quarta-feira, 19 de abril de 2017

SGP Polêmica: Qual é o jogo de luta mais caro da história? (Parte 1)


Jogos de luta existem aos montes. Mesmo. Dá pra dizer que tranquilamente haja mais de 100 franquias e que se somarem esses jogos, teremos mais de 1000 jogos. Experimente olhar o artigo da Wikipedia (em inglês) que contém todas essas informações. Daria um livro!

O primeiro Street Fighter apareceu nos fliperamas em 1987.
Resumidamente, os jogos eletrônicos de luta surgiram nos anos 80, mas somente três deles foram expressivos: International Karate, Yie Ar Kung-Fu e o primeiro Street Fighter. Esse último game ganharia uma continuação nos anos 90, cujo sucesso inspiraria diversas empresas a se especializarem em porradas virtuais na primeira metade dos anos 90. 

Virtua Fighter foi uma revolução em 1993
Surgiram como rivais as franquias Fatal Fury, Mortal Kombat, Art of Fighting, World Heroes e Samurai Shodown, todos em 2D. A gigante SEGA, que na época produzia jogos para seus próprios consoles e jogos para Arcade estabeleceu um novo padrão ao apresentar o primeiro jogo de luta 3D bem-sucedido: Virtua Fighter. A Namco pegaria carona nessa onda e traria à vida as séries Tekken e Soul Edge/Calibur. Outras mais surgiram, mas não é o foco do assunto hoje.

Se a empresa lançasse o jogo com erros, aquilo ficaria marcado para sempre e teríamos que esperar uma nova versão do jogo, já que não havia um excelente recurso dos dias de hoje: o DLC. Mas alguns deles são pagos e contrariam os princípios dos jogadores mais antigos. Pergunte-se:

QUANTO VOCÊ PAGARIA NO MÁXIMO POR UM JOGO DE LUTA?

Somente na segunda metade dos anos 2000, um tempo que os jogos de luta tornavam-se escassos, a indústria do videogame recebia de forma consolidada, uma polêmica mecânica de aprimoramento dos seus jogos, o DLC. A sigla que significa DownLoadable Content criou a possibilidade de atualização dos games já lançados por suas empresas. Bastava que o hardware tivesse conexão com a internet e poderia receber estas modificações, que inicialmente se propunham a corrigir bugs e trazer melhorias estéticas e de jogabilidade aos jogadores. Embora o Atari 2600 e a Sega já tivessem tentado esse procedimento nos anos 80 e 90, os computadores pessoais foram os primeiros a conseguirem êxito neste sistema. E logo que o Dreamcast obteve um excelente suporte online, os videogames puderam alcançar essa nova possibilidade.

Esse modem foi capaz de conectar o Dreamcast ao mundo... via internet discada, claro.
Com a geração do PlayStation 3 e do Xbox 360, consoles com conexão a banda larga, a qualidade dos novos conteúdos foi melhorando. Mas tudo isso tinha um preço. Era um método que as produtoras descobriram de continuar lucrando com jogos já consolidados no mercado. E os jogadores ganhavam com isso pois seus personagens começaram a receber novas skins (fantasias ou roupas), jogos de tiro recebiam novas armas e os nossos queridos jogos de luta começaram a receber lutadores e cenários novos. Acredito que Street Fighter IV foi a grande revolução desta última década nos fighting games e essa ideia de conteúdo adicional pago deixou de ser uma bizarrice para tornar-se um fato cotidiano. É só perceber que jogos como The King of Fighters e Mortal Kombat aderiram esse recurso às suas séries. E certas atualizações praticamente criam novos jogos, como aconteceu com Virtua Fighter 5 ao receber a versão Final Showdown e, então, o grande motivador desta postagem: Dead or Alive 5, da Team Ninja e Tecmo Koei. Sim, esse último é o campeão de polêmicas de DLCs. 

Oito lutadores novos foram incluídos na versão XL de Mortal Kombat X. Obrigatório!

Vamos às contas dos quatro primeiros utilizando a base de preço atual como referência e apenas os conteúdos disponíveis digitalmente: Street Fighter 4, Mortal Kombat, The King of Fighters XIII e Marvel vs. Capcom 3. Ignorarei itens de customização dos consoles, como avatares.


1) STREET FIGHTER IV (2009)


Considere aqui que SFIV e suas "atualizações" sejam um único capítulo da série. O jogo recebeu as seguintes edições: Super Street Fighter IV (2010), Super Street Fighter IV Arcade Edition (2011), Super Street Fighter IV ver. 2012 e finalmente o Ultra Street Fighter IV (2014). A cada versão foram incluídos lutadores, roupas, modos de jogo e balanceamento de gameplay.

Os DLCs lançados em 2009 ainda fazem parte do conteúdo lançado em 2014. Ótimo!
A primeira versão (de 2009) recebeu cinco packs de roupas de lutadores e cada um desses dava novos trajes para cinco diferentes personagens, custando R$ 8,99 na PSN e R$ 8,00 na Xbox Market Place. Logo depois um único pack incluía todas as 25 roupas e sai por R$ 25,00 na loja virtual da Microsoft, mas não está mais disponível na PSN. Uma economia de 15 reais ao adquirir esse Complete Pack. 

PREÇO TOTAL NA XBOX MARKET PLACE: Jogo (R$ 99,00) + Packs separados (R$ 40,00) ou Complete Pack (R$ 25,00) = R$ 139,00 ou R$ 124,00.
PREÇO TOTAL NA PSN: Apenas os Packs de roupas separados estão disponíveis para serem usados em SSFIV Arcade Edition. Custam o total de R$ 44,45.
PREÇO TOTAL NA STEAM STORE: Apenas o jogo está disponível  por R$ 34,99. Não sei se as roupas já estão habilitadas ou se elas só podem ser jogadas gratuitamente na versão SSFIV Arcade Edition.


Um ano depois, SF4 recebeu a sua primeira renovação chamada Super SFIV. Ela incluía mais 10 lutadores e mais conteúdos pagos. Porém, muitas modificações em relação aos conteúdos e programação do jogo anterior fizeram com que esta versão não fosse uma mera atualização, mas na verdade um game novo. Porém o conteúdo DLC do primeiro SFIV estava disponível para compra e aqueles que já tinha pago pelo primeiro pack de skins já os receberam neste novo jogo.


Ainda em 2010, Super Street Fighter IV foi levado para os arcades e ganhou mais quatro novos personagens. Na metade de 2011, os consoles receberam essa atualização do game, mas deveria pagar 15 dólares pelas novidades. Hoje em dia apenas a versão Arcade é vendida nas lojas virtuais. Cada lutador ganhou mais duas skins via DLC pago. Repare que nesta altura do campeonato, os 25 lutadores originais de SFIV possuem 3 roupas adicionais, enquanto os lutadores inclusos na versão Super ganharam duas skins. São 14 packs de roupas, mas todos foram reunidos no pack SSFIV All-in-One aos usuários da Steam. E mesmo quando Ultra Street Fighter IV foi lançado com mais três roupas novas para cada personagem em diferentes 28 packs, esse conteúdo ainda pode ser adquirido pelos donos das versões de SSFIV Arcade Edition... As segundas roupas altenativas são chamadas de Super, enquanto as terceiras recebem o nome de Ultra. Os packs das quartas roupas são chamados de Vacation (férias). As quintas roupas são Wild (selvagem) e as sextas são o Horror (terror)...

A versão original de Zangief e suas três primeiras roupas alternativas... Mais três vieram com USFIV.
Ufa, vamos aos preços de Super Street Fighter IV.

PREÇO TOTAL NA XBOX MARKET PLACE: Jogo (apenas Arcade Edition disponível): R$ 79,00. E o mais curioso é que os packs criados a versão Super não estão mais disponíveis. Não tenho certeza se esta versão Arcade Edition inclui esses packs Super, Ultra e Arcade Challengers.
PREÇO TOTAL NA PSN: Para aqueles que compraram a primeira versão Super, a atualização para Arcade Edition custa R$ 30,99. A versão digital da Arcade Edition custa R$ 79,99. O pack de roupas completo Super custa R$ 36,99 e o completo Ultra custa R$ 55,50. Mas se a compra for adquirida em packs separados, custará R$ 87,50 (7 packs de roupas Super) + R$ 87,50 (7 packs de roupas Ultra) + 12,50 de oito roupas dos quatro novos lutadores da versão Arcade. Total absoluto: R$ 254,99 (jogo completo + 15 packs individuais) ou R$ 135,98 (atualização + 3 packs completos)
PREÇO TOTAL NA STEAM STORE: O jogo não está disponível para compra, nem mesmo na versão Arcade Edition. Mas os packs de roupas podem ser comprados e utilizados em Ultra SFIV. Caso os 8 packs sejam comprados separadamente, custarão R$ 73,92; porém, o pack completo custa R$ 27,99


Em 2014 foi lançada a versão definita de Street Fighter IV. Incluiu mais 5 novos lutadores, alguns cenários, o modo Omega de jogabilidade aos lutadores e a possibilidade de mais DLCs... Direto aos preços:

PREÇO TOTAL NA XBOX MARKET PLACE: Apenas o jogo em forma de atualização da SSFIVAE está no preço de R$ 29,00. Um pack adicional de roupas para os cinco novos lutadores custa R$ 8,00. Três coleções foram lançadas: Vacation, Wild e Horror. Ambas vem com nove packs individuais de R$ 8,00 ou com o pack completo de R$ 39,00. Total completo: R$ 245,00 (atualização e packs separados) ou R$ 146,00 (atualização + packs completos).
PREÇO TOTAL NA PSN (PS3): A atualização do SSFIV para o USFIV custa R$ 30,99, enquanto o jogo completo sai por R$ 83,99. O game já conta com as roupas adicionais anteriores, incluindo o 2014 Challenge Pack e o Wild Complete Pack. Cada uma das duas outras coleções (Férias e Terror) vem com nove packs individuais de R$ 12,50 ou no packs completos. O pack Horror saí por R$ 61,50 e o pack Vacation R$ 40,99. Total completo: R$ 308,99 (jogo completo + packs separados) ou R$ 133,48 (atualização + packs completos).
PREÇO TOTAL NA STEAM STORE:  A atualização do SSFIV para o USFIV custa R$ 29,99, enquanto o jogo completo sai por R$ 59,99. O pack adicional de roupas para os cinco novos lutadores custa R$ 7,99. E as mesmas três coleções foram lançadas. As coleções Vacation e Wild trazem nove packs individuais de R$ 7,99 ou vêm em packs completos de R$ 39,99. A coleção Horror sai mais caro: nove packs de R$ 9.99 ou um pack completo por R$ 49,99. Total completo: R$ 293,72 (jogo completo e packs separados) ou R$ 159,96 (apenas atualização + packs completos).
PREÇO TOTAL NA PSN (PS4): A versão do PS4 sai por R$ 50,99 e contém todos os conteúdos anteriores, exceto pela coleção de roupas do Terror. Essas roupas saem pelo mesmo preço de R$ 12,50 individualmente ou R$ 61,50 no pack completo. Total absoluto: R$ 163,49 (jogo + packs separados) ou R$ 112,49. A versão mais barata aparece no console mais caro. 

Próximo capítulo!


2) MORTAL KOMBAT (2011)


Um dos mais bem-sucedidos reboots da história dos videogames, Mortal Kombat (2011) trouxe a violência ao nível mais brutal até então. Conteúdo excelente e recontagem da história dos três primeiros jogos da série foram lançados para Xbox 360 e PS3. Mas os DLCs vieram logo em seguida.


Kratos (semideus protagonista da série God of War) veio como personagem exclusivo do console da Sony, mas gratuitamente. O temido Freddy Krueger dos filmes de terror e os lutadores Skarlet, Kenshi e Rain mais roupas clássicas vieram como conteúdo pago do jogo. E logo a Netherealm Studios e a Warner Bros. Games aprenderiam o caminho dos caça-níqueis: faça uma versão incompleta, lance conteúdos pagos e depois de um ano, venda um jogo Kompleto por menos do que a versão do ano anterior.


Mas até que MK começou de forma bem discreta e deu ao usuário algumas roupas grátis para os ninjas do jogo, nos chamados Compatibility Pack. O único pack pago de roupas é o Klassic Skin Pack e ainda inclui três fatalities clássicos de MK1 para Scorpion, Sub-Zero e Reptile. 
Confira os preços:

PREÇO TOTAL NA XBOX MARKET PLACE: Jogo (R$ 39,00) + 4 lutadores (R$ 10,00 cada) + 1 Klassic Skin Pack (mais R$ 10,00) ou todos os extras inclusos no MK Season Pass (R$ 30,00) = R$ 89,00 (Jogo + Packs individuais) ou R$ 69,00 (jogo + Season Pass). Não há versão digital do MK Komplete Edition nesta loja. 
PREÇO TOTAL NA PSN (PS3): Não há como comprar o jogo em sua versão inicial, apenas a versão Komplete por R$ 66,99. Para aqueles que possuem a versão física de MK, é possível comprar os DLCs do jogo: 4 lutadores (R$ 10,99 cada ou um pack com os 4 por R$ 30,99) + 1 Klassic Skin Pack (também custando R$ 10,99). Para aqueles que compraram os packs separados, fica o preço de R$ 54,95. Se adquiriram o pack promocional, fica por R$ 41,98.
PREÇO TOTAL NA STEAM STORE: Apenas o jogo em sua forma Komplete está disponível por R$ 36,99. Esse é o que mais compensa.
PREÇO TOTAL NA PSN (PSVita): A versão do portátil da Sony custa R$ 129,00 e vem com todos os conteúdos. Além disso, mais roupas de ninjas foram adicionadas e há a possibilidade de se jogar com Tremor em um dos desafios da Challenge Tower. Esta é a mais completa - e mais cara.

Vamos à japonesa SNK.


3) THE KING OF FIGHTERS XIII (2011)


Esse jogo foi lançado nos Arcades em 2010 e no ano seguinte ganhou suas versões consoles (PS3 e X360) que já contavam com adicionais como Billy Kane e Saiki, modo história, galeria e outros mimos obrigatórios para quem compra os games da SNK. E então, a empresa adentrou o incrível mundo das DLCs, mas de forma mais discreta do que a própria produtora de Mortal Kombat. Só que algumas besteiras foram inclusas como "Habilitar Galeria", "Habilitar Cores Customizáveis", "Habilitar Ícones" e "Habilitar Billy Kane e Human Saiki". Esses dois últimos podem ser desbloqueados de forma gratuita ao jogar por menos de uma hora no jogo.


PREÇO TOTAL NA XBOX MARKET PLACE: Jogo (R$ 79,00) + 3 lutadores (R$ 8,00 cada) + Desbloqueio de Billy e Saiki (R$ 2,00) + mais 3 desbloqueios de itens que individualmente custam R$ 7,77 cada um ou o Desbloqueio Completo (com exceção dos três personagens) por R$ 18,17. Somando tudo, KOF XIII com itens individuais custa R$ 128,31, enquanto o jogo com o desbloqueio completo e os três personagens sai por R$ 121,17.
PREÇO TOTAL NA PSN (PS3): Jogo (R$ 60,99) + 3 lutadores (R$ 10,99 cada) + desbloqueio de Billy e Saiki (R$ 2,49) + mais 3 desbloqueios de itens (R$ 6,49 cada um). KOF 13 e seus extras custam R$ 115,92.
PREÇO TOTAL NA STEAM STORE: A versão da Steam já possui os três lutadores extras desbloqueados e não possui nenhum DLC. Tudo deve ser desbloqueado "na raça". Sozinho, ele custa R$ 36,99, mas está incluso no excelente The King of Fighters Triple Pack (junto com KOF '98 UM e KOF 2002 UM) pela bagatela de R$ 63,99. Mas fique esperto nas promoções, pois obtive o meu por 19 reais. E os três foram os meus primeiros jogos da Steam.

Os três games acima nem chegaram perto da polêmica que o próximo game causou.


4) MARVEL VS. CAPCOM 3 (2011)

Este maravilhoso crossover foi muito bem aceito pela comunidade de jogos de luta, devido ao sucesso de Street Fighter IV e o ressurgimento de Mortal Kombat. Parecia que os fighting games estavam em seu momento de ressureição e a Capcom apostou todas as fichas nessa ideia. Nesse game, apenas dois lutadores foram incluídos como DLC pago: Jill Valentine e Shuma-Gorath.


Marvel vs. Capcom 3 foi uma das grandes estrelas na EVO 2011, o maior torneio mundial de fighting games. E a produtora de Ryu e Megaman resolveu cutucar os jogadores, anunciando um upgrade para o seu novo jogo em pouquíssimos meses de existência. E o pior: não seria uma simples atualização, mas sim um jogo novo. Dois jogos foram lançados no mesmo ano e os jogadores pagaram duas vezes para jogar o crossover definitivo com a Marvel. A versão Ultimate Marvel vs. Capcom 3 apareceu com personagens adicionais, menus refeitos e um inédito modo chamado Heroes & Heralds que incluía cartas colecionáveis. Ainda, tivemos roupas adicionais muito bem criadas para cada personagem via conteúdo pago. É uma indispensável atualização, mas é muita mancada da Capcom não "esperar o caixão esfriar" para lançar uma versão melhorada de seu jogo. Haters da Capcom surgiram aos montes e o Twitter viu muito xingamento com a #capcommercenária.

Um elenco completo nos agracia neste jogo.
Quando a Disney adquiriu os direitos de publicação dos personagens, quadrinhos e até os jogos com o selo Marvel, isso pôs em ameaça a aliança feita com a Capcom. Se o contrato entre Marvel e a dona de Street Fighter não fosse renovada, os jogos criados em parceria seriam recolhidos e as versões digitais não poderiam mais ser vendidas... E por isso, até o fim do ano passado, não tínhamos como comprar mais nenhum conteúdo que envolvesse o nome da Marvel...

Por muito tempo desejei em game em minha casa.
Com o anúncio de Marvel vs. Capcom: Infinite para este ano, o contrato foi renovado e uma ótima iniciativa foi tomada: Ultimate Marvel vs. Capcom 3 voltou às lojas virtuais da Sony e da Microsoft, mas apenas para os videogames de última geração. O melhor é que a Steam também teve sua versão garantida e uma adaptação perfeita foi lançada para o PC. Um sonho meu que se tornou realidade! Obrigado, deuses dos games de luta.



Uma polêmica gira em torno de MVC Infinite: é possível que não haja nenhum X-Men. Os mutantes fazem parte de um acordo com a Fox que tornou-se detentora dos direitos dos pupilos de Xavier e até do Quarteto Fantástico. E caso não seja paga por isso, não irá liberar os X-Men para este jogo... Já pensou o game sem Wolverine ou Deadpool? Entenda mais sobre o assunto nesse ótimo artigo.

Por fim, vejamos os preços de UMC3, que não possui nenhum DLC.

PREÇO TOTAL NA XBOX MARKET PLACE: Jogo para Xbox One: R$ 77,00.
PREÇO TOTAL NA PSN: Jogo para PS4: R$ 76,90.
PREÇO TOTAL NA STEAM STORE: R$ 54,99


Lembremos que a versão do PS4 foi lançada dois meses antes das versões XOne e PC. Mas custava 129 reais em seu lançamento. Essa versão conta com todos os DLCs dos ports da geração passada, com a exceção da roupa alternativa de Magneto: graças a semelhança com o rei da Espanha, a corte deste país não aceitou bem a "homenagem" e assim exigiram a retirada desse conteúdo do jogo... Magneto não foi mais visto com nenhuma roupa alternativa desde então.

O rei da Espanha devia se sentir honrado em ser comparado com Erik, o ditador anti-humanos. 
Leia aqui a Parte 2 sobre Dead or Alive 5, Street Fighter X Tekken, Tekken Tag Tournament 2, Injustice, Guilty Gear Xrd e Super Smash Bros. For WiiU/3DS.

E veja ainda aqui a Parte 3 com Killer Instinct (2013), Mortal Kombat X, Pokkén Tournament, The King of Fighters XIV e Street Fighter V.


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