segunda-feira, 3 de abril de 2017

SGP DICA: O que é o Juggle nos jogos de luta?



Hoje, o renomado Desk, famoso por criar os melhores vídeos de combos para a série Street Fighter, nos dá uma aula sobre o sistema de juggle em Street Fighter V. O cara demonstra como funciona o limite dessa técnica que permite acertar o oponente antes de cair no chão. Confira o vídeo com mensagens em inglês:


Mas, o que é exatamente o juggle ou juggling?

É basicamente mandar um oponente para o alto pela primeira vez, acertá-lo com outro golpe que o mande de novo para o alto e acertá-lo mais uma vez. Mas é claro que existe um limite para essas "petecadas". Se não houvesse, tudo seria como acontece em Mortal Kombat Trilogy. Assista:


Como explicado no primeiro vídeo, Desk consegue quebrar o limite de juggle em SFV ao acertar golpes múltiplos ao mesmo tempo. Mas em outros fight games é possível ir "petecando" o adversário conforme a altura e os golpes que cada personagem tem. A série The King of Fighters com o seu primeiro episódio em 1994, foi um dos primeiros jogos a solidificar esse sistema que se aprofundaria em outras séries como Street Fighter, Mortal Kombat, Tekken e os crossovers Marvel vs. Capcom, que evoluiram o conceito para air combos.

O combo mais fácil para iniciantes em KOF.
Você que já frequentou fliperamas, acompanha torneios de luta ou assistiu vídeos de combos dos jogos de luta já percebeu que os combos mais extensos (e belos) envolvem mandar o oponente para o alto e desferir golpes antes que ele caia, não é? E isso acontece nos games em 3D e 2D, como visto em Tekken e KOF que são campeões nesse recurso. Mas dê uma olhada neste recurso no jogo 3D da Namco, onde o juggle acontece praticamente no chão e aproveite para ver como será o sétimo lançamento de Tekken (tá chegando!):


Como mostrado no vídeo inicial desta postagem, existe um limite para os combos em cada jogo, mas esse limite é bem diferente entre eles. A galera que não entende muito bem os jogos de luta costumava dizer que você está dando um combo infinito, mas não era bem assim, Porém, sempre há exceções e aqui você deve conhecer a mexicana Angel:


Como pudemos perceber, existe um tempo certo para acertar o oponente e ainda há golpes que não acertam o oponente caindo. O recurso depende exclusivamente de cada sistema e lutador, mas sempre haverá um limite. Menos para o nosso "anjo" de KOF 2002, ela supera isso.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: