sexta-feira, 6 de outubro de 2017

SGP Editorial: Os 5 jogos que a SNK está nos devendo (Parte 1 de 5)




Está se tornando mais comum a prática de vazar listas de elencos para jogos de luta ainda em produção antes mesmo até de anúncios oficiais. Isso aconteceu com The King of Fighters XIV, vem ocorrendo com Street Fighter V desde o ano passado, este ano com Marvel vs. Capcom Infinite e Dragon Ball FighterZ, e até mesmo para jogos nem confirmados como Mortal Kombat 11 e um suposto Neo Geo Battle Coliseum 2

Não jogou NGBC? Não é 100% agradável, mas é obrigatório para fãs do gênero e amantes da SNK.
Como um fã da SNK em quase 20 anos, sempre penso que a empresa produtora de KOF, Fatal Fury e Samurai Shodown tem um grande baú de tesouros pronto a ser aberto em qualquer momento. Por isso, LeBobsRick, esse autor que vos escreve, acredita que a SNK nos deve ao menos 5 grandes jogos que mencionarei neste novo especial de delírios.

Garou 2 já esteve em produção, mas foi cancelado com a falência da SNK no início dos anos 2000.
Já disse e vou repetir: o que os fãs mais esperam antes do lançamento de fighting games é a lista dos personagens jogáveis. O resto é digerido aos poucos, na minha opinião. E lendo essas listas de "leaks", fiquei com vontade de escrever estas matérias - e tem rosters, claro.

_____________________________________________


01 - KOF MAXIMUM MAYHEM: Garou 2nd


Já faz tempo que os universos KOF e Garou (o futuro de Fatal Fury) estiveram prestes a se unirem, já que Tizoc e Gato, personagens deste último jogo apareceram em The King of Fighters 2003 e logo em seguida com XI que ainda adicionou Bonne Jenet e até Hotaru Futaba (esta aqui de forma não canônica).

O poderoso Tizoc (foto) e o intimidador Gato surgiram em KOF 2003 para a alegria dos fãs antigos.
E quando a empresa tentou se reerguer com suas franquias de luta movendo-se para a nova geração, tivemos o lançamento do incompleto KOF XII, que praticamente mudou todo o rumo da franquia. Como a XIII tinha que reaproveitar o material do jogo anterior (um trabalho muito bem feito, aliás), o elenco ficou muito parecido com aquele da saga Orochi ('94 a '98) com algumas exceções.

KOF XI trouxe times inusitados: Jenet reuniu duas pessoas de ideais completamente diferentes aqui.
E com KOF XIV, o que podíamos esperar? A junção destes universos... Só que não, mais uma vez. Como o título sugere, esta seria a continuação de Garou, mas totalmente mergulhado no universo de KOF. O problema é que a KOF 14 deixou pontas soltas e iniciou uma nova saga, com vilões desconhecidos e uma possível junção de dimensões. Como ajustar esse problema? Apenas fazendo com que o jogo se passe um certo tempo após os eventos do último jogo, fazer o quê... E aproveitar para dar o protagonismo para Sie Kensou, iniciando então "A Saga do Dragão" na qual Ron surge como vilão. É isso que muitos querem.

O polêmico final de KOF 2000 mostrou o espírito do dragão de Kensou pela primeira vez na série.

ENREDO E ELENCO:

Sie Kensou decide deliberadamente assumir seu espírito de dragão como fonte principal de seu poder durante torneios regionais, com o intuito de chamar à atenção dos traidores da Hizoku, o antigo clã de Ron e Lin, que desejam obter esta energia para fins misteriosos.

Ron, mestre de Lin e pai de Duo Lon, vem assombrando os finais de KOF desde 2000.
Essa irresponsabilidade causa a morte de seu mestre Chin, o sequestro de Bao e muitos feridos no torneio de artes marciais, apesar da vitória do garoto contra assassinos de Ron. Com isso houve a ruptura entre os três discípulos de velho (Athena, Momoko e Kensou) e cada um irá buscar da sua forma um jeito de honrar a memória de seu mestre e resgatar seu amigo, que misteriosamente está envolvido com essa nova ameaça.

Os três discípulos mais poderosos de Chin Gentsai serão rivais em KOF Garou 2.
Duo Lon e Xiao Lon (filhos de Ron), os Devas (os outros três líderes Hizoku), e uma série de heróis, vilões, veteranos e novatos preenchem o novíssimo KOF promovido pela misteriosa Misty, ex-integrante do cartel Nests. No entanto, as mais misteriosas ambições envolvem certos participantes deste evento... e é possível que outras pessoas além dos seguidores de Ron estejam movendo suas peças com a mesma vontade do assassino: dominar os espíritos sagrados.

As figuras presentes no elenco de Garou MOTW.

POSSÍVEIS TIMES:

Dragon Spirit Team: Kensou, Hotaru e Duo Lon;
Phoenix Justice Team: Athena, Tizoc e Hon-Fu;
Tiger Power Team: Momoko, Gato e Shen;
Garou Stars Team: Terry, Blue Mary e Duck;
Ryuko Masters Team: Ryo, King e Marco;
Shiranui-ryuu Team: Hokutomaru, Mai e Andy;
Southtown Rivals Team: Alice, Bandeiras e Kasumi;
Kim Family Team: Kim, Dong Hwan e Jae Hoon;
Ikari Mercs Team: Kevin, Whip e Seth;
Gals Team: Jenet, Kula e Xiangfei;
Assassins Team: Malin, Free Man e Yamazaki;
New Japan Team: Shingo, Hinako e Benimaru;

Luan, Chat e Sai dividem o posto com Duo Lon de grandes líderes do atual Hizoku.
Times secretos:
Devas Team: Chat, Luan e Sai;
Maximum Mayhem Team: Rock, Grant e Kain;
New Heroes Team: Shun'ei, Meiten e Xiao Lon;
Veterans Team: Kyo Kusanagi, Leona Heidern e Iori Yagami

Times de sub-chefes:
Anti-Hizoku Team: Lin, Bao e The Bull Man
Mysterious Menace Team: Kukri, Hein, Luong;
Ancient Scrolls Team: Mian, Chonrei, Chonshu

Mid-Boss:
Nightmare Rock

Sub-Boss:
Misty (anfitriã)

Final Boss:
Ron (Boss)

Lin, Misty, Ron, The Bull Man e outros dois membros traidores do clã Hizoku.
Sendo assim são 19 times e três chefes, dando um total de 60 lutadores. Nada de DLC, jogo sério! Outra coisa: penso que a temática dos 12 signos chineses (rato, boi, cavalo, coelho, serpente, cabra, macaco, galo, cão, porco, tigre e dragão) funcionariam bem de forma estética ou acrescentariam um  fator simbólico à narrativa... sei lá.



SISTEMA DE JOGO:

Pra mim, o sistema de botões, Just Defense, barras "controláveis", S-Power e P-Power todos originais de Garou MOTW trouxeram uma profundidade enorme para o universo dos fighting games. O sistema de trios originais do KOF é o toque especial para essa continuação tão aguardada.


Ele é bem semelhante a SFIII 3rd Strike e por oferecer uma série de recursos simultâneos, exige uma precisão e domínio de execução do jogador. É complexo? Sim. Mas é indomável? Não, bastaria se dedicar.

O "Bakuten" de Shen Woo garantia mais dano ao personagem que já batia pouco...
E quanto ao elemento dos signos chineses no gameplay? Duo Lon e Shen Woo possuem especiais em KOF 2003 e KOF XI que aprimoram suas habilidades. Acredito que outros 10 lutadores pudessem tirar vantagem disso caso esse elemento pudesse ser bem aproveitado no jogo; então fiz minha lista:

Saudades do Kensou de KOF XI...
Sie Kensou: dragão / Athena Asamiya: cão / Momoko: coelho /
Duo Lon: cabra / Shen Woo: tigre / Rock Howard: galo /
Kevin Rian: macaco / Free Man: serpente / Marco Rodriguez: touro /
Bonne Jenet: rato / Tizoc: cavalo / Hokutomaru: porco.

Relacionei a personalidade dos lutadores com essas descrições sobre os signos. Agora, chega, né?

_____________________________

Escrevam nos comentários quais são os seus desejos para o universo de KOF e Garou. Mudar de ideia quantos aos meus ideais para jogos é uma habilidade bem constante no meu dia-a-dia, então deixe sua opinião aqui no Super Game Point.

Os lindos apreciadores deste blog já sabem que a minha prática de delírios sobre fighting games é frequente em minha mente e este micro espaço da internet já sofreu dois de meus ataques:

* Street Fighter One
* Tekken X Street Fighter feat. The King of Fighters

O próximo jogo será um crossover entre as franquias Samurai Shodown e Last Blade. Fui!

2 comentários:

  1. Adoro as alternativas que alguns de nós, fãs de jogos de luta fazemos.

    O texto me lembra como temos uma subtrama muito boa, mas ainda em aberto (Saga do Dragão) e que poderia certamente ser aproveitada, após os acontecimentos de KOF XIV, sem o menor problema de roteiro/argumento.

    Mais um bom trabalho, Luis Ricardo. Até à próxima. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontas soltas: acho que esse é o melhor fator das narrativas para se aproveitar o seu próprio roteiro, Robson. E essa saga do dragão pode inverter muitos papéis, não é?

      Obrigado pelo seu prestígio, abraço!

      Excluir

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: