segunda-feira, 3 de abril de 2017

SGP Top 50: Os melhores lutadores de The King of Fighters (1 de 5)



A postagem de hoje inicia mais uma série no blog: o indispensável "Top alguma coisa". Todo mundo se nega a fazer isso no começo, mas percebo que todos que gostam de ler e assistir vídeos estão em busca de opiniões. Nada melhor do que um ranking pessoal para as pessoas se identificarem ou negarem a opinião daquele que se propõe a fazer listas "top alguma coisa".


Excelente imagem para ilustrar o meu amor. Achei aqui.
Já deu pra perceber que esta saga de jogos de luta é a minha paixão e sempre haverá postagem desse universo. Fiquei pensando em como gosto de alguns personagens e dispenso a presença de outros. E escolhi cinquenta posições porque acredito que gosto tanto do jogo que seria um desperdício falar apenas de 10, 20 ou 30 lutadores. Então paciência e paixão andarão juntos para os que querem ler um pouco sobre a série e entender as minhas preferências. Sem maiores enrolações, inicio meu ranking pessoal sobre personagens de KOF. Aqui estarão presentes aqueles que gosto de jogar ou que penso serem originais ou badasses. Let's start!

#50: Orochi

Excelente artwork de NGBC para Orochi
Anos atrás, Orochi estaria em uma posição bem melhor que essa. O deus é responsável por uma das melhores tramas de jogos de luta, mas a sua participação é bem mais restrita do que parece. Embora os jogos de KOF '94 a '97 levem o nome de Orochi Saga, o vilão só aparece aos 45 do 2º tempo em 1997. Ele possui golpes muito apelões e passa aquela aura de badass god. Mas depois de lembrar que esta versão dele é apenas uma reencarnação em Chris, lembro que ele não é tão forte assim. Porém a dramática cena final do time Gods Caliber (Kyo, Chizuru e Iori) contra ele tornou-se um clímax para KOF. 

Orochi foi aclamado pela galera do PS1, pois lá era possível jogar com ele.
Orochi ainda foi visto como Mizuchi no jogo Neo Geo Battle Coliseum em uma versão mais enfraquecida, e que parece ser um clone do deus. O grande legado de Orochi para KOF é o seu nome e a criação dos poderosos Hakkeshu, o grupo de vilões que desejou despertá-lo para... não sei bem o motivo, deve ser apocalipse ou punição da humanidade. Uma decepção sobre ele é a facilidade que qualquer um tem para derrotá-lo em KOF '97... Se ele voltar, que venha no nível do Magaki de KOF XI. Uma grande lembrança boa é o seu tema de '97, meio tribal, Origin of Mind.

#49: Meitenkun

Haverá mais gente de cabelo branco nesse Top 50 do que você pode imaginar.
Um estreante de KOF XIV! O menino que vive com sono e que me deixou com dúvida se era uma menina ocupa uma posição melhor que Orochi? Pois é. Meiten faz parte do trio da China que apareceu em 14, sob a tutela do lendário Tung Fu Rue, mestre de Geese, Terry e outros poderosos. O que mais gosto desse cara é a sua capacidade de dormir em meio ao combate (deixe-o parado para ver isso) e seus rápidos golpes com rajadas de energia. O cara deve usar um travesseiro de pedra ainda na batalha para bater em seus oponentes.

Ele dorme no ponto, mas isso não chega a atrapalhá-lo.
Ainda não gosto tanto de seu design, mas sua dublagem (as vezes resmungando e as vezes gritando) ficou muito legal. Ele possui um tema musical que dá sono e é bem tranquilo, Inheritance, que combina com ele e seu mestre, mas não com seu parceiro Shun-Ei. E pra mim, ele é bem mais interessante que o novo protagonista da série. Tenho certeza que o garoto vai se mostrar como peça-chave e que sabe muito mais do que parece sobre o que está acontecendo desde a chegada de Verse na história. Logo, ele ganhará uma DLC com seu traje de dormir, ou uniforme, se preferir: pijamas. 

#48: Ron

Fala sério. Olha que design incrível para um vilão. O ex-líder dos ninjas Hizoku apareceu em KOF 2000 no final de Lin, um dos seus antigos subordinados e em KOF 2001 como striker do vilão Zero, sub-chefe do game. Mas, poxa, esse não é o papel que os fãs querem para ele. E sabendo disso, a SNK Playmore cutucou seus fãs mostrando que ele seria um futuro vilão em finais do time Psycho Soldier na saga Ash (KOF 2003, XI e XIII), esclarecendo que seu papel é obter o poder do dragão que habita em Sie Kensou. E depois da saga do francês, com certeza veríamos Ron. Só que não. Apareceu um tal de Verse. Mas é só o começo da nova saga e ainda podemos ter esperança.

Ron é o motivo da vinda de Lin ao universo de KOF.
Vale lembrar que Ron se associou a NESTS por um motivo desconhecido e que Bao, companheiro de Kensou, está sob influência dele, para vigiar o receptáculo do dragão. Ainda não sabemos o que ele quer com esse poder, mas vemos que sua influência pode cercar os novos rumos da série. Não esqueçamos que após a saga NESTS, ele está desaparecido e acompanhado por Lin, que antes estava o perseguindo, mas que agora parece ser seu parceiro... 

Aparição do novo grupo de Ron em KOF XI, com Lin no canto direito.
E uma curiosidade que descobri hoje: ele é pai de Duo Lon (KOF 2003) e de Xiao Lon (KOF Maximum Impact Regulation A).

#47: Nakoruru
A versão de KOF XIV para Nakoruru.
Conheço muito pouco de uma das lutadoras protagonistas de Samurai Shodown. A SNK sempre gostou muito desta personagem, fazendo ela sempre presente ao lado dos lutadores de The King of Fighters em ilustrações oficiais. A amante e defensora da natureza apareceu na versão de GameBoy para KOF '95 e finalmente foi garantida em presença canônica em KOF XIV. Mas como o enredo de KOF se passa nos dias atuais e Samurai Shodown acontece antes do século XVIII, ficaria difícil garantir a presença dela na série. Entretanto, a distorção de espaço e tempo causada pelo surgimento do vilão Verse fez com que ela se juntasse a duas garotas de outros universos, Mui Mui e Love Heart, no chamado time Another World para competir no tempo presente no último game de KOF.

Nakoruru fez parte do Band of Fighters, evento musical da SNK nos anos 90.
Ela é acompanhada pelo gavião Mamahaha, que se tornou um poderoso aliado nas suas lutas. O que mais gosto nela é sua aparência séria e determinada, porém calma e gentil. Fora a diversão que existe em jogar com ela. Nakoruru sempre fez parte da lista de preferidos dos fãs da SNK e finalmente temos a garota no universo de KOF, agora com o intuito de corrigir os problemas surgidos na nova saga. E possivelmente caçando o espírito do vilão Amakusa de Samurai Shodown em nosso tempo presente. Não consegui gostar do tema musical dela em KOF 14, então recomendo sua música clássica surgida no primeiro Samurai Shodown, Shizen no Utage. E ela acabou de ganhar um excelente costume via DLC no último jogo. E que venha mais personagens de SS!


#46: Heavy D!

Tenho uma certa resistência à presença de boxeadores em jogos de luta porque os criadores os representam de forma genérica ou com aquelas luvas profissionais sem graça. Mas tenho uma consideração especial por esse pugilista criado para o primeiro jogo de KOF, pois acredito que não existam outros lutadores parecidos com ele, ou que pelo menos, me lembrem de alguma forma. Heavy D! só apareceu em KOF '94, KOF'98 e '98 Ultimate Match, sendo que esta última versão deu a ele o tratamento necessário, pois seus golpes são espetaculares.

Será que Heavy D merece companheiros melhores?
Acredito que sua presença na série é meio apagada devido aos seus dois companheiros, Lucky Glauber e Brian Battler. Eles não possuem design originais e não possuem uma jogabilidade que me agrade. Imagine que Iori Yagami sempre estivesse acompanhado de Vanessa, Seth e Ramon em todos os King of Fighters para entender o que eu sinto. Tenho certeza que se ele voltasse com outro time, teria participação uma mais justa no enredo. E se voltar, traga os óculos escuros para ficar com a cara do Wesley Snipes. Seu tema musical em todos os KOF é Slum No.5, um hip-hop que não acredito combinar com ele mais do que acho combinar com seu parceiro Lucky.

Curiosidade: era chamado de M.C. Heavy D! pois pertencia ao grupo Heavy D & the Boyz. Próximo!!

#45: Raiden/Big Bear


Esse gigante da luta livre possui uma das histórias que mais gosto, dentro e fora de jogo. Ele foi um dos primeiros vilões de Fatal Fury, trabalhando como subordinado de Geese Howard, já começando muito bem a sua participação na série. Daí o australiano volta em Fatal Fury 2 longe dos crimes e com outra aparência, sem máscara e auto-denominado como Big Bear, o grande urso. Depois disso, volta a aparecer em Fatal Fury Wild Ambition e no crossover Capcom vs, SNK de 2000, onde o vi pela primeira vez e gostei de sua participação. Sua jogabilidade mistura agarrões e porradas de grande dano, o que me agrada bastante.

A única coisa boa do tempo de pachinko da SNK: artworks e CGIs. Esse é o Raiden de Fatal Fury Sougeki.
The King of Fighters XII pode ter sido um fiasco porque foi lançado pela metade e nem contava com o estilo original de KOF, mas trouxe Raiden de volta ao palco principal. E já que ele tinha abandonado sua vida de vilão, por que voltar como Raiden? Simplesmente porque Raiden é um design melhor do que Big Bear e sua atitude fica muito mais interessante assim! Sua versão de KOF 13 é excelente, e inclusive ele era um monstro na versão arcade. Um dos mais divertidos de se jogar. Não acredito que ele retorne a série, mas fazer o papel de substituto do Chang como discípulo gordo malvado de Kim Kaphwan foi uma boa desculpa para ele marcar presença em KOF XIII. Seu Super Drop Kick e seu NEO MAX DM Raiden Bomber machucam bem os oponentes!


Confira os belos combos do grandão em KOF XIII.

O tema de seu time em KOF XIII é Tame a Bad Boy que representa bem a essência do time formado por Kim Kaphwan, Hwa Jai e Raiden. Porém ainda prefiro seu tema Yuusha Raiden, de Fatal Fury, especialmente a versão Arranged.

#44: Kukri

Aquele olho de cobra me lembra um certo vilão de anime...
O termo "kukri" vem de uma faca curva árabe de mesmo nome. Seu principal poder é o uso mágico de dunas e areia em seus golpes. Mas o mistério que esse personagem carrega não é apenas a sua aparência verdadeira escondida por detrás de um capuz. A única coisa que ele não esconde é a sua arrogância e falta de educação ao tratar com outros lutadores. O cara é tão folgado que chega a tratar o time de Iori Yagami como "bando de lixos". Só por isso a sua estreia em KOF XIV foi de alto impacto. Ele se juntou a Sylvie e Mian como o time Official Invitation, que representa o anfitrião do torneio, Antonov. E ainda tem mais.

Adivinha quem é?
No final de seu time, é revelado que Kukri foi contratado por Elisabeth para encontrar Ash Crimson que havia sumido desde o último torneio - a Elisa não percebeu que o garoto apagou sua própria existência em um paradoxo temporal com Saiki? E pra piorar, ele diz ter o encontrado, mas dentro do vilão Verse, que parece ser um acúmulo de energias de gente morta. Por fim, existe uma ilustração especial se você acabar com Verse utilizando Kukri junto a Luong e Hein, personagens tidos como os misteriosos de KOF 14, fazendo o favor de mostrar um pouco da sua aparência verdadeira:

É, mais um cara de cabelos brancos...
Foi dito também que o Official Invitation possui um personagem relacionado a cada saga passada de KOF. Sylvie era integrante da NESTS, Mian parece estar relacionada aos Hakkeshu de Orochi (seja como inimiga ou integrante) e Kukri ficaria ligado ao grupo do antepassado de Ash, o deus do tempo Saiki, denominado "Aqueles que vieram do passado distante". O cara parece estar envolvido em mistérios e arrisco mais um: ele é o desaparecido pai de Gato e Hotaru, personagens que aparecem no game Garou: Mark of the Wolves. Ok, pode ser viagem, mas eu achava que essa era a função de Ron, até descobrir que o ninja é pai de Duo Lon... Vamos deixar pra lá essa campanha de "Adote um pai para Hotaru".

Seu tema é Venator Bellare, que traz um certo drama a luta, mas acredito combinar mais com sua parceira chinesa do que com o manipulador de areia. Vamos esperar sua atuação no próximo episódio para saber suas reais intenções.

#43: Eiji Kisaragi


Por muito tempo eu ouvia jogadores de fliperama falando: "Aquele ninjinha da 95 podia voltar para o The King, né?". E até eu jogar The King of Fighters '95, eu não sabia do que se tratava. Daí eu obtive um PlayStation (o primeiro) que só lia CDs originais japoneses e que, por sorte, veio com o KOF '95. Meu momento de paixão com a série só aumentou nesse momento e Eiji Kisaragi é um desses motivos. O cara possui um ótima variedade de golpes para aquela época, era rival do time de Ryo e ainda fazia parte do time do aclamado Iori junto a Billy Kane. Quer melhor estreia em KOF do que essa? Só ficou ruim pra ele quando Yagami resolveu dar uma surra em seus parceiros de time (que viria a tornar-se um hábito do punk de cabelos ruivos).

Uma das melhores escolhas para espancar o vilão de KOF XI.
Eiji surgiu em Art of Fighting 2 de 1994 e tornou-se um dos favoritos da galera. Depois de '95, ele só retornou na polêmica KOF XI, uma das minhas preferidas, acompanhando Kasumi e Malin como o time Anti-Kyokugen e foi excelentemente adaptado ao sistema do game. Mas seu ápice na série acontece no remake de KOF '98, a versão Ultimate Match. O cara voltou como um dos mais apelões do jogo e com uma fidelidade ao estilo ninja: silencioso e mortal. Ele faz parceria com Shingo e Kasumi no que seria o time dos descartados, Edit Team. Seus temas musicais de '95 e XI combinam mais com Iori e Malin respectivamente, então o mais indicado é o excelente Shinobi no Michi, de KOF '98 UM (mas original de AOF2). E o ninja sempre fez parte do meu time no remake de 98 pela facilidade de se jogar. Prossigamos!

#42: K'


Uma letra. Um homem. Uma história. Várias polêmicas. Até a pronúncia do nome é complicada: "kei dash". Mas para outros, o "ká". Acho que este é um personagem muito superestimado por uns e subestimado por outros. Eu o acho mediano. Seu conceito e história não me agradam muito, porque quando a SNK escolhe alguém para ser protagonista no lugar de Kyo, pode ter certeza do surgimento do ponto ruim do conceito daquele novato. Ainda assim, em certo momento da série, sua jogabilidade tornar-se-á espetacular. E é esses frutos que K' tem colhido recentemente. As suas versões de KOF XIII e XIV tem sido preferência dos jogadores e devo admitir que desde KOF 2003 tenho gostado mais ainda do personagem. Ele foi uma espécie de herói na saga Nests (enredo de '99, 2000 e 2001) pois tinha sido cobaia na mão dos cientistas malucos aficionados em clonagem. E provavelmente ele deve ser clone do vilão Krizalid. Mas esqueçamos sua história de introdução.

A SNK acertou quando tirou o protagonismo de K' e deu-lhe os óculos para se usar em batalha.
Este é um personagem que obteve sua evolução na série no que se refere a design, golpes e personalidade, mas a falta de um objetivo lógico para permanecer em um torneio que ele diz tanto odiar (informação que faz parte da sua biografia oficial) é um motivo para repensar sua presença no enredo do jogo. Mas K' obteve um número de fãs que manifestaram-se negativamente por causa de sua ausência em KOF XII. E ele agora voltou para ficar. Seu estilo meio gótico e motoqueiro agrada o público gamer em geral, inclusive aos mais novos. E depois de se livrar da NESTS, o cara tem espaço para ser apenas mais um no jogo, tornando-se assim menos polêmico. E uma coisa interessante é que ele está sempre acompanhado de personagens do seu mesmo estilo... ainda não decidi se isso é um ponto forte ou fraco, deve ser mediano também, mas obrigatório. Mas sua relação com Chin Gentsai me fez gostar mais do personagem.

Eu realmente gosto destas artworks de finais do KOF XIII
Gosto muito dos temas de seu time, mas acredito que a música que mais combina é a sua versão de KOF 13, KDD-0063. É agressiva e agitada, o que combina com o seu padrão de jogabilidade.

#41: Saisyu Kusanagi

Essa para mim é uma presença indispensável na série, mas mal aproveitada. O cara já acerta por ser pai de Kyo Kusanagi; Seu segundo acerto é ter enfrentado Rugal em '94 (ainda que tenha sido surrado). O terceiro é ter sido um belo sub-chefe na '95. O mestre do estilo Kusanagi ensinou muito bem seu filho e ainda marcou presença ao treinar Shingo após KOF 2001. E sua presença em '98 foi o grande ponto forte da SNK com ele, no qual fez time com Heidern e Takuma, intitulados de Masters Team. Épico.

Orochinagi é um dos golpes mais lindos dos jogos de luta.
Gosto muito do design aplicado a ele na série. Aquela cara de tiozão japa legal que tira um sarro do filho e ainda sabe bater me faz gostar tranquilamente do personagem. Só não gosto de duas coisas dele: 1 - Seu nome deveria ser Saishu, afinal a sílaba "syu" nem existe no japonês, ainda não sei o motivo desta escolha, acho que não combina com ele. 2 - Sua presença forçada no já também forçado KOF Neo Wave e aquele especial secreto mal feito... Seus temas são Hail, bass and Melody ('95) e In Spite of One's Age ('98). O primeiro combina com ele naquele momento, pois Rugal havia se aproveitado do fato que o pai de Kyo estava dado como morto e feito lavagem cerebral no cara. o que o transformou em um vilão. O segundo tema mostra aquela versão calma e vigorada dele e é uma excelente composição do SNK Sound Team, tanto que foi remixada para o time de Heidern, Chin e Takuma em KOF 2002 Unlimited Match.

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Muitos lutadores aqui foram escolhidos porque ainda acredito que desempenharão um papel mais eficaz ou que ainda me trazem uma boa sensação de nostalgia e seria um pecado não incluí-los no meu top 50.

Até mais!

SÉRIE COMPLETA:

Parte 1 (41º-50º)
Parte 2 (31º-40º) 
Parte 3 (21º-30º)
Parte 4 (11º-20º)
Parte 5 (4º-10º)
FINAL (1º-3)

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Leitura obrigatória:

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