Olá a todos! A pergunta título desta postagem possui dois sentidos: no primeiro, questionar se o personagem realmente morreu na narrativa da série, já que o capitão Charlie é visto sob ataque do vilão Bison nos finais de Street Fighter Alpha 2 e 3 e nunca mais reapareceu na história; o segundo, pensar em sua participação no cenário competitivo de SFV desde os primeiros eventos como a EVO 2016 até os recentes EVO Japão 2018, Final Round 2018 e NorCal Regionals 2018.
Infiltration voltou ao topo de SFV, mas desta vez foi Menat e Juri que brilharam... O Nash manda lembranças. |
Somente um capitão para encarnar outro na coleção crossover de roupas de SFVAE. #CaptainCommando2018 |
Paródia entre Nash e Bonchan: esse filme tem sua continuação em 2018 (Autor: @demondan14) |
Já pensou se essa final de repete na EVO 2018? Para este ano aposto em Guile vs. Cammy. |
__________________________________
As melhorias de Nash na season 3.5 são bem-vindas, mas provavelmente não trarão de volta os jogadores deste esforçado lutador em Street Fighter 5: Arcade Edition
No mais, ele ainda continua fraco contra helicópteros
(Por Dakota "DarkHorse" Hills, em 4 de abril de 2018)
Charlie e seu fim na série Alpha... eu entendi a referência do subtítulo, Dakota... |
Street Fighter 5 já passou por um punhado destas atualizações de balanceamento, com a segunda neste ano vindo ontem com o lançamento da versão do patch 3.020 ou "Season 3.5", no qual vimos cada personagem no jogo receber ajustes bem como mudanças universais, tais como o dano escalonado reduzido após Crush Counter para estes combos que batem pra valer.
Com todas estas mudanças acontecendo, temos visto alguns lutadores alcançarem o topo enquanto alguns deles, que costumavam sentar no pico da montanha, caírem com o tempo, Eu posso garantir que não há melhores exemplos de personagens rebaixados do que Ryu, Nash e Mika em menor grau.
Também sentimos sua falta... Logan. |
Na 1ª temporada, estes três personagens eram dominantes, mas desde então praticamente saíram da rota porque outros lutadores no game podem fazer tudo que eles fazem de uma forma melhor, mais segura e mais rápida. Nash teve um ótimo ano inicial com figuras como Infiltration, Yukadon (hoje Fujimura), Bonchan e LI Joe lhe representando e consistentemente o colocando no topo dos torneios.
Voltando lá no início do primeiro teste beta para SFV, comecei a aprender os básicos com Ryu assim como muitos outros. Depois de cinco partidas online ou mais, imediatamente fui atraído para Nash e nunca voltei atrás até a Season 2, após Infiltration declarar que Nash estava morto, assim concordei com isso no geral.
Na 2ª temporada, Nash tornou-se obsoleto em diversas formas por conta de seus nerfs, com jogadores descobrindo contra-ataques para os seus truques e pela ausência de ferramentas quase universais necessárias para considerá-lo um top tier no jogo. As versões Arcade Edition a a Season 3.5 têm sido gentis com o guerreiro morto-vivo, mas ainda não há razões suficientes para jogadores retornar a ele por agora.
Como as mudanças da Season 3.5 auxiliam Nash?
Como muitos outros lutadores no elenco, Nash recebeu buffs em ambos os arremessos com 10 de dano adicionados para cada e o stun aumentado em 30 para o arremesso frontal. Seu jogo de arremessos e de mix-ups são algumas das opções mais fortes de Nash na Season 1 que foram pioradas na Season 2. Estas mudanças são boas, mas 10 de dano adicionais não os fazem mais temíveis.
"A bala limpa" de Nash absorve projéteis do oponente. Recebeu melhorias na versão 3.5, leia abaixo. |
O V-Trigger 1 de Nash é ainda mais útil em combos na Season 3.5. |
O V-Trigger 1 (Sonic Move – Hide) agora recupera-se mais rápido em dois frames, parece fazê-lo em 5 frames ao invés de 7, o que torna este movimento o de maior recuperação com exceção do V-Reversal. Agora, ele também é invencível a projéteis e arremessos nos três primeiros frames o que torna este golpe uma opção de wake-up mais viável, embora ainda seja esmagada por ataques em meaty.
Os combos automáticos Raptor Combination e Bullet Combination foram aprimorados com um aumento de alcance, embora sua utilidade ainda permaneça situacional na melhor das hipóteses. Ao menos, o Bullet Combination pode ser cancelado em V-Trigger para uma extensão de combos.
As notas dos produtores, que já foram removidas, declaravam que "tornou-se mais fácil realizar combos numa variedade de situações" com Nash, mas olhar para toda a lista de mudanças faz as diferenças parecerem mínimas na prática e não aliviam os problemas mais gritantes do personagem.
No que Nash ainda é fraco?
Os combos automáticos Raptor Combination e Bullet Combination foram aprimorados com um aumento de alcance, embora sua utilidade ainda permaneça situacional na melhor das hipóteses. Ao menos, o Bullet Combination pode ser cancelado em V-Trigger para uma extensão de combos.
As notas dos produtores, que já foram removidas, declaravam que "tornou-se mais fácil realizar combos numa variedade de situações" com Nash, mas olhar para toda a lista de mudanças faz as diferenças parecerem mínimas na prática e não aliviam os problemas mais gritantes do personagem.
Este é o final feliz que esperamos para Nash: vitórias com Critical Arts. |
No que Nash ainda é fraco?
Provavelmente a maior área na qual Nash ainda é deficiente está nas suas opções defensivas. As mudanças no V-Trigger 1 ajudam drasticamente, mas não são suficientes para fazer a diferença. Como mencionei acima, o golpe está invencível a arremessos e projéteis, mas ainda é muito vulnerável a acertos de entrada e setups de meaty.
Cada personagem que é considerado atualmente um top tier (a menos que ainda consideremos Abigail por lá) possui um botão com início em 3f ou uma opção de reversal invencível como um Shoryuken EX ou um Flash Kick (e muitos possuem ambos). Fiquei surpreso em descobrir que até mesmo Menat possui um normal de 3f com seu chute fraco parado.
Nash obviamente não possui nenhuma destas opções. Ele possui múltiplos ataques de 4 frames com seus fracos, o que são decentes por si só, mas a utilidade deles em defesa não são tão fortes quanto a da maioria do elenco. Isto tem sempre me intrigado uma vez que supostamente suas melhores vantagens estão em sua velocidade, mas ele sofre com os normais fracos de Kolin, Menat, Rashid, Cammy e muitos outros.
Sem uma opção de reversal ou golpes com uso de armor, as escolhas atuais de Nash ainda são sentar e receber mix-ups, "farofa" de jabs ou esperar pelo melhor, usar o V-Trigger ou V-Reversal ou "farofar" um super. Tudo isso casado com sua vitalidade de 950 abaixo da média, cometer apenas alguns erros doem de verdade e são frequentemente a diferença entre vencer e perder.
Sem uma opção de reversal ou golpes com uso de armor, as escolhas atuais de Nash ainda são sentar e receber mix-ups, "farofa" de jabs ou esperar pelo melhor, usar o V-Trigger ou V-Reversal ou "farofar" um super. Tudo isso casado com sua vitalidade de 950 abaixo da média, cometer apenas alguns erros doem de verdade e são frequentemente a diferença entre vencer e perder.
O título desse mangá também serve para a sua história no metagame de SFV, certo? |
Isso não significa que o movimento em si seja ruim. Infiltration e Bonchan têm mostrado quão útil ele pode ser, mas seu potencial de viradas ainda é bem inferior ao de muitos outros triggers de duas barras no jogo. A ativação do escalonamento de dano também prejudica Nash, porque seu trigger Sonic Move era um ataque de uso único.
Pessoalmente, fiquei bem empolgado ao ver o V-Trigger 2 de Nash em ação quando ele foi apresentado pela primeira vez. Era o que eu queria para o personagem durante dois anos. Tinha golpes completamente novos, mix-ups, mais potencial de combo e múltiplos usos. Não era para se amar? Logo isso muda.
Pelo pouco que ele te proporciona de verdade, o V-Trigger II não vale a pena por ter uma ativação de três barras. Comparado a coisas como o trigger Absolute Zero de Kolin, o Stealth Dash de Nash possui bem menos utilidade com uma quantia similar de usos. O ataque da pedra de gelo da Kolin até mesmo causa mais dano que o Justice Shell e o Justice Corridor (embora estes ainda causem mais stun).
Todos nos apaixonamos pelo segundo trigger de Nash no começo. Mas comparado ao resto das opções... |
Eu realmente esperava ver algumas melhorias para o V-Trigger 2 de Nash como ser reduzido para duas barras ou dar-lhe mais utilidade neste patch da Season 3.5. Não aconteceu. Eles apenas mudaram de leve seu Justice Corridor.
Dê uma olhada como Bonchan tem dificuldades para reagir ao Bison de Problem X:
Nash ainda é um lutador decente em SFV com alguns bons normais e especiais, mas ele atualmente não é o melhor em nenhum aspecto do jogo. Outros personagens são mais rápidos, mais fortes, possuem melhores opções defensivas, melhores mix-ups e melhores frame traps. Por isso, parece que jogadores que abandonaram Nash possivelmente não voltarão para ele neste momento. Ainda há esperança em Bonchan, mas veremos o que acontece quando Sagat for lançado.
A melhor reputação de Bonchan foi construída com o gigante tailandês Sagat, prometido para o fim desta temporada. |
________________________________
Gostaram da matéria? Divulguem-na nos grupos de discussão do personagem e do game. Todo este trabalho é feito por puro amor aos jogos de luta, aos membros da FGC e aos produtores de games do gênero.
Fui!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário