Mais uma postagem com o intuito de tradução e fortalecimento da Literatura Gamer. Dei uma bisbilhotada nos sites da vida e li sobre segredos da produção de The King of Fighters '94, tal como recentemente foi divulgado algumas curiosidades sobre a série Real Bout Fatal Fury - e traduzidas pela SGP - acesse aqui.
A vantagem de morar no Japão é quantidade massiva de informações sobre a produção de jogos. |
Desta vez o site é o Shmuplations que faz o maravilhoso favor de traduzir manuais e revistas especiais de jogos antigos da SNK de seu idioma original, o japonês, para o inglês. E agora faço mais uma ponte para que os lusófonos tenham acesso a estes segredos. As fotos e suas legendas são inclusão minha para deixar tudo mais ilustrativo aos que não se lembram dos detalhes de KOF '94.
Vamos aprender mais sobre o KOF primogênito e seus 25 personagens?
Hoje é a primeira parte com quatro dos oito times.
Terry Bogard
No início do desenvolvimento nós não pensávamos muito sobre Terry Bogard. Mas então Fatal Fury Special foi lançado e a presença de Terry naquele jogo o fizeram realmente popular entre nossa produção: de repente ele tornou-se um personagem no qual focamos e que levou tempo para ficar bom. Todos na produção trabalharam duro de verdade para garantir que sua imagem vinda de Fatal Fury não fosse prejudicada.
O que me faz lembrar: como eu estive a duas horas antes de enviarmos a versão final do jogo para a produção de memória dos cartuchos e uma das pessoas responsáveis pelo balanceamento do jogo fez algumas alterações de último minuto em Terry. Ele mudou seu soco forte parado para que o seu segundo acerto pudesse ser cancelado, o que deixou Terry ainda mais poderoso do que ele já era!
Houve também muita discussão sobre mudar a pose de vitória de Terry, mas decidimos que ela seria algo novo para pessoas aproveitarem KOF '94.
Inverteram o câmera! Brincadeiras a parte, produzir sprites novos sempre foi um capricho da SNK. |
Andy Bogard
Comparado com sua versão original, há poucas mudanças em Andy. Isto vale para todos os personagens emprestados de outros jogos, mas trabalhamos com empenho para garantir a fidelidade de suas origens.
Provavelmente a maior alteração de Andy foi o seu golpe especial Chou Reppa Dan (Super Sonic Swirl). Quando KOF '94 foi lançado, este golpe era completamente novo e tão forte e injusto. Era fácil de realizar o comando, sempre acertando e difícil de evitar... e acima de tudo, ele causa uma tonelada de dano! Isto foi um puro absurdo!
Segure baixo por três segundos e deslize para frente apertando os dois chutes no final. Comando estranho... |
Joe Higashi
Imagine aquela boca ali sem dentes... essa era a ideia original, mas os caras tiveram bom senso. |
Dos personagens de Fatal Fury, foi Joe que sofreu o melhor remodelamento gráfico. Joe dá um largo sorriso durante sua pose de vitória e de início o tínhamos feito ainda mais largo com mais dentes faltando! Isso foi incrível... mas é claro, após considerar os sentimentos de todos os fãs de Joe por aí, nós pensamos que isso parecia tão triste e também assustador, então pedimos ao designer para devolver os tais dentes faltando. Havia um rumor oculto na SNK que o rosto de Joe em sua pose de vitória era semelhante ao ator Yuji Oda... o que vocês acham?
Acho que o Joe é bem mais bonito. |
Athena Asamiya
As pessoas sempre estiveram esperando para que trouxéssemos Athena de volta! Então você pode imaginar a pressão que sofremos ao fazê-la. Nós gastamos muito tempo e energia nela tanto que outros produtores começaram a criticar-nos pelo nosso "favoritismo por Athena".
Frequentemente ouvimos reclamações de fãs que desejaram-na com seu uniforme de marinheira. A razão pela qual não usamos aquele traje foi por conta de nossos interesses no mercado estrangeiro. Pensamos que isso seria como apelar demais com o fanservice. Mas incluímos um pouco disso, talvez, em sua animação ao entrar em batalha.
Até que os animes tivessem invadido o Ocidente, os japoneses eram cautelosos na produção de games. |
Além disso, um dos nossos designers disse isso durante uma reunião de planejamento, ele tentou demonstrar as poses de Athena ao fazê-las ele mesmo! Mas ele pareceu tão bobo que ninguém realmente entendeu (infelizmente ele estava tentando ser levado a sério de verdade...!)
Sie Kensou
Comparado com Athena, elaborar Sie Kensou foi relativamente fácil. Em Psycho Soldier, Athena brilhou tanto como personagem que deixou Kensou completamente sem destaque. "Esta é a nossa chance!", nós pensamos, e tentamos criá-lo como um personagem legal que seria populares com mulheres em particular.
O design original de Kensou voltou somente em KOF XII de 2009. |
Nós geralmente ouvimos, "Por que Kensou fala com um dialeto de Osaka?" Mas ele fala assim desde o Psycho Soldier. Sim, é isso mesmo - ele tem uma carreira mais longa do que até mesmo Robert Garcia!
É Kensou, você QUASE teve sorte com as mulheres... |
Além disso, para sua pose de vitória, inicialmente ele teria uma expressão bem mais legal, mas após pensar sobre ela, nós a mudamos. Lembro que houve uma tempestade de vaias vindo das produtoras... e demorou para que isso parasse!
Chin Gensai
Os designers decidiram que, já cientes que estavam produzindo outro jogo de luta, desta vez eles gostariam de incluir um personagem completamente novo com estilo "punho do bêbado". Chin é este lutador que preenchia aquele sonho.
Soubemos de antemão que Athena e Kensou estariam em KOF '94 e para adicionar mais um personagem de Psycho Soldier, nós criamos Chin Gensai como o mestre que ensinou king fu à Athena e Kensou.
Nós quisemos que ele parecesse tal como um completo mestre do punho do bêbado e estávamos pensando que seria difícil transmitir aquela atmosfera em um personagem. Com sorte tivemos um designer que era especialista em desenhar caras velhos e ele seguiu nessa direção que estávamos esperando!
Chin trouxe irreverência às lutas com sua velhice, suas cabaças e seu bafo de fogo. |
Aquele designer esteve tão focado em todos os trejeitos e peculiaridades de idosos quando desenvolvíamos Chin que a partir disso todos os personagens que ele desenhou pareciam com um homem velho!
Kyo Kusanagi
De início nossa ideia para KOF '94 era que ele seria uma reunião de elenco dos lutadores populares da SNK, então sabíamos que quaisquer novos personagens a serem criados deveriam rivalizar com os antigos com estilo! Investimos muito tempo elaborando Kyo. Na verdade, gastamos tanto tempo em seu design que sua personalidade e caráter permaneceram um mistério até os estágios finais de desenvolvimento. Até mesmo o nome "Kyo Kusanagi" não foi decidido até o fim. As pessoas fazem ideia do quão difícil foi criá-lo? A propósito, ele era originalmente chamado Sho Kirishima.
Syo não foi descartado por completo, pois apareceu como striker em KOF '99 Evolution e KOF 2000. |
Mas graças a todos estes problemas, nós viemos com a ideia de que seu ancestral foi um praticante do estilo Punho de Kusanagi, que ele usou para derrotar a lendária Yamata no Orochi. De acordo com o criador de Kyo, Ashita no Joe e Devilman foram suas inspirações.
Uma lenda tradicional japonesa e dois animes = fórmula de sucesso. |
Benimaru Nikaido
Benimaru foi modelado com base em Jean Pierre Polnareff de Jojo's Bizarre Adventure... assim sendo, por um bom tempo os produtores chamaram-no por aquele nome ao invés de Benimaru. Seu design passou também por uma série de mudanças e experimentações. Como exemplo, em um certo ponto ele vestiu uma camisa regata.
Ainda não tive a chance de assistir este anime, é um dos próximos da lista. |
Além disso, em sua pose de vitória ele diz "san kyuu!" (obrigado) com aquela voz engraçada. Quando o criador de Benimaru ouviu aquela voz, era tão diferente da imagem original do personagem que ele ficou com raiva pelo resto do dia e não conseguiu fazer nenhum trabalho.
O que leva-nos a questão que frequentemente nos fazem: Benimaru é gay? Minha resposta é: ele é um homem de um homem*. Ama mulheres, se eu tivesse que dizer. Talvez ele seja um pouco narcisista demais?
* - expressão original "a man's man". Significa que ele é conhecido por se sentir mais à vontade com homens do que com mulheres.
Goro Daimon
Pretendíamos criar um judoca que usasse arremessos legais, então fizemos Goro. Inicialmente, houveram algumas queixas sobre suas sandálias geta**: "não é estranho para ele lutar com getas?" Mas o planejador insistiu, ignorando as objeções de qualquer um, fazendo Goro calçá-las.
Qual o problema de um judoca utilizar havaianas de pau? Daimon é mito! |
Sobre os movimentos de Goro... durante o desenvolvimento, a distância na qual ele poderia te pegar em um arremesso era incrivelmente bizarra. Ele poderia agarrar a qualquer um e mantê-lo preso em repetidos arremessos - ele era realmente um candidato a personagem mais forte. Mas após balancear as coisas no geral, nós o fizemos um pouco fraco, tanto que ele agora é visto como uma piada, tal como um leão sem dentes... infelizmente.
O design de Goro mantém muito das peculiaridades pessoais de seu criador. Seu diálogo de vitória curto, reservado e o som explosivo engraçado de quando vence uma luta foram todos adicionados sob a direção explícita de seu designer.
Heavy D!
Boxeadores tem sido um tipo de personagem comum em jogos de luta, então nosso objetivo com Heavy D! era criar um tipo único de boxeador que nunca tenha sido encontrado antes. Inicialmente seu corpo não era tão musculoso. Em certo ponto no desenvolvimento, nós paramos e percebemos o quão maior ele estava em relação aos outros! Mas até aí já era tarde demais para fazer mudanças, então tivemos apenas que nos contentar com isso.
Ele sempre foi um dos meus preferidos devido a sua originalidade de design em relação a outros pugilistas. |
Seu nome vem de um grupo de rap norte-americano, mas pensamos que usá-lo diretamente poderia implicar em problemas de direitos autorais, então adicionamos aquele ponto de exclamação no final. A propósito, seu gato Puu recebeu este nome por conta do gato de um dos criadores que tinha o mesmo nome.
Lucky Glauber
A ideia era "um artista marcial e jogador de basquete" e sua aparência é diretamente baseada no enorme negro chamado Hakim do filme Jogo da Morte de Bruce Lee. Entretanto, o design inicial era um pouco vago, então o deixamos mais enxuto. Mas sua habilidade de usar caratê é um resquício de seu primeiro design.
Só assim faz sentido a ideia de que Lucky é usuário de caratê. |
Originalmente, planejamos fazer Lucky Glauber como um negro obcecado pela cultura japonesa, mas como seu design era ultrapassado, adicionamos a ele aparência e roupas americanas. Já não fazia mais sentido que ele fosse um "japanófilo", então abandonamos esta ideia.
Seu designer lamentou que por conta de seu corpo ser tão grande, desenhar suas roupas era mais complexo. Ele disse que tinha inveja de outros designers que trabalhavam em personagens menores!
Brian Battler
Brian é um dos personagens mais antigos. Tivemos a ideia aproximada de seu conceito antes de começar KOF '94. Inicialmente, ele vestia um capacete e um peitoral com parafusos por toda a parte nele, mas removemos isso e simplificamos seu design. Tivemos aquela ideia primeiro, então quando vimos o parecido Johnny Maximum de World Heroes 2 todos ficaram chocados!
Brian quase foi assim. Pensando bem, prefiro sua versão final. |
Um de seus golpes especiais é chamado de “Dash Screw Body Press”, mas entre os produtores, chamávamos de “Dash Gamera.”
Além disso, é dito que Brian não tem nenhuma experiência como um lutador, o que justifica que ele não tenha nenhuma perna reta em quaisquer de seus chutes.
________________________________________________________________________________
Clique aqui para ler a parte com os quatro times restantes e o poderoso chefão da história!
Até mais!!
Matéria perfeita! AH, como eram tempos inesquecíveis!
ResponderExcluirCom certeza a SNK era incrível em tudo nos anos 90. Perfeito é o cara da Shmuplations que traduziu esses manuais do japonês. Obrigado de qualquer forma!
ExcluirEsse blog! s2
ResponderExcluirValeu, Fagner. Abraço!
ExcluirCara, curti muito. Há também algo semelhante sobre outros jogos de KOF?
ResponderExcluirNo site da Shmuplations não, mas vou dar uma procurada... nem que haja apenas em japonês deve ter algo mais, espere por novidades.
Excluir