sábado, 1 de abril de 2017

SGP Editorial: Street Fighter One



Hoje, dia primeiro de abril, fiquei pensando sobre qual mentira eu contaria aqui no blog para aproveitar esse dia. Mas desisti depois de ver as brincadeiras da Arika e da Capcom, pois sei que elas mexem com o coração nostálgico dos amantes de fighting games.
Até a revista norte-americana EGM inventou o ShengLong neste dia internacional da zueira:

Imagens falsas de Street Fighter III. A pegadinha da EGM surgiu em Street Fighter II.
Mas existem mentiras que viram delírios quando a pessoa sonha demais com alguma coisa. E os deuses do acaso adoram transformar delírios em verdade, como a aparição de Gouken em Street Fighter IV e uma remota chance de Goutetsu (mestre de Gouken e Akuma) aparecer como lutador da Season 2 de Street Fighter V... Começo aqui a série Delírios de LeBobsRick, capítulo 1.
Uma versão atualizada de Goutetsu do site CFN Portal.
A série Street Fighter está prestes a completar 30 anos em 2017 e bem que a Capcom poderia nos agraciar com um remake de Street Fighter. O primeiro jogo foi lançado em 1987 para os Arcades e ainda ganhou versões para PC (MS-Dos) e TurboGrafx. Tudo era muito inovador, mas não obteve o sucesso que seu predecessor alcançaria.

Ryu enfrenta Retsu no primeiro estágio de SF1.
Nesse jogo apenas Ryu estava disponível para o Player 1. O rival dele, Ken Masters, é exclusivo para o player 2. O jogo ainda conta com mais 10 lutadores, divididos em 5 países. No começo, você pode escolher entre Japão (o monge Retsu e o ninja Geki), China (o bêbado Lee e o velho Gen), Inglaterra (o gangster Birdie e o cavalheiro Eagle) e EUA (o boxeador Mike e o kickboxer Joe). O estágio final é a Tailândia, com Adon e Sagat como chefões do jogo. Assista o vídeo de gameplay:


Embora para os padrões de hoje tudo em SF1 seja bizarro, eu gostaria de ver o primeiro episódio da série sendo remasterizado e adicionado um modo história que fizesse justiça à série. Imagine o lindo final de Ryu, acertando um shoryuken de fogo no peito de Sagat e deixando a marca igual braseiro nos coitados dos gados... Seria épico.

Bom, vamos iniciar os delírios. Sabemos que o jogo original possui doze personagens:

O primeiro elenco de Street Fighter já era diversificado em estilo e nacionalidade.
Doze lutadores ainda não é o ideal para um jogo da série. E olhando para as versões SFIV e SFV, os lançamentos deles já contavam com 16 personagens. E esse parece um bom número, o mesmo que o de Super Street Fighter II. Sempre gostei de quantidade, mas SF sempre foi bom em diversificar os personagens. E acho que esse número inicial seria satisfatório. Faltaria então quatro lutadores para o jogo ficar completo. E penso que o certo seria adicionar lutadores que tenham um passado a ser contado. A organização de M.Bison, o grande vilão da série, seria a motivação para as quatro novas presenças, mas de forma discreta, bem discreta. Minhas quatro escolhas iniciais:

01 - Dorai

O pai de Chun-Li nunca apareceu na série, pois foi morto por Bison. E esse fato é que trouxe a chinesa sempre presente ao enredo de SF. Porém nunca foi dito em que momento isso aconteceu e devido a isso, podemos "programar" a sua morte no primeiro episódio, já que Chun-Li não estava caçando o vilão. Por que não mostrar o que Dorai esteve fazendo para ser morto pelo líder da Shadaloo? Essa é a melhor oportunidade. E pelo pouco que foi mostrado no anime Street Fighter II Victory (procure no Netflix), ele parece ser um cara ideal para as lutas dos anos 80. Policial investigador ao melhor estilo kung-fu em busca da verdade por detrás do primeiro Street Fighter.

Dorai e sua filhota, Chun-Li. Família linda.
02 - Gouki

Putz, de novo o Akuma? Não! Ainda não!!
O que pretendia aqui era que fosse mostrado a versão mais humana do personagem, sem aquela cara de demônio e aquele visual agressivo - e sem magia no alto. Mas ele não seria nada bonzinho. Seria o mesmo ambicioso de sempre, ainda que sem ter despertado o temido espírito de luta Satsui no Hado que o transformou no leãozinho de hoje em dia. E isso já foi mostrado no anime (OVA) Street Fighter Alpha: Generations e no quadrinho Street Fighter Origins. Vale a pena mais um carateca? Não, mas vale mostrar o passado mal explorado do personagem mais badass da série. Mas cadê as mulheres?

Akuma também é gente! E já foi uma criança matadora de ursos!

03 - Julia

Quem é essa? Lembra que Street Fighter Alpha 3 foi a primeira a mostrar as Dolls da Shadaloo em melhores detalhes? Lá tínhamos Cammy, Juri e Juli como as meninas sequestradas e de cérebro lavado pela organização criminosa. O propósito era transformá-las em máquinas de matar para serem usadas como soldados do mal. Mas cada uma delas tem uma história anterior, um passado a ser contado, como a coitada da Cammy que tenta lembrar sua história o tempo todo. Das bonecas do Bison, a minha favorita sempre foi a Juli. E existe um papo de que ela seria Julia, uma garota da tribo de Thunder Hawk, de SuperSFII. Não seria interessante mostrar a decadência dessa personagem, que em seu final sucumbiria ao poder da Shadaloo? Ou criar um motivo para que ela se voluntariasse aos propósitos do mal? Bem vinda, Juli. Aliás, prefiro o estilo dela de SFA3 ao invés da SFV.

SFA3 ou SFV?
04 - Killer Bee

Caramba... repeteco de personagem? Sim. Cammy serviria como a ponte entre a Shadaloo e o universo de Street Fighter. Ela seria a primeira cobaia utilizada em um torneio de artes marciais e causaria um grande incômodo aos outros personagens devido ao seu mistério e a violência (que aparecem em Decapre, sua irmã gêmea, no Street V). Mostrar uma versão ferrada da Cammy agradaria os fãs dela e ainda daria um importante papel de sub-vilã para a loira inglesa. Juro que ela não é das minhas favoritas, mas acredito que ela mereça uma entrada épica na série, ao invés de ser a miss amnésia da série Alpha.

Killer Bee pergunta: "cadê aquele tal de Nemesis?"
E assim teríamos os 16 lutadores iniciais... Mas ainda falta o grande vilão da história e personagens secretos. Adivinha quem são? 

Os secretos:

Goutetsu (sub-chefe)
Existe um estopim no despertar do espírito assassino em Gouki. Foi a morte de Goutetsu, antigo mestre de Akuma e Gouken, este último mestre de Ryu e Ken. E esse jogo poderia incluir o fato neste exato momento da cronologia. O criador do Satsui no Hado foi redesenhado para a galeria de personagens de SFV. Por que também não sonhar com a presença dele neste remake? Mas não sei se gosto da ideia do bastão. Porém, é uma novidade para SF, então vale a pena.

Excelente presença na série SF Assassins Fist.
Go Hibiki (chefe secreto 1)
O pai de Dan não serviria como alívio cômico no jogo. Ele seria o grande anfitrião do primeiro torneio e assim, seria uma importante personalidade deste universo. Mas seria mais um coitado que morreria neste primeiro jogo, morte atribuída a Sagat. O motivo: a derrota para Ryu que poderia cegar de ódio o mestre do Muay Thai e fazer com que ele assassinasse o Mr. Hibiki. Mas antes de morrer, Go poderia ser o grande desafio final de Ryu como prova da capacidade do japonês em se tornar um guerreiro de verdade. E depois morrer nas mãos do tigre.

Uma máscara Tengu cairia bem nele, não é?
M. Bison (chefe secreto 2)
Ele já tem aparecido como um poderoso vilão desde sempre, só que nesta encarnação ele poderia revelar-se como o grande arquiteto do torneio por detrás de Sagat. Nada melhor que um vilão clássico para este jogo. Mas sem os mega poderes de agora, ele faria uma aparição bem discreta, preferindo deixar que os outros se matem sozinhos. E sem roubar o brilho que o remake deve ao gigante tailandês. (Street Fighter V me trouxe uma imensa saudade do Tiger Uppercut.)

Saudades de mim?
DLC?

É. Vivemos em tempos que este é o melhor jeito das empresas de games melhorarem seus jogos e obterem lucro a longo prazo. Tudo tem um preço. E a Capcom sempre soube cobrar bem por isso e a prova é a fidelidade dos fãs de suas séries. Antes de ingressar na era dos consoles modernos, achava um absurdo ter que pagar por conteúdos lançados para um jogo que eu JÁ havia pago! Mas recentemente fui tragado pelo maravilhoso mundo do "eu quero mais" (culpa do meu Nintendo 3DS) e ontem me peguei pagando R$ 1,50 pelo avatar de Laura (SFV) na PSN... Não é pelo preço, mas pela função... achei que tinha que personalizar mais ainda meu perfil mostrando as minhas preferências de jogo. Um absurdo! (Mas não me arrependo.)

A batalha épica já nasce aqui!
Qual a melhor escolha para expandir o conceito original do game? Nada mais, nada menos do que o seu verdadeiro predecessor, SF Alpha? Não. Final Fight, o game de aventura beat 'n up que marca a estréia de Guy, Cody e Haggar no universo Capcom, e que depois seria unido ao universo SF por meio da série Alpha. E vale lembrar que Final Fight já recebeu um remake para GameBoyAdvance com o título FF One. Boa escolha, não é?

Violência no metrô de Metro City.
Ainda não joguei esta versão do GBA. Próximo da lista!
Final Fight é um excelente jogo da época e possui conceitos muito originais de personagens. Então adicionaria mais oito lutadores do primeiro jogo da trilogia: Guy, Cody, Haggar, Poison, Hugo, Rolento, Sodom e Abigail. Quase todos já apareceram como jogáveis em outros SF, mas Haggar e Abigail seriam novidades. E está mais que na hora da Capcom dar um bom destaque para o prefeito de Metro City. Por fim, uma nova presença secreta: Zeku, o mestre de Guy. Seria uma benção para nós que este remake existisse.

Guy, Haggar, Jessica, Cody, Sodom, Poison, Hugo, Rolento, Abigail e Zeku.
Por fim, vejo que a presença de lutadoras ficaria restrita a apenas três personagens. Mas o contexto aqui é o final dos anos 80 e até seria justificável a escassa presença feminina. Chun-Li e Jessica poderiam aparecer em cenas in-game para dar uma diversificada, além de outras dolls para resolver este problema.

Game Over!
Este é o fim do meu primeiro delírio sobre jogos de luta. Amo a origem das coisas e meu próximo delírio é a origem do torneio King of Fighters, da SNK.

Até mais!

3 comentários:

  1. Cara esse sempre foi o meu sonho tbem, consertaria a história da série e amarraria as pontas soltas que tem. Além de dar uma nova oportunidade para os personagens "esquecidos" de street fighter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse seria o caminho para muitas séries, inclusive o KOF como mencionei ali em cima. Tenho umas ideias interessantes para ele.

      Excluir
  2. Só foi péssimo falar de coisas não canon como os OVAs de SFA.

    ResponderExcluir

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: