sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

O que eu sou na comunidade gamer: Bloggerino ou Watcherino?

Salve, comunidade! 

Sabiam que este escritor andou por aí brincando de agente cultural, caster de eSports, jogador casual, streamer aleatório, produtor de vídeos e ainda dando seus pitacos por aí nesse hiato de três anos? 

Aproveitei pra retornar, mudar o nome do blog de SuperGamePoint para FGCWatcher mesmo, meu nick conhecido por todos agora, e voltar a escrever umas paradinhas aqui.

Hora de deixar meu portfólio e mostrar algumas das minhas peripécias!


01) Projeto PerifaGamers em Ação, 
demo"A Coleta" e 1º Encontro PGShow

 
Aqui pude atuar como professor de línguas e agente cultural unindo diversos assuntos da área do aprendizado de idiomas com a maravilhosa cultura dos games, junto com minha parceira Sintia Ribeiro e minha amiga Eliane "Elyninphadora" Santana. 

Em mais de 50 encontros online entre fevereiro a outubro deste ano, criamos um projeto de práticas culturais acessíveis a todos que incluí um incrivel encontro presencial, o PerifaGamers Show, e a criação de uma gamedemo conceituada por participantes do projeto, chamada "A Coleta" (jogável clicando aqui). 

"A Coleta" é uma gamedemo com o tema da coleta de lixo eletrônico no gênero plataforma.

E todo esse conhecimento ficou eternamente registrado no canal da Coletiva Nega Odara Mulheres, responsável pelo projeto mais incrível da minha vida. Melhor que tudo isso foi ter sido capaz de conceituar, planejar e executar um evento para a comunidade: o PerifaGamersShow!

O mapa do evento com direito a checklist de equipamentos.

Este evento contou com diversos convidados do mundo gamer muito especiais como a dubladora Thaís Durães, o jogador e produtor musical "Wzy" do Blind Kombat, o jogador Pablo "Gamer Cego", os campeões internacionais e nacionais de Street Fighter da equipe Shodown Gaming, Alexandro "Jah_lexe" Rodrigues, Eric "ChuChu" Moreira e Daniel "Niel" Alves, atletas como Alexis Nothemberg da GamesCare que também é apresentador do Versus Podcast junto com Nicolas "Nick" Almeida - ambos como atrações deste incrível evento realizado na periferia da zona sul de São Paulo, mais precisamente na região de Cidade Ademar e Pedreira, no CEU Alvarenga em outubro de 2022.



02) A persona FGCWatcher

Tive o privilégio de escrever 30 matérias entre março e setembro de 2018 para o site TechTudo, mas a minha tamanha necessidade de informar sobre tudo o que rolava de eventos na FGC - Fighting Games Community em inglês, Comunidade dos Jogos de Luta traduzido - me fez criar uma página no Facebook, local onde se reúnem diversos jogadores casuais do nosso gênero favorito.

Banner da página no Facebook em junho de 2018.

Este foi o tempo no qual descobri que diversas iniciativas rolavam no Brasil inteiro para promover torneios locais de jogos como Street Fighter V, Injustice 2, Tekken 7, Dragon Ball FighterZ, The King of Fighters XIV, BlazBlue Central Fiction, BlazBlue Cross Tag Battle, Guilty Gear Xrd REV2, Mortal Kombat XL, Super Smash Bros. Ultimate e diversos outros games que se consolidaram de forma competitiva no nosso país e no mundo.

Minha obsessão cobria todos os eventos possíveis no Brasil e no mundo.

A agendão da semana foi uma das atividades mais incríveis que fiz em 2018.

Graças ao Leandro "Kisori", um dos maiores caras dos bastidores do competitivo, membro do Kombat Klub, pude conhecer tudo quanto é gente na comunidade: atuei na divulgação e promoção da Top Players Team - saudosa equipe de Renan "Stunner", Felipe "Destroyer" e Juliano Rocha, Também participei da produção do Campeonato Brasileiro de SFV, uma liga produzida pelo KK e pela TPTeam que possuía 10 etapas online e utilizava os majors de 2018 para criar um ranking que levou os oito melhores a uma grande final presencial no formato Summit.




E ainda, tive a amizade e parceria de muitos membros da FGC Brasileira pra criar um campeonato chamado All for One, de SFV, para fortalecer meu trabalho na época como divulgador de eventos e autor de postagens sobre os eventos de todas as cenas. Meu muito obrigado especial para BeaIank, ThyrsoKof, Kisori, BrunoChross, Fabinho, Buiu, Luiz Garden, Mauro Coringa, Macaquenhow e tantas pessoas indispensáveis que jogaram e divulgaram o campeonato. O saudoso Élvis "Shingolex" da AAG foi o grande campeão deste evento.

E pra incrementar a alegria de tudo isso, ainda tivemos a retransmissão da final pelo lendário caster James Chen em seu canal com a iniciativa FGC Locals of the World. Ensinamos o mestre até mesmo a trocar o termo "yolo" pelo brasileiro "farofa", quando o jogador executa uma ação de alto risco e se dá mal por isso.

Bem, são mais de cinco anos no Twitter e mais de 21k de tweets. Temos um recorde?

De 2019 pra cá, meu foco em informar e divulgar mudou totalmente para o meu perfil no Twitter. A maior parte hardcore e que produz iniciativas na comunidade atua por lá. Então basta me seguir nessa rede para ficar informado em tudo da cena: twitter.com/fgcwatcher. Eu tento manter meus olhos em todas as iniciativas possíveis, prometo!


03) Caster e comentarista na Capcom Pro Tour,
no Tiger Upper Quarta e BarFight

Bomber e eu num momento descontraidíssimo no BarFight 7.

O primeiro convite para atuar em narrações dos eventos na FGC veio por meio do Márcio "eMiTiVi", um dos criadores do Tiger Upper Quarta (TUQ) - por muito tempo, o maior semanal de Street Fighter V no mundo. O chamado veio durante o major Ultimate Crush Counter no início de 2019, mas a pressão era enorme e sabia que não faria um bom trabalho neste dia.

Eu e KidmagiA na minha edição de estreia do TUQ, a de número 23.

Semanas depois, o convite veio novamente pelo "Mimi" pra narrar o TUQ, em meio a um momento de muitas mudanças pessoais e profissionais. Foi muito bom e aliviante ter aceitado e executado a missão. Nobres nomes como o de Júnior "Bomber", Júlio "KidMagia" e Daniel Roma e tantos outros que me receberam com muito carinho no papel de comentarista e pude viver um sonho em meio a tudo o que amo: as competições de SFV. 


Foram diversas edições, sempre às noites de quarta, no Vitrine Bar da Rua Augusta no centro de São Paulo. Agradeço também a confiança depositada pelo Vinicius "Freenicius" neste período, afinal ele é junto com o eMiTiVi, um dos cabeças do saudoso TUQ que teve suas diversas iniciativas como o Fighting Ground, Tiger Upper Cup e Tiger Upper Circuit, além do poderosíssimo Battle Coliseum 2019, no qual me ofereci para narrar o campeonato de The King of Fighters XIV, junto com o excelentíssimo Jordy "Jota".


Com a chegada da pandemia, tivemos que nos adaptar para a realidade do "online é o futuro", realizando streams de nossas humildes residências. Depois de apimorar o setup, participei de uma edição do TUQ Online, narrando com o Wesley "Pizzaiolo" lá de Curitiba. Depois de adquirir um mic decente e uma webcam maneira, eu finalmente ingressei em mais um sonho: narrei a Capcom Pro Tour no canal brasileiro da iniciativa, apresentando junto com o Roma e o Macaquenhow as etapas online da África do Sul e Austrália em 2021 e ainda a mesma África do Sul em 2022.


Por último, mas não menos importante: fui parte da equipe organizadora e produtora do Bar Fight, o grande encontro mensal de Street Fighter e The King of Fighters no ano de 2022, pós restrições pandêmicas, que aconteceu no maravilhoso Brock Bar em São Paulo, junto com Vítor "jb.brazil", Marcel "Sagaz", Gleison "Doof", Ronaldo "Charuto" e Ricardo "Geek". Foram os eventos mais incríveis da minha vida como amante da FGC, pois a cada edição víamos nossas ações sendo aprimoradas e podíamos a cada mês aprender a curtir o evento, em meio a um turbilhão de obrigações e providências. Eu amo o Bar Fight!

Momento incrível na stream do BarFight Final 2022. Olha a qualidade da câmera e do staff!

Tive a honra de fechar com chave de ouro este ano ao participar na narração do Battle Coliseum 2022, na companhia de nomes incríveis como A. Felippe, Bomber, Hyuga, Samurai Zé, TúlioMamute, LordTomik, e os grandes mestres Freenicius, Jb.Brazil e Sagaz. Esse final de semana é inesquecível e ainda devo um vídeo sobre esse grande dia, me cobrem.


04) Membro do SuperJúri no Prêmio eSports Brasil

Esta é uma das posições de honra em minha história de Watcher. Fui indicado pelo grande jogador Thomas "Brolynho" a compor a equipe de Superjúri do Prêmio eSports Brasil, uma iniciativa do Grupo Globo e Oi para premiar e prestigiar a grande comunidade gamer no país que se dedica a organizar, produzir e atuar no competitivo de esportes eletrônicos.

Mal sei o que estou fazendo em meio a tanta gente competente nessa cena...

Desde 2019, componho a comissão julgadora que indica os maiores jogadores de fighting games do Brasil para concorrer ao prêmio do ano, junto com o caster Victor "Buiu", o próprio Brolynho e o maior streamer da FGC, Whes Ryoran, mais agora o grande Giovanne "GigioLurez" - criador do Treta Championship.

Além de muitos presentes incríveis que recebemos, temos a chance de bater o martelo a favor de diversos nomes de nossa comunidade, fazendo com que eles componham a lista dos melhores e maiores jogadores de cada ano no Brasil. Sou extremamente grato a esta honra - fora a festa animal que acontece antes e depois de cada premiação em evento presencial!


05) Max Mode Arena 2022

O lançamento de The King of Fighters XV mexeu com os corações de dois amigos do tempo de escola. O Danilo "Alemeras" e eu viemos por todo o ano de 2021 vivendo uma hype para o lançamento do mais novo episódio da nossa série de luta favorita. Pra quem não sabe, nós já até fizemos um site chamado kofpoint em 2007 com direito a podcast e fórum na época, para expressar nosso amor e reunir fãs da franquia aqui no Brasil.

Olha o tamanho dos nomes que executaram essa linda iniciativa!

Nosso desejo de realizar um projeto juntos deu vida ao Max Mode Arena, um campeonato online de KOFXV com quatro etapas classificatórias e uma grande final com os oito melhores jogadores. Juntaram-se a nós os produtores de conteúdo PaiGeek Jacob, DioRod e Renato Cavallera do canal Segredo dos Games. A iniciativa foi um sucesso e premiou esses jogadores em mais de mil reais!


Queremos muito que o MMA volte em 2023!



06) O FUTURO: Produção de vídeos e transmissão de lives

Por fim, chegou a hora de decidir o caminho para 2023. Pretendo estender o alcance do PerifaGamers, mas ele como projeto precisa ser aprovado mais uma vez para acontecer como planejado. O MMA também depende de patrocinadores. O BarFight retorna somente em junho, com o lançamento de Street Fighter 6. O que devo fazer para as coisas não pararem de girar?

Tive a honra de participar da BGS2022 como staff da Capcom no estande de Street Fighter 6!

Usar minhas forças para continuar a falar e jogar sem parar, não é? Como muitos que amam games, vou me empenhar como nunca na produção de vídeos e lives para não deixar a peteca cair e quem sabe, viver um dia de tudo isso.


Posso contar com a ajuda de vocês?

Minhas redes
:
https://twitter.com/fgcwatcher
https://www.instagram.com/fgcwatcher/

Quem leu até aqui, pode me cobrar uma barra de chocolate!

2 comentários:

  1. Gosto de diamante negro e crocante da garoto

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela leitura! Uma pena que sua identidade está como anônima, kkk. Um abraço!

    ResponderExcluir

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: