, vice de 2014, contra Gutter Magic, 4º lugar no ano anterior, ambos protagonistas de partidas espetaculares nestas duas edições. Sonic Fox dá mais um passo em sua hegemonia em MKX após vencer o britânico Denom "F0xy Grampa" Jones. GGXrd ainda viu o poderoso Zato-1 de Kenichi Ogawa vitorioso contra o Faust Nage, mas não antes de ser agraciado com um erro MEGA inusitado do 3º lugar Woshige.



Ultra Street Fighter IV foi lançado para PS4 e seria trazido desta forma para a EVO, mas graças a uma série de bugs e problemas com a nova versão, o torneio retornou aos Xbox 360 do ano passado. O torneio contou com partidas espetaculares e um Top 8 meio inusitado: GamerBee e PR Balrog declararam suas aposentadorias nesta função antes do evento e Momochi não tinha obtido nenhum grande destaque além da vitória na Capcom Pro Tour de 2014.

A maioria concorda que a EVO 2015 deveria ter sido decidida entre esses dois: GamerBee e Infiltration.
Quem foram os melhores jogadores na última aparição de SF4 na EVO?

Posição País Jogador Personagens
Japão Yusuke "EG|Momochi" Ken, Elena, Evil Ryu
Taiwan Bruce Hsiang "AVM|GamerBee" Adon, Elena
Coréia do Sul Seon-woo Lee "Infiltration" Evil Ryu, Elena, Chun-Li, Decapre, Abel, Juri, Akuma, Ryu
Japão Naoki Nemoto "BE|Nemo" Rolento
Japão Hajime Taniguchi "MCZ|Tokido" Akuma
Japão Tomoya Nomura "/r/Kappa|AiAi" Juri
EUA Du Dang "TL|NuckleDu" Guile, Decapre
EUA E. Pérez-Frangie "EG|PR Balrog" Balrog

O prodígio NuckleDu iniciava sua jornada de destaque na EVO enquanto PR Balrog garantia mais um top 8. Tokido, AiAi e Nemo garantiam metade do Top 8 para o Japão junto com o novo campeão Momochi. Mas, por favor, avance para 1h51h15seg e acompanhe o seu desfecho. O taiwanês GamerBee e o sul-coreano Infiltration realizaram uma obra de arte neste dia. O mestre do Adon provou-se o rei dos chutes com Elena e seus poderes de cura diante do jogador coreano camaleão que trouxe Decapre e Juri para agraciar nossos olhos.



A final poderia ter sido esta, não é? Momochi mesmo tendo problemas de mau-funcionamento com seu arcade viu a atitude fair play de Bruce Hsiang ao vencer o round sem encher barras, direito garantido para este tipo de situação. O Evil Ryu de Momochi tornou-se o campeão definitivo de USFIV a meu contragosto (e de muitos fãs da genialidade de GamerBee). Desculpem-me, ficou pessoal...



De anúncios, Street Fighter V já havia sido revelado e foi garantido para a EVO 2016 com revelação bem excêntrica (e adequada) do produtor Yoshinori Ono para o lutador Necalli. Ainda houve o anúncio do personagem Trevor para Mortal Kombat X. "Shoryuken!"

Top 5 do evento:
5 - Gente pelada durante as lutas;
4 - Exemplo prático de "cantar vitória antes do tempo";
3 - O Chile derrota uma lenda: melhor que vencer a EVO (e venceu mesmo assim);
2 - Combo + Breaker = Comeback;
1 - O Momochi com cara de "Hã, fui eu? E agora??".

________________________________

A prova de que a EVO finalmente consagrou seus jogadores mais dedicados foi a presença das produtoras nas premiações de seus jogos: a Capcom e a Sony juntaram-se para aumentar o pote de USFIV em 50 mil dólares. O mesmo foi feito pela Iron Galaxy e a Microsoft para Killer Instinct, assim como a Warner e a NetherRealm para MKX. Bandai Namco garantiu mais 30 mil para Tekken 7 e a Atlus e a Arc System Works deram 10 mil cada respectivamente para os prêmios de Persona 4 e Guilty Gear Xrd. Muito justo!

O sucesso da skin Blue Steel para Sub-Zero incentivou o aumento do pote de MKX na Evo 2k15.
Como mencionei anteriormente, a comunidade de jogos de luta cresceu, mas de alguma forma tornava-se menos acessível para novos jogadores, intimidados com o profissionalismo dos melhores players e seus desempenhos absurdos nas edições da EVO desta década.

SFV deixou tudo no Easy Mode? Polêmica enorme para uma única postagem, deixa pra depois.
A última parte deste especial explicará quais medidas foram adotadas pelas produtoras deste incrível gênero dos videogames nos dois últimos anos para agregar novos jogadores e cobrirá os eventos de 2016 a 2019. Fui!!!

3 comentários:

  1. Matérias perfeitas amigo. Poderia colar o link desta ultima frase"A última parte deste especial, a ser publicada na semana que precede a EVO 2018, explicará quais medidas foram adotadas pelas produtoras deste incrível gênero dos videogames nos dois últimos anos para agregar novos jogadores".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não escrevi a matéria que abrange estes últimos três anos ainda. Obrigado por acompanhar a série, ela volta logo mais.

      Excluir
  2. Olá Luís, acabei de ler novamente a série, e a cada vez que leio anseio mais a última parte dessa série fantástica. Tem previsão?
    abraços!

    ResponderExcluir

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: