sábado, 16 de setembro de 2017

SGP Especial: A franquia Street Fighter - pt. 1 - Anos 80 e 90


Passando pela onda dos 30 anos de Street Fighter, decidi parar um pouco de escrever e passei a semana jogando partidas online em SFV, antes de escrever esta série especial sobre todos os jogos nos quais vimos Ryu em busca de oponentes cada vez mais fortes. 


Quem teve o privilégio e honra de jogar nas máquinas originais de SFII?
Hoje é o dia de relembrar os quatro primeiros jogos originais da série e seus numerosos upgrades. Tudo será mais dinâmico do que o comum por aqui e servirá tanto como checklist para colecionadores e fã de SF quanto como um passeio pelos lançamentos mais importantes ao longo da história dos videogames.


Esse é zueira, mas serve como exemplo do padrão de upgrades para SFII.
Você faz ideia de quantas atualizações encontrará do mesmo jogo? Especialidade da produtora Capcom... Boa leitura!


01 - STREET FIGHTER

Primeiro lançamento: Arcade - Agosto de 1987 (Japão)
Outros sistemas: Commodore 64, Turbo CD (como "Fighting Street"), Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Sinclair ZX81/Spectrum, PC (via MS-DOS) e emulado no Wii (Virtual Console - versão de Turbo CD).



Capa da versão de PC Engine (Turbo CD no Ocidente) com título diferenciado.
Lutadores jogáveis: Ryu (Player 1) e Ken (Player 2)
Lutadores não-jogáveis: Retsu, Geki, Joe, Mike, Birdie, Eagle, Lee, Gen, Adon
Chefe: Sagat


Esta imagem não é oficial de SF1 e sim uma bela montagem de como seria o Player Select com os lutadores do game e os países que eles representam. Ou seja, meramente ilustrativa, OK?
O primeiro jogo da série estabeleceu diversos padrões da série e do gênero como: luta em 3 rounds, golpes especiais com comandos específicos, luta em diversos países, três botões de soco e três de chute, etc. Um inovador botão que media a pressão do apertar de cada jogador em três níveis (um para soco e outro para chute) foi implementado nos primeiros gabinetes, mas por falta de precisão foram substituído pelos 6 botões que hoje conhecemos. Seu maior problema foi a dificuldade da execução de comandos especiais e o sistema bem simplório dos ataques e defesas do combate.

Ryu VS. Sagat: luta final do primeiro Street Fighter.

02 - STREET FIGHTER II

Quase dez versões de SFII foram lançados ao longo de 16 anos de existência do jogo, indo dos gabinetes de fliperama CPS-1 até o recente Nintedo Switch.

Street Fighter II: The World Warrior


Primeiro lançamento: Arcade - Fevereiro de 1991 (Japão)
Outros sistemas: Super Nintendo, NES (não-oficial, veio como "Master Fighter II: The World Warrior"), Amiga, Atari ST, Commodore 64, Sinclair ZX81/Spectrum, PC (via MS-DOS), MSX (como "Street Neo Fighter II"), CPS Changer, Game Boy, Master System (com o nome de SFII') e emulado no Wii e no Wii U (versões de Super Nintendo no Virtual Console).


Um dos ports mais bem-sucedidos da história: 6 milhões de cópias vendidas no mundo!
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief
Lutadores não-jogáveis: Balrog (Mike Bison no Japão), Vega (Balrog no Japão), Sagat
Chefe: M. Bison (Vega no Japão)


Em World Warrior, Ryu tem uma cara mais desanimada do que o comum.
Indiscutivelmente este é o maior fenômeno dos fliperamas no início dos anos 90. Pode-se dizer que todos os jogos de luta 2D tem uma certa inspiração em SFII. É a primeira de muitas versões desse jogo e contava apenas com oito lutadores. Estes também tornaram-se ícones dos videogames e trazem uma variação de golpes, vozes, músicas, cenários e combos nunca vistos antes. Embora seja um marco da série, este jogo possui alto dano, muitos bugs e o maior desequilíbrio possível.


O grande mito dos jogos de luta começou em World Warrior. A história vai longe...

Street Fighter II': Champion Edition



Primeiro lançamento: Arcade - Março de 1992 (Japão)
Outros sistemas: TurboGrafx-16, Mega Drive (como "SFII' Special Champion Edition), Sharp X68000 e emulado no Wii (versões de Mega Drive e TurboGrafx-16 no Virtual Console).

A versão de Mega ganhou a palavra Special em sua versão pra mostrar que a Sega não estava de brincadeira quando adotou SFIICE exclusivamente para seu console. Revanche por WW não aparecer no Genesis.
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison.

Faces refeitas e chefes liberados: diversão sobe em Champion Edition.
Agora os quatro chefes do jogo passado são selecionáveis pelo jogador. Esta versão trouxe certo rebalanceamento e remoção de bugs, servindo como o update anual de 1992 para SFII.

Bison passando a tesoura no russo!

Street Fighter II': Hyper Fighting (Japão)
Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting (Ocidente)




Primeiro lançamento: Arcade - Dezembro de 1992 (Japão)
Outros sistemas: Super Nintendo, CPS Changer, Xbox 360 (via Live) e emulado no Wii, Wii U e 3DS (versão de Super Nintendo via Virtual Console).
Dizem que essa belezinha nasceu depois que um hack de SFII começou a fazer sucesso...
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison.
Repaginada de cores no visual dos personagens em SFII Turbo.
Deu novo design de cores para os lutadores e incluiu um ajuste de velocidade "turbo" ao jogo. Existe uma afirmação de que esta novidade só apareceu por conta da versão hackeada de Champion Edition chamada Rainbow Edition (ou popularmente SF de "rodoviária" aqui no Brasil), mas isso será discutido depois.


O jogo evolui em mínimos detalhes nesta terceira versão.

Super Street Fighter II: The New Challengers




Primeiro lançamento: Arcade - Outubro de 1993 (Japão)
Outros sistemas: Super Nintendo, Mega Drive, Sharp X68000, FM Towns, Amiga, PC (sistema MS-DOS),  emulado no Wii (versões de Snes e Mega) e Wii U/3DS (versões de Super Nintendo via Virtual Console).

Graças ao Virtual Console, o Wii, o Wii U (foto) e o 3DS receberam SSFII do Super NES.
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison.


Uma loira, um negão, um chinês e um índio: diversidade de esteriótipos em 1993!
A troca de hardware dos fliperamas da placa CPS-1 para CPS-2 trouxe novas melhorias gráficas e sonoras. Foram adicionados mais quatro lutadores ao elenco clássico de SFII, novos golpes e mais rebalanceamento para o sistema competitivo.

Graças a nova placa CPS2, SFII renasceu com novos gráficos, cenários e sons espetaculares. Agora é SUPER!
Alguns gabinetes japoneses contavam com o modo Tournament Battle, que unia 4 sistemas do jogo linkados entre si e automaticamente montavam chaves para campeonatos locais. Nunca saiu do Japão pelo alto custo do conjunto.

Super Street Fighter II X: Grand Master Challenge (Japão)
Super Street Fighter II Turbo (Ocidente)


Primeiro lançamento: Arcade - Março de 1994 (Japão)
Outros sistemas: 3DO, Amiga, PC (MS-DOS), Amiga CD32 e Dreamcast

Donos de Dreamcast japoneses puderam jogar SSFII Turbo em partidas online.
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison, Akuma (secreto - Gouki no Japão) e Shin Akuma (chefe secreto - Shin Gouki no original).

Akuma foi o primeiro personagem secreto da série. Player Select bonito, não?
Por muito tempo foi considerada a versão definitiva de SFII, figurando os maiores campeonatos do gênero no mundo. Trouxe barra de especial para execução dos novíssimos Super Moves e a estreia de Akuma na série - inclusive sua versão Shin com maior velocidade e duas magias no alto exclusiva para a CPU. O Sega Dreamcast ainda recebeu uma versão com funções online e subtítulo "for Matching Service, exclusivamente no Japão. Era possível novamente ajustar a velocidade do jogo e jogar com as versões de Super SFII por meio de códigos.

Barras de Super são o destaque inicial no gameplay da versão Super Turbo de SFII.
Tal como a versão anterior, máquinas desse game contavam com máquinas adaptadas para torneios locais, mas desta vez saiam as chaves de torneio e rolavam os combates no estilo liga, onde todos os jogadores se enfrentam ao menos uma vez. O maior vencedor de partidas era declarado campeão.

Super Street Fighter II X: Revival (Japão)
Super Street Fighter II Turbo: Revival (Ocidente)


Primeiro lançamento: Game Boy Advance - Junho de 2001 (Japão)
Outros sistemas: Emulado no Wii U (Virtual Console)


Um dos lançamentos mais agradáveis do GBA em 2001.
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison, Akuma (secreto) e Shin Akuma (chefe secreto).

Excelente design de arte em Turbo Revival. Parabéns, Capcom e Nintendo!
Versão para o portátil de 32-bits da Nintendo com re-design gráfico e algumas alterações em relação a versão Arcade, tal como o Shun Goku Satsu (o Super Move) disponível para Akuma e a assim como a possibilidade de controlar sua versão Shin.


Akuma coube no seu bolso com esta versão!

Hyper Street Fighter II



Primeiro lançamento: Arcade - Dezembro de 2003 (Japão)
Outros sistemas: PlayStation 2 (com o subtítulo "The Anniversary Edition")


Banner das versões Arcade de Hyper SFII.

O jogo chegou ao PS2 como comemoração de 15 anos da franquia em 2004.
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison, Akuma (secreto) e Shin Akuma (chefe não-jogável).


Não tem como dizer que seu personagem está fraco! Escolha a sua versão favorita em Hyper SFII.
Versão atualizada de SSFIIT com a possibilidade de escolha de até 5 versões para os lutadores: "World Warrior, "Champion Edition, "Hyper Fighting", "Super" e "Super Turbo". Elas referem-se exatamente as versões anteriores de SFII para os lutadores, então Cammy, por exemplo, só possui as duas últimas versões. Os jogadores podem enfrentar-se cruzando as várias possibilidades criadas por conta desta mecânica.


O logo no canto inferior especifica qual versão de SFII do lutador está em uso.

Super Street Fighter II Turbo HD Remix



Lançamentos: PlayStation 3 e Xbox 360 - Novembro de 2008 (somente cópias digitais)


Uma obra-prima dos remakes, graças ao novo design dos estúdios Udon!
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison, Akuma e Shin Akuma (chefe não-selecionável).

Os 16 lendários voltam em 2008 em alta definição gráfica! E...
Remake em HD de SSFIIT com duas possibilidades de gráficos: Classic Arcade e HD Remix. Este último é todo redesenhado pelos estúdios norte-americanos Udon de HQs. Conta com temas remixados, novo balanceamento e opções online, bem como função widescreen e outras modernidades. Conta ainda com as versões clássicas dos lutadores que não possuem barra de super e redução de dano nos arremessos.


... lógico que não poderia faltar o enigmático Akuma!

Ultra Street Fighter II: The Final Challengers


Lançamento: Nintendo Switch - Maio de 2017 (somente cópia digital)


Shin Akuma agora é controlável em sua forma plena!
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, E. Honda, Blanka, Guile, Dhalsim, Zangief, Cammy, Dee Jay, Fei Long, T. Hawk, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison, Akuma, Evil Ryu, Violent Ken e Shin Akuma (chefe secreto).
Parece que SFII nunca chegará a proposta do subtítulo "The Final Challengers".
Expansão da versão SSFIIT HD Remix com adição das duas formas mais poderosas de Ryu e Ken e uma série de modos de jogo novos como o Way to Hado e Buddy Battle; lançado exclusivamente para o novo console da Nintendo, USFII ainda poderá ser lançado para outros sistemas caso as vendas no Switch sejam bem-sucedidas. Vale lembrar que Violent Ken tinha sido exclusivamente apresentado no crossover SVC Chaos feito pela SNK e agora faz sua presença oficial na série.


Esse novo modo explora o sensor de movimentos dos controles JoyCon do Switch.
E chegamos ao extenso fim de Street Fighter II. Mas ainda tem dois jogos da série Alpha.


03 - STREET FIGHTER ZERO
(como "Street Fighter Alpha: Warriors' Dreams" no Ocidente)

Primeiro lançamento: Arcade - Junho de 1995 (Japão)
Outros sistemas: PlayStation, Saturn, CPS Changer, PC (Windows), Game Boy Color, Windows Mobile e emulado na série PSOne Classics (para PlayStation 3, PSP e Vita).

Com estilo mais cartoon, os personagens rejuvenesceram na série Alpha.
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, Charlie (Nash no Japão), Rose, Guy, Sodom, Birdie, Adon e Sagat.
Chefes secretos: M. Bison, Dan e Akuma.

Há três secretos entre essas 10 lendas de Street Fighter. Guy e Sodom vêm de Final Fight.
Jogo que volta as origens de SF com a história se passando entre o primeiro e o segundo jogo. Incorporou o universo Final Fight (também da Capcom) com a adição de personagens como Guy e Sodom, apresentou um novo sistema chamado "chain combos" importado de Darkstalkers (outra franquia da Capcom) no qual os botões se interligavam em combos diretos e uma nova barra de Super com três níveis, além dos Alpha Counters, Fall Breaking e defesa no alto. Reformulou todo o design gráfico trazendo um estilo mais próximo dos animes e todo um trabalho de redublagem dos lutadores.


Banner promocional do novíssimo game de 1995.

04 - STREET FIGHTER ZERO 2

Duas diferentes versões de SFA2 foram lançadas.


Street Fighter Zero 2 (Japão)Street Fighter Alpha 2 (Ocidente)



Lançamento: Arcade - Março de 1996 (Japão)
Outros sistemas: PlayStation, Saturn, Super Nintendo, PC (Windows) e emulado na série PSOne Classics (PS3, PSP e Vita), além do Virtual Console (Wii, Wii U e 3DS - versões de SuperNES).


O Super Nintendo atingiu altos patamares na história dos jogos de luta com SFA2.
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, Sakura, Charlie, Zangief, Dhalsim, Rose, Guy, Rolento, Sodom, Birdie, Gen, Adon, Sagat, M. Bison, Dan, Akuma, Evil Ryu (secreto) e Shin Akuma (chefe secreto).

E o elenco de SFA ganhou cinco excelentes adições na sua segunda edição.
Jogo que volta as origens de SF com a história se passando entre o primeiro e o segundo jogo. Retirou os chain combos para dar espaço ao novo sistema de Custom Combos, que gasta as barras de super para criar combos personalizáveis. Esta versão inicial de SFA2 foi lançada apenas no Japão, Ásia, Espanha e América do Sul. As versões norte-americanas e europeias possui Evil Ryu e versões EX para Dhalsim e Zangief, importadas de SFII Champion Edition, além de Chun-Li em sua roupa clássica (mas mantendo os golpes Alpha). A versão americana de Saturn permite que o jogador selecione Shin Akuma e jogue também no Survival Mode.

Os Custom Combos estimularam a criatividade e sagacidade dos jogadores de Alpha 2.

Street Fighter Zero 2 Alpha (Arcade) / Street Fighter Zero 2' (Console)
Street Fighter Alpha 2 Gold (Console - Ocidente)




Lançamento: Arcade - Agosto de 1996
Outros sistemas: Saturn, PlayStation e emulado no PSOne Classics (para PS3, PSP e Vita).


O novo fundo do Player Select serve pra indicar qual versão de SFA2 você está jogando.
Lutadores jogáveis: Ryu, Ken, Chun-Li, Sakura, Charlie, Guy, Rose, Dhalsim, Zangief, Rolento, Sodom, Birdie, Gen, Adon, Sagat, Dan, M. Bison, Akuma, Cammy (apenas no console), Evil Ryu (secreto) e Shin Akuma (chefe secreto).

Cammy no visual X-Men vs. Street Fighter fez uma pontinha em SFA2 Gold.
Aproveitou as melhorias das edições ocidentais e trouxe mais novidades para SFA2: versões EX (via SFII CE) para Ryu, Ken, Chun-Li, Sagat e Bison; modo Dramatic Battle (2 contra 1) e Survival Mode nas máquinas do jogo. As versões console vão além e adicionam Cammy como lutadora secreta. A versão ocidental só pode ser encontrada nas coletâneas SF Collection (1997) e SF Alpha Anthology (2006).


Esta foi uma das únicas oportunidades de jogar SFA2 Gold nos consoles.
E chegamos ao fim...

_____________________________________

Na próxima parte trago os jogos abordados que fecham o ciclo dos anos 90 para a série: Street Fighter Alpha 3 e os três capítulos de Street Fighter III.

Leia mais sobre a série aqui no Super Game Point:

* Teorias da Conspiração: Street Fighter One

* Making of Street Fighter II
* O "novo" Street Fighter II
* Ultra Street Fighter II: Jogue como Shin Akuma - Easter Egg incluso!
* Street Fighter V: Guia de Personagens
Street Fighter e Eu - 30 anos!

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: