terça-feira, 23 de maio de 2017

SGP Top 50: Os melhores lutadores de KOF (5 de 5 - Good Ending)


Pronto. Ontem eu havia terminado o meu top 10 seguindo o padrão clássico da série, deixando de mencionar aqueles que não são considerados os tradicionais da franquia. Vamos agora ao final verdadeiro da minha lista, incluindo até mesmo um time verdadeiro que apresenta os três lutadores principais do meu jogo de luta favorito. Meus amigos já sabem disso há anos. 

#3: Oswald



Um dos motivos para que eu tanto ame a edição XI de The King of Fighters é a adição desse personagem até então inédito. Oswald é um irlandês de meia-idade que se aproveita de um estilo único de luta chamado karnoffel para usar cartas cortantes e arremessa-las sem dó nos seus adversários. Aquele terno preto e os óculos redondos vermelhos são um toque especial para um personagem tão mal explorado pela SNK Playmore.

Uma carta do Oswald por si só deveria ser a mais forte...
Sua participação única em KOF foi aliado a Ash Crimson e Shen Woo, dois protagonistas da saga entre as edições 2003, XI, XII e XIII. O menino das chamas verdes soube da sua fama como matador de aluguel e decidiu que seus misteriosos planos necessitavam de alguém como Oswald. O velho cavalheiro aceitou o convite para participar de KOF depois de um desafio de poker, uma de suas maiores perícias. E mesmo que o combinado fosse que houvesse uma vitória de Ash naquele jogo, Oswald decidiu ceder ao pedido por se convencer das habilidades do francês. Isso é o que o companheiro de time deles, Shen Woo, foi levado a crer.

O nome desse especial é J-O-K-E-R. Perfeito, nada mais nem menos que isso.
O time de Ash não foi o vencedor do torneio, mas Oswald podia conseguir seu objetivo apesar de tudo. Satisfeito pelo dinheiro obtido na competição, ele questiona Ash sobre um outro combinado: um remédio chamado Pílulas do Dragão para o tratamento de sua secreta doença. Crimson então revela que as tais drogas só podem ser adquiridas ao derrotar seu dono, Shen Woo. Ash parte do local satisfeito por sua artimanha, deixando seus ex-dois companheiros de time para se degladiar. Shen reapareceu em XIII, mas Oswald não foi mais visto. O resultado dessa história ainda não foi totalmente esclarecido.

E esta foi a última vez que Oswald foi visto...
O estilo de gameplay de Oswald é o meu principal motivo para incluí-lo aqui. Embora difícil de ser dominado no começo, ele oferece muita segurança aos seus jogadores mais empenhados, graças a uma excelente opção de golpes e combos poderosíssimos. Claro que o seu Leader Danger Move, "Joker", é sua arma mais letal. Ele ainda tem um truque na manga: o golpe chamado ACE (a carta Ás) que finaliza o oponente no primeiro combo do majestoso vídeo abaixo:



Só existiria um motivo para ele estar fora do meu top 10: sua única participação aconteceu em XI, como já disse antes. Mas ao lembrar que esse é meu game favorito, Oswald representa muito mais da minha preferência do que eu era capaz de lembrar. Os sons dos cortes e os sarcásticos risos combinados com "Joker" (música tema do vídeo acima), o tema do Hero Team do jogo, me fizeram lembrar do quanto sou fã dele e seus dois companheiros. 

#2: Shen Woo


O revoltado lutador de Shanghai é uma das melhores adições de KOF 2003 e seus jogos posteriores. Shen Woo (神・武) é traduzido como Deus da Guerra, exatamente como é conhecido em sua terra natal. Sua fama surgiu devido a violência de seu boxe de rua e o temor que causava graças a sua crueldade que tratava seus oponentes. Após um longo período de invencibilidade e tédio, Shen viu na oferta do misterioso Ash Crimson uma oportunidade de enfrentar os mais poderosos e perigosos lutadores do mundo: um convite para participar do torneio The King of Fighters 2003.

KOF 2003 é muito mal compreendido entre os fãs da série, na minha opinião.
Este trio principal é um dos mais interessantes que já vi em jogos de luta.
Mesmo suspeitando das reais intenções de Ash, o chinês pugilista nunca se importou com o caráter duvidoso do francês, pois sua sede por lutas nunca o levou a questionar quaisquer tipos de valores morais, exceto a lealdade. Na edição seguinte, ele juntou-se mais uma vez com Ash, mesmo depois deste ter roubado e quase assassinado Chizuru Kagura, a anfitriã do torneio anterior. E como Duo Lon abandonou seus antigos parceiros, Oswald foi o nome preterido pelo dono das chamas verdes a fazer parte do novíssimo time de protagonistas em KOF XI.

Este é um dos momentos mais interessantes da saga Ash: convencer Oswald a participar de KOF.
Depois que os eventos de KOF 11 chegaram ao fim, Shen provou seu poder ao sobreviver diante de uma luta mortal contra o seu mais novo companheiro de time e juntou todo o ódio que sentiu por Ash, pois o havia deixado para morrer nas mãos de Oswald e ter saído de fininho. Esse rancor fez com que uma nova aliança surgisse: Duo Lon e sua mais nova rival nas lutas, Elisabeth Blanctorche (que surgiu em KOF XI) estavam juntos pelo mesmo objetivo: capturar Ash Crimson.

O Leader Danger Move de Shen faz com que ele cause dano dobrado aos seus pobres oponentes.
O Deus da Guerra chinês possui os golpes mais incríveis da saga Ash. Ele possui um soco deslizante simples e rápido, digno de um Burn Knuckle de Terry, rebate projéteis, possui agarrão especial com socos no estômago, usa os dois punhos para subjugar o adversário em dois ataques seguidos jogando-o para baixo e para cima, esquiva de golpes rápidos com o seu deslocamento lateral, consegue dobrar o dano causado aos seus oponentes depois de ativar uma mega explosão de energia que libera seu poder máximo, outro especial que finaliza com cabeçada e por fim, ainda usa o mesmo golpe simples mencionado no início em versão super especial, capaz de jogar e quicar o cara no canto da tela e ainda cair diante dele para mais um poderoso golpe. Claro que ainda tem o seu estiloso e devastador Neo Max de KOF XIII.

Todos já perceberam que gosto muito de movimentos "single-hit punch", não é?
O design de Shen é dos seus maiores atrativos para mim. Ele representa bem uma mistura de badboy da perigosas ruas de Xangai com o bom gosto expressado por meio de roupas bem ao estilo de uma pessoa que nunca perde a pose. Cabelos tingidos, luvas leves, tatuagens nos braços, camisa rosa pink com um lindo desenho de lagartixa e um colar de presas dá um bom conjunto de excentricidade, digno de qualquer personagem bem desenvolvido do universo KOF. Enquanto eu achava que ele tinha cara de surfista, meu amigo insistia que ele era "um pagodeiro chinês".

Olha a lagartixa! Olhou porque é... bem, porque é legal, OK.
Com apenas quatro jogos no currículo, Shen Woo ainda é querido pelos fãs e merece mais espaço na série. Isso pode acontecer se Elisabeth reencontra seu prestimoso Ash perdido no paradoxo temporal criado em KOF XIII. Sua trilha sonora que mais gosto é "Joker", mas acho que ela combina mais com Oswald. Então fico com "Each Promise" de KOF XIII, embora eu acredite que ao jogar com ele em KOF XII, a música do estádio inicial do game "Theme of KOF XII-1" traga o rock e o estilo oriental que são fortíssimos em Shen, o deus da guerra.

#1: Ash Crimson


Gostar da saga Ash e não gostar do francês é incoerência. Amar o jogo KOF XI e não gostar de Ash Crimson é um sacrilégio. Agora saber jogar com ele em sua melhor aparição na série e não tratá-lo como favorito é pura ingratidão! Shen e Oswald são muito mais forte em características gerais do jogo, mas o estilo de jogabilidade, sua personalidade e protagonismo na história não me deixam dúvidas: Ash é o meu favorito em The King of Fighters. E começarei por sua intricada história.

Desde criança, Ash foi criado pela família de Elisabeth, sua melhor amiga.
O jovem garoto foi criado na França pelos Blanctorche. Nesse período, recebeu o melhor tratamento possível e tornou-se amigo íntimo de Elisabeth, a mais nova da família. Mas sempre houve entre eles a consciência de que um dia eles deveriam cumprir uma certa missão. Um dia, porém, Ash abandona sem motivos o seu lar e parte em direção ao rumo das lutas, partindo em busca de dois companheiros para candidatar-se ao The King of Fighters 2003.

"The power of new generation!"
Os chineses Duo Lon e Shen Woo foram os escolhidos. Ash sempre teve seus motivos pessoais e misteriosos em cada passo que deu na sua história. E logo após vencer o torneio, ele despista seus parceiros saindo em direção ao seu verdadeiro objetivo: roubar os três tesouros sagrados - os poderes de Kyo Kusanagi, Chizuru Kagura e Iori Yagami.


Chizuru Kagura, uma das protetoras do selo de Orochi, foi manipulada por Botan, uma das integrantes do novo grupo que pretendia usar os poderes do deus caído para aumentar as forças de seu grande mestre, ainda a ser revelado. Então surge Mukai, um poderoso manipulador de rochas e membro líder dos novos vilões, para confrontar Kyo e Iori que haviam acabado de liberar Chizuru do controle mental de seus inimigos. Ash aparece na batalha mostrando que o vilão e ele estranhamente já se conheciam.

O grande estopim da saga que leva o nome do francês: o roubo dos poderes do Espelho Yata.
Logo após ser derrotado pelos três, Mukai parte dali e promete voltar. Enquanto Iori, Kyo e Chizuru, que havia acabado de se recuperar, conversavam sobre o selo de Orochi presente no local, Ash aproveita a distração e rouba o espelho Yata, a habilidade de selamento de poderes que Chizuru Kagura dominava. Ash usa os novos poderes para fugir do local. Este ato quase levou a sacerdotisa a morte, deixando-a incapacitada para novas lutas. E o próximo da lista era Iori Yagami.

Ash não tem limites: teve coragem de ameaçar Iori Yagami no final de KOF 2003.
O torneio de KOF XI seguiu imediatamente o curso implantado em 2003: colocou o novo "herói" da saga contra os poderosos Iori e Kyo, que se juntaram em um time com Shingo Yabuki em busca dessa nova ameaça. Como mencionado acima, Ash reuniu Oswald e mais uma vez Shen sob sua parceria. E sua antiga amiga de infância voltou para cobrar-lhe de sua antiga missão. Elisabeth Blanctorche recrutou Duo Lon, antigo parceiro de Ash e o poderoso amuleto de vitória em KOF, o elétrico Benimaru Nikaido. Este último time foi o vencedor da edição, mas não foram os únicos que puseram os novos vilões pra dormir. Surgiram mais dois membros do clã de Mukai: Shion e Magaki.

O jovem Shion e o monstruoso Magaki são as ameaças de XI.
Shion foi o anfitrião do torneio de KOF XI e perdeu sua luta para o time de Elisabeth. Mas ele havia feito uma aliança com Magaki, outro líder do novo clã que ameaçava a vida dos humanos. O dominador de imensos poderes de conjuração só pôde ser derrotado graças aos novos poderes de Ash, que selou suas habilidades de magia enquanto Oswald e Shen espancaram o vilão de cor de pele rosa. Prestes a fugir para outra dimensão, Magaki foi atingido traiçoeiramente por Shion que já havia sido advertido de não traí-lo. Shion o fez mesmo assim. Misteriosamente, Iori Yagami foi tomado pelo sangue de Orochi e atacou ferozmente Kyo e Shingo durante os eventos finais de XI. Ash aproveitou a brecha, roubou os poderes da joia Yasakani de Iori e partiu do local, não sem antes ser ameaçado por Elisabeth e seus dois parceiros. E em meio a tudo isso, ele deixou Oswald e Shen em uma briga mortal entre si (já explicada antes). Esplêndido mau garoto.

Ash se mostrou um mestre dos roubos e trapaças!
Como KOF XII não possui história, os eventos finais da saga concluem-se em The King of Fighters XIII. A nova anfitriã é Rose Bernstein, filha de Rugal, com apoio de seu irmão Adelheid. Rose era apenas uma isca nas mãos de Botan e todo o torneio foi realizado com o intuito de reunir energias dos lutadores para o despertar de Orochi (igual a '97). Ash finalmente mostrou-se um aliado do clã chamado "Aqueles que vieram do passado distante". O líder do grupo é seu ancestral, o egocêntrico e megalomaníaco senhor do tempo, Saiki. Seu intuito é roubar os poderes de Orochi e tornar-se mais forte do que já era. Ash desta vez não entrou oficialmente no torneio e deixou apenas os conflitos acontecerem para que então pudesse apenas agir no final, tal como um curinga das cartas de baralho.

Os verdadeiros aliados de Ash... ou será que...?
Muitos vieram em busca de vingança contra ele na 13ª edição de KOF, especialmente Iori que voltou sem chamas e, claro, o herói da série Kyo. Elisabeth uniu-se a Shen - agora inimigo declarado de Ash - e Duo Lon. Estes três últimos tornaram-se os vencedores desta edição. Assim que o prêmio seria entregue o tempo congela e o clã de Saiki surge no estádio. O mestre do tempo suga o corpo de Mukai e muda de sua forma humana para uma monstruosa forma de pele vermelha e poderes semelhantes ao vilão de 2003. O time de Elisabeth derrota a aberração, mas Ash aproveita-se do momento de derrota de seu antepassado e suga sua energia vital. O problema é que agora o trunfo de Ash se virou contra ele e Saiki passa a controlar tudo, finalmente adquirindo o máximo de poder que podia ter naquele momento. E surge então uma versão sombria e ultra-poderosa de Ash.

1. "Incompetentes!" - 2."Peguei" - 3. "Beleza" - 4. "F*d&u"...
O novo Dark Ash é também e vencido e a mente de Ash volta a dividir espaço com a consciência de Saiki. O francês encontra um único jeito de vencer a ameaça do seu criador: entrar no portal do tempo e criar um paradoxo temporal, eliminando a existência dele e de seus atos. Dessa forma, Ash e Saiki foram apagados da história e da mente dos lutadores de KOF, exceto do coração de Elisabeth e de algumas figuras como Duo Lon, Shen e o misterioso Kukri de KOF XIV que apareceu a mando de Elisa para encontrar um jeito de trazer Ash de volta para a realidade deles. Os atos de Ash distorceram o tempo e espaço, criando o vilão Verse. Fim da história de Ash Crimson.

O final escolhido por Ash é digno de sua astúcia. Mas Elisabeth fará o possível que sua existência volte à tona.
Evidentemente, a saga de Ash é a minha favorita, como provado pelo tempo dedicado apenas a sua história. Serei mais breve no resto.
Acredito que as versões XII e XIII de Ash são mais infantis e menos sarcástica do que as anteriores.
Ash Crimson utiliza de chamas verdes e golpes acrobáticos para enfrentar seus adversários, em uma ótima mistura de ataque e defesa. Embora o estilo de seus golpes e sua jogabilidade sejam extremamente inspiradas nos personagens Guile, Nash e Remy de Street Fighter, a personalidade debochada e o aspecto andrógino do feminilizado francês dão um toque de originalidade e bom gosto ao último protagonista de KOF. Os detalhes de sua roupa, especialmente as unhas que ele tanto gosta e o penteado exótico com tiara deixam ele com sua marca inconfundível. Admirável trabalho de criação do artista conceitual de personagens em KOF 2003, Falcoon (que ainda fez as artes finais de XI e no atual XIV). Segundo o artista, Ash foi criado para representar um estilo malvado e atraente e colocar os valores morais do tradicional posto de herói em dúvida por seus fãs. Missão cumprida!

Um episódio inteiro da franquia 3D de KOF foi dedicado ao estilo "verde" de Ash Crimson.
A polêmica série Maximum Impact trouxe KOF ao mundo das lutas 3D. Embora a jogabilidade lá seja complicada, já disse em outras postagens o quanto gosto dos personagens, move lists e as animações dela. Depois de dois episódios focados nos irmãos Alba e Soiree, Ash tornou-se o novo protagonista do chamado KOF MI Regulation A, que incluiu mais três novos personagens e deixou os menus e artes do jogo com o jeito "verde" de Ash. Nesta versão, Ash possui a melhor lista de golpes que já teve em qualquer jogo. Por fim, o artista Falcoon (o mesmo criador de Ash) foi o diretor de arte destas edições 3D imprimindo seu gosto por lolitas e estética cyber-punk nas roupas alternativas (e até algumas originais) dos lutadores de MI. Gosto complicado de se entender...

Ash em sua versão alternativa foi uma mistura entre "emo" e "sado-maso". Bizarrinho...
Os temas musicais de Ash sempre combinam a essência entre o "belo" e o "mal" ao mesmo tempo. Digno de alguém com a personalidade excêntrica. "Splendid Evil" de 2003 é a melhor mistura entre os termos, mas já a atribui ao Duo Lon nesta lista de Top 50. "Joker" ficou com Oswald em KOF XI. Então sobra a música de XIII, onde ele atua sozinho, a viciante "Second Joker" que ainda mistura uma sensação de heroísmo aos conceitos mencionados acima. Herói, mau e belo, estas são as principais marcas que Ash trouxe aos quatro episódios do qual fez parte em KOF. Para terminar, deixo um lista de vídeos com os melhores combos e dicas sobre ele.

Um combo com 100% de dano em KOF 2003 (é mais difícil do que aparenta);


Guia rápido de combos para Ash em KOF XI:


Um pouco de Ash no polêmico KOF XII:


Os mais lindos e difíceis combos de The King of Fighters XIII:


E chegamos ao fim...

Desejo ainda que o meu time favorito esteja presente nos próximos episódio de KOF. Não custa sonhar. Espero que tenham gostado do extenso e dedicado Top 50 com os melhores lutadores de KOF. 

REVEJA A SÉRIE:

- Parte 1 (41º-50º)
- Parte 2 (31º-40º) 
- Parte 3 (21º-30º)
- Parte 4 (11º-20º)
- Parte 5 (4º-10º)
- FINAL (1º-3)


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Au revoir!

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