A página oficial de The King of Fighters no Facebook, a KOF World, aproveitou o lançamento oficial de ontem do KOF XIV Steam Version para revelar um majestoso segredo: é possível acessar a Frame Data do jogo no modo de treino. E o mais interessante é como isto deve ser feito. Todas as instruções foram divulgadas neste link aqui.
Todo o estudo teórico de fighting games começa por aqui: frame data. |
Para os que fogem da linguagem mais profunda dos fighting games, frame é uma marcação de tempo para auxiliar os jogadores no que se refere a combos e a velocidade dos golpes. Cada segundo de jogo possui 60 frames, então basta dizer que o golpe com menos frames acaba por se tornar um dos mais rápidos do jogo. Enfim, é uma ferramenta para estudiosos dos jogos de luta e não é o fator mais relevante desta novidade. Vamos ao procedimento para utilizar o código?
Inicialmente vá ao menu principal (a foto acima) e faça o comando clássico do Raging Storm de Geese Howard do jogo Real Bout Special:
↙➡️↘⬇️↙⬅️ e aperte X + △ ↘
O comando até que é meio difícil de ser acertado, então tente algumas vezes. Não se esqueça de começar com a diagonal correta (baixo + trás) e terminar com a diagonal "baixo, frente", como mostrado acima. Os botões são válidos para a configuração padrão do jogo então considere que ali deve-se usar Chute Fraco + Soco Forte (sem atalhos como R1) e devem ser pressionados ao mesmo tempo no final do comando. Este código também serve para a Steam Version.
Caso acerte o procedimento, o som de super especiais dos jogos antigos (e de KOF '98 OL) será ouvido seugido por Antonov diz meia dúzia de palavras. Pronto, tudo OK. Ao entrar no modo de Treino, caso você ative a opção para visualizar os comandos durante as lutas, os números dos frames ficarão ao lado de cada comando que você fizer neste modo.
Note que isto é uma linda referência aos jogos clássicos dos anos 90 que seguia este mesmo tipo de padrão. Isso sim é fan-service de alto nível. E mais do que você pensa: o jogo não grava o código, obrigando o jogador a sempre executá-lo toda vez que ligar o game. Nostalgia pura!
Agradecimentos especiais ao Douglas Souza, membro do SNK & KOF World (THE KING OF FIGHTERS XIV PLAYERS) - um excelente grupo de fãs do jogo - que nos fez o favor de encontrar esta informação.
E por fim, uma parceria comemorativa do lançamento de KOF 14 na Steam colocou nossa série favorita da SNK em colaboração com Dead or Alive 5 Last Round. Um site especial foi lançado para cumprir este objetivo, colocando o jogo da Tecmo Koei em promoção aproveitando a carona das novidades da SNK para Steam. Aproveite ainda para visualizar duas belas artes com Kasumi + Mai e Kula + Marie Rose em diversos formatos.
Seria muito delírio pensar que a dona de KOF está buscando um crossover 2.5 D com DOA? Já que a Capcom e a Namco, respectivamente produtoras de jogos de luta 2D e 3D iniciaram um movimento de parceria desde 2012 com um crossover entre elas e que recentemente as duas colocaram Akuma com participação canônica em Tekken 7, podíamos ver a SNK e a Tecmo Koei engatarem um projeto semelhante em resposta às iniciativas de suas rivais. Seria muito interessante um conflito entre Blue Mary X Tina, Benimaru X Zack e o épico Hanzo Shiranui X Ryu Hayabusa (ou Ninja Gaiden para os íntimos). Qual nome? SNK X Tecmo Koei? "Bora sonhar"...
Aqueles números ao lado dos golpes de Antonov são como ouro para certos jogadores. |
Já pensou se a moda pega? A SNK podia universalizar seu comando para seus próximos lançamentos como fez a Konami em tempos remotos. |
Mai já adentrou o mundo de Dead or Alive, mas será que as garotas de lá viriam para o mundo de KOF? |
As novatas de cada série se uniram neste wallpaper lindinho! |
Para os que não viram Akuma em Tekken 7, assistam um bug em seu capítulo especial contra Heihachi. O bug em si não é a presença do lutador de Street Fighter, é durante a própria luta:
Lembremos que além de Mai Shiranui ter visitado DOA 5 LR, algumas skins de lutadoras da SNK foram adicionadas neste jogo, como Hinako e Kasumi. Claro que a Tecmo fez o mesmo procedimento com as lutadoras da Arc System Works e vimos ótimas customizações de Guilty Gear e BlazBlue em 3D.
Por hoje, chega... Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário