terça-feira, 6 de junho de 2017

SGP Intercâmbio: Segredos femininos do primeiro Art of Fighting


Graças ao magnifico trabalho de traduções do site Shmuplations, já tivemos segredos revelados em entrevistas especiais encontradas apenas em japonês sobre The King of Fighters '94 (parte 1 e parte 2). Agora é a vez de uma das mais importantes e curtas franquias do fighting games: Art of Fighting. 

102 poderosos Mega: Era essa a quantia de Memória ROM de AOF em 1992. Muita coisa!
O nome original é Ryuko no Ken que pode ser traduzido como "O Punho do Tigre e do Dragão", em referência à cultura chinesa e seu espírito de rivalidade. Apesar de pouco conhecida entre os jogadores novos, AOF é a série que estabeleceu uma série de paradigmas presentes até hoje em jogos de luta. 

Semelhante aos filmes dos anos 80 e 90, havia foco apenas nos protagonistas: Ryo e Robert.
Hora de conhecer sobre as únicas presenças femininas no primeiro episódio da série, lançado em 1992 para as máquinas Neo Geo MVS. Desta vez a entrevista é bem curta em relação ao KOF '94, mas não menos importante por isso. As imagens e as legendas no conteúdo da entrevista são de autoria do site original.

INTRODUÇÃO DA TRADUÇÃO


Esta pequena entrevista com o criador de King (ele não deu seu nome) de Art of Fighting fala sobretudo sobre o design daquela personagem e de Yuri, a donzela não jogável do primeiro jogo. Esteja avisado: o chavinismo* japonês está em presente sem rodeios por aqui. Aparentemente esta é mais uma entrevista substancial com o elenco de Art of Fighting 2 vindo de um velho artigo que espero localizar e traduzir em breve.

Esta entrevista foi encontrada no GSLA, um website japonês que, entre outras coisas, preserva entrevistas originais com produtores de jogos, obtidas em fontes impressas agora extintas. O GSLA frequentemente redige as perguntas originais dos entrevistadores, então o texto acaba por parecer mais uma narrativa do que uma entrevista.

* chauvinismo é o patriotismo exagerado ou agressivo.

Art of Fighting – 1993 Entrevista com o desenvolvedor
com o criador da personagem King

Tivemos muito trabalho com a inclusão de uma garota em um jogo de luta versus (um contra um). Mas Art of Fighting é especialmente um jogo masculino e suado demais, então pensamos sobre a tentativa de adicionar uma única garota no elenco como um ponto de contraste. Mas não a queríamos delicada e frágil.

Nosso modelo original para King era a atriz Grace Jones do filme 007. Nós a fizemos branca, então sua aparência ficou meio japonesa. Ela tinha aquelas maçãs do rosto super salientes e seu cabelo era bem curto. Mas sentimos que ela não era sexy o suficiente apesar de tudo, então gradualmente nós começamos a deixá-la mais feminina, até que alcançamos sua forma presente. Porém, eu acho que deveríamos ter dado a ela uma bunda um pouco maior.

King se disfarça de homem porque, como uma guarda-costas, ela não seria levada a sério se as pessoas soubessem que era mulher. Ao desenhá-la, demos atenção especial ao fato de que apesar de ser uma mulher, ela também era um homem. Era um equilíbrio entre quão masculina e quão feminina ela deveria ser. Nós redesenhamos apenas o seu rosto por uma dúzia de vezes.

Grace Jones era a inspiração original para King, entretanto ela foi julgada não ser "sexy" o suficiente para o design final.
Seu ponto atraente é sem dúvidas quando sua camiseta é rasgada. Redesenhamos isto por várias vezes também. Pessoas que cercavam nosso trabalho na SNK nos deram suas várias opiniões sobre como isso deveria ser visto: "ó, suas mãos deviam se mexer assim", etc. Originalmente as condições para que ela fizesse esta pose era bem mais limitada, mas ficou tão boa que aumentamos sua frequência. Ah sim, isso foi para o melhor.

Quanto a Yuri, eu não conheci todos os detalhes, mas na SNK a ideia era de que ela fosse mimada por seu irmão, que se dedicava a ela e a carregaria por todos os lugares. Mas na mesma medida, seu passado tinha sido muito sombrio com a morte de sua mãe e o desaparecimento de seu pai. Apesar de tudo e de alguma forma, ela tem hoje em dia uma personalidade feliz e brilhante.
Yuri em sua aparição no primeiro Art of Fighting.
Para as vozes das personagens, contratamos apenas atores profissionais ou semi-profissionais. King e Yuri foram dubladas pela mesma pessoa. Na verdade, nós a fizemos atuar em uma variedade de vozes. De início, tivemos audições para King na SNK também... Pedi a essa garota no escritório que praticava judô para participar das audições e sua dublagem para os ataques (ORIÁÁ!!) era boa, mas então fomos gravar as partes de quando King sofre danos. Soou um pouco... sexual. Eu também fiz minha primeira tentativa para a voz de Ryuhaku Todoh, embora no fim das contas ele tenha sido dublado por um profissional.

_________________________________________________________________________________

Harumi Ikoma é a dubladora oficial de King, Blue Mary, Yuri (apenas no primeiro AOF), Nakoruru e Charlotte (ambas de Samurai Shodown) e uma série de personagens de outras franquias da SNK. Dou destaque para a sua voz de anunciante de rounds em The King of Fighters '96 (disfarçada pelo tom robótico), '98 (a melhor aparição de todas), XI (a mais estridente, mas nada ruim) e XII (na qual ela diz "Leady? Go!). Para os que estão jogando KOF '98 OL nos celulares, sua voz é inesquecível.

Última oportunidade de hoje para conhecer melhor o jogo: assista esse vídeo do Velberan.


Espero que tenham gostado, pois a próxima será com AOF2. 

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: