quinta-feira, 4 de maio de 2017

Aquecimento para Injustice 2: DIA 23 - Como e por que jogar Injustice 2?


Hoje o assunto é gameplay. Ainda que sua jogabilidade tenha se baseado na engine de Mortal Kombat (2011), Injustice é um game que possui controles diferenciados para outros jogos tradicionais como Street Fighter, The King of Fighters e o próprio MK. Essa diferenciação inclui mecânicas de interação com objetos na tela e golpes que mandam o oponente para serem rebatidos e que te possibilitam acertar ainda mais combos no coitado voando de volta para você. Sem falar nas poderosas e longas transições de tela. Mas para nós jogadores de fighting games clássicos, o quão Injustice é diferente ou "travado" como uma parte da comunidade refere-se a ele?

Essa postagem é uma análise de um jogador muito recente da série. Leia com cuidado e sem preconceitos. Mas não deixe de discordar da minha opinião comentando aqui no blog.
Os golpes especiais são excelentes em Injustice, tanto para uso como em design.
Primeira questão para que um jogo de luta seja bem aceito: sensação de liberdade. Isso está diretamente ligado ao modo que seu personagem se movimenta e como isto é mostrado na tela. Em muitas vezes as animações dão a entender que seu personagem é lento e você procura um meio de acelerar as coisas. Daí a necessidade de uso do dash (dois toques para frente) e do backdash (dois toques para trás) passam a ser essenciais e até viciosos. E quando seu oponente reage em meio a essa movimentação sua, mal há tempo de reação contra os ataques dele. Aí você precisa entrar no verdadeiro ritmo do jogo: o bom revezamento entre movimentação, defesa e golpes especiais. E na minha opinião, esse é o grande ponto forte de Injustice, já que este planejamento da batalha está ligado ao mais puro sentimento de combate: a intuição. Combinado ao layout de três botões básicos (fraco, médio e forte), a série Injustice tem muito a oferecer.

Corra demais e receberá um belo ataque de escudo da Mulher-Maravilha.
Segundo ponto: os jogos mais recentes oferecem uma resposta muito precisa aos comandos dos jogadores desde a volta de Street Fighter ao palco mainstream com sua quarta edição em 2009. De lá pra cá, combos são mais fáceis de serem feitos e o tempo de reação também aumentou, já que o fator reversal foi implementado e permite que você ataque mais rapidamente do que esperar o personagem voltar para a sua posição padrão depois de uma defesa bem sucedida ou ao levantar de uma queda. Isso tudo faz com que atacar seja muito mais fácil que antes e garante que o jogo seja mais acessível ao publico casual que não estava acostumado ao ritmo mais cadenciado dos jogos antigos.



Como de praxe nos jogos de luta 2D, o jogador pode acumular até quatro barras que serão usadas de diferentes modos. Os golpes fortalecidos (EX) - as versões mais poderosas de um golpe especial - são feitos ao realizar o comando do golpe especial e logo em seguida, o jogador deve segurar R2/RT. O golpe mais poderoso do jogo, o chamado Super Move, é ativado com apenas dois botões (L2+R2 ou LT+RT) e possui as animações mais interessantes do game, desde que o jogador tenha as quatro barras acumuladas. Aproveite ainda para cancelar o ataque do seu oponente com a novíssima mecânica Crash, tendo apenas uma delas em mãos. Porém, a luta muda para um jogo de "adivinhação" que envolve um prático sistema de apostas de suas barras com as do oponente. Na prática, quem tiver mais ganha, só que você pode blefar e ver seu oponente gastar todas as quatro barras dele, ainda que isto traga uma dolorosa consequência para você. E caso você vença, é possível recuperar até 33% de dano. Genial.

As excelentes animações de Colisão mostram uma interação única entre personagens do jogo.

Não posso ainda deixar de mencionar dois recursos padrões dos jogos de luta: combos e arremessos. As combinações de Injustice seguem o padrão Mortal Kombat, na qual o jogador deve fazer deteminadas combinações automáticas, sem se preocupar com o timing dos botões. Isso é estranho para os que ainda não se aventuraram nos jogos da série, mas logo fica fácil pegar o jeito. Aproveite para incorporar interações e transições de tela na sua sequência para aumentar ainda mais o dano. Quanto aos arremessos, eles aparecem como o único recurso para enfrentar aquele cara que aprendeu a defender bem. São feitos da mesma forma que em SF, com dois botões - mas nesse caso, utilize os ataques fraco + forte. E da mesma forma que a série rival, é possível sair dos arremessos fazendo o mesmo comando de agarrão no exato momento do ataque do oponente.

Lobo possui uma das melhores animações de Super Moves da série. Tem até censura!
Apesar de garantir o acesso de jogadores iniciantes e mostrar que eles podem fazer combos de mais de 50% com pouco tempo de prática, o principal fator dos novos games é saber defender. Pois se existem mais padrões de ataques, é necessário que o jogador aprenda este importante passo. Em Injustice, isso se torna ainda mais indispensável, porém mais fácil do que em seu primo Mortal Kombat. Já que não existe mais aquele botão específico de defesa, é possível defender segurando para trás, tal como em todos os outros jogos do universo da luta. Isso aumenta o fator intuitivo e nos dá mais liberdade ainda de movimentação. E saiba que se o oponente defende agachado por muito tempo, basta usar o overhead universal (frente + ataque forte), pois este não pode ser defendido assim.
Está vendo aquele robozinho ali? Pode virar um explosivo contra o oponente...
Embora um jogador das antigas se sinta confortável com Injustice em pouco minutos, especialmente os que jogaram Mortal Kombat 9, o game ainda obriga que o jogador saiba bem usar as interações de cenário, tanto para o ataque como para defesa - tal como o Superman jogando um carro em você. Esse tipo de golpe não é bloqueável e um complicado ponto disso é lembrar que basta um único botão (R1 ou RB) para fazer esse tipo de coisa. Quando algum golpe não possui defesa, ó jogador tem que aprender a usar uma rápida reação e movimentar-se para sair do campo de ataque. E isso é muito difícil para os que não acostumaram ainda com essas mecânicas. Olha o tamanho da surra que levei na minha primeira partida online:

Um fator bem interessante sobre a interação do seu personagem com o cenário é que existem diferentes tipos de ataques. Superpoderosos como Apocalipse, Bane, Superman e Mulher-Maravilha geralmente arremessarão o objeto em seus oponentes. Personagens táticos como Batman e Coringa colocarão explosivos naquele objeto, tornando-o uma bomba. Por fim, os ágeis como Mulher-Gato e Asa Noturna podem usar o objeto para rapidamente saltar de um lado para o outro da tela. Excelente ponto de originalidade e design, não é? A boa notícia é que em Injustice 2, a maior parte destas interações serão bloqueáveis. E esse ponto inovador fica mais interessante com outra inédita mecânica: as transições de tela.
As transições de tela voltaram em Injustice 2.
O golpe padrão para esta dramática mecânica é ativar o comando trás + ataque forte. Se acertar seu oponente em um canto da tela que possua a transição, uma longa cena mostra seu adversário sendo espancado por veículos ou outros lutadores não-jogáveis como Darkseid e Espantalho e a luta muda para a "parte de cima ou de baixo" da tela. Este recurso causa grande dano, possui muito tempo de animação - o que incomodaria jogadores em torneios - mas pode ser desativado e rapidamente esquecido. O mais interessante sobre essas novidades é que elas podem ser incorporadas aos combos, permitindo sequências monstruosas e bonitas de se ver.

A única aparição do rei de Apokopolis no primeiro Injustice acontece nas transições de tela,
Vou confessar o que mais gostei na jogabilidade de Injustice: habilidades individuais. Com apenas um botão (O no PS e B no Xbox), seu personagem ativa sua habilidade única. O Superman entra em um modo que ignora Armor do oponente e causa mais dano, Batman ativa três batmerangues que são muito úteis para extender combos, Adão Negro deixa esferas de eletricidade indefensáveis ao redor dele e pode mover-se livremente entre muitas outras. Todos os 30 personagens do jogo possuem estas habilidades e isto é um fator muito divertido para o gameplay e que aumenta ainda mais a necessidade de domínio das técnicas do jogo, seja para ataque ou defesa. Hora de finalizar.


Como é de se esperar, todo jogo de luta deve trazer alguma mecânica para convencer novos jogadores a conhecer suas séries. A estratégia da Netherrealm Studios é customizar ainda mais o seu personagem por meio do Gear System que permite a incorporação de itens favorecedores dos seus ataques, defesa e até a possibilidade de ganhar novas habilidades. Isso me lembra o modo Heroes & Heralds de Ultimate Marvel vs. Capcom 3, que utilizava até 3 cartas para modificar a jogabilidade do personagem. Mas diferente de lá onde as mudanças só apareciam no gameplay, o Gear interfere também na aparência de seu personagem. Acredito que este atrativo se inspire em jogos populares como League of Legends e Overwatch que permitem customização por meio de skins.

As customizações do Gear System deixarão os personagens mais diferenciados... e mais estilosos também.
Depois de tantas informações e sabendo que Injustice 2 será um dos torneios principais da line-up da EVO 2017, o maior torneio de jogos de luta do mundo, alguns se preocupam se o game atingirá o gosto dos jogadores mais tradicionais e exigentes da imensa comunidade dos fighting games. O Gear System ficará apenas para diversão local, sendo que não aparecerá nas partidas rankeadas, logo não deve ser levada aos torneios oficiais. E a mudança dos elementos de interação na tela mencionada acima pode agradar aqueles que se afastaram do jogo por conta desta mecânica. Mas algo polêmico continuará: o tempo das animações do Super Moves. Ele toma um bom tempo das partidas e hoje vivemos cada vez mais com pressa, então nas primeiras partidas todos podem gostar muito, mas depois das 100 primeiras partidas, seus jogadores poderão enjoar de tanto drama cinematográfico.

Mas que ano maravilhoso para os viciados em fighting games, hein?
Vamos relembrar como Injustice foi jogado de forma competitiva na EVO 2013, no seu recente lançamento?



Eu estou na hype para o game. E vocês?

Até daqui a pouco!

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