Hoje o assunto é gameplay. Ainda que sua jogabilidade tenha se baseado na engine de Mortal Kombat (2011), Injustice é um game que possui controles diferenciados para outros jogos tradicionais como Street Fighter, The King of Fighters e o próprio MK. Essa diferenciação inclui mecânicas de interação com objetos na tela e golpes que mandam o oponente para serem rebatidos e que te possibilitam acertar ainda mais combos no coitado voando de volta para você. Sem falar nas poderosas e longas transições de tela. Mas para nós jogadores de fighting games clássicos, o quão Injustice é diferente ou "travado" como uma parte da comunidade refere-se a ele?
Essa postagem é uma análise de um jogador muito recente da série. Leia com cuidado e sem preconceitos. Mas não deixe de discordar da minha opinião comentando aqui no blog.
Os golpes especiais são excelentes em Injustice, tanto para uso como em design. |
Primeira questão para que um jogo de luta seja bem aceito: sensação de liberdade. Isso está diretamente ligado ao modo que seu personagem se movimenta e como isto é mostrado na tela. Em muitas vezes as animações dão a entender que seu personagem é lento e você procura um meio de acelerar as coisas. Daí a necessidade de uso do dash (dois toques para frente) e do backdash (dois toques para trás) passam a ser essenciais e até viciosos. E quando seu oponente reage em meio a essa movimentação sua, mal há tempo de reação contra os ataques dele. Aí você precisa entrar no verdadeiro ritmo do jogo: o bom revezamento entre movimentação, defesa e golpes especiais. E na minha opinião, esse é o grande ponto forte de Injustice, já que este planejamento da batalha está ligado ao mais puro sentimento de combate: a intuição. Combinado ao layout de três botões básicos (fraco, médio e forte), a série Injustice tem muito a oferecer.
Corra demais e receberá um belo ataque de escudo da Mulher-Maravilha. |
Segundo ponto: os jogos mais recentes oferecem uma resposta muito precisa aos comandos dos jogadores desde a volta de Street Fighter ao palco mainstream com sua quarta edição em 2009. De lá pra cá, combos são mais fáceis de serem feitos e o tempo de reação também aumentou, já que o fator reversal foi implementado e permite que você ataque mais rapidamente do que esperar o personagem voltar para a sua posição padrão depois de uma defesa bem sucedida ou ao levantar de uma queda. Isso tudo faz com que atacar seja muito mais fácil que antes e garante que o jogo seja mais acessível ao publico casual que não estava acostumado ao ritmo mais cadenciado dos jogos antigos.
Como de praxe nos jogos de luta 2D, o jogador pode acumular até quatro barras que serão usadas de diferentes modos. Os golpes fortalecidos (EX) - as versões mais poderosas de um golpe especial - são feitos ao realizar o comando do golpe especial e logo em seguida, o jogador deve segurar R2/RT. O golpe mais poderoso do jogo, o chamado Super Move, é ativado com apenas dois botões (L2+R2 ou LT+RT) e possui as animações mais interessantes do game, desde que o jogador tenha as quatro barras acumuladas. Aproveite ainda para cancelar o ataque do seu oponente com a novíssima mecânica Crash, tendo apenas uma delas em mãos. Porém, a luta muda para um jogo de "adivinhação" que envolve um prático sistema de apostas de suas barras com as do oponente. Na prática, quem tiver mais ganha, só que você pode blefar e ver seu oponente gastar todas as quatro barras dele, ainda que isto traga uma dolorosa consequência para você. E caso você vença, é possível recuperar até 33% de dano. Genial.
Como de praxe nos jogos de luta 2D, o jogador pode acumular até quatro barras que serão usadas de diferentes modos. Os golpes fortalecidos (EX) - as versões mais poderosas de um golpe especial - são feitos ao realizar o comando do golpe especial e logo em seguida, o jogador deve segurar R2/RT. O golpe mais poderoso do jogo, o chamado Super Move, é ativado com apenas dois botões (L2+R2 ou LT+RT) e possui as animações mais interessantes do game, desde que o jogador tenha as quatro barras acumuladas. Aproveite ainda para cancelar o ataque do seu oponente com a novíssima mecânica Crash, tendo apenas uma delas em mãos. Porém, a luta muda para um jogo de "adivinhação" que envolve um prático sistema de apostas de suas barras com as do oponente. Na prática, quem tiver mais ganha, só que você pode blefar e ver seu oponente gastar todas as quatro barras dele, ainda que isto traga uma dolorosa consequência para você. E caso você vença, é possível recuperar até 33% de dano. Genial.
Um fator bem interessante sobre a interação do seu personagem com o cenário é que existem diferentes tipos de ataques. Superpoderosos como Apocalipse, Bane, Superman e Mulher-Maravilha geralmente arremessarão o objeto em seus oponentes. Personagens táticos como Batman e Coringa colocarão explosivos naquele objeto, tornando-o uma bomba. Por fim, os ágeis como Mulher-Gato e Asa Noturna podem usar o objeto para rapidamente saltar de um lado para o outro da tela. Excelente ponto de originalidade e design, não é? A boa notícia é que em Injustice 2, a maior parte destas interações serão bloqueáveis. E esse ponto inovador fica mais interessante com outra inédita mecânica: as transições de tela.
As transições de tela voltaram em Injustice 2.
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A única aparição do rei de Apokopolis no primeiro Injustice acontece nas transições de tela, |
Como é de se esperar, todo jogo de luta deve trazer alguma mecânica para convencer novos jogadores a conhecer suas séries. A estratégia da Netherrealm Studios é customizar ainda mais o seu personagem por meio do Gear System que permite a incorporação de itens favorecedores dos seus ataques, defesa e até a possibilidade de ganhar novas habilidades. Isso me lembra o modo Heroes & Heralds de Ultimate Marvel vs. Capcom 3, que utilizava até 3 cartas para modificar a jogabilidade do personagem. Mas diferente de lá onde as mudanças só apareciam no gameplay, o Gear interfere também na aparência de seu personagem. Acredito que este atrativo se inspire em jogos populares como League of Legends e Overwatch que permitem customização por meio de skins.
As customizações do Gear System deixarão os personagens mais diferenciados... e mais estilosos também. |
Mas que ano maravilhoso para os viciados em fighting games, hein? |
Eu estou na hype para o game. E vocês?
Até daqui a pouco!
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