quarta-feira, 31 de maio de 2017

SGP Intercâmbio: Segredos de The King of Fighters '94 - Parte 2


The King of Fighters '94 é a caixa de pandora dos fighting games. Ainda que Mortal Kombat fez um bom trabalho em rivalizar com o onipotente Street Fighter II no início dos anos 90, somente a franquia da SNK tinha uma proposta de jogo de luta 2D semelhante ao sucesso da Capcom e para os jogadores mais exigentes quanto a jogabilidade, KOF '94 é o marco da disputa de espaço entre os arcades de fighting games.


Era muito mais fácil encontrar fliperamas da SNK do que os da Capcom aqui no Brasil, com exceção de bares e rodoviárias...
Hora de continuar as traduções de ontem! Agora é a vez dos times da Coréia do Sul, Brasil, Inglaterra e México, além do poderoso Rugal. Vale lembrar que os textos originais encontram-se em japonês e foram traduzidos em Shmuplations, mas as imagens e legendas são de minha autoria. Algumas te deixarão com o coração palpitando, passando do terror a mais pura beleza.

Ready?


Kim Kaphwan

No primeiro estágio de desenvolvimento, queríamos adicionar outro lutador "criminoso" ao time de Chang e Choi, o que poderia ter sido o "Time dos Prisioneiros". Mas devido a várias circunstâncias, nós adicionamos Kim ao invés disso e fizemos o time Coreano.

Isto também foi criticado no início, com pessoas dizendo "ei, não é estranho para Kim estar em um time com estes dois criminosos?" Então viemos com a ideia de que Kim está tentando reabilitá-los.

A abertura de KOF '94 Re-Bout, lançado para PS2, mostra algumas cenas do prólogo do jogo.

A propósito, sobre como Kim inicialmente encontrou Chang e Choi... um dia, aconteceu de Kim estar assistindo as notícias na TV e viu que Chang tinha fugido da cadeia. Kim pensou para si mesmo, "eu devo ensiná-lo uma lição!" e partiu para cidade no meio da noite em busca de Chang. Além disso, foi nesse momento Choi tentou atacar Kim, mas o jogo tinha sido virado contra ele e Kim terminou por fazer Choi um membro de seu time também.

Chang Koehan

Bem no começo da produção, ele era um pouco mais brutal, personagem vilanesco, mas já que nós o juntamos com Kim, nós abrandamos-no um pouco.

Seu primeiro design tinha-no em suas típicas vestes de prisão com listras, mas criar todos os gráficos com aquele tipo de padrão listrado era muito difícil, então mudamos sua roupa para um uniforme branco e liso com marcas de caveira e ossos cruzados. Porém isto também não tornou-se bom, assim nós fomos até o mais simples design de "túnica e correntes".

Wild Ball é a super sequência de Chang que termina com este ataque.
Para o super golpe, Wild Ball, o designer estava sem ideia alguma e apenas experimentou este golpe com um tipo de tentativa de última hora. Mas isso obteve uma boa resposta de todos então deixamos ele com seu super. A propósito, na história de fundo de Chang, ele aprendeu este golpe ao assistir e imitar o Phoenix Kick de Kim.

Choi Bounge

Choi é uma grande novidade de KOF '94. Seu design inicial era muito parecido de Freddy de A Hora do Pesadelo e sabíamos que seria um problema no mercado estrangeito, então cerca de um mês antes da produção dos cartuchos, mudamos sua roupa para algo mais simples e adicionamos suspensórios. Isso foi um grande problema para o seu designer.

O monstro Freddy Krueger demorou mas apareceu em um jogo de luta: Mortal Kombat 9 (2011).
Lembro da primeira vez que o vimos na tela, realizando seus ataques rolando... todos acharam que aquilo era muito engraçado, ele esteva literalmente rolando pelo chão e dando risada!

Difícil acreditar que alguém possa se parece com o grotesco Choi. Alguém conhece gente assim?
O designer que criou Choi é na verdade a mesma pessoa que criou Kim e Chang. Todos, e eu digo todos mesmo, concordaram por unanimidade que o rosto deste produtor é exatamente como o de Choi (ele reclama que parece mais com Kim, mas...)
Heidern

Heidern foi originalmente concebido com uma "máquina de matar de sangue frio", mas como seu designer escreveu os detalhes de sua história de fundo, ele podia deixar de simpatizar com o personagem e assim, proporcionou-lhe um passado trágico. Pessoalmente, Heidern tem o meu final favorito de todos os lutadores.

Quando o seu super golpe Final Bringer foi finalizado, parecia tão escandaloso que todos na equipe vieram com suas próprias explicações sobre ele: "Oh, Heidern deve ser um alienígena na verdade!" ou "Não, ele é um feiticeiro!"

Um dos especiais mais estilosos de toda a série. "Lombrigaa!"
Falando nisso, Heidern obviamente despreza Rugal Bernstein, o homem que tirou tudo que importava para ele: seus companheiros, sua esposa e criança, até mesmo o próprio olho direito dele. Mas o que Rugal pensava sobre Heidern? Fiz a pergunta a um dos planejadores e ele respondeu: "Bem, Heidern basicamente estava no lugar errado na hora errada quando cruzou o caminho de Rugal... e este apenas esmagou-o como uma mosca, chutando ele de lado como uma pedra na estrada." Insensível!

Ralf Jones

Clark e Ralf vieram da série Ikari Warriors, então naturalmente você esperaria-os sem camisas com suas renomadas bandanas, certo?

Bem isso é justamente como nossos primeiros design pareciam! Mas nossos chefes na SNK nos ordenaram a modernizar seus modelos para deixá-los um pouco mais atuais e isto era um jogo de luta afinal, então fizemos pequenos ajustes e estabelecemos o esboço que vocês veem hoje.

Ah sim, Ralf parece bem feliz como um militar enlouquecido nessa capa de Ikari Warriors.
Além disso, estivemos pensando sobre um ataque especial no qual Ralf arremessaria uma granada. Nós até mesmo tínhamos os gráficos prontos para isso, mas algumas pessoas pensaram que a explosão pareceu um pouco fraca e permitir granadas em um torneio de artes marciais era uma coisa injusta. Então nós abandonamos essa ideia.

Clark Still

No início da produção, as únicas diferenças nos esboços de Ralf e Clark é que um tinha chapéu e outro tinha uma bandana, mas depois Clark veio a ganhar um par de óculos de sol para tornar-se o personagem que ele é hoje em dia.

Basicamente Clark se parece muito com Ralf, mas desde que o designer encarregado de ajustar este personagem em sua eficácia de acertos, velocidade de ação e força dos ataques, seu estilo de combate é onde as verdadeiras diferenças entre os dois podem ser encontradas.

Se na versão final eles são tão semelhantes, imaginem nos primórdios do desenvolvimento...
No começo, as pessoas pensavam que Clark e Ralf eram os mais fracos de todos os lutadores. Mas se você olhá-los um pouco mais atentamente, eles podem ser bem fortes na realidade.

Yuri Sakazaki

Enquanto estávamos planejando KOF '94, ouvimos as novidades de que Yuri Sakazaki seria uma personagem jogável em Art of Fighting 2. Quando a vimos em ação, nós soubemos imediatamente: ela tem que estar em nosso jogo!

Agora faz sentido que King seja do time da Inglaterra mesmo sendo francesa. Billy seria o líder dele.
Depois de pensar mais, decidimos remover Big Bear do time de King. Tivemos alguns problemas relacionados a memória do jogo com ele de qualquer forma. Então percebemos que tínhamos um time com duas mulheres nele - então por que não ir além e adicionar Mai Shiranui, para um time inteiramente feminino? Assim nós removemos Billy também e o todo poderoso Time das Mulheres foi formado.

Só uma mulher saberia dar atenção completa aos detalhes de um personagem feminino. Cool!
De acordo com seu designer, Yuri também tinha algumas animações em seus seios - embora não fosse tão chamativa como os de Mai. Além disso, aquele designer empenhou uma grande quantia de capricho nas panturrilhas de Yuri (seu designer é uma mulher, a propósito).

Mai Shiranui

Mai - a lutadora que conquistou o mundo como uma tempestade!

Como ela alcançou tanta fama? Um dia, o designer de Mai perguntou-me se eles poderiam adicionar um pouco mais de animação para a pose de descanso da Mai (também chamada de pose "neutra", quando o jogador não está praticando nenhuma ação). Eu pensei que nós ainda tínhamos um pouco de memória sobrando (na verdade, não tínhamos) então eu logo disse "vá em frente".

Esta é a versão que surgiu em 96, mas o balanço é nessa vibe aí...
Quando o desenhista voltou com aqueles "seios balançantes", foi tão incrível que nos deixou impressionados, de queixo caído. A propósito, nós tivemos que censurar esta animação para o lançamento nos consoles do mercado ocidental.

Era esse tipo de animação que a censura quis? Ficou muito bom também.
King

King, Billy e Big Bear seriam originalmente o "Time Inglês", mas por razões explicadas acima, aquele time nunca veio a existir.

Decidimos remover o antigo golpe especial "Surprise Rose" por vários motivos. Estávamos sofrendo para trazer à tona algo novo, quando o designer de King adicionou um golpe que tinha criado apenas por brincadeira, mas todos realmente gostaram disso e aquele tornou-se o novo super golpe dela.

Anos 90... O machismo sempre dominou as produções de games, mas aqui ele deu uma exagerada.
A animação mais conhecida de King, quando ela é derrotada por um golpe especial e sua camisa é rasgada também foi incluída em KOF '94. O designer de King foi até os dados do jogo e fez algumas estranhas mudanças para a cor de seu sutiã...

Ryo Sakazaki

É um pouco desleal quantos golpes especiais Ryo (e outros personagens do Time Art of Fighting) tem a mais do que outros personagens originais. Ele era claramente favorecido em poder. Por causa disso, eu lembro como balanceá-lo em KOF '94 tomou a maior parte do tempo de todos os lutadores.

Não poderíamos apenas começar apagando seus golpes, ao invés disso nós tentamos deixá-los um pouco mais fracos. Entretanto, acho que não fomos longe demais - eles ainda parecem fortes demais...

Olhando para este cenário, vejo como estes caras trabalharam para ter o melhor. Obra-prima!
Além disso, há muitos espectadores assistindo a partida no Cenário do México, mas vocês reconhecem alguns deles? Temjin... Mickey Rogers... Lee Pai Long... Richard Myer, Geese Howard...

Robert Garcia

Robert passou em um spa e recebeu um grande update em seu modelo. Magrelo.
Robert sofreu muitas mudanças gráficas para KOF '94, comparado com sua aparição original. Entre muitos personagens em KOF '94 com corpos magros, Robert ganhou o maior emagrecimento! Durante a fase de planejamento, quisemos criar um time com Ryo, Robert e Yuri, chamando-os de "Time de Caratê do Estilo Jovem Supremo". Mas com Yuri partindo para o time das garotas e outras mudanças, nós eventualmente adicionamos Takuma ao invés disso.

Este é o Robert em Art of Fighting 2... bem diferente de KOF '94. Mas era bombado demais.
Takuma Sakazaki

Takuma, de Art of Fighting 2, é bem parecido com Goro Daimon, tanto que para distinguí-lo demos a ele um uniforme de artes marciais para sua parte superior do corpo.

Ainda que semelhante a Goro, este Takuma é muito menos genérico do que sua versão de KOF.
Takuma é capaz de usar seu Super Strike Gale em combo, mas originalmente isto era um bug. Tentamos tirar isso, mas ele estava fraco demais sem ele: "Eu não sei... se Takuma não tiver isto, ele é um tipo de... hum..." Então adicionamos mais uma vez! Porém, graças a esta decisão ele tornou-se um personagem bem apelão. Então agora estou meio arrependido disso.

O Hien Shippu Kyaku deve ser o golpe mencionado acima, pois é possível "combar" depois dele.
No geral, lembro de ter bem menos dificuldades com os personagens de Art of Fighting comparados aos personagens de Fatal Fury. Na verdade, estou tendo um mau momento lembrando de quaisquer grandes problemas que tivemos com ele!

Rugal Bernstein

Os planejadores amam vilões e seu conceito inicial era fazer o maior e mais malvado vilão já imaginado! Com Rugal, sinto que eles realmente nos deram um ótimo vilão e ele é o meu personagem favorito pessoalmente. Quando escrevi a história de fundo entre Heidern e Rugal, eu pude sentir uma estranha tensão e empolgação brotando em mim.

Nossa primeira ideia para este lutador era que ele poderia aprender qualquer golpe que tivesse visto ao menos uma vez. Ele estava planejado a ser o filho da mãe mais apelão de todos, mas abandonamos esta ideia pois não tínhamos memória de cartucho suficiente para executá-la corretamente. Mas que pena!

O Kaiser Wave de Krauser (foto) e o Reppuken de Geese foram as únicas cópias que Rugal trouxe em KOF '94.
Nós também fomos perguntados sobre o nome da pantera negra no cenário de Rugal, mas realmente nunca demos a ela um nome oficial. Dentro da equipe, nós o chamávamos de "Rodem"...

Os créditos de KOF '98 nos trazem esta bela imagem em sprites de Rodem (em polonês, signfica "haste"!).
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A próxima postagem será sobre Art of Fighting, com a mesma fonte desta matéria.

Fui!

6 comentários:

  1. ótima matéria, parabéns

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    1. Muito obrigado, compartilhe com os amigos que são fãs de KOF.

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  2. Muito bom, não é puxando saco, não. Mas você fez um trabalho pica aqui. Tenta trazer mais matérias nesse formato.

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  3. Confesso que adotei o formato de matérias rápidas e ainda não tive a coragem de fazer outro especial para um jogo. Foi muito bom escrever sobre KOF '94, acho que os próximos serão da série Samurai Shodown, então fique ligado.

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  4. Muito bom! Nostálgico!

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Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

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