domingo, 23 de abril de 2017

Aquecimento para Injustice 2: DIA 11 - Os reis dos quatro elementos

Apresento hoje mais quatro personagens para o novíssimo Injustice 2 e todos estão reunidos aqui pelo mesmo motivo: são manipuladores incontestáveis dos quatro elementos da natureza. Aquaman representa a água, Adão Negro domina os ares e os trovões, Nuclear manipula o fogo, enquanto o Monstro do Pântano é a entidade da natureza que governa a terra e os pântanos.

Aviso: esta postagem irá mudar da água para o vinho e terminar em incêndio nuclear.
Antes de tudo, é importante relembrar que o jogo foi anunciado pela primeira vez na E3 do ano passado (junho de 2016), a maior feira de anúncio de games em conjunto com a imprensa. De lá para cá. os criticados modelos dos personagens foram reformulados e parece que Injustice 2 utilizou o filtro gráfico mais lindo que eu já vi para jogos de luta até então. Veja um vídeo comparativo entre o rídiculo Aquaman daquele evento e o seu modelo atual:



Finalmente, inicio a apresentação das quatro estrelas de hoje:

O GOVERNANTE DO INSTINTO MAIS PROTETOR DO UNIVERSO DC: Aquaman


Aquaman faz parte da elite de super-heróis do universo da DC Comics responsáveis por criar a Liga da Justiça. Inspirado em Poseidon, o deus dos mares da mitologia grega clássica, este herói é capaz de comunicar-se telepaticamente com seres que vivem na água e ordená-los a cumprir suas vontades. Dentro das águas, ele torna-se um titã dos combates, sendo capaz de aumentar a sua própria força, velocidade e capacidade de regeneração. Ainda é conhecido por ser o governante de Atlântida, a lendária cidade submersa no fundo do oceano, cujos habitantes seguem cegamente as ordens de seu mestre: não entrar em contato com os homens da superfície. 


Sendo assim, Arthur Curry, o nome real do imperador dos mares, é o único a romper esses limites entre o fundo do mar e superfície, somente quando sente que seu reino está ameaçado por vilões do mundo superior. Ainda assim, Aquaman é leal aos seus companheiros da Liga da Justiça e sempre se dispõe a ajudá-los como prova de sua amizade, além de garantir a boa relação entre humanos e os atlantis, seu povo natal. Mas como qualquer super-herói tradicional, ele possui um vilão em seu encalço: o Arraia-Negra. No primeiro trailer de gameplay de Injustice 2, uma breve cena é mostrada apresentando o vilão atacando justamente o Aquaman. Não se sabe se isto é uma interação de cenário de Atlântida ou se este vilão ainda será revelado para o elenco final do game.

Sério, o Arraia Negra é um dos vilões mais ridículos que existe. Mas aqui ele parece se salvar.
Aquaman é um personagem que possui tantos reboots de história que mal vale mencioná-los aqui, Ainda que sofra da falta de popularidade em relação aos seus parceiros da LDJ, ele ainda é um carro-chefe da DC e fará presença no próximo Injustice. Inclusive está escalado como um dos membros do primeiro filme da Liga que sai ainda este ano. E mais uma vez, teve seu visual renovado.

Um metaleiro caiu no mar, foi salvo pro um golfinho e levado para Atlantis. Pronto, Aquaman 2017.
Relembre seu papel no enredo do game anterior:



Mudando da água pro vinho... mas não tanto.

ABENÇOADO PELOS IMORTAIS DEUSES EGÍPCIOS: Adão Negro


SHAZAM! Essa é a palavra de poder que desperta os poderes do vilão Theo Adam e do seu rival Capitão Marvel. Enquanto o herói se alimenta do poder de outros heróis e deuses do mediterrâneo antigo (S de Salomão, H de Hércules, A de Atlas, Z de Zeus, A de Aquiles e M de Mercúrio), Adão Negro se abastece dos poderes de sua identidade do passado, quando vivia no Egito Antigo e chamava-se Teth-Adam, um dos herdeiros do faraó Ramsés II. A origem de força vem de Shu (resistência, vigor); Hórus (velocidade, capacidade de voo); Amon (super-força); Zehuti (sabedoria); Aton (poder) e Mehen (coragem). Nomes menos conhecidos que o do herói Shazam, mas nem mesmo assim menos poderosos.

A versão egípcia de Shazam é muito mais interessante que a sua contra-parte.
A origem dos Shazam vem de um mago com o mesmo nome que, em diferentes eras, escolhe seres humanos dotados de vigor e caráter suficientes para tornarem-se os Campeões de suas respectivas linhas temporais. Theo é a reencarnação de Teth, que sucumbiu a ganância de seu imenso poder e foi exilado pelo mago originário de seus poderes. Esta versão dos tempos contemporâneos decidiu ser o algoz de Billy Batson, o campeão desta era, sempre rivalizado com o famoso Capitão Marvel. Nos roteiros mais recentes, Adão Negro passou a atuar como um anti-herói. E curiosamente, o herói não retornará para Injustice 2. Nesta disputa, o vencedor foi Black Adam. 

O Shazam Negro é capaz de enfrentar Superman de igual para igual.
Mais uma vez, Adão Negro leva vantagem quanto ao modo de manifestação de poderes contra sua parte heroica, por ser capaz de materializar a magia dos trovões ao invés de apenas canalizá-las. Por isso, o título de senhor dos trovões e dos ares deve ser entregue a Theo. Por fim, uma das coisas mais interessantes que veremos de Black Adam é a sua participação no filme Shazam prometido para 2019. O ator Dwyane Johnson, o famoso The Rock (Velozes e Furiosos, Escorpião-Rei, etc.) foi escalado para viver o vilão nos cinemas. E o cara não deixou por menos: disse que haverá um confronto entre seu personagem e os dois maiores heróis da DC: Batman e Superman. 

Esta pode ser uma das melhores cenas dos filmes DC.
Confira o excelente trailer de anúncio do Adão Negro: 



Saindo do alto dos céus para o mais escuro dos pântanos...

O VERDADEIRO DEFENSOR DO "VERDE": Monstro do Pântano


O Monstro do Pântano é um dos melhores personagens que a DC poderia escolher para pertencer a Injustice 2. Sua verdadeira identidade era o cientista Alec Holland que trabalhava com o objetivo de industrializar a fórmula capaz de transformar desertos em florestas abundantes de vida. Claro que um projeto desses chama a atenção dos homens ambiciosos. Graças ao acidente causado pela explosão do laboratório com a cobiçada fórmula (sim, sempre os acidentes), Alec contaminou-se com os agentes do produto ao cair nas águas do pântano próximo ao local. E o seu corpo foi modificado até tornar-se um composto de vegetais e terra lamacenta. Pronto, assim nasceu o Swamp Thing, que no início preocupava-se apenas em voltar a ser gente.

O nascimento de um pantanoso!
Holland descobriu que era melhor continuar assim, pois ganhou poderes imagináveis como fazer literalmente brotar vegetais da terra e de seu corpo, regeneração por meio dos biomas naturais e claro, a digna e indispensável super-força. O poder dado pela mãe-natureza para o ex-cientista, fizeram nascer a misteriosa entidade chamada Monstro do Pântano. Diferente dos vilões e heróis do mundo DC (e de quadrinhos em geral), Swamp Thing comporta-se exatamente como a natureza: sem afiliação moral, realizando apenas o que lhe parecer natural. E Alec assume esse papel de forma tão resoluta que diversos personagens do universo tentam conseguir sua ajuda durante as maiores crises entre o lado do bem x mal. A quem o Monstro do Pântano se aliará? Regime? Insurgência? Ou a Sociedade?

O Monstro do Pântano aparece no Blu-Ray incluso na edição especial de Injustice 2, convocado por John Constantine.
Alec apesar de tudo não viveu apenas no lar de seu nome. Ele até mesmo já foi pro espaço, ainda que forçado. O foco das suas histórias é o gênero do terror, então suas histórias tem um teor mais voltado para o público adulto. Encerrando, deixo abaixo o trailer com gameplay e apresentação do Monstro do Pântano. Um vídeo capaz de deixar qualquer jogador de fighting games com vontade de comprar o jogo para ontem:



Depois dessa aula de gamedesign por parte dos produtores da Netherrealm Studios, encerramos o passeio ecológico de hoje com o mestre do fogo.

O ÚNICO PROJETO DE HOMENS-NAPALM BEM SUCEDIDOS: Nuclear


Quase tive um ataque do coração quando fui pesquisar a origem de Firestorm por três motivos bem distintos. O primeiro foi identificá-lo, pois este já foi chamado por aqui de Tempestade de Fogo, Labareda e agora, em definitivo, Nuclear. O segundo é entender o surgimento deste super-herói e saber qual a identidade por trás deste elemental do fogo. O terceiro, e mais importante para mim, é a ligação dele com personagens que eu jamais soube ter sido explorados pela DC Comics: deuses africanos. 

Indiscutivelmente, Nuclear possui um dos melhores designs de super-heróis.
A DC Comics adotou para Injustice 2 as personalidades de Jason Rusch e do renomado professor de física Martin Stein como os alter-egos que dividem o poderoso corpo Nuclear. Mas Stein sempre trocou de "colegas" nesta exótica fusão mental que sempre integrou a identidade do herói atômico. E o mais interessante é que as personalidades sempre divergiam entre si, colocando a racionalidade x emoção, o planejamento x espontaneidade, e a inteligência x intuição. O primeiro parceiro mental do professor Martin foi o estudante Ronnie Raymond. E as histórias tomaram um rumo de incluir Firestorm como um membro da Liga da Justiça e fundi-lo a mais outros dois homens, incluindo um de seus inimigos, E esse revezamento absurdo de personalidades assumiu o seu rumo final na série de quadrinhos Crise de Identidade (uma das poucas e excelentes HQs que li na minha vida), que adotou Rusch e posteriormente Martin como as mentes de Nuclear. Viu, que difícil de explicar?

Agora o Nuclear é Jason Rusch (e o bom e velho Prof. Stein)
O terceiro motivo de meus espantos, finalmente, são os personagens utilizados na sua HQ de 1990. Nesse tempo, Nuclear era um puro elemental do fogo sem a interferência do prof. Martin Stein. E Tom Mandrake, artista da revista naquela época, decidiu dar espaço aos deuses africanos do povo iorubá (povo oriundo da atual Nigéria), como Shango (deus do trovão e da justiça), Orishala (deus do pano branco e da paz), Ogun (deus da guerra) e Oya (deusa das tempestades). E por que isso é tão relevante para mim? Simplesmente porque estes são os mesmos deuses das religiões de matriz africana, chamados de Orixás, que existem aqui no Brasil, como o Candomblé e a Umbanda. Um choque cultural tomou conta de mim... Misturar Orixás com quadinhos? Depois de ler essas HQs, voltarei neste assunto para deixar minhas impressões.

A coroa em forma de martelo duplo representa a justiça de Xangô, deus iorubá dos trovões. DC é cultura.
Voltando para Injustice 2... Os poderes do disputado homem-nuclear são: vôo (básico), manipulação da matéria a nível nuclear e atômico (assunto difícil); mudança da densidade de corpos, inclusive o dele próprio (nunca prestei atenção nas aulas de Física...); projeção de rajadas nucleares (YES!), absorção de explosões e radiação (caramba...) e manipulação do fogo em nível elemental - uma das características mais recentes de Nuclear (YES²!). Não esqueçamos que Martin Stein é vencedor do nobel de física, tornando este personagem um dos mais poderosos e inteligentes. E uma das minhas escolhas para Injustice 2. Confira seu gameplay:



Um dos detalhes mais interessantes sobre a sua biografia - e que foi apresentada no seu gameplay padrão - é quando Nuclear utiliza chamas azuis e trajes negros no combate. Sua identidade passa a ser Deathstorm, um membro da Tropa dos Lanternas Negras, mais um daqueles que surgiu por acidente... Sua inclusão em meio ao jogo deixa dúvidas se a assumida lealdade aos insurgentes de Batman pode ser corrompida pelos desejos de morte que a energia do anel negro provoca no seu usuário...


As atuais séries da DC adotaram dois diferentes Nuclear. O primeiro aparece na série Arrow, do Arqueiro Verde, sob a identidade de Jason Rusch, o mesmo que participará de Injustice 2. Já a série do Flash assume Ronnie Raymond no papel. Uma curiosidade final: Ronnie foi marido de Caitlin Snow, uma das versões da gélida Killer Frost, mais conhecida por nós como Nevasca. Sim, a mesma que apareceu no primeiro Injustice. Um belo casal, fogo e gelo.

Esta seria uma excelente luta para o universo de Injustice.
Depois dessa overdose nuclear, volto amanhã com o casal de vilões Arlequina e Pistoleiro. Aproveito para deixar um vídeo muito útil apresentando os Super Moves já conhecidos de Injustice 2: Every Battle Defines You.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura obrigatória:

SGP Especial: A História da EVO (Parte 1 - 1996 a 2001)

Muitos sabem que a Evolution Championship Series (ou EVO) tornou-se o maior evento dedicado aos jogos de luta no formato de torneio a...

O que foi mais lido neste ano: