Passando pela onda dos 30 anos de Street Fighter, decidi parar um pouco de escrever e passei a semana jogando partidas online em SFV, antes de escrever esta série especial sobre todos os jogos nos quais vimos Ryu em busca de oponentes cada vez mais fortes.
Quem teve o privilégio e honra de jogar nas máquinas originais de SFII? |
Esse é zueira, mas serve como exemplo do padrão de upgrades para SFII. |
01 - STREET FIGHTER
Outros sistemas: Commodore 64, Turbo CD (como "Fighting Street"), Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Sinclair ZX81/Spectrum, PC (via MS-DOS) e emulado no Wii (Virtual Console - versão de Turbo CD).
Lutadores jogáveis: Ryu (Player 1) e Ken (Player 2)
Capa da versão de PC Engine (Turbo CD no Ocidente) com título diferenciado.
|
Lutadores não-jogáveis: Retsu, Geki, Joe, Mike, Birdie, Eagle, Lee, Gen, Adon
Chefe: Sagat
Esta imagem não é oficial de SF1 e sim uma bela montagem de como seria o Player Select com os lutadores do game e os países que eles representam. Ou seja, meramente ilustrativa, OK? |
Quase dez versões de SFII foram lançados ao longo de 16 anos de existência do jogo, indo dos gabinetes de fliperama CPS-1 até o recente Nintedo Switch.
Street Fighter II: The World Warrior
Outros sistemas: Super Nintendo, NES (não-oficial, veio como "Master Fighter II: The World Warrior"), Amiga, Atari ST, Commodore 64, Sinclair ZX81/Spectrum, PC (via MS-DOS), MSX (como "Street Neo Fighter II"), CPS Changer, Game Boy, Master System (com o nome de SFII') e emulado no Wii e no Wii U (versões de Super Nintendo no Virtual Console).
Um dos ports mais bem-sucedidos da história: 6 milhões de cópias vendidas no mundo! |
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief
Lutadores não-jogáveis: Balrog (Mike Bison no Japão), Vega (Balrog no Japão), Sagat
Indiscutivelmente este é o maior fenômeno dos fliperamas no início dos anos 90. Pode-se dizer que todos os jogos de luta 2D tem uma certa inspiração em SFII. É a primeira de muitas versões desse jogo e contava apenas com oito lutadores. Estes também tornaram-se ícones dos videogames e trazem uma variação de golpes, vozes, músicas, cenários e combos nunca vistos antes. Embora seja um marco da série, este jogo possui alto dano, muitos bugs e o maior desequilíbrio possível.
Street Fighter II': Champion Edition
O grande mito dos jogos de luta começou em World Warrior. A história vai longe... |
Street Fighter II': Champion Edition
Primeiro lançamento: Arcade - Março de 1992 (Japão)
Outros sistemas: TurboGrafx-16, Mega Drive (como "SFII' Special Champion Edition), Sharp X68000 e emulado no Wii (versões de Mega Drive e TurboGrafx-16 no Virtual Console).
A versão de Mega ganhou a palavra Special em sua versão pra mostrar que a Sega não estava de brincadeira quando adotou SFIICE exclusivamente para seu console. Revanche por WW não aparecer no Genesis. |
Faces refeitas e chefes liberados: diversão sobe em Champion Edition. |
Bison passando a tesoura no russo! |
Street Fighter II': Hyper Fighting (Japão)
Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting (Ocidente)
Primeiro lançamento: Arcade - Dezembro de 1992 (Japão)
Outros sistemas: Super Nintendo, CPS Changer, Xbox 360 (via Live) e emulado no Wii, Wii U e 3DS (versão de Super Nintendo via Virtual Console).
Dizem que essa belezinha nasceu depois que um hack de SFII começou a fazer sucesso... |
Repaginada de cores no visual dos personagens em SFII Turbo. |
Super Street Fighter II: The New Challengers
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison.
A troca de hardware dos fliperamas da placa CPS-1 para CPS-2 trouxe novas melhorias gráficas e sonoras. Foram adicionados mais quatro lutadores ao elenco clássico de SFII, novos golpes e mais rebalanceamento para o sistema competitivo.
Primeiro lançamento: Arcade - Outubro de 1993 (Japão)
Outros sistemas: Super Nintendo, Mega Drive, Sharp X68000, FM Towns, Amiga, PC (sistema MS-DOS), emulado no Wii (versões de Snes e Mega) e Wii U/3DS (versões de Super Nintendo via Virtual Console).
Graças ao Virtual Console, o Wii, o Wii U (foto) e o 3DS receberam SSFII do Super NES. |
Uma loira, um negão, um chinês e um índio: diversidade de esteriótipos em 1993! |
Graças a nova placa CPS2, SFII renasceu com novos gráficos, cenários e sons espetaculares. Agora é SUPER! |
Super Street Fighter II Turbo (Ocidente)
Primeiro lançamento: Arcade - Março de 1994 (Japão)
Outros sistemas: 3DO, Amiga, PC (MS-DOS), Amiga CD32 e Dreamcast
Donos de Dreamcast japoneses puderam jogar SSFII Turbo em partidas online. |
Akuma foi o primeiro personagem secreto da série. Player Select bonito, não? |
Por muito tempo foi considerada a versão definitiva de SFII, figurando os maiores campeonatos do gênero no mundo. Trouxe barra de especial para execução dos novíssimos Super Moves e a estreia de Akuma na série - inclusive sua versão Shin com maior velocidade e duas magias no alto exclusiva para a CPU. O Sega Dreamcast ainda recebeu uma versão com funções online e subtítulo "for Matching Service, exclusivamente no Japão. Era possível novamente ajustar a velocidade do jogo e jogar com as versões de Super SFII por meio de códigos.
Barras de Super são o destaque inicial no gameplay da versão Super Turbo de SFII. |
Super Street Fighter II X: Revival (Japão)
Primeiro lançamento: Game Boy Advance - Junho de 2001 (Japão)
Outros sistemas: Emulado no Wii U (Virtual Console)
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison, Akuma (secreto) e Shin Akuma (chefe secreto).
Um dos lançamentos mais agradáveis do GBA em 2001. |
Excelente design de arte em Turbo Revival. Parabéns, Capcom e Nintendo! |
Hyper Street Fighter II
Primeiro lançamento: Arcade - Dezembro de 2003 (Japão)
Outros sistemas: PlayStation 2 (com o subtítulo "The Anniversary Edition")
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison, Akuma (secreto) e Shin Akuma (chefe não-jogável).
Banner das versões Arcade de Hyper SFII. |
O jogo chegou ao PS2 como comemoração de 15 anos da franquia em 2004. |
Não tem como dizer que seu personagem está fraco! Escolha a sua versão favorita em Hyper SFII. |
Lançamentos: PlayStation 3 e Xbox 360 - Novembro de 2008 (somente cópias digitais)
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison, Akuma e Shin Akuma (chefe não-selecionável).
Uma obra-prima dos remakes, graças ao novo design dos estúdios Udon! |
Os 16 lendários voltam em 2008 em alta definição gráfica! E... |
... lógico que não poderia faltar o enigmático Akuma! |
Ultra Street Fighter II: The Final Challengers
Lançamento: Nintendo Switch - Maio de 2017 (somente cópia digital)
Shin Akuma agora é controlável em sua forma plena! |
Parece que SFII nunca chegará a proposta do subtítulo "The Final Challengers". |
Esse novo modo explora o sensor de movimentos dos controles JoyCon do Switch. |
03 - STREET FIGHTER ZERO
(como "Street Fighter Alpha: Warriors' Dreams" no Ocidente)
Primeiro lançamento: Arcade - Junho de 1995 (Japão)
Outros sistemas: PlayStation, Saturn, CPS Changer, PC (Windows), Game Boy Color, Windows Mobile e emulado na série PSOne Classics (para PlayStation 3, PSP e Vita).
Com estilo mais cartoon, os personagens rejuvenesceram na série Alpha. |
Chefes secretos: M. Bison, Dan e Akuma.
Há três secretos entre essas 10 lendas de Street Fighter. Guy e Sodom vêm de Final Fight. |
Banner promocional do novíssimo game de 1995. |
Duas diferentes versões de SFA2 foram lançadas.
Lançamento: Arcade - Março de 1996 (Japão)
Outros sistemas: PlayStation, Saturn, Super Nintendo, PC (Windows) e emulado na série PSOne Classics (PS3, PSP e Vita), além do Virtual Console (Wii, Wii U e 3DS - versões de SuperNES).
E o elenco de SFA ganhou cinco excelentes adições na sua segunda edição. |
Os Custom Combos estimularam a criatividade e sagacidade dos jogadores de Alpha 2. |
Street Fighter Zero 2 Alpha (Arcade) / Street Fighter Zero 2' (Console)
Street Fighter Alpha 2 Gold (Console - Ocidente)
Lançamento: Arcade - Agosto de 1996
Outros sistemas: Saturn, PlayStation e emulado no PSOne Classics (para PS3, PSP e Vita).
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, Sakura, Charlie, Guy, Rose, Dhalsim, Zangief, Rolento, Sodom, Birdie, Gen, Adon, Sagat, Dan, M. Bison, Akuma, Cammy (apenas no console), Evil Ryu (secreto) e Shin Akuma (chefe secreto).
O novo fundo do Player Select serve pra indicar qual versão de SFA2 você está jogando. |
Cammy no visual X-Men vs. Street Fighter fez uma pontinha em SFA2 Gold. |
Esta foi uma das únicas oportunidades de jogar SFA2 Gold nos consoles. |
E chegamos ao fim...
_____________________________________
Na próxima parte trago os jogos abordados que fecham o ciclo dos anos 90 para a série: Street Fighter Alpha 3 e os três capítulos de Street Fighter III.
Leia mais sobre a série aqui no Super Game Point:
* Teorias da Conspiração: Street Fighter One
* Making of Street Fighter II
* O "novo" Street Fighter II
* Ultra Street Fighter II: Jogue como Shin Akuma - Easter Egg incluso!
* Street Fighter V: Guia de Personagens
* Street Fighter e Eu - 30 anos!
Fui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário