quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Street Fighter V: Menat não é para iniciantes (Análise)


Realmente, (tentar) ser jogador de SFV e autor de um blog de fighting games são duas coisas completamente diferentes. Enquanto eu me sinto extremamente à vontade por aqui, jogar o mais recente capítulo de SF tem sido interessante, desafiador, mas quase nada recompensador. E hoje com a discípula de Rose não podia ser diferente.


Sou jogador de Laura desde que iniciei minhas aventuras pelas Ranked Matches que o jogo oferece e tenho que reconhecer que esse sistema de jogatina online tem sido muito prazerosa para mim. Nos três primeiros meses, pude perceber uma evolução absurda de meu jogo, migrando da liga Rookie para a categoria Super Silver. E daí, estagnei. Brinquei de Ed, olhei para Abigail, testei Alex e ainda vi esperanças que Menat pudesse render um desafio aos meus oponentes.



O gameplay da garota é espetacular: possui anti-aéreo, ótimos golpes de média e longa distância, velocidade razoável, projéteis intuitivos, lista de comandos simplificada e fácil de decorar e ainda um estilo de design muito bom para uma estreante da série. Fora que o V-Trigger e o V-Skill dela são bem apropriados ao seu tema: ela é uma usuária de Soul Power, o poder mágico da italiana Rose para combater o vilão da Shadaloo.


A parte que mais gosto deste gênero dos videogames são os combos - mania de jogador veterano de KOF (inclusive tenho muitas importadas de lá). Menat é bem interessante neste ponto e permite um combo gigantesco para o usuário que tiver treinado bem o uso das Soul Sphere. E alguns de seus botões normais ficam diferentes enquanto ela possui sua esfera projetada na tela, fique atento a isso.

Desk (abaixo) sim sabe fazer combos: ele deveria criar os Trials para SFV, né, Capcom?


Como não tive coragem de me arriscar nas partidas ranqueadas, fiquei apenas no Casual. E lá descobri que as pessoas tem coragem sim de jogar com seus personagens favoritos, ao invés daqueles que apenas consideram fortes. Vi uma variedade que nunca presenciei em mais de oito meses nas Ranked, fiquei feliz por esse aspecto.

Até o Ken sentou o sarrafo na minha nova casual fighter...
Apanhei quase do elenco inteiro jogando com a novata: Abigail, Laura, F.A.N.G., Rashid, Zangief, Mika, Guile, Akuma, Ed, Ibuki, Menat, Ken e Ryu. Um fato interessante: estes dois últimos são bem raros nesta modalidade. Total da sova: de 52 partidas que tive a paciência de jogar e jogar mesmo perdendo, ganhei apenas seis (sendo cinco contra a própria Menat). E vim escrever para esfriar os nervos e racionalizar minha experiência... Ao menos fui colecionando as frases de vitória dos lutadores tirando sarro da habilidade de prever o futuro dela.

A melhor frase do dia contra Menat é do venenoso F.A.N.G.
_____________________________

Depois, deste mini-relato/desabafo, vamos enfim à análise de seus golpes. Mas não esqueça que sou um simples jogador da liga Silver que não entende a profundidade e a complexidade do conjunto de estilo competitivo para Street Fighter V:

LEGENDAS
SR: Soco Fraco; CR: Chute Fraco; SM: Soco Médio; CM: Chute Médio; 
SF: Soco Forte; CF: Chute Forte; 3S: Três Socos; 3S: Três Chutes;
s.= parado (standing); j. = pulando (jumping); c. = agachado (crouching)

Fácil leitura, estudem!
Variação nos ataques normais
Antes de explicar os botões, é interessante notar que ela praticamente tem duas bases para os ataques normais: um com a esfera em sua mão permitindo ataques mais longos porém mais lentos de sair OU sem a esfera (lançada com o Soul Sphere) que saem mais rápido, mas tem o alcance reduzido.

SF de Menat sem a esfera perde quase o triplo em alcance!

Botões normais
Menat é bem enfática quanto à força dos golpes: s.CR e j.CR são extremamente curtos, enquanto c.CR e os três usos do SR são de distância considerável. O s.SM e o c.CM são os melhores pokes (servem para afastar o oponente quase encostado) - mas não são canceláveis em golpes especiais quando ela está com a esfera; podemos usar o j.CM como o crossup dela (voadora que obriga a defender invertido, pois cai nas costas) e c.SM/CM para combos básicos com as Soul Spheres.

Com a esfera, seu s.SF e s.CF são ótimos anti-aéreos para pulos de meia-distância. Utilize o s.SF ou o s.CF como meaty contra o oponente levantando, pois força-o a defender seu golpe (treine o tempo e a distância disso, pois varia com esfera ou sem ela). Por fim, sua voadora com CF tem um alcance impressionante.

O SF agachado é um ótimo launcher quando utilizado como Crush Counter!
Crush Counters
Mesmo que o s.SF seja uma possibilidade, ela não te permite continuar a manobra em um combo. O s.CF é a melhor opção para punir os oponentes. O c.SF ainda possibilita um combo interessante que é um dos ensinados nas Provas (Trials) dela.

Ataques únicos
Gostei muito do Judgement of Anubis, pois pune bem o adversário desatento e tem uma recuperação peculiar - permitindo que você utilize um agarrão em seguida se o oponente continuar distraído - ainda que isso seja bem previsível. Use o Divine Retibution como overhead (deve ser defendido em pé), tomando cuidado com o péssimo alcance deste golpe. Por fim, o Khamum Kick é semelhante ao Drill Kick de Dhalsim: utilize na distância e altura certa (meio afastado para golpear a parte baixa do oponente) e garanta um combo para ela. Golpe bem lento por sinal, mas sai rápido quando feito inciando o pulo (assim como o indiano faz).

Meu golpe favorito: "O Guardião do Sol"!
Golpes Especiais
Parte mais simples dela: o Soul Sphere é projetado (cada botão representa um lugar diferente) e a esfera pode ser chamada de volta (com o Ankh) que atinge o oponente, dando a chance de punições incríveis e combos fora do padrão. O Guardian of the Sun é praticamente o Soul Throw de Rose em SFIV: anti-aéreo com animação de agarrão ao conectar o golpe (experimente os três diferentes socos pra variar a velocidade e a distância). Ambos Soul Sphere são super canceláveis na Critical Art.

A vidente utiliza seis esferas contra duas de sua mestra Rose em SFIV.
V-System
O reversal dela é bem útil pois ela teletransporta-se para as costas do oponente, tal como o de Nash (mas em curta distância). A skill Kamai rebate magias se Menat estiver com a esfera, caso contrário ela apenas absorve o projétil para aumentar a barra de V-Trigger. O Stelia funciona como a Kamai, mas para magias aéreas (Akuma e F.A.N.G, olá!). Ambas skills também são canceláveis na CA, sendo muito úteis nos combos. O V-Trigger projeta seis esferas de uma só vez, corresponde a cada botão da lutadora. Aperte o botão correspondente à esfera durante seus ataques (ou segure um pouco e depois solte quando não estiver em ação) para disparar contra o oponente. Esses lançamentos também podem ser feitos no alto. E se quiser, aperte quantos botões quiser para lançá-los à sua preferência (inclusive os seis juntos!)

Essa é a distância máxima que o Critical Art de Menat alcança. Não é tão ruim.
Critical Art
Golpe de média e curta distância com dano razoável: seu melhor uso é para finalizar combos ou punir aqueles Guile da vida que lançam Sonic Boom na Menat levantando. Funciona bem contra os ataques normais dos adversários como a maioria das CA costumam ser.

Vida e Stun
Ela possui 950 pontos de vida e de stun. Isso significa que ela está abaixo da média de 1000 pontos nos dois quesitos, mas nada tão ruim assim. Fique atento com lutadores que "tonteiam" rápido seus inimigos como Laura, Ibuki, Karin e Balrog.

Até a pose de provocação de Menat é interessante.
Estilo de jogo
Pelo que entendi, sua Soul Sphere é um método de controlar o espaço na tela. Use-o para forçar o oponente a pular e puni-lo com anti-aéreos, mas não insista muito nisso, claro. Aproveite seus botões para manter uma distância razoável e puxar o oponente com o Ankh. Use a V-Skill contra projéteis e treine muito as possibilidades que as Soul Sphere normais e do V-Trigger lhe permitem.

_____________________________

Ufa... Cansei de Menat por hoje. Eu tinha outros planos para hoje, mas abusar da jogatina de vez em quando nos permite escrever textões assim. Deixe suas críticas e eventuais correções sobre esta análise nos comentários e descreva como foi sua experiência inicial com a vidente.

Fui!

7 comentários:

  1. Cara que blog top. Nunca tinha visto e pra falar a verdade nem sei como cheguei nele, mas já sou fã. Parabéns pelas explicações.

    ResponderExcluir
  2. Você tem uma análise dessa, com o Guile?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cléber, bem-vindo ao Super Game Point, obrigado pelos elogios!!! Infelizmente não fiz análise com o Guile, apenas essa da Menat e outra do Ed no tempo que teve aquele beta grátis. Gosto muito dele, mas ainda não me dediquei a jogar com ele e estaria falando besteira se inventasse uma análise assim do nada. Mas em meus projetos, pretendo fazer esse tipo de análise de cada lutador de SFV, então fique atento!

      Excluir
  3. Meus parabéns pela análise. Também sou um jogador estagnado no silver e parei de me aventurar no ranked faz meses, hehe.

    Me interessei no gameplay da Menaj e gostei muito da riqueza dos detalhes contidos na review que você escreveu. Vou comprar ela e passar horas para aprender a jogar decentemente com a char.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mugiwara, bem-vindo ao bando - quer dizer - ao blog! Volte a jogar e perceba que em cada luta você pode tirar um detalhe para seu aprendizado. Veja replays, faça anotações e depois experimentos no training mode com algum amigo.

      Menat é muito interessante pra quem procura um gameplay técnico e inteligente que exija criatividade do jogador, como penso acontecer com Dhalsim. Mas ela tem menos recursos e pode surpreender menos, mas tem aquele detalhe: "Você gosta do lutador?" Então não tem nada que te impeça de continuar a jogar com ela, tal como faço com Laura desde o começo (e sei que ela é forte). Invista na egípcia, ela é show!! Valeu pelos elogios!!

      Excluir
  4. Uma análise muito rica em detalhes, amigo, não me cansei de ler uma vírgula se quer. Meus parabéns mesmo. Encontrei o link para esta analise enquanto caçava algo sobre a Menat no grupo de SFV do Facebook. Menat me chamou muita atenção, não só pelo design, mas o conjunto completo da obra: Carisma, Design, Possibilidades e afins. Normalmente eu sou main Chun-Li (desde a primeira aparição), não me aventuro no SFV ainda por falta de dinheiro, porém, pretendo em breve iniciar essa jornada. Menat com certeza esta em minha lista de treinos, junto da dama chinesa. Novamente, muito boa analise, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sem palavras para retribuir à altura seu comentário, querida Poison. Menat é espetacular em todos os aspectos que você mencionou e difere muito da Chun-Li, o que te oferece uma maior possibilidade de resolver matchups ruins. Recomendo que assista as lutas do Go1, Infiltration e Justin Wong, ambos são excelentes com as duas. E obrigado novamente pelo carinho de sua leitura, volte sempre.

      Excluir

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: