terça-feira, 4 de abril de 2017

SGP Top 50: Os melhores lutadores de The King of Fighters (2 de 5)

Continuando o top 50 que iniciei nesta semana, esta segunda parte deste ranking não é tão previsível, pois traz alguns lutadores tradicionais e outros que não são tão selecionados pela galera. Haverá muitas presenças femininas nesta postagem. Se não viu a postagem anterior, confira aqui a parte 1.

Uma das melhores ilustrações de KOF que eu já vi.
Sem mais delongas...


#40: Sylvie Paula Paula

Ela nem se esforça para parecer feia ou maluca. Show.
Eu tenho uma relação especial com personagens exagerados ou excêntricos demais. Eles costumam existir para chamar a atenção e irritar, mas comigo tudo fica diferente. Esta é Sylvie, uma antagonista criada para o The King of Fighters XIV e faz time com outros dois inéditos, Kukri e Mian. A garota é relacionada ao grupo Nests, que infernizou o torneio nas edições de '99 a 2001. O que Sylvie tem de especial para mim: ataques de choques, fofura, antagonismo e... aquele olhar amedrontador do seu Climax Danger Move.

Sylvie ganhou um lugar nessa lista apenas por este lindo olhar...
Sua criação é baseada em uma ídolo pop chamada Kyary Pamyu Pamyu que eu nunca tinha visto em minha antiga vida de otaku, pois larguei as dorgas. A garota possui um jeito meio infantil, atrapalhada e até menosprezada pelos ex-membros da Nests, como Angel, que a tratam como uma experiência mal-sucedida. Ok, ela não se esforça em mostrar o contrário e isso a torna um poço de mistério. Não se sabe o que Sylvie pretende no torneio, mas sua participação em XIV foi a mando de Antonov, o responsável pelo evento. Espero que a SNK dê um papel interessante a ela, como visto com Ash, que sempre bancou o fingido. O tema musical dessa francesa é Venator Ballare, que como já disse no perfil do Kukri, me parece combinar mais com a Mian. Ela merece uma música pop estilo japa para fechar seu conceito com chave de ouro.

Ela é um rejeito da Nests. E demorou para aparecer.

#39: Shermie
Shermie em sua versão Orochi VS Shermie em sua versão comum em KOF '98.
Mais uma francesa na lista. Na verdade, ela anda sumida da série, já que morreu em KOF '97. Os dream matches (jogos sem história) KOF '98 e KOF 2002, além de KOF Neo Wave trazem a garota para o combate nas suas duas versões. E tanto sua versão comum, especialista em agarrões, quanto sua versão Orochi, que utiliza de raios e trovões para rivalizar com Benimaru Nikaido, são excelentes de se jogar. Ela surge com Yashiro e Chris no papel de músicos da famosa banda CYS, que rivaliza com o sucesso de Iori Yagami (dentro do universo KOF). Ela se mostra uma garota provocante ao enfrentar qualquer lutador no torneio, fazendo uma série de gracinhas para eles. Daí, quando assume sua verdadeira forma, assume uma postura completamente mortal, mas não menos sensual.

Saudades dela...
Shermie teve um fim trágico: foi derrotada pelo time de Kyo em 1997, pouco antes do despertar de Orochi no corpo do seu parceiro Chris. Yashiro, seu outro companheiro, para conseguir mais poder ao deus da serpente, assassina Shermie e depois se mata. Mas agora que o enredo gira em torno das energias dos mortos que habitavam o vilão Verse em KOF 14, ela tem a chance de fazer um retorno triunfal com os outros Reis Celestiais de Orochi (Yashiro, Chris e Goenitz). Dos quatro, ela é a minha favorita, em design, personalidade e estilos de jogo. O tema de seu time é Bloody, enquanto em versão Orochi ganha uma música exclusiva no KOF '98: Fanatic Waltz. Uma das mais bonitas canções de KOF que combina perfeitamente com ela.

#38: Angel



Tenho pouco a dizer sobre esta mexicana, já que sua participação se restringe a KOF 2001, 2002 e XIV, estando ainda em KOF 2002 Unlimited Match e KOF Neo Wave. Ela é uma das favoritas dos fãs que acompanharam 2K2, devido a sua imensa variedade de golpes, golpes em cadeia (livremente feito um depois do outro), design provocante e os mais poderosos combos do jogo. Cabelos brancos, pouca roupa e certos atributos físicos ainda ajudam a sustentar seu papel de garota irreverente no elenco de KOF. Seu maior ato no enredo foi ter sido responsável pela tentativa de assassinato de Kula e Foxy a mando dos líderes da Nests. Ela não concluiu sua missão e foi tratada como traidora do cartel.


Os chifrinhos são marca registrada dela durante as lutas.
Angel (com pronúncia em espanhol vira o trocadilho "An-Hell") foi uma das lutadoras que competiu pela Nests em KOF 2001, acompanhada de K9999, Foxy e Kula Diamond, uma rival da mexicana. Sua dublagem faz questão de mostrar que ela é provocante e irritante durante as lutas. Ela havia desaparecido desde o fim da Nests, mas volta em KOF XIV como se nada tivesse acontecido (e não tivesse cometido nenhum crime) junto a Ramon e o mais ainda irreverente King of Dinosaurs. Os golpes dela são completamente originais e pelo pouco que joguei com ela - devido a dificuldade de controlá-la - acredito que a diversão nas partidas satisfaçam a maioria de seus jogadores. Ponto altíssimo que garante a presença dela entre os meus favoritos! Seu tema que mais me agrada é QT★@ngel, do remake de 2002. Continuando...

#37: Tizoc/King of Dinosaurs

Um dos golpes mais épicos de The King of Fighters 2003.
Um poderoso competidor que surgiu pela primeira vez no enredo futurístico Garou: Mark of the Wolves. Teve sua primeira participação em 2003 e ainda esteve em XI. Mas muitos conceitos da série foram refeitos para XIV e então... Tizoc vira King of Dinosaurs.

Uma das melhores interações de KOF XIV.
O mexicano (mais um na lista de hoje) tornou-se famoso pela lucha libre e as crianças tratam-no como um herói. Ele aceita bem esta fama e assume como lema, sempre bradando a força da justiça na cara de seus oponentes! Entrou no torneio de MOTW em busca do misterioso homem que encerrou a sua carreira de invencibilidade (supostamente o pai de Gato, segundo alguns fãs). Participou pela primeira vez de KOF em 2003 (que provavelmente se passa antes dos eventos de Garou) substituindo Andy Bogard no lendário time Fatal Fury, com Terry e Joe. Participou ainda de King of Fighters XI ao lado de Bonne Jenet e Gato, lutadores que também foram criados em Garou MOTW.

Mal posso esperar um DLC da roupa "Tizoc" para o Dino de KOF XIV.
Tizoc voltaria à série, mas não mais como o Griffon Mask (seu nome em japonês). O novo pugilista da série, o brasileiro Nelson, foi responsável por uma derrota humilhante ao homem-pássaro, tão marcante que deixou uma série de cicatrizes nele... Nelson também tem algumas e quem sabe Tizoc tenha sido seu algoz também... Motivado em reconstruir sua carreira, ele adota outra personalidade: agora é o Rei dos Dinossauros! Pelo menos as crianças gostam mais de dinossauros do que dos grifos. O lutador ainda assume uma personalidade bem pateta, na qual se comporta como um bicho de estimação quando agradado, conforme mostrado no seu final de XIV... Fato engraçadinho, mas dispensável. O que ainda salva seu conceito é a sua ótima dublagem (vários berros épicos) com seus poderosos golpes esmagadores. Mas quero a volta de Tizoc.

O brasileiro novato tem o dom de ressuscitar fósseis jurássicos.
Recomendo seu tema de 2003, Prolongation que transmite serenidade, heroísmo e vitória, sentimentos ideais para os lutadores de lucha libre.

#36: Clark Still


Este é o personagem que melhor representa segurança nos combates de KOF. O mercenário Clark Still pertence ao grupo Ikari Warriors (jogo dos anos 80 de mesmo nome, que é a sua origem) e nunca faltou em qualquer jogo The King of Fighters já lançado. Isso se deve a sua originalidade e jogabilidade, uma das melhores para games de luta. Enquanto para dar o "pilão" de Zangief (pai dos "agarreiros") ou o agarrão especial de Daimon são necessários comandos mais complexos, Clark é a versão mais eficaz dos lutadores focados em agarrões. Com certeza, um dos mais escolhidos pela galera de fliperama.

O design mais polêmico de KOF XIII. Sobra músculos e falta cabeça.
Clark sempre foi representado por boné e óculos escuros, que o garantem uma personalidade mais reservada. Apesar disso, é visto na série de forma mais descontraída quando se junta a Leona, Whip e seu praticamente irmão gêmeo, Ralf Jones, com quem divide uma parceria de mais de 20 anos. Nos primeiros jogos, Ralf e Clark eram praticamente palette swaps (troca de paletas), porém aos poucos, eles passaram a ficar bem diferenciados em design e jogabilidade. O militar é responsável por combos simples de altíssimo dano. Ainda que eu não goste da temática militar em geral, este lutador sempre será um dos meus favoritos, por sua participação sempre envolvida em investigar os bastidores do torneio King of Fighters e também pelos excelentes golpes e especiais que o acompanham.  Um grande fato: ajudou a conter a violência de Leona na versão Orochi em '97.

Leona de cabelos soltos, Ralf sem bandana e Clark sem óculos. Uma das pérolas de '98.
Meu tema favorito dele é Desert Requiem (KOF '95 e '98 UM quando se junta a Heidern e Ralf no mesmo time).

#35: Athena Asamiya


Uma das favoritas dos fãs. Imagine KOF sem Athena. Eu consigo.
Quase uma blasfêmia ou heresia (para aqueles que tratam a garota como uma deusa - e de fato, ela é) é a ideia de pensar o The King of Fighters sem Athena Asamiya. A personagem é uma das mais antigas da SNK, surgida em game de mesmo nome (1986). Lá, é a reencarnação da deusa grega da justiça em um jogo de aventura. Volta depois em Psycho Soldier (1987), em versão humana, com Kensou em outro jogo de aventura. E ainda teve outro jogo próprio, Athena: Awakening from the Ordinary Life, um RPG para PS1 (1999). Sua grande fama, é claro, só foi alcançada na série KOF. E falar dela renderia uma postagem especial em separado. Mas mesmo com todo esse volume de detalhes que Athena tem em seu conceito, ela ainda não está em uma posição que seja merecedora de toda a sua história, pois poucos pontos me agradam nela.
O maior armário da SNK é reservado para a garota psíquica.
Athena é mais uma das que nunca deixaram de participar de KOF. Sempre foi forte em cada uma das suas aparições e faz parte do time Psycho Soldiers. Mesmo com todas as qualidades, acredito que seu papel na história é praticamente nulo... o que me impede de gostar mais dela. Porém, a sua variação de design ao longo da série é bem interessante, ainda que isso não aconteça com seus golpes, quase sempre os mesmos de sempre. Uma presença indispensável para o sucesso da série, mais de forma estética do que efetiva. O golpe que mais gostei dela foi o especial em forma de fênix criado para KOF XI, mas que já foi abandonado.

Um dos mais poderosos (e apelões) golpes de KOF XI.
O seu tema cantado do jogo Psycho Soldier foi reaproveitado e remixado várias vezes na série, mas o meu favorito é Psycho Soldier Remix '96.

PS: Um amigo meu me criticará bastante por achá-la "morna"...

#34: Blue Mary

A Maria Azul é linda até demais (graças a sua semelhança com uma certa androide que amo). Sua personalidade, seus golpes, sua história... talvez eu ainda me arrependa de ter colocado Mary nesta posição. Mas por enquanto, ficará aqui de castigo.


Blue Mary possui uma das melhores gameplays de KOF. Mas devemos lembrar que a garota é originária de Fatal Fury 3 e seu grande ápice de jogabilidade acontece em Real Bout Special, jogo no qual Mary recebe ótimas duas versões para nós. KOF '97 marca sua estreia na série com Yamazaki e Billy, como o time que age a mando de Geese Howard. Ela esteve presente de '98 até XI e depois não foi mais vista no torneio principal. Mary possui personalidade tão marcante que seria um pecado chamá-la de "a namorada do Terry". Seria melhor dizer que o Bogard é "o namorado da Blue Mary".

Mary Splash Rose em KOF '99. Beleza é a palavra-chave para a loira.
Mary sempre oscilou no enredo entre personagem anti-herói, investigadora e ícone feminino, já que esteve em times de diversas temáticas. Já fez parceria com King, Kasumi, Xiangfei, Terry, Andy, Joe, Mai, Vanessa e Ramon, além dos mandados de Geese em '97. Talvez a distância de Mary dos KOF tenha feito eu colocá-la nesta posição, mas eu realmente gosto dela. Minha versão favorita é a EX Mary presente em KOF '98 UM, na qual seus golpes são baseados em Real Bout Special. O eterno tema Blue Mary's Blues (KOF '97) é o mais indicado para representá-la.

Sua representação em KOF não é menos bela do que na série Fatal Fury.
A SNK está devendo a volta dela aos palcos de seu melhor game de luta, não é?

#33: Maxima

O que Maxima tem de interessante para estar aqui? Pela sua capacidade única de porrada épica com o golpe que mais gosto em KOF: Vapor Cannon. Ele é canadense, usa costeletas, foi experiência de laboratório e faz parte de um grupo de anti-heróis. Não é o baixinho da Marvel, ele é o Maxima (com "a" mesmo no final, único fato que me incomoda).

Meu golpe favorito em KOF.
Em questão de história ou design não sou muito seu fã. Mas ele tem evoluído conforme a série progridiu, exatamente como o seu parceiro K'. A lealdade de Maxima com o ex-protagonista da saga Nests é um dos melhores pontos de seu conceito. Maxima possuía uma ótima variação de golpes e depois de XI, vem se modificando ainda mais. A variação deu espaço para as porradas brutas e rajadas de energias em XIII e XIV, mas isso não é exatamente um ponto fraco. Gosto disso. Simplificou tudo. Claro que a versão da 11 é um absurdo com aquele combo de 100% mais fácil do mundo, mas com suas novas versões não temos mais dúvida: Vapor Cannon neles!

Ele está mais robótico em XIV. Quem sabe volte com capacete na próxima edição.
Meu tema favorito de seu time é KD-0075 de XI, que me lembra da sua versão mais poderosa em um torneio de King of Fighters.

#32: Sie Kensou

Uma das possíveis lutas que virá a acontecer nos próximos KOF.
Kensou sempre foi um típico personagem "quase lá". Ele quase é o namorado de Athena Asamiya, a companheira de time que tanto ama. Quase foi o personagem "alívio cômico" dos jogos de KOF. Quase alcançou a preferência dos jogadores que usam magias e golpes de avanço para estabelecer um padrão defensivo. Quase perdeu os poderes para o misterioso Bao (na saga Nests). Quase foi descontinuado em KOF (na edição de 2003). E ainda quase fez a volta triunfal em KOF XI, mostrando que poderia ser o protagonista de uma nova saga de KOF graças ao seu poder oculto do dragão almejado por Ron e seu bando. Ah, não esqueçamos que ele quase tornou-se um personagem amadurecido graças as suas ótimas aparições em KOF XII e XIII. Daí, o cara ganha aquele design juvenil em XIV...

O design também quase amadureceu...
Por que ele é tratado assim? Bem, essa isso seria reflexo da personalidade dele? Bom, o cara é viciado em nikuman (um bolinho extremamente gostoso), é um excelente lutador de kung-fu, utiliza poderes psíquicos, carrega um dragão ancestral em seu espírito e possui uma forte relação de amizade com Robert Garcia, fora a sua presença eterna em KOF. Todos esses atributos fazem-no um dos mais importantes ícones da série e acho injusto sua representação secundária. Como puderam perceber, ele é quase um dos meus favoritos. Mas, quase. Falta apenas ser protagonista.

O segredo de Kensou é comer nikuman... como não se identificar? 
O tema que mais indico parecer com ele não é nenhum dos temas que apareceram para o seu time, e sim a música Cracker, do estágio de KOF XII. É vigorosa, chinesa e rápida. Mas harmoniosa.

PS: É o favorito do meu camarada, Hyousuke, espero que tenha gostado da minha opinião...

#31: Robert Garcia

O sr. Garcia só perde em quantidade de figurinos para Athena Asamiya.
Um dos protagonistas da série e dono dos mais poderosos chutes do caratê Kyokugen. Surgido em Art of Fighting, o italiano rivalizava com Ryo Sakazaki, seu companheiro de dojô. Nos jogos de KOF, Robert é um dos preferidos dos iniciantes devido aos seus bons golpes especiais e a facilidade de combos que possui. Robert está presente em quase todas as edições de KOF, sendo ausente apenas em KOF XI, com a desculpa que precisava cuidar dos negócios da família. Daí, a SNK Playmore viu que fez besteira e adicionou a sua versão mais velha apresentada em Neo Geo Battle Coliseum na conversão de XI para o PS2. Antes tarde do que nunca!

Um dos golpes mais lindos de EX Robert em KOF 2002 UM.
Ele sempre manteve o bom padrão de magia > anti-áereo até '98. Durante os jogos da saga Nests, Robert mudou seu esquema de comandos, utilizando dos defensivos "golpes de carregar" (inspirado em Guile de Street Fighter). De 2002 em diante voltou ao seu padrão original. Em cada KOF, Robert tem algo de bom nos seus golpes para fazer com que ele entre em qualquer time. Minha versão favorita é a controversa aparição de KOF 2003, onde tornou-se um lutador bem diferenciado de Ryo, preferindo focar nos golpes de chute. O cara ainda ganha pontos comigo pela presença sempre estilosa em qualquer um dos seus design. Quase sempre seu time é com Ryo, Takuma, Yuri ou King. Ponto fortíssimo! Penso que a música tema de 2000, Beauty and the Beast, é a que mais combina com ele. Quase todas as músicas de seu time são parecidas entre si e esta é uma das mais diversificadas, mostrando um pouco de elegância com uso de piano e a tradicional melodia oriental que faz parte do time Kyokugen. Robert para mim é um lutador indispensável em qualquer KOF.

Viva o tigre furioso!

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Volto logo mais!

SÉRIE COMPLETA:

Parte 1 (41º-50º)
Parte 2 (31º-40º) 
Parte 3 (21º-30º)
Parte 4 (11º-20º)
Parte 5 (4º-10º)
FINAL (1º-3)

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Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

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