quinta-feira, 8 de junho de 2017

SGP Intercâmbio: Segredos conceituais de Art of Fighting 2


Mais uma das traduções do SuperGamePoint, agora com o melhor episódio de Art of Fighting. Todos aqueles designs, a estreia de Yuri, Takuma e Eiji e a inclusão da versão jovem de Geese Howard como chefão do jogo fazem deste uma obra-prima da SNK, além das presenças de Ryo, Robert, King, Mister Big e outros lutadores do primeiro jogo. 

O ano de 1994 foi muito especial: AOF2, FF Special, KOF '94, Super SF II Turbo, Tekken... e outros mais.
A versão original você encontra aqui: http://shmuplations.com/aof2/

Introdução para a Entrevista

Esta breve entrevista de Art of Fighting 2 apareceu em uma edição especial da Gamest em maio de 1994. Embora o texto da entrevista seja lamentavelmente curto, ele com certeza contém uma ótima coleção de artes conceituais mostrando os primeiros desenhos alternativos de personagens, as quais anexei no fim da entrevista.

Que elenco incrível: saudades de Lee e Eiji.
Vamos à leitura?

Art of Fighting 2 – 1994 Entrevista com os desenvolvedores
originalmente apresentada em uma matéria de AoF2 da Gamest


— Quanto tempo levou para desenvolver Art of Fighting 2?

Equipe de desenvolvimento: Hum.. pouco mais de um ano.


— Como foram concebidos os novos personagens Eiji Kisaragi e Temjin?

Equipe: Para os novos personagens, nós fomos impedidos de conectá-los à história, então isso significava que tivemos mais liberdade para desenhá-los. Queríamos criar um personagem bacana e realmente chamativo com Kisaragi e com Temjin quisemos um personagem adorável. Estávamos tentando rivalizar com King of Fighters desta forma.

Eiji disse que já viu de tudo após perceber que Temjin é um mongol wrestler.


—Eu sei que cada desenvolvimento tem suas dificuldades: quais delas vocês encararam desta vez?

Equipe: O maior desafio foi o de balancear todos os diferentes lutadores.


— No primeiro Art of Fighting, a fim de enfatizar a história, vocês colocaram mais peso nas batalhas contra a CPU. Como vocês abordaram aquela escolha neste jogo? 

Equipe: Bem, assim como você disse, no primeiro jogo nós tentamos providenciar uma história interessante, a qual necessariamente significou mais ênfase nas batalhas contra a CPU. Art of Fighting 2 estava destinado a ser mais do estilo de King of Fighters, um jogo de "torneio com artes marciais". Para esse fim, nos direcionamos ao modo de versus para que ele fosse mais importante desta vez.


—Art of Fighting 2 recebeu muitos elogios por suas diversas e ótimas linhas de diálogo, mas quem trouxe tudo isso à tona? Foi tudo feito por uma pessoa no planejamento ou...?

Equipe: Os designers de cada personagem e os planejadores juntaram-se para escrever tudo aquilo.

Arte conceitual para Temjin. O lutador estilo Karnov e o personagem estilo cowboy barbudo são seus designs alternativos primários. A anotação da criancinha acima diz: "Estes são os filhos que Temjin esteve procurando e que cresceram em Southtown."

— Os nomes dos golpes também são realmente legais e inesquecíveis. De onde vocês trouxeram todos eles?

Equipe: Desta vez usamos os nomes do jogo anterior como nossa base. Se o golpe é forte, tentamos trazê-lo com um nome que soa adequadamente da sua mesma força.


— Quanto ao personagem secreto Geese, é dito que ele é o centro de sua organização, mas que tipo de organização é essa e qual posição ele ocupa exatamente?

Equipe: Não quero revelar muito agora, mas temos planos futuros para a série (jogo canônicos e não-canônicos) nos quais tudo será esclarecido.

Geese é dono da Howard Corporation, da Shadaloo, da Mishima Zaibatsu e até mesmo do clã Lin Kuei, pode apostar.


— A propósito, no cenário de fundo do Robert, há alguém espreitando atrás da porta e assistindo a luta... quem poderia ser?

Equipe: A pessoa preocupada espreitando atrás da porta é o mordomo da família Garcia. Além disso, a silhueta que vocês podem ver no segundo andar é o pai de Robert. É dito que quando você vê sua figura lá na janela observando silenciosamente a casa, um desafiante chegou...

As pessoas adoravam qualquer tipo de especulação nos jogos da SNK. Muitas lendas urbanas foram criadas.

— Existem quaisquer outros detalhes legais adicionados por vocês que possam ser contados para nós?

Equipe: O promotor do torneio King of Fighters enviou seus subordinados para assistir os acontecimentos. Eles podem ser encontrados em cada estágio... veja se você consegue localizá-los!

Na tela de Ryo não há ninguém. Pera... o cavalo é subordinado de Geese?


— Para finalizar, gostaria de perguntar sobre Art of Fighting 3... no momento ele está em desenvolvimento? Que tipo de jogo ele será?

Equipe: Não estou certo ainda se isso ocorrerá - nós acabamos de lançar Art of Fighting 2, afinal de contas. Eu acho que isso dependerá da reação dos jogadores!

Dois anos depois (1996), AOF 3 foi lançado com lindos gráficos e elenco de lutadores de gosto duvidoso. Kasumi salva.


— Obrigado pelo seu tempo de hoje.


Galeria de arte conceitual de Art of Fighting 2

Arte conceitual inicial para Eiji Kisaragi. O texto afirma que ele era um "personagem baixinho do tipo mexicano wrestler".

Ryuhaku Todoh era também um dos primeiros candidatos para inclusão no AOF 2, mas por alguma razão ele foi abandonado mais tarde.

Arte conceitual inicial para o estágio de Eiji Kisaragi. O tema japonês faz sentido para este personagem, mas definitivamente um aeroporto moderno foi escolhido como cenário.

Arte conceitual para Robert Garcia, modelando três diferentes roupas possíveis.

Arte conceitual prematura para o estágio de Ryo. O tema "parque nacional" é mais óbvio aqui visto que a versão final em jogo se parece mais com uma fazenda.

Arte conceitual para King. A imagem à direita é um design mais antigo.

A arte conceitual para Jack Turner mostrando um design inicial que lembra vagamente Ray Jackson de "O Grande Dragão Branco".

Muitas artes conceituais para Yuri Sakazaki, incluindo sempre anotações importantes do design como o estilo de suas roupas íntimas com babado e seu leotardo aeróbico exibindo seu umbigo (bem, eu acho que seu estágio é um clube de ginástica...)

Artes conceituais para as amigas de Yuri Sakazaki, que não aparecem no jogo e parecem ter sido desenhadas para ajudar a concretizar sua personagem. O texto para a amiga à esquerda diz: "Amiga da Yuri #1. Uma modelo de meio-expediente. Estilosa! Personalidade relativamente masculina." A personagem do meio: "Amiga da Yuri #2. Uma garota quieta que é boa nos estudos. Um pouco adoentada." E mais à direita: "Amiga da Yuri #3. Uma criança com cerca de 10 anos de idade, trata Yuri como sua irmã mais velha."

Fim!



Para conhecer outras entrevistas traduzidas com os segredos de games clássicos como The King of Fighters, Real Bout Fatal Fury e o primeiro Art of Fighting, pesquise aqui no site com a palavra-chave "Intercâmbio". Aproveite para conhecer a história de Guilty Gear. Mais do que curiosidades são reveladas nestas matérias.

Até mais!


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