Realmente, (tentar) ser jogador de SFV e autor de um blog de fighting games são duas coisas completamente diferentes. Enquanto eu me sinto extremamente à vontade por aqui, jogar o mais recente capítulo de SF tem sido interessante, desafiador, mas quase nada recompensador. E hoje com a discípula de Rose não podia ser diferente.
Sou jogador de Laura desde que iniciei minhas aventuras pelas Ranked Matches que o jogo oferece e tenho que reconhecer que esse sistema de jogatina online tem sido muito prazerosa para mim. Nos três primeiros meses, pude perceber uma evolução absurda de meu jogo, migrando da liga Rookie para a categoria Super Silver. E daí, estagnei. Brinquei de Ed, olhei para Abigail, testei Alex e ainda vi esperanças que Menat pudesse render um desafio aos meus oponentes.
O gameplay da garota é espetacular: possui anti-aéreo, ótimos golpes de média e longa distância, velocidade razoável, projéteis intuitivos, lista de comandos simplificada e fácil de decorar e ainda um estilo de design muito bom para uma estreante da série. Fora que o V-Trigger e o V-Skill dela são bem apropriados ao seu tema: ela é uma usuária de Soul Power, o poder mágico da italiana Rose para combater o vilão da Shadaloo.
A parte que mais gosto deste gênero dos videogames são os combos - mania de jogador veterano de KOF (inclusive tenho muitas importadas de lá). Menat é bem interessante neste ponto e permite um combo gigantesco para o usuário que tiver treinado bem o uso das Soul Sphere. E alguns de seus botões normais ficam diferentes enquanto ela possui sua esfera projetada na tela, fique atento a isso.
Desk (abaixo) sim sabe fazer combos: ele deveria criar os Trials para SFV, né, Capcom?
Como não tive coragem de me arriscar nas partidas ranqueadas, fiquei apenas no Casual. E lá descobri que as pessoas tem coragem sim de jogar com seus personagens favoritos, ao invés daqueles que apenas consideram fortes. Vi uma variedade que nunca presenciei em mais de oito meses nas Ranked, fiquei feliz por esse aspecto.
Apanhei quase do elenco inteiro jogando com a novata: Abigail, Laura, F.A.N.G., Rashid, Zangief, Mika, Guile, Akuma, Ed, Ibuki, Menat, Ken e Ryu. Um fato interessante: estes dois últimos são bem raros nesta modalidade. Total da sova: de 52 partidas que tive a paciência de jogar e jogar mesmo perdendo, ganhei apenas seis (sendo cinco contra a própria Menat). E vim escrever para esfriar os nervos e racionalizar minha experiência... Ao menos fui colecionando as frases de vitória dos lutadores tirando sarro da habilidade de prever o futuro dela.
Até o Ken sentou o sarrafo na minha nova casual fighter... |