quarta-feira, 20 de setembro de 2017

SGP Editorial: Tekken X Street Fighter feat. The King of Fighters


Aproveitando a semana de lançamento de mais um crossover da série Marvel vs. Capcom, inicio agora meu segundo delírio de fã dos jogos de luta aqui neste blog: Street Fighter da Capcom, The King of Fighters da SNK e Tekken da Bandai Namco começam um interessante megacrossover no último episódio dos Mishimas.

Lembre-se que não foi em 2012 a primeira vez que os universos Namco e Capcom se colidiram...
...houve um crossover no formato RPG em 2005 antes das lutas de Street Fighter X Tekken.
O magnata Heihachi foi perseguido por Akuma durante a história principal do jogo, mas parece que o velho teve que lidar com uma reunião de negócios antes de tudo. O trailer abaixo é a revelação de um personagem de KOF como segundo convidado de Tekken 7, durante as finais do jogo na EVO 2017, há mais de dois meses:



Katsuhiro Harada (diretor e produtor chefe de Tekken) fez uma visita a SNK e um gravou um vídeo de planejamento com Yasuyuki Oda (produtor de KOF) para decidir o convidado de KOF em sua série. Ficou decidido que Raiden Geese Howard entraria para o maravilhoso elenco de Tekken 7 ainda no final deste ano. Estamos ansiosos.

Gráficos mais lindos do que nos jogos da SNK e da Capcom.
Na minha humilde opinião de fã dos fighting games, majoritariamente em 2D, eu acredito que Akuma ficou perfeitamente convertido ao universo 3D em Tekken 7. Depois do trailer de Geese, posso imaginar que reproduções ideais dos lutadores da SNK e da Capcom seriam feitas de uma forma correta pela equipe da casa de Heihachi ao seu universo único de combates. E por isso, acredito que todo o sistema de Tekken 7 podia ser a base para o delírio de hoje deste autor: um megacrossover de três mundos.

A produtora de KOF também desenvolveu seu crossover: SVC Chaos (2003)...

Capcom vs. SNK 2 (2001): Kyosuke chama seus amigos de Rival Schools contra Benimaru de KOF.
Ambas as produtoras dos games acima já tiveram sua chance no mundo dos crossovers. Agora é a vez da Namco. Então, qual seria o motivo para a colisão de Tekken, Street Fighter e The King of Fighters? Os eventos abaixo se passariam após SFV, Tekken 7 e KOF XIV...
____________________________________



O enredo: Seguindo uma premissa de que os lutadores das três franquias pertencem à mesma linha temporal, já que cada grupo interage apenas nos seus próprios eventos e convive com seu círculo de conhecidos, considere que Ryu, Kyo Kusanagi e Jin Kazama dividem espaço no mesmo mundo. O que faria esses três lutadores se unirem e trazer todos os relacionados de suas séries?

Kusanagi foi uma versão maligna de Kyo criada pelo espelho Yata de Chizuru em KOF 2003.
O jovem lutador Kyo Kusanagi (The King of Fighters) é atingido por uma raiva inexplicável durante as lutas toda vez que manifesta seu poder de fogo, depois do 14º torneio KOF. Ele logo lembra que certa vez sua amiga Chizuru Kagura criou uma cópia ilusória maligna de si quando a mente dela esteve dominada por vilões presentes naquele tempo e que ela se assemelha muito com sua atual forma alterada.

Chizuru trouxe de volta até mesmo sua falecida irmã em KOF 2003 com a mesma técnica do espelho Yata pra criar uma versão maligna de Kyo Kusanagi. Tudo por influência de Botan, uma das vilãs a serviço de Saiki.
Kyo parte em busca de respostas com a usuária do espelho Yata, mas ela diz que a possível origem deste ódio manifestado no herói acontece por conta de um espírito de luta ancestral que sempre surge nos corações dos predestinados a vencer o mal e agora habita o jovem. Ela menciona dois nomes chave que encontrou ao pesquisar pergaminhos secretos da família Kagura: "Ansatsuken" e "Hachijo".

Kazumi Hachijo foi a responsável pelo gene do demônio ter infiltrado o sangue dos Mishima.
O pai de Kyo, Saisyu Kusanagi, diz que uma poderosa família do Japão conhecida como Mishima tem relação com o segundo nome. Quanto ao primeiro ele nunca ouviu falar, mas por meio da influência de seu amigo bilionário Benimaru Nikaido, ele descobre que outro jovem japonês, assim como ele, utiliza-se de poderosos golpes com esta marca e vem conquistando prestígio na comunidade mundial das artes marciais.

Jinpachi, Heihachi, Kazuya e Jin: a família Mishima de Tekken.
A partir de então, a jornada de Kyo para purificar-se da maldição herdada pelo destino tem seu início no encontro com Ryu (de Street Fighter) e Jin Kazama (de Tekken). Ambos já estão unidos pelo mesmo destino maldito de serem os vilões de sua própria história, mas partem em busca de uma solução para controlar seu mal interior.

Ryu alcança ainda mais poder nesta versão Evil de SFIV. Tá chegando próximo da perfeição...
As pessoas que desejam o poder amaldiçoado dos heróis também se unem e organizam um torneio mundial, mas esta é a apenas a razão aparente para esta iniciativa. Uma série de mistérios pessoais preencherá o torneio ainda sem nome que está prometido como o mais importante evento para decidir o futuro de centenas de pessoas.

Diferente de Ryu, Jin assume livremente sua forma Devil e faz pleno uso desse poder herdado de seu pai.

____________________________________


Sistema: Exatamente como Tekken 7, este crossover utilizaria jogabilidade 3D dos jogos da Namco, mas com as peculiaridades dadas para Akuma aos lutadores de Street Fighter (como golpes EX, Super Arts e Focus Attack) e Geese Howard aos personagens de The King of Fighters (possivelmente Blow-Off, Max Mode, Guard Break e outras especialidades). Layout de quatro botões com Soco Direito e Esquerdo, assim como Chutes da mesma orientação.

A barra de Super criou um padrão de divisão entre o lutador da Capcom e os lutadores da Namco.
Para que o jogador possa transitar entre as três franquias, o bom e velho 3-vs-3 de KOF aparece como uma alternativa para aumentar a diversão e a variedade em partidas. E claro, nada de Tag Team, cada um espera sua vez de lutar.

________________________________


Elenco: O quesito mais subjetivo em todo o delírio/desejo de fã. Reuniria os lutadores pelos seguintes critérios: temática semelhante, lutadores mais populares, aqueles que mais gosto e outros que fizessem jus ao enredo mencionado acima. Já que o sistema é de lutas 3-vs-3, toda a formação de trios seria mista, incluindo um de cada série presente no crossover. Demorei um bom tempo criando a escalação do game, com 20 lutadores de cada universo:


Time iniciais: 15
Evil Within Team: Ryu (Evil Ryu), Jin Kazama (Devil Jin) e Kyo Kusanagi (Demon Kusanagi)
Os protagonistas do jogo estão unidos pela mesma maldição e a sina de sempre tornarem-se heróis de suas tramas. Apesar disso, os três possuem diferentes inclinações morais e objetivos que não combinam entre si quando o assunto é o poder do mal interior que os habita. Durante as lutas, eles manifestarão suas formas mais poderosas, porém haverá consequências desta atitude.

Justice Women Team: Chun-Li, Ling Xiaoyu e Athena Asamiya
As lutadoras responsáveis pelo equilíbrio interior dos protagonistas, fazendo papel de seladoras do mal interior deles. Uniram-se a mando de seus mestres, preocupados (e temerosos) com a possibilidade de destruição que Ryu, Jin e Kyo podem trazem ao mundo.

Fortune Rivals Team: Ken Masters, Hwoarang, Benimaru Nikaido
Os amigos e rivais do time protagonista. Ambos são ricos, fortes e influentes, mas sempre são auto-orientados para o caminho do bem. A inquestionável amizade é o laço que une estes três: eles pretendem estar por perto dos amaldiçoados caso algo dê errado.

Law & Order Team: Guile, Paul Phoenix, Terry Bogard
Time de veteranos responsáveis pelo zelo da lei e da ordem nas vidas alheias. Estão reunidos pelo mesmo objetivo: acabar com os planos dos idealizadores deste torneio com suas próprias mãos e garantir que a ameaça corporativista dos vilões não chegue ao mundo das lutas.

Spirit of Beast Team: Blanka, Marshall Law, Ryo Sakazaki
Enquanto Blanka tornou-se uma fera por fora, Ryo e Marshall controlam seus espíritos para que a fúria deles permaneça apenas por dentro. Os dois últimos receberam a fera amazônica como seu aluno a fim de ensiná-lo a domar sua fúria e usar este poder para o caminho certo.

Iron Fist Team: Balrog, Bryan Fury, Ralf Jones
O time do punho de ferro possui lutadores com inclinação militar, lealdade e extrema força em seus socos. Mas aqui eles uniram-se pelo simples prazer de socar os inimigos nos combates.

Femme Fatale Team: Cammy White, Nina Williams, Leona Heidern
As damas perturbadas pelos seus passados trágicos exprimem a maior frieza mental possível durante as lutas. Por compartilharem as mesmas experiências ruins, as três lutam com sede de vingança.

Rock Wreckers Team: Edmond Honda, Craig Marduk, Clark Still
Poderosos artistas marciais reconhecidos pelos suas indomáveis técnicas de arremessos e presença imponente nos conflitos físicos.

Weapon-Handy Team: Vega, Yoshimitsu, Billy Kane
Habilidosos usuários de armas e táticas que abusam do controle de distância e ataques inesperados. Foram contratados pelos organizadores do torneio e atuam como seus representantes.

Asian Masters Team: Dhalsim, Lei Wulong, Kim Kaphwan
Mestres de artes marciais da Índia, China e Coréia do Sul, estes três possuem grande renome e incontáveis aspirantes a seus discípulos. O espírito justiceiro de ambos é o motivo desta reunião.

Muay Kings Team: Sagat, Bruce Irvin, Joe Higashi
Os reis do Muay Thai estão em busca da promoção de seu esporte favorito por meio do torneio mundial, além da grande premiação em dinheiro dada aos vencedores.

Beauty Goddess Team: Laura Matsuda, Christie Monteiro, Mai Shiranui
Já que são reconhecidas imediatamente por sua beleza mortal, estas três deusas de carne e osso decidem juntar-se e acreditam que um torneio sem a presença delas é uma ofensa aos olhos voltados para o mundo das lutas.

Ground Lords Team: Zangief, King, Goro Daimon
Homens de espírito inquebrável com os corpos mais resistentes do mundo, os três senhores da terra garantem abalar qualquer adversário que surja em seus caminhos.

Karate Blossoms Team: Sakura Kasugano, Asuka Kazama, Yuri Sakazaki
Inspiradas pela presença dos protagonistas, elas querem provar nesta oportunidade que não são meras admiradoras dos três grandes lutadores principais, mas sim flores prestes a desabrochar uma força feminina nunca vista antes.

Spiky Flowers Team: Karin Kanzuki, Lili de Rochefort, Blue Mary
Além de fazer frente ao time das flores do karatê, essas graciosas loiras vêm armadas com sagacidade, poder de combate e vontade de conquistar o prêmio, deixando bem claro que toda flor tem seus espinhos.

Time secretos: 
Violence Gods Team: Necalli, Miguel, Gato
Por motivos similares, o passado conturbado destes poderosos homens sempre se traduz em muita violência nas lutas e vontade de matar seus inimigos. Foram contratados secretamente por alguém apaixonado pelo mesmo sentimento que motiva estes três: ódio.

Killer Instinct Team: Juri Han, Zafina, Luong
Ambas lutadoras oscilam entre o certo e o errado, mas o resultado é sempre o mesmo: traição. Agora elas devem ser leais a si mesmas para cumprir suas misteriosas vontades e silenciar seu ponto fraco em comum, o instinto de matar.

Flying Artists Team: Zeku, Master Raven, Bandeiras Hattori
Três diferentes gerações, três personalidades distintas, três artistas do silêncio e da sutileza que foram reunidos por uma única tragédia: o funeral do grão-mestre dos ninjas. Desconfia-se que um amaldiçoado de sangue tenha sido o assassino do último criador remanescente do estilo destes três.

Cursed Blood Team: Akuma, Kazuya Mishima, Iori Yagami
Quase mataram uns aos outros num primeiro encontro, mas o desejo de ver seus rivais sucumbindo ao mesmo poder maligno que os consome fez com que esta inusitada união surgisse. Ainda assim, a sentença de morte após o torneio está praticamente garantida depois que a união for desfeita.

Time de sub-chefes:
Envoys of Destruction Team: M. Bison, Heihachi Mishima, Geese Howard
Os rumores diziam que estes três estavam mortos (e possivelmente estavam) e que Akuma, Kazuya e Yagami eram os criadores do torneio, mas estes são os verdadeiros anfitriões do evento que pode ser o palco para o fim do mundo. Forças malignas estão por detrás dos planos destes carrascos.

Time dos chefes:
Cursed Blood Team: Shin Akuma, Devil Kazuya, Orochi Iori
Os três agora são pessoas completamente diferentes, tanto em poder e estilo de luta, quanto em personalidade. Embora tenham suas consciências consumidas pela insanidade da maldição de sangue, os três são capazes de superar qualquer oponente apenas pelo desejo de vitória... e de morte aos adversários.

Chefe-final: ???
Não faço ideia quem poderia ocupar esta vaga... Talvez um novo personagem? Só não gostaria daquele formato meio alienígena que a SNK tem adotado para os seus últimos chefes ou as bizarrices que a Capcom trouxe em SFIII e SFIV.

O modo Arcade seria composto por seis lutas normais, um sétimo estágio com um time secreto, o oitavo time com sub-chefes, o nono com o time chefe e um décimo estágio traria um novo chefe final que ainda não consegui imaginar.

__________________________________

Expansão do universo: É difícil pensar em um jogo de luta nos dias de hoje sem se preocupar com a durabilidade dele. Uma medida amplamente adotada é o lançamento de DLCs periódicos para expandir o jogo tal como ocorre com todos os fighting games desta geração: Street Fighter V, The King of Fighters XIV, Tekken 7, Guilty Gear Xrd -Revelator-, Injustice 2 e Marvel vs. Capcom: Infinite.

Cenários e roupas têm sido mais frequentes do que lutadores nas DLCs.
Mas pensei na seguinte forma: ao invés de lançar novos conteúdos, alguns dos lutadores voltariam para suas séries, mas outros fariam participações especiais em outras franquias por um período de oito a dez anos. Tal como Akuma e Geese apareceram em Tekken 7, um novo Street Fighter traria lutadores de KOF e do game da Namco; The King of Fighters XV também traria convidados com participação canônica, a fim de aproveitar os outros lutadores que não apareceram neste primeiro megacrossover.

KOF Wing é uma excelente criação de fã. Procure o game e divirta-se.
Depois deste período de "invasão à franquia alheia", teríamos um megacrossover final feito em 2D pela Capcom e pela SNK, trazendo novos times formados neste tempo já mencionado acima e a solução para o descontrole de Kyo Kusanagi, além da ressurreição de Heihachi, morto por Kazuya em Tekken 7.

Até os criadores estimulam a nossa vontade de unir diferentes franquias, tal como vemos Leo de Tekken 7 semelhante ao lutador Rock Howard, filho do convidado da SNK para o mesmo jogo mostrado na foto.

Outras possibilidades de trios:

* Alex, Lars Alexandersson e K' (novos protagonistas).
* Ibuki, Alisa Boskonovitch e Kula Diamond (parceiras do time acima)
* Sodom, Gigas e Maxima (usuários de armadura)
* Charlie Nash, Claudio Serafino e Andy Bogard (bonitões justiceiros)
* Thunder Hawk, Jack e Tizoc (gigantes voadores)
* Dee Jay, Eddy Gordo e Robert Garcia (especialistas em chute)
* Ed, Steve Fox e Shen Woo (loiros porradeiros)
* Crimson Viper, Anna Williams e Whip (rivais do Femme Fatale Team)
* Makoto, Leo Kliesen e King ("entre o feminino e o masculino")
* Elena, Katarina Alves e Zarina (rainhas do chute)
* Rose, Jun Kazama e Chizuru Kagura (sacerdotisas da pureza)
* Menat, Lucky Chloe e Sylvie Paula Paula (novatas e poderosas)
* Rainbow Mika, Jaycee e Angel (diabas do ringue)
* Birdie, Bob e Chang Koehan (time peso-pesado)
* Rolento Schugerg, Sergei Dragunov e Ryuji Yamazaki (mercenários psicopatas)
* Fei Long, Feng Wei e Sie Kensou (lendas da China)
* Rashid, Shaheen e Kukri (sultões da tempestade de areia)
* F.A.N.G., Raven e Duo Lon (ninjas assassinos)
* Gen, Lee Chaolan e Ash Crimson (rivais de Akuma, Kazuya e Iori)
* Oni, Azazel e Orochi (manifestações puras das maldições dos protagonistas)

Orochi e Oni faria um belo trio com esse monstrão de Tekken 6, não é?
______________________________

Bom, este é o fim do meu delírio... Entenda que isto serve apenas para que eu exteriorize estes demônios interiores da criação e mostre o que um fã de mais de 20 anos de diferentes jogos de lutas gostaria de ver num crossover triplo.

Deixe um comentário rebatendo minhas fantasias ou acrescentando as suas visões de um possível confronto das três enormes franquias do mesmo gênero.

E confira como foi o meu primeiro delírio AQUI.

Fui!

2 comentários:

  1. Gostei muuuito!!! Parabéns! Concordo plenamente ctg! Pela sua teoria, aposto que vc tb já jogou muito RPG e talvez tenha mestrado bastante, rs.

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu Luciano, obrigado pela sua leitura. E você tem razão, já joguei muito RPG, mas tive o privilégio de mestrar umas duas vezes. Abraço!

    ResponderExcluir

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: