sábado, 23 de setembro de 2017

SGP News: 7 motivos para (re)jogar Pokémon Gold & Silver


É de conhecimento geral dos fãs dos monstrinhos de bolso que Pokémon Gold & Silver (Game Boy Color) foi relançado ontem (22) para Nintendo 3DS em sua versão original de 1999 via Virtual Console (por $12,81). Mas quais motivos nos levariam a (re)jogar este mega sucesso de quase 20 anos atrás?



Assim como o relançamento de Pokémon Red & Blue e Pokémon Yellow do ano passado, estas versões se relacionam com a atual geração dos jogos de Alola por meio do aplicativo Pokémon Bank, que permite a transferência (sem volta) dos bichos capturados em G&S para Sun & Moon e os novíssimos Ultra Sun & Ultra Moon (com lançamento para novembro) com suas habilidades ocultas e exclusivas. E os que adquirem este game até setembro do ano que vem, um código para obter o lendário Celebi na sétima geração é dado aos compradores.

Mew deu lugar a Celebi na segunda geração com o Pokémon mítico da vez.
Entretanto não se engane apenas pelas utilidades de coleção ou do mundo competitivo. Relembre e sinta vontade de jogar (mais uma vez) o game, por meio da minha lista pessoal de motivos para imergir nesta simpática aventura colorida de 8-bits. 
_____________________________________________


01 - O CONTINENTE QUE MAIS VALORIZA SUA HISTÓRIA LOCAL


Muitas torres, redemoinhos, cavernas geladas e um imenso lago em Johto.
Johto é o palco da aventura do protagonista controlado pelo jogador, apresentando um enredo que valoriza as tradições e a mitologia vivida pelos antepassados. A presença de figuras mais velhas como o Mr. Pokémon (amigo íntimo do Professor Oak), Kurt (o fabricante de pokéballs) e as líderes do clã do dragão de Blackthorne são a prova de que os adultos tem presença garantida neste mundo aparentemente dominado pela geração jovem de treinadores pokémon e líderes de ginásio.


Ecruteak era a capital de Johto, mas uma tragédia mudou este rumo.
Aqui, alguns Pokémon são tratados realmente como lendas no que se refere à contemplação (e não apenas como valor de raridade). Os melhores cenários desta atitude são a Sprout Tower, Ecruteak Tower e Burned Tower: todas elas são torres que simbolizam a ligação entre a Terra (humanos) com o céu e seu guardião, Ho-Oh. Aliás, esta ave inspirada na fênix da mitologia grega criou três cães lendários para assegurar que os humanos nunca se esqueçam de um incidente trágico na cidade de Ecruteak. 


O jovem Elm já adquiriu o posto de Professor no continente de G&S.
O enredo é um dos pontos fortes de G&S e o Professor Elm, especialista em evoluções e entusiasta no cruzamento de Pokémon, será seu mentor durante a aventura. Falando em Ho-Oh...


02 - AS LENDAS SE DIVIDEM ENTRE CÉU E MAR


O Pokémon lendário foi apresentado no primeiro episódio do anime antes de tudo.
O majestoso Ho-Oh é o pokémon guardião dos céus de Pokémon Gold e está ligado a Rainbow Wing (Asa Arco-Íris). Como sua contra-parte temos o belíssimo Lugia de Pokémon Silver (um dos meus favoritos da série) que rege os mares cheios de redemoinhos do continente de Johto, sendo encontrado por meio da Silver Wing (Asa de Prata). Mas pense bem em qual versão da 2ª geração de monstrinhos irá adquirir.

A estrela do segundo longa-metragem da série é um dos monstrinhos mais bonitos.
As exclusividades aos pássaros lendários caso adquiridos em seu jogo título: Ho-Oh possui o Sacred Fire como golpe marca registrada, capaz de queimar até peixe no fundo do mar (50% de chance!) caso seja capturado no nível 40. Lugia traz o golpe com efeito gráfico e sonoro mais impactante desses jogos: o Aeroblast, com alto poder de acerto crítico, é garantido ao pássaro capturado no nível 40. Minha melhor memória sobre ele foi esmagar um Caterpie Lv. 2 com este ataque do Lugia em Lv. 100. A melhor sensação possível, garanto.

Outra pobre vítima de nível 2...
Ambas as aves são capturáveis nos dois jogos, mas para adquirir esses signature moves é necessário capturar Ho-Oh em Gold e Lugia na Silver. Não, esqueça o Move Reminder: ele não existe nesses jogos. Uma pena.


03 - 100 NOVAS CRIATURAS! E ALGUMAS BRILHAM!



A primeira geração apresentada em RBY trouxe aqueles que são conhecidos como os 151 primeiros pokémon, que de longe são os favoritos dos fãs mais antigos, já que o grande sucesso da franquia se deu neste período (entre 1998 e 2000 aqui no Ocidente). Pokémon G&S inovou com mais uma centena de bichos inéditos: alguns deles como novas evoluções, pré-evoluções (incluindo bebês) e famílias inteiramente inéditas.

As relações entre tipos é um charme as batalhas de Pokémon.
Tratando-se do nível competitivo, os tipos Dark (noturnos) e Steel (metálicos) surgiram pra acabar com a supremacia dos Psychic (psíquicos), possibilitando que um maior equilíbrio fosse garantido as batalhas e, consequentemente, uma maior variedade de equipes pudesse ser exploradas. Golpes Ground (terrestre) e Ice (gelo) cobrem a maior parte das fraquezas dos 251 Pokémon de G&S, então era garantido que cada time possuísse pelo menos um usuário destes tipos.

Meu top 10 de favoritos das novidades (e meus motivos pessoais): 
#10 - Ampharos: apesar de lento, possui alto HP e tem uma cara engraçada;
#9 - Togetic: útil para o uso de HM e TM, além do alto nível de fofura;
#8 - Meganium: um poderoso aliado do tipo grama com diversas funções pro time;
#7 - Typhlosion: última evolução do inicial de fogo, é um tamanduá (BR!!!);
#6 - Feraligatr: melhor evolução dos iniciais, poderoso em ataque e moveset diverso;
#5 - Suicune: recomendado aos times defensivos, é o mais poderoso do tipo Water;
#4 - Umbreon: um dos melhores defensores, imune a psíquicos e lindo demais!
#3 - Tyranitar: design bruto, ótimos golpes e aquele Crunch matador de psíquicos;
#2 - Heracross: a mistura de inseto com lutador e seu golpe único: Megahorn!
#1 - Lugia: melhor design, possui o golpe exclusivo Aeroblast e manda nos mares. 

Como deixar o Pikachu, mascote da série, mais fofo ainda? PICHU!
Pichu, Cleffa, Igglybuff, Smoochum, Magby e Elekid são pré-evoluções de figuras conhecidas dos fãs, enquanto Slowking, Espeon, Umbreon, Scizor, Steelix e Kingdra são evoluções necessárias para bichos quase deixados de lado nas versões anteriores. E não se esqueça de Crobat!

Difícil encontrar alguém que supere a velocidade do feioso, porém útil Crobat.
Por fim, aqui acontece o surgimento dos Pokémon Shiny que possuem cores diferentes dos padrões genéticos de suas famílias e que podem ser percebidos com aquele singelo brilho no início das batalhas. O estiloso Gyarados vermelho é a melhor amostra deste mimo, tanto que até faz parte do enredo.

Figura principal no Lake of Rage, um divisor de águas da campanha de G&S.
Já que falei de batalhas...


04 - MUDANÇAS NO SISTEMA DE BATALHA

Para corrigir os problemas das primeiras versões, muitas opções e novidades estão presentes em G&S. Como mencionado, os tipos Dark e Steel permitem que pokés do tipo Bug (inseto), Fighting (lutador), Fire (fogo) e Ground sejam mais presentes nas equipes. A divisão do atributo Special em Sp. Attack e Sp. Defense também diminui mais ainda a predominância de Alakazam e Hypno entre os times vencedores.

Treine o bicho sempre acompanhando em quais atributos ele possui maior força.
Uma grande novidade: itens equipáveis! Seus bichos podem levar equipamentos para a batalha como as inéditas berries - que curam status inflingidos (como Burn e Confuse), vida ou até PP (quantidade de uso dos golpes); temos ainda os aprimoradores de tipo (como Sharp Beak que aumenta o dano de golpes Flying) e os maravilhosos Scope Lens (para aumentar a chance de critical hit) e Leftovers (recupera 1/16 de HP por turno - eita Snorlax...).

Como restos de comida puderam se tornar tão úteis?
Mais de 80 golpes inéditos surgem para diversificar as restritas opções de alguns tipos da primeira geração: aposte em Ancient Power, Baton Pass, Curse, Destiny Bond, Extreme Speed, Morning Sun, Pain Split, Protect, Rapid Spin, Sandstorm e Sleep Talk como provas de que nem sempre o dano é poder. A variedade de efeitos força o nível criativo dos jogadores, deixando as batalhas de "tiro trocado não dói" para segundo plano.


05 - FIQUE DE OLHO NA HORA (E NO DIA DA SEMANA)!


Além da tradicional PokéDex (a enciclopédia in-game sobre os monstrinhos), o protagonista, mais tarde tratado como "Ethan" nos remakes Heart Gold & Soul Silver, recebe a PokéGear de sua mãe (bem mais ativa do que em qualquer geração). Ela possui funções de relógio, mapa, celular (pra marcar aquela revanche com treinadores) e rádio. 

Você pode ter saído de casa, mas sua mãe é quem manda na sua grana em G&S!
Esta última tem todo um contexto útil no jogo, podendo interferir nos diferentes habitat e despertar até certos dorminhocos por aí... A estação de rádio em Goldenrod City é responsável pelas diferentes estações de rádio, mas existem algumas escondidas, tal o estranho som nas Ruins of Alph. Este local possui uma forte ligação com o enredo do jogo, aproveite bem.

Este local possui ótimos puzzles e a presença de um alfabeto vivo, os Unown.
E por que é tão importante prestar atenção na hora e no dia da semana? Graças ao relógio baseado no tempo real, o jogo apresenta mudanças baseadas nos quatro períodos do dia (manhã, tarde, noite e madrugada) e nos sete dias da semana. Há pokémon e evoluções que dependem desta mecânica, como Hoothoot, Ledyba, Espeon e Umbreon. Uma graciosidade dos produtores!

O National Park abriga bichos exclusivos durante sua competição de caça aos insetos.
Temos o Bug-Catching Contest como evento exclusivo de terça, quinta e sábado, um passeio de navio no S.S.Anne às segundas, quartas e sextas e até mesmo itens adquiridos exclusivamente em cada diferente dia da semana, como o Magnet com o pequeno Sunny aos domingos. Sim, são sete pessoas com nomes de semana: Sunny, Monica, Tuscany, Wesley, Arthur, Frieda e Santos dão um toque especial para esta temática espetacular.

O dono do Black Belt está escondido no norte do Lake of Rage às quartas-feiras.

06 - O OVO É MENINO OU MENINA? (OU SEM GÊNERO?)


A pergunta mais importante para definir a montagem de um time poderoso. Não, isso não ter a ver com força ou destreza, mas sim à mecânica de cruzamento entre espécies semelhantes ou diferentes. Aqui entra uma bizarrice do mundo Pokémon: Pikachu cruza com Chansey!

O jeito de conseguir Tyrogue é bem peculiar: cruze suas evoluções com Ditto. Não há espaço pra fêmeas!
Pokémons nascem de ovos e este sistema pode ser manipulado. Além de garantir acesso as formas bebês de certos poké como Pikachu e Hitmonchan, temos esta mecânica utiliza no mundo competitivo para garantir que golpes sejam passados de uma espécia pra outra, garantindo que, por exemplo, um Charizard aprenda o Outrage, um ataque exclusivo de muitas espécies de dragões.

"Compartilhe-a se pensa que isso é um ultraje!!!"
Antes só os Nidoran tinham esta distinção entre macho e fêmea, mas agora descobrimos que podemos ter conseguido um Vileplume macho (sim!), um Machamp fêmea (?!) e que certas espécies não possuem gênero como Ditto, Magneton e Mewtwo. Mas alguns destes cruzam e outras não; esta última regra geralmente é aplicada a Pokémon lendários e míticos.


07 - UMA VISITA AO CONTINENTE VIZINHO

Muitas coisas vieram em dobro na segunda geração, inclusive o número de continentes!
A magia de Gold & Silver fica completa quando vencemos o maior objetivo do jogo: vencer a Pokémon League. Depois de oito líderes de ginásio, os 4 treinadores de elite e o campeão, descobrimos uma agradável surpresa no tradicional sistema "continue de onde parou".

Não é bem essa equipe Rocket que você encontrará nos jogos.
Você volta pra sua casa, com os mesmos itens, dinheiro, poké e tudo o que foi conquistado e é convidado para dar um passeio em Kanto, o mesmo continente de Red & Blue / Yellow. São mais oito ginásios clássicos num enredo que se passa dois anos depois da aventura de RBY. Como vocês já imaginam, a Team Rocket é responsável pela bagunça sustentando o mesmo papel de vilão do jogo anterior, só que agora em dois continentes.

As insígnias de Johto: Zéfiro, Colmeia, Plana, Névoa, Tempestade, Mineral, Geleira e Ascensão.
Depois que 16 insígnias forem coletadas, você terá acesso ao Mt. Silver, um local repleto de poderosas criaturas (inclusive à família Larvitar/Pupitar/Tyranitar) e um reencontro com um certo garoto mudo de RBY.

Melhor diálogo possível para este momento épico.
_____________________________________________

Espero que tenham gostado do passeio. Estou com muita vontade de jogá-lo de novo, mas o destino me pregou uma peça de 1 centavo de dólar.

Quem mandou não pesquisar o valor dos impostos nas províncias do Canadá...
FUI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: